Aprender Ler
Os calafrios da incoerência
Que prazer é ler um texto coeso e coerente. Viaja-se dentro dele como se passa por uma seara de trigo embalada pelo vento suave e quente. Seguimos pelos seus caminhos com confiança e alegria, sabendo que o seu autor nos propõe uma rota de leitura com unidade, com harmonia e lógica profundas. Um prazer!
Ora, o mesmo se passa com o ser humano, melhor dizendo, com as pessoas. Como se escrevem as pessoas?
Quando "leio" as pessoas, espero delas essas mesmas características que procuro nos textos: coerência e coesão. O oposto incomoda-me, irrita-me, arrasta a desconfiança e provoca-me calafrios, frios, frios.
É suposto que um texto, por esses mesmos princípios de beleza, de encanto e de equilíbrio, me causem admiração, desejo, orgulho e imensa vontade de saborear cada sílaba, palavra e frase.
E as pessoas? Que textos são as pessoas? Tanta gramática, tanta sintaxe, tanto vocabulário por fazer e refazer e aperfeiçoar!
Exijo que a prosódia se eleve. Quero que a grafia, a entoação, a pontuação, a acentuação se desenvolvam com princípio, meio e fim, numa edição única, esbelta, matura e profunda da Alma e que seja o mais belo texto que jamais terei lido em alguém!
E assim, acredita, já no aconchego do meu outono, entre o crepitar de uma lareira reminiscente e um sóbrio despertar de alma, prometo ler e saborear o Ser que trazes até mim, essa obra humana que soubeste escrever.
"Qualquer ser vivente, que buscar a sabedoria, terá que ler, entender e atender a Jesus. Qualquer coisa fora disto é esforço em vão". R-01
Ler no horizonte a palavra áfona. A voz que emana do vermelho-escuro-amarelo-claro. Desde que seja algo que se move por comover. Que instrua como ver o receptáculo, a inspiração que atua com sua própria força realística, cósmica, necessária porque se dá. Porque acontece. É tarde e um pássaro insone proclama a rebeldia que me ronda. Basta esse olhar.
Essas madeixas de noz. E sentir-te como eu.
quando escrevo de mim, sou solidário comigo mesmo. nunca me preocupo se outros vão ou não ler aquilo que escrevo. não escrevo para que me leiam, até porque seria necessário uma alma gêmea para ter o mesmo sentimento, a mesma introspecção minha. /i
Você nunca está velho demais, maluco demais, selvagem demais para pegar um livro e ler para uma criança.
Ler nos conecta com palavras que não são nossas corriqueiras, com lugares, com sentimentos...
Com a cultura dos autores, da arte, com outros mundos.
São ENCONTROS!
você não se importa com o que eu escrevo
Porque não gosta de ler
Mas eu também não gosto de ler e aprendi escrever
E mesmo sem ler eu aprendi ver o peito do outro
E escrever quando dói e tocar
Entre um e outro.
Se você pudesse ler os meus olhos entenderia a alegria que sinto quando eles encontram seu sorriso.
Vocês precisam entender que ler não é sobre gostar ou não, é um compromisso real com o seu crescimento intelectual, não procure nos livros o que te agrade, mas o que te acrescente.
No século XXI se você não tem tempo para ler um livro ou assistir um vídeo educativo, você não terá tempo para abrir um negócio.
Cada pessoa tem um jeito.
Cada uma gosta de se vestir, comer, assistir, ouvir, ler, sair, passear, do jeito que gosta.
Algumas sentem atração pelo mistério que ele provoca.
Outras não trocam a paz que possuem.
Tanto como queimar num fogo ardente, ou se apagar gradativamente aos poucos, o mais importante e verdadeiro, é se sentir bem.
Quem muito ler domina a arte do conhecimento.
Quem muito pensa domina a arte da reflexão.
Quem muito ouve domina a arte de saber ouvir.
Quem pouco fala domina a arte de ser sábio do conhecimento em refletir no ouvir mais do que falar.
As palavras que você ler, não podem mudar sua vida à não ser que o espírito nela empregada esteja habilitada pela sua aceitação de consciência ao ingresso nas suas próximas ações. Assim sendo, ao importar tal valor de espírito, paulatinamente seus resultados serão outros, sendo agora frutos daquilo ao qual você leu e viveu.
te condenaria por desistir de ler-me?
minha bagunça enlouqueceu-me,
minha alma só produz gemidos,
o coração desaprendeu a escrever
insuficiência de palavras..
[...]
- Relacionados
- 45 frases sobre a importância da leitura (ler faz bem)
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
- Frases de incentivo à leitura para te motivar a ler mais livros
- Frases sobre dar valor às pessoas para refletir e aprender
- Aprender
- Poemas sobre a natureza para ler e se reconectar com o mundo
- Mensagens para o Dia das Mães para ler na missa e homenagear com fé