Apego
O apego diz: “Eu te amo, por isso quero que você me faça feliz”.
O amor genuíno diz: “Eu te amo, por isso quero que você seja feliz.
E se isso me incluir, ótimo.
Se não me incluir, eu só quero a sua felicidade.”
Se enganam as pessoas que acham que quanto mais amamos, mais nos apegamos. O apego tem a ver com a paixão, com a posse, com a dependência. Isso gera dor. Já, quando estamos transbordando de amor, não existe carência. O amor, assim como Deus, simplesmente "é". Isso é uma forma de satisfação. E quando estamos satisfeitos, o amor "sobra" e fica mais fácil ainda de nos doarmos para além de um relacionamento. Mas não necessariamente sermos voluntários, praticarmos caridade... Mas nos doarmos aos gestos de amor. Gratidão Pai, por tanta certeza. Tanta confiança. A dor só existirá quando houver arrependimento. A dor pode ser sentida, sem medo, desde que estejamos abertos para ela. A dor fica mais fácil de ser suportada quando aceitamos que cada um vivencia situações de forma diferente e todos podem se ajudar. Ela passará se você se reencontrar a todo momento na pessoa que sempre foi, como ser único e independente de quem se foi. Para não tropeçar na dor, é só você não olhar para trás com tristeza, mas com gratidão e alegria. O passado ficará no exato lugar que tem que ficar. O futuro se abre. E a dor pode ser sua amiga se você deixá-la livre para acontecer.
Todo sofrimento é criado pelo ódio e o apego. Toda felicidade é criada pelo amor e o desapego. Você é um ser consciente dessa situação, apenas está fazendo a opção errada.
Todo apego gera sofrimento e dor. Ao contrário o desapego liberta e proporciona uma vida de prazer e felicidade.
O apego exagerado às coisas gera a dependência e o medo da falta. Isso é apenas uma ilusão, pois a natureza produz o suficiente para todos.
Estamos vivendo uma época de tanto apego pelos bens materiais, que equivocadamente pensamos que vamos viver eternamente neste planeta. Mas, a morte vem para todos e não estamos preparados para recebê-la.
"Tenho alma livre e um coração gigante. Sou passageira deste mundo. Só me apego ao que me faz ser uma pessoa melhor."
ESCORREGO NO CHAMEGO
Me escorrego no chamego,
escapulo do meu ego,
Vesgo no meu apego, não négo.
Me apego, como prego
se me levo nesse leve escorrego
fico sonso, fico grego.
As vezes, insisto no perigo
eu existo, eu persisto...
Também, sou filho de cristo.
Se escorrego no meu apego
nesse apego eu me aprégo
no meu prego, me escorrégo.
Nesse eco igual ferro
do meu breque, eu desbeiço
pelo této, pelo beiço e pelo berro.
Antonio Montes
"Dos trovões: escuto apenas o meu coração , eu me apego e fortaleço a lida , das lições as sinas antigas"
Como disse Buda: O apego impede a nossa transcendência. Liberte-se do apego. Pois, quem está por trás do apego é o ego que habita em nós.
O apego a coisas ou pessoas, causa muita infelicidade. Lembre-se: você não levará NADA, nem mesmo o seu corpo físico que você pensa que é seu, você levará quando ocorrer a morte do corpo físico.
Ansiedade é medo do futuro e todo medo gera perda porque é apego. Saia dessa frequência confiando cem por cento de que já é seu o que pediu ao universo.
Como disse Buda: o apego é a causa de todo sofrimento. Desapegue... Estamos aqui apenas de passagem. Não é permanente a nossa estadia aqui neste Planeta.
Quanto mais apego ao dinheiro você tiver, menos você terá. Por que a freqüência gerada pelo apego, é de medo e falta.