Não olhe os defeitos, procure as qualidades
Pessoas que dizem ser o que não são e esquadrinham o próximo para apontar os seus defeitos, na verdade tem medo das outras pessoas verem o quanto elas são fracas.
COMPREENDER PARA VIVER MELHOR
Como reclamar é tão fácil!
Retribuir o mal, apontar os defeitos alheios, falar palavrões no trânsito, destratar e humilhar a pessoa que está próxima a nós, punir os filhos, tratar com falta de respeito e amor o cônjuge, cobrar e exigir do governo...
A lista que vamos formando é muito longa, demonstrando o quanto é curta nossa compreensão, paciência e entendimento das coisas.
Tantas pessoas dizem que compreensão é sinal de fraqueza, que é preciso pagar na mesma moeda, bateu levou. Que pena que pensam assim!
Reagir com raiva, mágoa, fúria ou crítica é muito fácil, não precisa nem ter muita coragem; qualquer um faria o mesmo. Mas tentar compreender e agir com bondade e paciência é um grande desafio.
É necessário abafar nosso orgulho, nossa prepotência, nossa raiva, nossa frustração, nosso amor próprio ferido...
Devemos ter em mente e coração o exemplo que Jesus nos deixou, Ele sendo Deus reagiu aos maus tratos e as humilhações que sofreu com amor e perdão.
Será que nós seríamos capazes de seguir pelo menos uma parte do exemplo que Jesus nos deixou?
Seríamos capazes de praticar a aceitar aquilo que não podemos mudar?
E ter a certeza que Deus nos guiará sempre?
Pode parecer impossível, mas é um grande sinal, que se nós como seres humanos, criados a imagem e semelhança de Deus, conseguirmos superar todos os desafios que nos são apresentados, e se tivermos a capacidade de perceber que por trás de tanta frieza, encontramos uma inteligência vazia de valores.
Compreender que por trás de um agressor geralmente há uma mente perturbada, intranquila, e um coração carente de amor e de afeição, e por trás de tanta crueldade, maldade e desprezo, há um ser humano que não conhece a paz interior, nem a felicidade e, cuja consciência jamais se torna serena.
Pode ser difícil, mas não é impossível. Basta deixarmos nosso egoísmo, ter compaixão e compreensão para com as fraquezas alheias. Se Deus não usasse de compreensão e misericórdia já teria desligado o mundo...
Uma das maiores dificuldade do ser humano é se olhar no espelho e perceber os seus próprios defeitos.
Sim, sou aquela garota que aponta teus defeitos, que te insulta, que te bate, que não te esculta, mas também sou aquela garota fraca, que faço de tudo para manter a imagem de garota forte, segura, decidida, por que quando deito em minha cama percebo o quanto as pessoas me admiram por ser tão segura de si, mas mal sabem o quanto choro toda noite me sentindo só e infeliz.
As pessoas podem ser francas, decididas, diretas, mas isso não significa que elas sejam felizes.
Olhar para o outro com amor também é minimizar os defeitos e potencializar as virtudes; é buscar resgatar a esperança onde reside a falta dela.
"Temos que enchergar as qualidades que encontrarmos nas pessoas. Os defeitos, esses sim, as vezes, podem ser desprezados."
Antes de apontares os defeitos dos teus semelhantes, cuida de ajeitar os teus. Mesmo depois de teres te arrumado, não tens o direito de julgar ninguém, pois todos somos iguais e imperfeitos"
As vezes, quando eu olho para mim mesma tudo o que eu vejo são os defeitos. Mas, aí eu paro e penso: Sem os defeitos eu não teria as qualidades, e mesmo que eu não possa vê-las, no exato momento, eu sei que elas existem. É exatamente essa combinação que defeitos e qualidades que faz quem eu sou. E eu não sou perfeita e eu nunca vou ser, porque se eu fosse eu não seria o que sou... E eu sou simplesmente quem eu sempre quis ser.
Aquele que diz que não tem defeitos está sendo extremamente tolo... Basta olhar para suas próprias virtudes e nelas encontrar a imperfeição que procura.
Para pessoas fracas é muito mais simples apontar os defeitos dos outros do quê mostrar suas qualidades
Sei dos meus defeitos, reconheço os meus erros.
Mas não preciso que me apontem minhas deficiências todo instante.
Sei o que devo melhorar e o que posso consertar sem ter ninguém pra me julgar.
O diamante dos seus olhos é uma imagem respeitável e adorável até em seus mais estranhos defeitos... é facilmente aceitável e perdoável porque simplesmente nasceu pra ser assim.