Amor-próprio
Não confunda AMOR PRÓPRIO com EGOCENTRISMO, ARROGÂNCIA E HIPOCRISIA.
AMOR PRÓPRIO, é quando você se AMA TANTO a ponto de se permitir: RESPEITAR, AJUDAR, COMPREENDER e FAZER O MELHOR PARA OUTREM.
O paradoxo decreta fraqueza de discernimento e falta de amor próprio e pelos seus semelhantes. O homem prudente transforma a ojeriza em espelho.
O bem maior que o ser humano pode ter na vida é o amor próprio, sem se amar, já mais poderá amar alguém.
O que dizem quando me olho no espelho
- Meu amor próprio: gata!
- Meu espelho: gata!
- Eu: muitooo, muiiito gata!! =)
Se respeite, tenha amor-próprio.. Queira alguém que te queira, que te respeite e que queira o seu bem.
Se você sofre por alguém.. Acordaaaaaa! Vê se caia na real... Se ame primeiro pra depois falar em amar alguém. Uma pessoa que se deixa entristecer, se abater e sofrer por outra, sinceramente... Não ama ninguém e sim acha que ama. Pq se amasse de verdade, amaria a si próprio!
Mas veja bem. Não vamos confundir amor próprio com amor de verdade. Amor próprio não é amor, é orgulho. O amor nunca é de uma pessoa só, é um sentimento que exige no mínimo duas pessoas. O amor é para se compartilhar, não para se (re)ter.
O amor próprio deve vim sempre em primeiro lugar, pois se não formos capazes de amar a nós mesmo, jamais seremos capazes de amar o próximo, pois é um verdadeiro pecado dizer que ama uma pessoa mais do que a si mesmo... a não ser que você queira dizer que não o ama e nem a si.
"Que a sutileza do abrir os olhos e a força do amor próprio, conduza o dia de cada um de vocês trazendo bastante alegria e muita paz!"
-Aline Lopes
"Ter amor próprio é um propósito não uma condição. Preencha-se de você, se invada pelo sentimento que lhe convém. Transborde e só assim sentirás pronto a receber o mesmo de alguém."
-Aline Lopes
Amor próprio não é orgulho, se colocar em primeiro lugar não é deixar os outros para traz, mas é se dar o valor que muitas vezes outros não te dão.