Anti Guerras

Cerca de 1603 frases e pensamentos: Anti Guerras

Não se pode colocar todos no mesmo nível. A igualdade é anti-natural e anti-histórica.

Qualquer coisa que encoraje o crescimento de laços emocionais tem que servir contra as guerras.

A coragem alimenta as guerras, mas é o medo que as faz nascer.

Émile-Auguste Chartier
ALAIN, Les propos d'Alain: Volume 1, Nouvelle revue française, 1920

A igualdade não gera guerras.

A mais injusta condição das guerras está no fato de que todos se atribuem o mérito das proezas, enquanto as derrotas são sempre atribuídas a uma única pessoa.

Como você diz que é um comunista? Bem, é alguém que lê Marx e Lênin. E como você diz um anti-comunista? É alguém que entende Marx e Lênin.

Guerras religiosas são, basicamente, pessoas se matando para decidirem quem tem o melhor amigo imaginário.

Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa.

Prefiro a paz mais injusta à mais justa das guerras

Nossas crianças não vivem horrores das guerras, não vêem casas destruídas nem corpos mutilados, mas têm suas ingenuidade esfacelada, sua capacidade de brincar ferida, sua imaginação sequestrada pela ansiedade por necessidades não necessárias. Não é isso uma forma de horror?

Nunca viram ninguém triste?
Por que não me deixam em paz?
As guerras são tão tristes,
E não tem nada demais!

Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada, mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras.

Desconhecido

Nota: A citação costuma ser atribuída a Einstein, mas a expressão já estava em circulação antes, atribuída a um desconhecido.

...Mais

Se todas as batalhas dos homens se dessem apenas nos campos de futebol, quão belas seriam as guerras.

As guerras são uma espécie de bebedeira colectiva e, digam o que quiserem os pacifistas, o povo é a favor delas, pelo menos nos primeiros trinta dias.

Ganham-se melhor as guerras pelo estratagema; mas ao povo governa-se melhor pela franqueza.

Todas as guerras são infantis e desencadeadas por crianças.

Por que quero fazer de mim um herói? Eu na verdade sou anti-heroica. O que me atormenta é que tudo é "por enquanto", nada é "sempre".

Clarice Lispector
Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.

Imagina se o relógio começasse a girar no sentido anti-horário. E o tempo começasse a voltar. Você poderia rever pessoas amadas, concertar erros, dizer coisas que não foram ditas, o que você faria?

Eu estou ótimo(a). Não penso em você 24 horas por dias e nem mesmo sinto sua falta. Meu coração está inteiro, e não dói. Não choro faz meses, meus pulsos não estão cortados, e sorrio todos os dias. São sorrisos verdadeiros, que não escondem nada. Minhas noites são não interrompidas por lembranças nossas, e muito menos meus dias. Na verdade, você não faz parte deles. Me perguntam se estou bem, e oras, é claro que estou bem. Estou ótimo(a). Não me sinto vazio(a). Não sinto vontade de sumir. Não conto os dias desde que você se foi, e não fico revivendo nossos momentos em minha cabeça. Não fico esperando que você volte. Definitivamente não. Não preciso de você. Não preciso do seu amor. Posso viver sem isso. Posso viver sem você, e seguir em frente. É o que estou fazendo. Eu estou bem.
Eu não te amo...

As guerras, a pobreza e as injustiças sociais são o maior atestado do primitivismo, do egoísmo e da incompetência humana.