Aprender a Crescer
Se desejas matar um sábio corte a cabeça e beba o seu conhecimento(sabedoria), Sem isto ele nunca morrerá
É Bom aprender que quanto, mais se aprender, mais temos necessidade de aprender, pois o aprendizado não é finito, mas pode ser mensurado pela vontade de aprender.
Não gosto de fazer o que todos esperam. Pra mim o maior sentido está naquilo que é inesperado. Não me deixo limitar pela minha visão. Não defendo teorias que não pratico. Não falo de algo ou alguém que não conheço e me protejo de todos aqueles que assim o são. As vezes sou amor, outras vezes trago dor...mas sei reconhecer, voltar atrás...pedir perdão.
Não preciso diminuir as pessoas pra me sentir mais alto, maior. Pelo contrário, quanto mais qualidades dessas eu reconheço, aposto, elogio, comento. Mais eu aprendo, me espelho, somente assim, me elevo
Com o tempo, nós aprendemos que durante toda nossa vida nós nunca devemos nos tranquilizar, porque nunca sabemos o que tem por de trás das portas que se apresentam. Existe sempre algo inesperado para acontecer. Mas, às vezes, devemos apenas abrir a porta e enfrentar sem medo o que está por vir. Talvez aconteçam duas coisas: seremos levados ao fracasso ou alcançaremos a glória. De qualquer forma, sempre aprenderemos algo. Acredito que seja por isso que vivamos, para que mesmo caindo ou obtendo o sucesso, nós possamos sempre tentar nos superarmos.
Quando eu era jovem,
o tempo na minha visão
passava diferente.
Dez anos pareciam muitos,
vinte, uma vida inteira,
e trinta, uma eternidade.
O tempo implacável,
me transportou rápido, voando como um pássaro mágico, me levando
aos cinquenta.
Hoje, olho para o passado,
de doces e tristes lembranças, e sinto como
se o tempo passasse
tão devagar, tão calmo.
Mas agora, depois de tantos anos, experiências
e aprendizados,
agradeço a Deus por ter
me dado a oportunidade
de viver até aqui.
E que eu possa viver
e aprender muito mais,
até o fim.
Ninguém é tão entendido que não possa mudar de opinião, nem tão ignorante que não possa aprender...
O sábio deve cuidar para não ficar arrogante e o ignorante para não se tornar alienado.
Há também o "papagaio", que não quer aprender nada, só repete o que os outros dizem... preguiça de pensar?
Quando você reconhece que não sabe fazer tal coisa não significa que você esta se diminuindo ou não tem capacidade, isso mostra o quanto você é inteligente por ter reconhecido tal fato e poderá aprender com outra pessoa.
Aprender a aprender não é aprender a nadar se afogando (esse não passa de um processo trágico), mas sim um aprender previamente estudado, aberto a novas possibilidades, isto é, dialógica e dialeticamente partindo do reconhecimento de quem se é, de onde se está e, consequentemente, de quem se deseja ser e de onde se quer chegar...
Diante da concepção de que não há uma metodologia única capaz de contemplar a diversidade de uma sala de aula, acredito que não há educação significativa, se a mesma for dissociada da realidade do aluno, e muito menos se a mesma não for focada no desenvolvimento integral, que seja capaz de perceber a individualidade do aprender que cada discente trás consigo e precisa ser apropriado por ele.
“Se você não foi capaz de fazer algo diferente com o que aprendeu, ensinar o mesmo às pessoas é insanidade.”
Ao passo que crescemos, vamos perdendo a nossa inocência, vamos olhando as coisas com mais dureza, na vida é preciso olhar sim algumas coisas com um pouco mais de razão mas, nem tudo. Não podemos perder a capacidade de olhar vários momentos e registrá-los com olhos de criança e coração inocente, afinal, o que é um adulto se não uma criança que cresceu? Amadurecer é preciso, mas preservar um lado infantil é fundamental. As responsabilidades da vida adulta muitas vezes são amargas e precisamos de uma dose infantil pra deixar as passagens mais doces.