Aprendendo a Viver
Aprendemos que a anatomia humana é feita de carne e osso;
Mas temos que viver como máquina para superar o que fica;
Não podemos viver com medo de perder quem amamos.
Temos que aprender a dar valor enquanto o temos.
A vida passa depressa ,mas nossos amor é eterno.
Viver é difícil, mas com Deus no comando de tudo, a vida é só alegrias.
No mundo aprendemos tantas coisas, mas é de Deus que aprendemos as melhores coisas da vida!
É claro que dói. .. Mas é com a dor que se aprende a viver sem gemer.
Fraco aquele que nunca enfrentou a tristeza, decepção e amarguras.
Quanto mais batalhas você enfrenta mais forte você fica e a cada repetição menos doloroso será.
Não só os músculos devem ser treinados, mas também o coração, o cérebro e o espírito.
Somos todos soldados, as batalhas estão aí para serem enfrentadas. E você está pronto para enfrenta-las?
Quem amou de verdade não consegue encontrar a felicidade em outro alguém, mas aprende a viver sorrindo mesmo estando incompleto. Quem amou de verdade nunca esquece o toque, o olhar, o sorriso, e os momentos vividos com aquele que amou.
VAMOS SIM, APRENDER COM A VIDA
É importante aprender a viver a vida,
como ela merece ser vivida...
Sofrer por bobagens, ninguém merece...
Ósculos e amplexos,
Marcial
VAMOS SIM, APRENDER COM A VIDA
Marcial Salaverry
Um fato é incontestável. Como estou escrevendo e você está lendo, ambos estamos vivos, Então o melhor que temos a fazer, como a vida está aí para ser vivida, é vive-la bem vivida.
E o que seria viver a vida bem vivida? Seria, simplesmente, vive-la, aproveitando todas as lições que ela nos oferece, através de nossos erros e acertos.
Descobri mais uma das pérolas escritas pelo famoso L’Inconnu.
"A vida existe para fazer aprender e desfrutar.
Quanto mais você aprende, mais pode fazer, quanto mais você faz, mais pode aprender.
Participe de sua própria vida."
Efetivamente, é muito importante saber extrair tudo o que a vida pode nos oferecer.
Se no passado, erros cometemos, deveremos conscientizar-nos de que foram realmente erros, e evitarmo-los para o futuro. Repetir um erro, conscientemente, já será teimosia exagerada, e porque não dizer, muita burrice.
Contudo, é importante saber analisar situações, pois muitas vezes o que não deu certo hoje, poderá, com algumas modificações dar certo amanhã. São pequenas coisas que vamos aprendendo com a vida.
Grandes lições nos são proporcionadas pela experiência dos mais velhos, pois, por sua vivência, sempre poderão nos ofertar algo, seja certo ou errado. Compete-nos discernir se o que nos dizem será exequível ou não. Se deveremos ou não absorver sua experiência. Mas ouvi-los, sempre será interessante. Mesmo que seja para rejeitar, pois sempre serão novas lições que servirão para aumentar nosso cabedal de conhecimentos. Não se pode é radicalizar, com a idéia de que “sua experiência não serve para mim”. Serve sim, nem que seja para não a utilizar, mas sempre é bom conhecer.
Da mesma maneira que vejo muitas pessoas desprezarem as opiniões dos jovens, sob o velho chavão de que “já sei o suficiente, para aprender com os jovens, pois nenhuma experiência eles poderão me passar” é uma idéia mal posicionada, pois sempre temos algo que aprender e ensinar com e para todos, sejam jovens, idosos ou velhos. Ninguém detém o conhecimento absoluto.
Isso se chama “participação na vida”. E é muito importante dela participarmos efetivamente, seja passando nossos conhecimentos, seja absorvendo conhecimentos alheios.
Jamais poderemos nos julgar detentores de todos os conhecimentos, e que não estamos precisando saber de mais nada, pois tudo sabemos e tudo conhecemos. Isto não existe. Sempre algo teremos para aprender, a cada novo dia em que estivermos vivendo. Desde que estejamos participando ativamente do ciclo de vida.
Até mesmo quando nos reportarmos a acertos do passado, visando uma utilização dessa experiência bem sucedida, deveremos ter o discernimento para adequar a coisa à situação presente, pois nem sempre uma experiência bem sucedida pode ser reutilizada. Não podemos nos esquecer de que tudo evolui no mundo, provocando sensíveis alterações a cada momento. Daí a necessidade de sempre procurar estar atento, aprendendo algo de novo, aumentando assim suas possibilidades. Olhos e ouvidos sempre abertos.
Sem desprezar os bancos escolares, penso que a maior fonte de conhecimentos está na Escola da Vida. E é nessa escola que precisamos ser diplomados. E essa escola nos ensina a história do que já vivemos, para podermos “ler” nossos erros e acertos. Ensina-nos a geografia de nosso corpo, para conhecer exatamente os limites, e saber como cuidar dele. Ensina-nos a matemática, que nos permitirá subtrair as coisas erradas, somar as boas, multiplicar e dividir nossos conhecimentos. Ensina-nos a química de nossos sentimentos, para saber como devemos tratar as pessoas. Ensina-nos a linguagem, para que nos possamos comunicar adequadamente. Ensina-nos a filosofia da vida, para aprender a vive-la corretamente.
Enfim, é uma Escola completa. Basta saber cursá-la. E como é importante aproveitar tudo o que ela nos ensina.
Como bom aluno que sou, desejo que todos saibam aproveitar bem as aulas que são ministradas pelo professor Amigão, podendo assim fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA.
Marcial Salaverry
Precisamos aprender a aproveitar
melhor nosso tempo...
Para viver sempre com bom tempo...
Sempre se encontra tempo para viver sem contratempo...
Ósculos e amplexos,
BOM SABER APROVEITAR O TEMPO
Por vezes saber o que significa bem aproveitar o tempo, pode ser uma grande problema, pois para muitas pessoas o tempo sempre parece ser escasso, e não lhes sobra tempo para uma visita, uma conversa, uma ajuda, porque "tem muito o que fazer". Sempre há algo que não pode esperar, e o que realmente pode ser importante, fica para trás...
Muitos lares se desfazem, porque os parceiros "por estarem muito ocupados" não podem parar para uma boa conversa, para um bom acerto de ponteiros.
Quantos filhos se sentem desamparados porque seus pais não podem parar o que estão fazendo, para dar aquela atenção, procurando dirimir as suas dúvidas? E por vezes, tais dúvidas podem determinar o futuro desses filhos, que podem seguir rumos indevidos, porque não houve tempo para aquele diálogo, para que ele pudesse entender certas coisas da vida.
Quantas vezes escutei a célebre frase: "Dei tudo o que ele queria, até moto, não sei onde errei." Será que deu tudo o que ele queria mesmo? Será que deu a atenção que ele tanto precisava? Ou não teve tempo? Suas ocupações não permitiam ocupar-se com "bobagens de adolescente". E agora, José?
Recebi uma mensagem de Bom Dia muito linda, que transcrevo abaixo, e que fala justamente sobre isso, e foi o que me inspirou para este texto:
“Tenha tempo de ter tempo. Organize-se para que o tempo não lhe escorra pelas mãos.
Dê um tempo no tempo da pressa. Apresse-se, isso sim, para ter tempo, para ter calma.
Preencha-se com a calma dos momentos claros, para que a escuridão da pressa não o invada. Encontre seu tempo, para que você possa vivê-lo em sua plenitude e, sem os resquícios da pressa, possa encontrar a si mesmo.
Tenha tempo. Viva o tempo e, assim, viverá o infinito."
Ezequiel
O importante mesmo, é sempre encontrarmos o tempo para viver, sabendo dar a devida atenção, principalmente à nossa familia. Nossas ocupações e nossas responsabilidades, claro que são importantes, claro que tem de ocupar um lugar até prioritário em nossa vida, pois é daí que vem nosso sustento.
Mas não podemos nos esquecer de que muitas outras coisas fazem parte da vida, e que são igualmente importantes. e até mesmo prioritárias, e assim, precisamos ter um tempo para dedicar à família, aos amigos, que também são parte importante da vida.
Temos que encontrar um tempo exclusivo para nós, para ser dedicado com aquilo que nós realmente gostamos, seja ouvir música, seja ler um livro, seja curtir a natureza, seja simplesmente uma meditação... E como é importante essa meditação.
Muitas vezes, problemas aparentemente insolúveis encontram solução dessa maneira, após uma longa conversa conosco, com nossa alma.
Enfim, temos que encontrar tempo para viver.
O que torna muitas pessoas amargas, é justamente essa "falta de tempo". Essa divisão de aproveitamento do tempo.
Principalmente o tempo que devemos dedicar a nós mesmos. Fazermos uma boa reflexão. Revermos conceitos e atitudes. Reafirmarmos nossa crença e nossa Fé. Enfim, termos nosso grande encontro conosco.
Nosso tempo, somos nós mesmos que o fazemos, que determinamos como ele deve ser usado e, sem sombra de dúvida, é muito necessário que façamos uma divisão adequada, tendo sempre presente que temos de fazer de tudo um pouco, para fazer um muito desse pouco. O importante, é VIVER A VIDA COM PRAZER. Se pudermos compartilhar esse prazer com aqueles que temos por perto, seja fisicamente, seja virtualmente, seja espiritualmente, melhor ainda.
Sempre depois que conseguirmos nossa paz interior, não custa nada dividi-la com os outros, e quem sabe, espalhando bem essa fórmula, poder-se-á conseguir um pouco mais de PAZ...
Sonhemos, pois... sonhos também são válidos, e assim podemos sonhar que poderemos ter UM LINDO DIA PARA TODOS...
Um dia a gente aprende a viver sem as pessoas que fizeram parte atuante do cenário da nossa felicidade, dos momentos mais bonitos, dos insanos pensamentos lúcidos, dos sonhos pueris, dos porres sem culpa, das risadas espontâneas. Aprende a seguir sem elas e, sobretudo a ser feliz sem elas. E isso não acontece por que lapidamos nosso egoísmo, muito pelo contrário, ocorre por que descobrimos que o melhor lugar pra guardar a memória dessas pessoas tão especiais é um coração feliz, com todas as janelas abertas para o infinito.
Só se aprende vivendo
Entre buscar explicações e viver a vida, acredito que o melhor é vive-la, porque vivendo-a teremos as explicações que buscamos, o que é melhor do que ficar apenas nas indagações.
O tempo passa rápido, muito rápido, e poderemos, nas indagações, além de não ter as respostas para nossas perguntas, desperdiçar as oportunidades que a vida nos oferece de avaliarmos os pontos de vista que queremos sustentar a todo custo e que nos tem causado muitas cointrariedades.
Na dualidade da vida não existe meio termo. Ou se vive para o bem ou para o mau, ou se está na luz ou na sombra e o que é branco é branco da mesma forma que o que é preto é preto... Não existe ninguém menos bom ou menos mau. A responsabilidade da escolha ou de como queremos viver será sempre de cada um de nós.
Pra bem viver a vida
de vez em quando é preciso
Aprender
A enxergar com os ouvidos
Saber dizer com o olhar
e, na maior parte do tempo
Fazer que não viu
e fingir que não ouviu
Fechar os olhos
e assim
Se calar
CRIE SONHOS E NÃO EXPECTATIVAS ❤
E na vida a gente aprende que não se pode esperar, que viver o hoje é a única alternativa para encontrar o caminho... Um passo de cada vez, sem expectativas do que será o amanhã.
Quando não criamos expectativas o dia se torna mais precioso. Valeu a pena? Valeu! Tudo vale à pena. Isso não significa que não devemos sonhar. Os sonhos fazem parte da vida e impulsionam o ser humano a alçar novos vôos. Todavia, sonhe, mas não permita que lhe tirem as asas.
Tome cuidado com as expectativas que você deposita nas pessoas, tenha cautela ao esperar que alguém realmente está disposto a sonhar contigo, mesmo porque, é mais do que necessário respeitar a individualidade de cada um e suas respectivas escolhas...
A ânsia do amanhã não te levará há lugar algum. Todavia, o hoje, este sim, é o seu maior presente. Crie sonhos e não expectativas...
Aprender, viver e evoluir...
Quanto mais eu estudo, vejo que tenho muito para aprender.
Quanto mais eu vivo, sinto que tenho muito para viver.
Estes são os caminhos para evolução pessoal.
Viver nos ensina muito. Mas talvez a maior lição ficamos sem aprender e por isso buscamos em outro o que nos falta. Se não aprendemos a expressar o amor então que a vida nos permita continuar tentando.
Dizem que estamos destinados a nascer, se apaixonar, viver e quebrar a cara até aprender, ou seja é um ciclo eterno, porque por mais que quebramos a cara nunca aprendemos realmente, sempre temos uma esperança que um dia vai dar certo. E é verdade, um dia vai dar certo. Um dia quando você já estiver cansado, quando você achar que não há esperanças mais, bum! Vai e aparece alguém em sua vida, alguém de verdade, alguém para marcar, para ser feliz, para chorar, para consolar, para mostrar as coisas da vida que valem a pena. O ciclo só é eterno se a gente quiser, é preciso ter paciência que sua hora vai chegar. É, enquanto sua hora não chega, você vai sofrer e quebrar a cara muito ainda, mas é como dizem: é preciso sofrer uma tristeza profunda, para dar o devido valor na verdadeira felicidade.
ou você aprende a não se preocupar com o que pensam a teu respeito ou nunca saberá o que é viver de verdade!