Analfabeto
Sou biólogo e viajo muito pela savana do meu país. Nessas regiões encontro gente que não sabe ler livros. Mas que sabe ler o seu mundo. Nesse universo de outros saberes, sou eu o analfabeto. Não sei ler sinais da terra, das árvores e dos bichos. Não sei ler nuvens, nem o prenúncio das chuvas. Não sei falar com os mortos, perdi contacto com os antepassados que nos concedem o sentido da eternidade. Nessas visitas que faço à savana, vou aprendendo sensibilidades que me ajudam a sair de mim e a afastar-me das minhas certezas. Nesse território, eu não tenho apenas sonhos. Eu sou sonhável.
(E se Obama fosse africano?)
Eramos um local de cativos e analfabetos.Por isto até hoje o Estado, as Multinacionais e a Comunicação subestimam o poder de compreensão e entendimento do povo brasileiro. As mudanças acontecem, silenciosamente mas irreversíveis.
Professores no sistema, reduzidos a analfabetos funcionais, por alunos ativistas de causas alheias: Fazendo de qualquer tema um torturante debate. Pobre aula de filosofia.
INSULTO : Atalho dos analfabetos que por falta de argumentos recorrem a bramidos para defender a côdea da razão que lhe falta !
Quando estamos doentes, todos os sentimentos bons se tornam saudáveis. Somos analfabetos na saúde, na doença somos sábios.
Compramos mentiras com cara de verdades a cada minuto, o que nos torna a todos, analfabetos funcionais, indefesos e manipuláveis. Cá para nós, em um mundo de reality shows, celebridades instantâneas e fundamentalismos religiosos, as fronteiras entre verdade e mentira ficam imperceptíveis para quem não leva nem mesmo um mapa tosco na mochila. E quando tudo é espetáculo, privilegiados são os que conseguem enxergar além das imagens, dos outdoors, da propaganda. Conseguir editar a própria vida é o maior dos luxos...
Mesmo com a chegada da 5G o Brasil do século XXI, ainda tem cerca de 13 milhões de analfabetos, são necessárias politicas publicas culturais e educacionais mais abrangentes mas ao mesmo tempo é necessário resistir ao empobrecimento de currículos.
Na mídia e nas universidades, milhares de analfabetos funcionais posam de superiores a um Olavo de Carvalho que eles mesmos inventaram à sua imagem e semelhança.
"...Conseguir viver de CULTURA num país de ANALFABETOS como o Brasil, é igual a ir caminhar no deserto do Saara e esperar encontrar água em abundância..."
Todos os que julgam a capa não sabem de fato ter uma boa leitura do conteúdo ou são analfabetos de sentimentos que traduz o amor ao próximo
Analfabetos... você e eu?
Caríssimo leitor,
Você já pensou nas vezes em que agiu como analfabeto? Eu já... é estranho como na vida, às vezes, agimos como analfabetos. E não estou falando aqui só de analfabetos no sentido literal da palavra... estou a me referir a analfabetos na vida... analfabetos da vida... e a todo e qualquer tipo de analfabetismo.
Há um monte de tipos de analfabetos: funcionais, digitais, voluntários, involuntários... Mario Quintana disse: “Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem”.
Verdade, eu super concordo com o Mario em gênero, número e grau.
Os analfabetos - no seu tipo de analfabetismo - são cegos.
Cegos.... caro amigo.
E a sua cegueira é exatamente no quê? Você sofre cegueira de quê? Sim... porque a cegueira não é uma coisa prazerosa... não mesmo.
Você acha que o véu de fumaça que faz seus olhos arderem é a coisa mais normal do mundo? Você acha que as dúvidas que pairam sobre sua cabeça deixando você na mais completa escuridão é a coisa mais normal do mundo? Escuridão que não lhe deixa ter nenhuma visão do céu :(
My friend, my friend... Um sonoro e redondo não é a sua resposta. Ou não?.
Ninguém é obrigado a assoprar a fumaça, acender a luz, se esforçar pra sair do analfabetismo da vida e da morte... ninguém. Mas, graças a Deus, alguns saem desse tipo de analfabetismo...
Excluídos porque somos culpados.... Incluídos porque somos amados.
Eu sei de mim... e você?