Amor pela Escola
Brasil, estado, aluno e escola
Nesse pedestal deveria se haver um triângulo amoroso, uma identidade original, medindo cada percentual como enamorados íntimos, para que se criasse uma possível estruturação no aperfeiçoamento da educação, a consciência do estado em preocupar se com o conceito família, e transmitir a responsabilidade de compartilhar a agregação, o jovem/aluno na escola, o povo com seguimento, o estado fortalecido, a família coibindo a falência da nação, pois vivemos um estágio doloroso, a evasão escolar, a carência do lar, o estado, escola e aluno um triângulo desastroso, mais atenção, mais força e mais amor, Conselho tutelar, cartório, órgão e instituições estatais, cuidando de cada certificado, certidão de nascimento a torto a direito, e os lares crescem sem noção e sem condição, sem devida atenção do estado no controle educacional, um faz de conta e uma intenção banal, acorda Brasil, tá feio esse jornal, um escândalo nacional, a condição, possa ser que nessa fala não tenho razão, mas minha fala e meu ver é esse ângulo, mas o estado, aluno e escola está vivendo um infeliz triângulo.
Giovane Silva Santos
“A escola é veículo de auxílio do aluno, mas a vida cotidiana é que forma o homem.”
Giovane Silva Santos
A escola dos meus sonhos é aquela que não só prepare para o mercado de trabalho, quero que vá além. Quero que essa mesma escola possa preparar o aluno para a vida social, onde haja respeito para com o modo do outro pensar o mundo . A família precisa preparar a educação em casa, e a escola dará o plus no todo.
“Trabalho em uma escola que despreza peremptoriamente a educação, visto que sequer tenho ou conto com qualquer mínimo apoio para seguir meus desígnios universitários. Faço tenra ideia, ainda que ínfima, sendo eu professor simplesmente não há nenhum suporte aos meus estudos; o que se dizer então quanto aos alunos tão indefesos intelectualmente, inermes cognitivamente e tão vulneráveis financeiramente? Definitivamente, estão alijados à sua própria sorte.”
Todos já ouvimos seja na escola ou da boca de um político em campanha a famosa frase "As crianças são o futuro da nação!". Eu já fui criança. E você? O que você tem feito pelo futuro da nossa nação?
Com meus trinta anos e vivendo neste caos político social em que se encontra o Brasil, me peguei pensando nesta frase e no quão ingênuos somos ao acreditar, não nesta frase, mas nas pessoas que enchem a boca para proferi-lá.
Coitadas das crianças, elas não sabem o que as espera. Um mundo de adultos que já foram crianças e todos os dias atuam, com maestria digna dos postulantes ao Oscar. Seu papel? Fingir que está fazendo alguma coisa importante, quando na verdade a maioria apenas faz mais do mesmo. Sem questionamentos.
Que piada.
Quem nunca viu uma criança diante de uma situação irracional, pelo menos para ela naquele momento, olhar para o seu pai ou sua mãe com olhos confusos e perguntar "Mas pai (mãe), porque eles fazem isso?" e seus pais sem saber exatamente como explicar o comportamento tantas vezes lamentável dos adultos, bem sucedidos, letrados e importantes celebridades que mandam e desmandam, fazem e desfazem como bem entendem tudo o que lhes dá na telha?
Os pais mais antenados, tiram proveito da situação para tentar explicar aos filhos que aquilo é errado, e que quando você for adulto, aí sim, meu amigo, aí você vai estar por cima da nata, vai ser diferente! Você agora ja sabe que aquilo é errado e vai fazer o certo!
Estamos? Fazendo o certo? Ainda temos aquele olhar de inocência ou aquela ignorância benéfica das crianças que facilita tanto para elas, a encarar uma situação simples e concluir que NÃO, ISTO AQUI NÃO ESTÁ CERTO!
Porque deixamos estes pensamentos para trás?
Este foi o centro dos meus pensamentos, e queria que você parasse o que estiver fazendo para se permitir. Permita-se avaliar seu comportamento por um minuto. E tente responder a pergunta. Você que um dia foi profetizado como o futuro desta nação, que foi ensinado e preparado (as vezes não, ou não corretamente?) para tomar as decisões mais corretas e fazer diferente. Você quando teve oportunidades de mudar as coisas e mostrar um outro caminho, o que você fez?
Provavelmente nada. E se fez, não se iluda você não fez mais do que a sua obrigação. Temos que deixar tudo as claras, porque vivemos tempos em que fazer o correto de alguma maneira se tornou algo especial. Não você é apenas um cidadão descente. Nada demais. Os outros é que estão devendo algo.
É tarde para mudar? Bom acredito que para quem está vivo, tarde demais significa a morte. Exagerado? Creio que não. Se você não está mudando as coisas, então você é apenas mais do mesmo. E se você é mais do mesmo inerte feito uma pedra, mero exemplo de objeto inerte, está perdendo tempo assistindo outros viverem por você.
E se tem uma coisa em que somos bons é em viver. Decida. Que vida você vai ter a partir de hoje. Vai continuar sendo o hipócrita que foi enganado quando criança, ou vai desta vez ensinar pelo exemplo sendo hoje um adulto que faz o futuro da nação, ou apenas o seu e de seus próximos, porque um dia foi criança e aprendeu o certo e o errado para empregar quando tivesse a oportunidade?
Pare de esperar.
#pensamentohonesto
Passamos toda a vida para aprendermos sobre ela, pois a cada tropeço, uma nova escola se abre para este aprendizado.
Temos que evitar abrir espaço para a tristeza, pois na falta de um sorriso ali ela se instalará, confortavelmente, nesta vaga.
Muito a agradecer por tudo, mesmo achando não ter motivos. Para quem me conhece sabe que sou uma pessoa de poucos amigos pra valer, porém isto é muito bom, me da mais tempo para interagir com os melhores. Deixei de perder tempo com aqueles que não mereceram minhas lágrimas. Se aproveitássemos todos os erros do passado para melhorarmos nosso presente, seríamos mais sábios hoje. O luxo nunca foi sinônimo de felicidades, então sempre me apego às simplicidades da vida, e desta forma, tudo se torna mais prazeroso de ser vivido. Estar satisfeito com tudo não significa estarmos vivendo alguma perfeição, mas enxergando nelas motivos de aceitação. Se perdermos alguma coisa ou alguém, com certeza, é porque nunca foi realmente nosso. se deixarmos de realizar alguma coisa hoje, pela manhã, programada desde ontem, com certeza nos arrependeremos no final desta mesma tarde, pois o sentimento de perda é cruel.
(teorilang)
O analfabetismo sustenta a escola; por isso, ela não tem interesse de erradicá-lo. Os maus alunos têm aspectos semelhantes, demoram aprender, pois gostam de estar lá.
Menina levada
De sorriso largo
Na escola corria.
Nem menino alcançava.
De pequena era atrevida.
Na adolescência era uma garça.
Comprida, parecia flutuar a cada passada.
Quem diria, quem diria.
Que o mundo desse volta.
E você tornaria essa fortaleza.
Poema dedicado a minha amiga de infância: Eliane Gaspar
A Escola está cheia de homossexuais e feministas distribuindo charme e cultura, tanto alunos quanto professores. É o “Look” do momento. Contudo, vejo também outro tipo de professores: os machistas que namoram alunas e viram notícia nos jornais, são excomungados pelo sistema. Ainda bem que sou velho, feio e pobre. Inadequado para fazer o mal que querem. Qual é meu pecado? Discriminar a mim mesmo? Todavia eles me fizeram justiça, quero dizer, condenaram-me a um lugar seguro.
Na escola, o velho está contaminando o novo normal. Ainda estão exigindo reposição de dias letivos, conselho de classe, padrinhos de turmas, falta reprova. Então não fazem bem nem uma coisa nem outra, caindo no descrédito do público: por que os alunos não estão fazendo as atividades propostas? Ou eu não sei o que é educação a distância...? Escola pública leva o aluno a sentir ira do mestre e tê-lo como rival, quando satura o sistema de inutilidade, desumaniza os critérios descontando no professor e atrasa o progresso amassando barro. Não zelam pela coerência? Enquanto não enterrarem o defunto, cheirarão carniça. CiFA
Se você já é experiente na escola da vida, vá lá e faça e veja que os outros irão ficar de pé para te aplaudir.
A escola é inimiga do conhecimento, pode parecer loucura, mas nós somos seres autodidatas, somos completamente capazes de aprender qualquer coisa sozinho, mas a escola vai contra essa natureza, e colocam na nossa cabeça que precisamos ser ensinamos por outras pessoas, conhecimento de verdade é aquele que se busca sozinho, e não aquele que você recebe de graça
Escola da vida
Jamais veremos um leão perseguindo um coelho. Sabe, por quê? Simples! A energia gasta na caçada será sempre maior que a supostamente ingerida por ele.
No Estágio todos aprendem, desde o professor regente da turma, o estagiário, os alunos da escola, além do curso e da própria instituição de ensino.