Aprenda a ser sozinho: 33 frases para te inspirar

Equipe editorial do Pensador
Equipe editorial do Pensador
Criado e revisado pelos nossos editores

Aprender a curtir a solidão pode nos ajudar a conhecer melhor nossos pensamentos, sentimentos e desejos. Seja para recarregar as energias, refletir sobre a vida ou desfrutar de momentos de paz, aprender a estar sozinho pode trazer muitos benefícios. Encontre aqui frases inspiradoras sobre as alegrias em apreciar a própria companhia.

Estar sozinho não precisa ser uma experiência solitária. Abrace esta chance de autoconhecimento e crescimento.

Pessoa no topo de uma montanha a erguer os braços em sinal de conquista. Texto: Desconecte-se do mundo exterior e recarregue suas energias. Delicie-se com sua própria companhia!

Desconecte-se do mundo exterior e recarregue suas energias.
Delicie-se com sua própria companhia!

Aprecie as pequenas coisas da vida e aprenderá a encontrar beleza na solidão.

Homem a relaxar em uma bóia numa piscina de água cristalina. Texto: Aprender a amar a própria companhia é a forma mais poderosa e revolucionária de autocuidado.

Aprender a amar a própria companhia é a forma mais poderosa e revolucionária de autocuidado.

Quando você perceber a pessoa incrível que é, nunca mais temerá a solidão.

Quando você perceber a pessoa incrível que é, nunca mais temerá a solidão.

Encare os momentos de solidão como oportunidades para se reconectar com seus pensamentos, dedicar-se às suas paixões e aprender mais sobre si mesmo.

Cultive bons hábitos e bons pensamentos e, mesmo sozinho, sempre estará bem acompanhado.

Cultive bons hábitos e bons pensamentos e, mesmo sozinho, sempre estará bem acompanhado.

Quando você aprende a estar sozinho, torna-se mais confiante e emocionalmente independente.

Seja sua melhor companhia!

Seja sua melhor companhia! 

Don't be afraid of your freedom
(Tradução: Não tenha medo da sua liberdade.)

Soup Dragon - I'm Free

Veja mais sobre a jornada da solitude:

Todo o homem que é um homem a sério tem de aprender a ficar sozinho no meio de todos, a pensar sozinho por todos – e, se necessário, contra todos.

Aprender a estar só é uma necessidade que o indivíduo tem para criar um relacionamento saudável consigo mesmo. É saber apreciar a própria companhia, não ter medo de acompanhar o seu íntimo, entrar em contato com a sua natureza, caminhar por um jardim, sentir os pés amassando a área da praia à medida que anda.

Preciso aprender a andar sozinho, para ouvir minha própria voz.

Ana Carolina

Nota: Trecho da canção Eu não paro.

O passo mais importante para chegar a concentrar-se é aprender a estar sozinho consigo mesmo.

Aprenda a viver sozinho, pois ninguém vai ficar na sua vida para sempre...

Aquele que aprende a viver sozinho se torna muito mais feliz do que aquele que só consegue viver rodeado de pessoas.

Tô aprendendo a viver sozinho.
Viver na solidão não é tão ruim assim,
pelo menos ela não me machuca, só fica
aqui ao meu lado, ao contrário de pessoas
que só sabem machucar mesmo quando não
estão ao meu lado.

Quando aprendemos enfim a viver sozinhos, descobrimos que pessoas comuns não servem pra muita coisa. E passamos a admirar os loucos.

Aprendi tão bem a ficar sozinho e gostar da minha própria companhia que hoje sou viciado nisso.

Minha felicidade nunca dependeu de ninguém. Aprendi a ser e viver por mim mesmo. Por isso estou sempre sozinho, mas em boa companhia... A minha!

Eu tô aprendendo a viver sozinho e a ser livre, digamos que seja por um tempo, mas que seja um aprendizado.

Você precisa aprender a ficar sozinho.
Não é todo mundo que está disposto a
Dividir contigo uma vida,
E, se a pessoa não está disposta a isso,
Não há por que você se dedicar a ela.

Aprenda a ficar sozinho e a gostar disso, não existe nada mais divino e libertador do que apreciar sua própria companhia.

Aprenda a se levantar sozinho.
Aprenda a ser forte sozinho.
Aprenda a caminhar sozinho.
Aprenda a enfrentar as barreiras sozinho.
Aprenda!

Aprenda a viver sozinho enquanto estiver rodeado de companhias para não sofrer com as inevitáveis e inexplicáveis ausências que o decorrer da vida nos oferta, especialmente as impensáveis.

⁠Aprenda a viver sozinho

Parece estranho e paradoxal, mas os que se preparam para viver sozinho e isolado, nunca terão que fazê-lo. Certa vez, depois de jantar com uma das mulheres mais sensatas que conheço, ficamos conversando longamente sobre um assunto que sempre interessou a humanidade – como ser feliz na vida. E ouvi-lhe esta observação que me impressionou pela sua sabedoria: “Estou educando minha filha para viver sozinha”.
Não queria dizer com isso que desejava ver a menina ficar solteirona ou fazer-se freira. Sua esperança é que a filha se case, tenha um lar, filhos, viva plenamente a vida. Mas acha que um dos meios de ter felicidade e harmonia entre membros da família é saber viver só.
Raramente a mulher encontra no marido interesses idênticos aos seus, ou as qualidades sonhadas na juventude. O casamento, entretanto, não tem que ser infeliz por causa dessas falhas. Pode muito bem se tornar fonte de felicidade e dum ambiente gerador de confiança, tão essencial à boa formação e educação dos filhos.
Aprender a viver só, significa achar dentro do nosso próprio espírito e imaginação, uma existência plenamente satisfatória, sem recusar qualquer coisa aos outros. Mental e espiritualmente, equivale a termos para nosso uso exclusivo um quarto numa casa repleta de atividades infantis e de objetos de uso de crianças.
Neste sentido, “viver só” significa, em parte, capacidade de achar prazer em pequenas coisas. Os que cultivam o tesouro da vista e da audição não sofrem de tédio nem de fadiga espiritual. Para eles, forma caprichosa duma nuvem, o jogo de luz e sombra numa paisagem de inverno, a poesia dum jardim na primavera, deliciam o espírito, refrescam a alma e criam um novo mundo. São prazeres que nada pode corromper ou remover, que não dependem de dinheiro nem de equipamento material. São prazeres de todas as idades e de todos os tempos, que nos permitem conservar na idade madura e herança preciosa de nossa infância – a capacidade de enxergar o mundo com olhos admirados.
Os livros são indispensáveis à arte de viver só, livros que amenizam e aquecem um mundo hostil e frio; que trazem para nosso lado os mais nobres espíritos e os mais magnânimos corações do mundo; que nos dão acesso imediato às mais eloquentes vozes, aos mais alegres companheiros. Os livros nunca falham na tarefa de nos levantar o ânimo.
Neste variado mundo interior existem também tais tesouros de música, escultura, pintura, arquitetura e ciência, que ninguém será levado a viver de maneira mesquinha e estreita, exceto se deliberadamente se condene à pobreza de espírito.
Era tudo isto que minha amiga se referia ao dizer que estava educando a filha para viver só. Desejava dotá-la duma prenda que por sua própria natureza se tornasse, com o decorrer do tempo, cada vez mais valiosa. Além disso, moviam-na outras considerações, aplicáveis a todos nós.
Cada um de nós está, de certa maneira, encarcerado na cela de seu cérebro. Tentamos fugir ao cativeiro por meio do amor, da simpatia, da afeição, da compreensão; de conversas, em que expressamos nossa personalidade e escutamos as explicações dos outros. Nunca, porem, se obtém fuga completa. Em vão procuramos tocar corações alheios, em vão tentam eles tocar os nossos. É aconselhável, portanto, que nos preparemos para o mundo dentro das paredes da prisão de nosso próprio ser.
Não somente estamos isolados, neste sentido, como estamos impossibilitados de evitar doenças, perda de faculdades físicas, morte de entes queridos, talvez reveses financeiros. Como poderemos deixar de constituir um peso para nossos amigos e parentes? O recurso está em desenvolvermos plenamente o espírito e a capacidade de vivermos sozinhos.
Finalmente, a mulher tem de preparar-se para a fase de vida, mais precoce para ela que para o homem, em geral, já não poderá confiar nas graças físicas como fonte de companheirismo conjugal, de amizade com outras pessoas, de camaradagem com os filhos. Se não estiver preparada, pode, aos cinquenta anos, ver-se distante do mundo, seca, terrivelmente entediada. Mas o paradoxo está em que estiver pronta para essa emergência, nunca terá de viver sozinha, porque onde quer que vá há de levar consigo um mundo interior fértil, transbordante. Não importa qual seja sua idade e sua aparência, será sempre bem recebida como mulher amável, alegre, estimulante e atraente. Manterá o interesse do marido, a camaradagem dos filhos, desfrutará a amizade dos que sentem o calor reconfortante vindo de seu espírito largo e de seu coração terno.
Para nossa felicidade, existe dessas mulheres em toda parte – mulheres interiormente felizes, encanto da sociedade, ornamento de nossa civilização.

⁠Aprenda a viver sozinho e duro no começo
Melhor preparado do que ser supreendido no final

Não acho que amor tenha que ser sua medida pra vida, a menos que você não aprenda a viver sozinho

Sabe, filho, eu não sou eterna, então, antes que eu me vá, aprenda a viver sozinho.

Inserida por BinbinLow

Depois destes anos todos, aprendi a ser sozinha e andar com minhas próprias pernas, encontrei rapidamente (mesmo que em meio a dores) a porta de saída e segui...
Tem um mundo que ainda preciso desbravar, para sobreviver.
Neste momento um alerta, não me falem de ausência, não me apontem o dedo, não me julguem, não me cobrem presença... Eu me encontro sem a menor paciência e com certeza minhas palavras serão duras. O quanto de verdade vocês querem ouvir???

Equipe editorial do Pensador
Equipe editorial do Pensador
O Pensador.com conta com uma equipe de escritores, editores, especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.