Amor Inseguro
As emoções devem ser gerenciadas
Tenha fé, não seja escravo das suas
Inseguranças, pare de servir ao passado.
Viva o presente, acredite em você
Agradeça mais e reclame menos
Reinicie se necessário, faça-o com sabedoria.
Pode ser considerado difícil, complicado, longe, inseguro e até inviável, todos adjetivos para justificar que não dá. Transpor as muralhas da China o melhor comparativo do desafio. Porém, se é amor, em duas vias, com mesma intensidade, desejo e crença, meros obstáculos.
UMA DIMENSÃO SUPERIOR
Ela começou a se sentir insegura assim que percebeu que ele começou a levar a vida de uma forma diferente.
Intrigada, ela vai até ele e pergunta:
— Por que está tão decidido a me deixar sem graça?
Ele carinhosamente responde:
— Longe disso, meu amor! Você apenas não está sabendo pensar direito.
— Você está achando que minha crença não pode me levar a uma dimensão superior... — diz ela, cabisbaixa.
— Não duvido da sua crença. Você é uma mulher diferente das outras, pois vejo bondade em seu coração.
Ela continua a interrogá-lo:
— Então por que não diz logo pra onde está indo e me poupa o trabalho de ficar procurando você?
— Você não entendeu. — Porque pra onde eu vou não é tão importante quanto porque estou indo.
Ela olha para o alto e diz:
— Ele está caminhando, enquanto eu estou à procura dele.
Tanto faz eu ir pro norte ou pro sul, pra leste ou oeste! Essa é uma brincadeira bem divertida, você não acha?
Ele sorrir pra ela e diz:
— Talvez sim, meu amor, talvez sim.
— Mas no momento você não tem a menor ideia de pra onde você quer ir...
— Sei sim! Por isso torno a dizer que você apenas não está sabendo pensar direito. Te amo.
SUSPIROS PROFUNDOS
Ninguém sentiu o meu choro inseguro
Ó dolorosa dor entre as dores minhas
Embriagada solidão, máculas daninhas
O falto para mim foi silencioso e duro
Permaneceste no pensamento escuro
Vazia e casta, tristes eram as tadinhas
E chegaste a ter mais do que tinhas
Tornando-te em um flagelo impuro
Invisível tornou o meu sofrer inquieto
A minha poesia, o sentimento secreto
Jorrados do sentir, ali tão moribundos
E, neste trágico, pedaço dos pedaços
Ele, que habitou a ter esses embaraços
Fez-me o dono de suspiros profundos
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
26/08/2020, 12’28” – Triângulo Mineiro
Sabe como é quando você está cercado de pessoas e ao mesmo tempo se sente tão só? Quando tudo o que você mais quer é um abraço, mas não tem ninguém para te abraçar e disse que tudo vai ficar bem... Eu me sinto assim na maioria das vezes, principalmente a noite, quando estou escrevendo e paro só pra descansar minha mente e olho ao redor e percebo como estou sozinha. Não sou uma pessoa que faz amizade fácil, tenho dificuldade em conversar com as pessoas até mesmo aquelas que são próximas de mim. Não tenho amigos, no máximo posso chama-los de colegas, aquelas pessoas que na escola vocês não se desgrudam, mas quando vão embora parece que você não existe pra eles.
É estranho porque eu tenho ser amigável, não sou grossa nem falsa, não falo mal de pessoas só pela aparência delas. Então por que não tenho amigos? Por que me sinto tão só quando sei que tem pessoas que se importam comigo? Talvez eu esteja carente de atenção, sempre procurando um motivo pra me queixar e dizer o quanto estou sozinha.
Algumas horas atrás, eu e minha mãe brigamos, motivo besta. Teimosia da minha parte e da dela. Ela queria que eu fizesse uma coisa, mas eu tinha outros planos e por causa dessa briga ela não está falando comigo. Eu odeio quando ela não fala comigo, odeio o modo como ela passa por mim e fingi que eu não estou ali. Sei que estou longe de ser a filha perfeita, mas eu tento fazer as coisas darem certo, só que não é justo quando ela toma uma decisão em cima da hora, fazendo com que eu deixe meus planos de lá.
E eu não consigo ir lá em conversar com ela porque tenho medo. Tenho medo do que ela vai me dizer e do que eu diga, e que nós comecemos a brigar de novo. Meu namorado acabou de ir embora e eu até estava bem com ele aqui, mas depois senti o peso da solidão e devo dizer que é horrível! É horrível você sentir que está sozinha nesse mundo, que você só pode contar consigo mesma e que nem sempre vai ter alguém ali para te amparar.
Provavelmente eu esteja reclamando de barriga cheia. Tenho um teto sob minha cabeça, uma cama quentinha, comida na mesa e uma mãe que me dá o que ela pode. E eu aqui me queixando de estar sozinha enquanto outras crianças não tem ninguém para cuidar delas, crianças que moram na rua e tem que comer do lixo.
Pensando por esse lado, eu estou sim reclamando de barriga cheia fazendo um certo drama pra chamar atenção.
Mas acontece que não estou reclamando da minha vida, da minha mãe ou do meu namorado, eles fazem o melhor que podem pra me ver bem disso eu sei. O que estou me queixando é da solidão que fica dentro de mim quando meu namorado vai embora e quando minha mãe me ignora porque está brava comigo.
A solidão que vive dentro de mim, esperando até o momento dela sair e me deixar assim. Triste, amargurada, sem animo pra continuar. Talvez eu seja depressiva ou talvez eu queira me senti cercada de pessoas pra mandar a solidão embora.
Só que ela não vai. Ela faz parte de mim, a solidão sempre estará aqui. Cada segundo que passa, eu sinto ela me dominando, a sinto brincando com a minha mente, com minhas inseguranças. A solidão sempre estará ao meu lado, preparada para ser parte de mim, mas isso só irá acontecer se eu permitir, se eu me entregar por completo. Acontece que eu não estou pronta pra me tornar uma garota solitária e depressiva. Por mais que eu me sinta assim às vezes, não é quem eu sou não é algo com que eu deva me acostumar. É somente um momento triste em que me sinto sozinha. Só isso.
Acho que se eu fosse dar um conselho para alguém que esteja se sentindo triste, solitária seria: Não se entregue! Você vai superar isso, eu sei que consegue. Tudo isso não passa de uma fase ruim. E se você está procurando algo para se distrair, escreva, escute uma música, saía para respirar um pouco de ar puro, se não quiser sair, tudo bem. Abra a janela e olhe para o céu, admire a beleza que te cerca. Você não está sozinho, milhares de pessoas sentem a mesma coisa e você só precisa encontrar um lugar em que não se sinta sozinho. Precisa aprender que mesma não tendo ninguém do seu lado, a melhor companhia que poderia querer está bem aí e essa pessoa é você!
Seja seu amigo, aprenda a se amar e arranje um tempo pra si mesmo. Afinal você sempre poderá contar com você!
Sei que essa frase parece fala de algum psicólogo, mas tudo o que o digo é verdade e estou sendo sincera. Esse conselho serve tanto pra você quanto pra mim. Então não se preocupe, tudo passa...
Eu não acho que a dúvida possa destruir alguma coisa, apesar que sei que não constrói. Mas e daí? Nenhuma certeza na vida é definitiva. Graças a Deus tudo muda e se não mudou, ou o tempo não chegou ou o medo não deixou.
Eu me preocupo demais com o que pode acontecer e deixo de arriscar. Nessas horas eu nem se quer percebo quantas oportunidades eu perdi por insegurança. Perdi chances de sorrir e até de crescer. Perdi a hora certa, o momento perfeito e a energia intensa.
Mas é só depois do desgaste que tudo vem a tona e daí eu percebo que nada é pra sempre: nem as coisas ruins e nem as boas. Tudo precisa acabar. A vida é assim, feita de ciclos. É dizer tchau ao velho para encontrar o novo. É acreditar que até se der errado, vai dar certo. É confiar no próprio poder: eu posso!
Daí você consegue. Daí nenhum dúvida atrapalha, nenhuma insegurança assusta. Daí o passado passa e o excesso de futuro paralisa. Daí você começa a viver.
"To parado no tempo vendo a vida passar, esperando a minha vez de ser feliz, cansei de correr atrás da felicidade porque sempre no final eu colhia mais uma frustração"
While people not actually understand what is love , there will be destruction , war , insecurity, misery. It takes more love , you must learn to love !
Não sei sabia!!?
As vezes pode parecer meu clichê, as vezes parece que comparamos outros relacionamentos!! Hoje me sinto completa, sim!!! O passado só serviu para me mostrar o quanto tenho hoje. Realmente você veio para somar!
Medo, insegurança... sim eu tenho. Tenho medo de sofrer novamente, tenho insegurança dos meus sentimentos, sim pelo simples fato de gostar muito. Tenho defeitos, vários... A única certeza que tenho, que quero te fazer a mulher mais feliz, isso sim me da prazer em acordar, batalhar, ir em frente, cair levantar!! Só te peço uma coisa, cuida do meu coração, não brinque com ele!! Hoje me sento completa realizada!!
Tenho medo do acaso... Sim. Saiba que eu te amo muito!! Sem comparações! Por que o que sinto tenho certeza que é incomparável!!!
Te amo minha linda...
Te deixei ir por pensar que quisesse ir,mas a dor de te perder é maior que a razão. Por isso pergunto:
Você poderia ficar?
Mesmo que eu mostre indiferença e pareça não se importar.
Você poderia ficar?
Mesmo com meus medos e inseguranças.
Você poderia ficar?
Mesmo com minhas falhas e ignorâncias.
Você poderia ficar?
Mesmo com meus ciúmes e falta de paciência.
Você poderia ficar?
Mesmo com meu silêncio sem motivos.
Você poderia ficar?
Porque descobri que você revela o meu melhor lado,o melhor de mim.
O que será da nossa geração?
Uma geração sem romantismo.
Sem confiança, cheia de amores rasos, com brigas, discussões e desconfianças.
Vocês namoram para casar ter filhos, netos, bisnetos... Ou somente estão suprindo carência?
Amor é algo tão forte, tão inspirador, hoje em dia quase não notamos casais com mais de 40 anos de casado! A dúvida que fica é o "porquê"? Casais que se amam, mas se traem.
Casais que há senha em tudo.
Casais que não se conectam além de corpos.
Cadê as paixões antigas,
Cadê os amores proibidos, que lutavam contra quem não era a favor.
Cadê os relacionamentos em que havia companheirismo... Hoje em dia achamos careta ver uma senhora chamando seu esposo de "bem".
Mas se pararmos para associar, "bem" significa bem estar, ou seja estar bem só pelo fato da pessoa estar ali... O fato de amar é pensar na pessoa, em tudo que está fazendo.
E não isso não se trata de possesividade, pois você não está fazendo nada contra a pessoa.
Amar é querer o bem, é querer estar independente do que estiver acontecendo.
Você ama? Então prova, se declara, corre atrás, demonstre. "Há mais é careta!" corta essa.
Você vai deixar de ter o amor da sua vida por dizerem que você está sendo "trouxa"? Se você ama a pessoa, vale a pena.
Se você quer a pessoa, corre sim atrás, manda mensagem, liga, pede um uber, vai ver a pessoa, vai abraçar.
Demonstre, às vezes é só isso que falta, vamos tentar espalhar amor, mostrar que isso ainda existe.
A DECLARAÇÃO DO PEIXE PARA À PASSARINHA
Por te amar fujo de você, e você por me amar acha que eu não te amo.
Você não merece viver presa em uma realidade que não condiz com a sua, apenas por me amar.
A vida é feita para voar, e se não posso voar do seu lado, peço que o vento te favoreça.
Voe, Voe, Voe! Mas voe sem olhar para trás, você é especial demais, pra viver perdida nesse cais.
"gostei?"
Não gostei,
ou será que só não quero que saibas que gosto...
Não quero que saibas o quanto te quero,
O quanto te amo.
Mas porquê?
Porque tenho medo de que me deixes se descobrires...
Se descobrires o quão profundo é este mar...
Este mar em que me afogo,
É um mar que me consome de tanto desejo, de tanta sede
Tenho sede de alma,
Não fome de beijos!
E porque ainda não te bebi?
Porque não quero que saibas o quão grande é a minha sede
O quão seco está o meu coração,
Que secou após tanto me esforçar por coisas,
Que não me levaram a lado algum.
Tu és o meu caminho para casa,
És o calor do meu verão,
És a mais quente brasa no inverno,
És o mapa do tesouro que daria a vida
És a água do meu mar,
Tu, és a minha alegria.
És um mapa quando estou perdida,
És a luz da minha escuridão,
És quem me dá a mão quando preciso,
Quem me dá o ar, mas me deixa sem fôlego
Tu podes não ser mais que os outros,
Mas és mais do que eu,
Sinto que não te mereço
E por isso tenho medo de amar-te
Não me quero permitir fazê-lo
Tenho medo de ser magoada, despedaçada, manipulada,
Mas quando te olhei nos olhos,
Percebi que nunca estivera tão despreocupada
Qual foi a última vez que você disse eu te amo pra quem você ama?
Talvez todo hoje seja dia de dizer. Porque amanhã não é garantido pra ninguém, por favor não deixe suas inseguranças te impedirem de dizer isso.
os animais que mais possuem formas de defesa são os mais sensíveis;
tais como as tartarugas em seus cascos ou as borboletas antes de se desprenderem de seus casulos, assim são os seres humanos: Passam parte de suas vidas amedrontados fechando seus corações para o mundo afim de se protegerem, e na esperança de que algum dia possam se libertar e voar.
Migalhas
Todas as manhãs eu saía
Mas não pra trabalhar
E sim pra tomar café em uma padaria
O atendente era bonito
E muito sorridente
Seu nome?
Seu nome era, exigente
Todas as manhãs quando ele me servia
Sua padaria estava cheia
Mas pra mim ela estava vazia
Para não ficar com fome
Exigente, migalhas me servia
Migalhas essa eu cheia de felicidade, comeria
Até que um dia, uma moça apareceu
Ela era muito bonita
E diferente
Foi a primeira vez, que vi o exigente agindo realmente igual a um atendente
Ele a serviu com um bolo
Parecia delicioso
Quando perguntei porque de receber só migalhas, ele respondeu
- Porque você me atrapalha? Não vê que não é você minha cliente favorita?
Realmente ele nunca gostou de mim
Como ele mesmo dizia
''Gosto das moças mais bonitas''
Você timidamente me visualiza.
Escuto os seus suspiros tristes
Me chamando no silêncio do seu olhar.
Tão bom se apaixonar e se encher de esperança e alegria.
Tão perfeito achar alguém com os mesmos gostos que o seu.
Mas tão ruim acreditar nisso para sempre e deixar que isso destrua um grande amor.
Ao seu lado eu me encontro diante à confusão em meus pensamentos, mas me perco, na imensidão das belas palavras que podem ser ditas para ti.