Aprendendo a Viver
A educação nos dá conhecimentos específicos para passar numa prova; o que não significa que aprendemos o essencial para viver. -
Querer aprender para mudar, querer mudar o valor da vida, querer ser diferente de cada ser, querer ser eu em seu tempo...
Mas para isso é preciso querer.
Não há lições para se aprender a viver. Viver é a lição principal e suas atitudes são as escritas que preenchem cada palavra, cada linha e cada página da sua vida.
Entenda que você se irrita quando vê no outro o que você precisa melhorar e aprender a lidar e não está percebendo.
E vim de visita, presente nesse tempo, nesse instante nesse lugar. Foi me dado a chance de : Aprender, sofrer, e com o sofrimento crescer. Estando aqui de passagem pelo tempo que leva um respirar, um sopro apenas, um piscar de olhos, e tudo finda e voltarei para casa. Isso é Viver..... é estar por um breve momento na vida dos que amamos e queremos bem e do nada partir, deixar de ser, de existir.
Que esse momento fique gravado e eternizado com a essência de que fui bom, que dei o meu melhor, pois meus 70/80/90 anos aqui presente, não passam dum sopro pro Eterno.
Podemos aprender que vale a pena o esforço para não cair em tentação e assim, livrar-nos do mal... Do mal que podemos fazer a nós mesmos não agindo de modo que julgamos ser legal... Porque sabemos, a pior ressaca é a moral. O efeito colateral é brutal... Perder a crença de que o esforço recompensa, de que o futuro pode ser melhor e de que vale a pena viver.
Só aprende quem quer aprender, a menos que o convença da necessidade de viver melhor, a imposição sem razão é inútil.
Muito embora alguns digam que a vida é horrível, ninguém quer morrer. Por que, então, não aprender a viver?
Aprender a crescer
Aprendemos a crescer não quando deixamos a alfabetização e avançamos uma série, não quando deixamos para trás os brinquedos que nós brincávamos, não quando deixamos de assistirmos desenhos animados, não quando aprendemos a andar de bicicleta, não quando damos o nosso primeiro beijo no colegial, não quando começamos a querer deixar nosso lar porque nossos pais estão a cada dia mais nos tratando como se fossemos crianças ainda e não quando desejamos construir uma família. Aprendemos a crescer quando percebemos que a vida é um grande replay e o que muda são os personagens, quando percebemos que amores vão e vem toda hora que a real felicidade está em nosso coração e não nos pensamentos que os outros todos os dias fazem com que sigamos, aprendemos a crescer quando aceitamos ser realmente o que nós somos, seres humanos com defeitos e qualidades que nos tornam únicos e especiais do jeito que somos.
Um dia você vai ser feliz, mas antes vai ter que aprender a viver a vida sabendo que outras pessoas existem.
E você se acha esperta, você se acha atenta, você acha realmente que já aprendeu tudo, sobre a arte dá conquista, a arte de se relacionar.
Mas, aí vem a vida e te diz, acorda....
Você só passou para segunda fase do jogo...
Qual jogo? aquele...
Se correr o bicho pega... se ficar o bicho come...
É tudo muito simples.
Felicidade, melhora muito com a idade.
Quando aprendemos que o menos é mais.
Que a realidade é só resultado do que a gente que faz.