Aprender Ler
Assim que terminar de ler, morrem as letras e nascem as ideias, as palavras facilmente se apagam, as ideias são eternas, e ganham vida quando alguém as coloca em pratica!
Para admirar a beleza implícita em um poema, faz se necessário ler as tristes entrelinhas, esquecidas, incompreendidas, esdrúxulas, mas que fazem todo sentido. Aí está o encanto do rico texto, a confusão que levara o autor a compor mais bela obra.
Os ouvidos podem escutar Mozart.
Os olhos podem ler Camões.
As bocas podem provar os Croissants.
E os pobres cotovelos, sempre com suas dores.
Às vezes me ponho a ler, observar e refletir sobre os acontecimentos e as pessoas com suas limitações e aberrações...
E muitas vezes chego a pensar se estou vivendo dentro da obra literária do grande Machado De Assis ,"O alienista" (1882), que nesse Brasil atual fica longe de ser considerada uma ficção.
O que pensaria e diria hoje (2018) o personagem Simão Bacamarte?
Aquele que mais enxerga ,é aquele quem consegue ler o que conta nossas cicatrizes quando nos tocam, como se fossem escritas na linguagem braile, o tempo amarela as páginas, mas a história insiste em permanecer viva, contando em detalhes cada momento vivido, trazendo o aroma, fazendo sentir a mesma temperatura que no passado compôs o cenário, nenhuma estrela se choca com outra sem motivos, fica sempre o brilho de uma na outra, a intensidade não depende da duração do tempo, depende de quanto foi profundo o mergulho , ou de quanto foi alto o voo, não jugues um pensamento distante, uma lágrima caída, um sorriso perdido aberto, as lembranças tem mania de visitar sem convites, nem sempre estamos preparados, e se resistimos em fazer sala, de um jeito ou de outro fazemos quarto, são poucos que entendem o por quê, ou por quem, estamos sujeitos, a ver a cidade dos sonhos destruída e caminhar sem vontade nenhuma para fazer a travessia na ponte que separa o antes o depois, não tenho vergonha de sentir e falar de saudade, tenho vergonha de arrependimentos por falta de coragem e vontade.
Não se deve escrever o que se ler, deve-se escrever o que se vive, para que a nossa escrita seja uma verdade aceitável aos que leem.
O verbo mais empregado na relação que temos com a Bíblia é ouvir e não o verbo ler. Advertências para ouvir são mais presentes do que para ler, uma vez que vivemos numa cultura que valoriza a impessoalidade, que conspira contra relacionamentos mais íntimos, verdadeiros, comprometidos, pragmáticos, funcionais. superficiais. Ouvir torna-se cada vez mais raro.
“Não precisa beber, é só ler.”
As informações sem procedência são tóxicas e vão envenenar seu raciocínio.
Um professor ensina a ler, escrever, calcular e assim por diante. Um educador adiciona a essas matérias algo mais importante: o espírito.
e somente do outro lado
de mim
do mundo
do plano
terei tempo para (me) ler
meus afazeres
não me deixam
não me largam
estão impregnados
no meu ser
a necessidade de trabalhar
vai muito além do prazer
da leitura
não sobram
míseros segundos para correr
os olhos nos livros
e vou adiando meu livramento
da ignorância moral
e espiritual
mas sou teimosa
leio-me mesmo assim
minha mente
alma e coracao
e atravesso a ponte
da sabedoria
ainda que tardia
por aqui
porque será muito cedo
ao chegar no plano
que me interessa
o plano que Deus tem pra mim
o plano espiritual
este sim está em meus planos
e fico com a consciência plena
plenamente feliz!!!
Nenhuma poesia é rala,
rala é a mente que
ao ler não absorve
a imensa paz que dela irradia
ou o sentimento maior,
o amor que em todos os versos
faz em entrelinhas ou não
a sua excelsa moradia
Comecei a esperar mas de mim, ler meus livros empoeirados e tentar deslizar o mas possível em meus textos o marcador, me identificar com minha solidão é uma fase de conhecimento e espera, pelo que sempre acreditei no coríntios 13, 4 -8. Me aventuro sob o universo da leitura onde se tem companhia. Eu mesmo e com quem eu crio pra mim no ❤.coração.
Ler o jornal de hoje, é a melhor maneira de saber tudo o que aconteceu no dia anterior, o famoso, ontem.
O bom de pensar escrevendo é que você precisa pensar apenas uma vez.
Depois pode ler os pensamentos passados, sem precisar pensá-los novamente.
Dessa forma ir construindo um pensamento complexo e não ficar dando voltas na base.
Muito útil para que não tem muita memória ou está sempre mudando de pensamentos.