Aparência
Às vezes as pessoas são bonitas. Não pela aparência física. Nem pelo que dizem. Só pelo que são.
O essencial é invisível aos olhos. Quem ama vê além da aparência física e é isto que ama: a essência.
Não é necessário melhorar a aparência, adquirir muita cultura, aumentar o salto do sapato, levantar mais o nariz. Precisamos diminuir o barulho, caminhar mais devagar, prestar atenção em quem chega, abaixar a cabeça e colocar a humildade pra funcionar. Somos grandes, quando somos pequenos.
Do que adianta namorar, se for pra trair? Do que adianta aparência, se não houver caráter? Do que adianta um sorriso, se for falso?
Por mais que você não goste de sua aparência, afirme-se bonito.
Viver de aparências é uma grande armadilha: falsos amigos, falsos amores, falsas expectativas. Construa sua vida baseando-se na verdade.
Não julgue alguém pela aparência no primeiro encontro, pois não percebemos as qualidades da alma logo de cara.
Para com essa ideia fixa de que as aparências enganam. Às vezes, a pessoa é realmente aquilo que ela aparenta ser.
Nenhum de nós é quem parece ser pelo lado de fora, mas precisamos manter aparências pra sobreviver.
Eu posso me vestir de uma aparência de santidade, eu posso me ornar uma falsa espiritualidade... É fácil mudar o exterior! Não leva tempo, é só você falar o que é certo, é só usar a saia no comprimento certo, é só você deixar de cantar as músicas do mundo e a gente vai construindo a nossa casa na areia! Quando a gente cuida da aparência, nós nos tornamos especialistas em julgar o outro!
Mulher é igual a cerveja: cheira bem, tem boa aparência, você passaria por cima da sua mãe pra ter uma! E logo vai querer outra...
A ditadura perfeita terá a aparência da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão.
— Nada é mais enganoso do que a aparência da humildade — disse Darcy. — Às vezes é apenas pouco caso e, outras vezes, uma maneira indireta de se gabar.
(Orgulho e Preconceito)