Amor Escrito
Um novo dia há de vir, um novo amanhecer, uma nova caminhada
Se está escrito, será, se tiver que ser, virá.
O que passou será apenas um aprendizado para o futuro.
Será só eu e você nas manhãs tão frias e as noites tão curtas.
Te acordar com um beijo e um carinho em sua linda face sonolenta.
E os dias passam e estaremos correndo atrás de um só objetivo, sermos felizes.
Ser feliz, ser real, ter um amor assim que tal, que tal.
Devocional 30 de outubro de 2024.
Em Romanos 2:14 - 16 está escrito:
14 “Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. 15 Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se, 16 no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho.”
Na Bíblia na Nova Tradução da Linguagem de Hoje, me chamou muito a atenção o versículo 15, ele diz a mesma coisa, mas de uma forma mais atual. Já que os próprios pedagogos e linguistas colocam que “a Língua é viva e se transforma com o tempo”, assim, o Português, principalmente o brasileiro, se transforma muito rápido. Porém voltando, o versículo 15 na NTLH está estrito: “Demonstram que a lei está gravada em seu coração, pois sua consciência e seus pensamentos os acusam ou lhes dizem que estão agindo corretamente.”
Ter a Lei de Deus gravada no coração sem conhece-la. Realmente é algo maravilhoso!
Eu vejo aqui algo muito interessante. Pessoas, por vezes, estão dentro de uma denominação, se vestem como cristãos dela, sabem os capítulos e versículos da Bíblia, mas entristecem o Espírito de Deus. Maltratam os que são de fora da igreja. Colocam-se como julgadores dos outros. Falam mal das roupas ou de um irmão que não tem o comportamento, segundo elas, adequado. Mas o fato de estarem dentro de uma denominação, as valida para isso. E a verdade é que NÃO!
Estar dentro de uma igreja, ao meu ver, é para ter comunhão com o Corpo de Cristo, para se fortalecer, para te incentivar a ter um RELACIONAMENTO com Ele. E isso O coloca como prioridade e lógico, se é prioridade, não se pode ter nenhum relacionamento sem esforço e tempo.
É preciso ler todos os dias a Palavra de Deus, não como lemos um livro comum. Mas orando antes de ler e pedindo ao Espírito Santo que nos ensine o que está escrito. E tenha certeza, Deus vai ensinar. Com o tempo você não somente lerá, mas já fará anotações e ensinará a quem quiser essa Palavra.
Também é preciso orar e ter um tempo de ADORAÇÃO em que Deus vai mostrar o que fazermos. E quando não mostrar, ele vai colocar alguém, ou uma situação, na nossa vida como resposta. Sim! Deus fala conosco! Se não tem falado com você é por duas coisas: ou você nunca fala com Ele, ou anda desatento. Nos meus 28 anos de jornada com Cristo, quando eu não o ouvi, ou era porque eu fui teimosa, ou porque eu estava com o meu “canal de alma” entupido! E relacionamento com Deus não tem jeito, cada um é de uma forma ou jeito. É tão singular como nós somos em nosso DNA.
Sobre entristecer o Espírito, sim, quando machucamos alguém com atitudes ou palavras, nós entristecemos o Espírito Santo.
“Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem.
E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará.”Efésios 4: 29 – 30 na NTLH _ Bíblia na Nova Tradução da Linguagem de Hoje_.
Eu já errei muito. E muito com as pessoas na minha jornada cristã. Mas Deus me deu entendimento hoje que, sim! Existem pessoas que têm mesmo a Palavra de Deus tatuada no coração em forma de amor, carinho, honestidade, bondade, empatia e justiça sem nem serem cristãs. Isso me coloca numa posição de muita responsabilidade comigo mesma.
Elas já nasceram assim. Eu tenho que me esforçar mais. Mas sabe uma coisa boa nisso? Esse esforço é tão bom! Tão feliz e alegre, que vale a pena eu perseverar nesse RELACIONAMENTO com Deus. Meu objetivo é: me parecer com Jesus o Cristo!
Nerisírley Barreira do Nascimento 30/10/2024
SONETO COM DOÇURA
Doce poética, doce verso, doce doçura
doce tom, doce soneto que hei escrito
doce rima tão docemente do amor dito
e que tem paixão, duma doce candura
Sentimento, a doce palavra que figura
no profundo d’alma, em um doce grito
ecoado inteiro e docemente do espírito
criando versetos tão cheios de ventura
A métrica terá que com doçura se diga
sussurros ao ouvido onde afeto impera
dando ao versar doce sentido a trama
Ó sorte com doçura em uma doce liga
tão docemente com a emoção sincera
que torna doce o verso quando se ama.
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
30/10/2024, 20’34” – Araguari, MG
Você é o meu verso mais bonito. O meu texto bem escrito. Minhas palavras soltas de coração repleto e amado.
"[...]Está nas estrelas
Foi escrito nas cicatrizes dos nossos corações
Não estamos quebrados, apenas curvados
E podemos aprender a amar novamente..."
O sonho acabou !!!
"Escrito em 29 de abril de 2006)
Era uma vez um certo homem que se interessou por uma mulher. Passaram-se alguns meses, um ano até que esse resolveu se declarar a sua admiradora. Durante esse tempo o homem descobriu que gostava do jeito dela e a desejava. Ao declarar, isso gerou um alivio a alma deste pobre rapaz. Foi algo que há muito tempo esse homem não realizava. O coração dele ficou leve, em paz. Logo no primeiro encontro o homem pediu a mão da mulher em namoro. Ele disse a ela que não iria fazer pressão sobre o direito de resposta. Bom, passaram-se dois meses e o homem esperava a resposta da mulher, ficava na expectativa, ansioso, esperando o sim daquele desejo. Neste intervalo o homem comunicava-se com ela através de e-mails e não obtia o retorno. O homem chegou a ligar e não obteve sucesso. Passaram-se mais de dois meses e o homem tomou uma decisão: não adianta mais investir energia nessa relação. Tudo não passou, mais uma vez, de um sonho, de um amor não correspondido. O sonho acabou. A vontade de estar acompanhado daquela mulher ficou perdida no tempo, foi para o espaço, ficou no ar. Ao invés de abraçar a mulher ele disse: “abracei o vento e o travesseiro. Fiquei sem saber para onde ir, ficar nos braços de quem? Quem é que vai me aconchegar agora? Que coisa é essa? Como é que pode? Porque? O que fiz de errado? O que há de errado?” __ o homem inconsolado perguntava a si mesmo o que poderia ter acontecido. Uma coisa é certa o homem tinha sentimentos muito especiais por aquela mulher. Sentimentos que foram: destruídos pelo tempo, pela longa espera, vencidos pelo cansaço e pelo desprezo. Eram sentimentos puros, bons, ardentes e verdadeiros. Foram negados. Perderam-se no tempo e no Universo. Uma coisa é certa aquele homem estava disposto a passar por cima de todas as barreiras, a arriscar tudo por aquele desejo. Ele não tinha nada a perder ao lado daquela mulher. Ele ganharia, ela também. Tudo foi por água abaixo. Nenhum dos dois saíram ganhando. O jogo terminou empatado. O sonho acabou. Foi bom enquanto era sonho, pena que não se tornou realidade. Era uma vez …
TALVEZ SOU
Sou o meu próprio carrasco
Despojada de palavras lidas
Num livro jamais escrito
De sonhos gigantes
Nos confins da alma
Fazendo dos nãos talvez sins
Limites de alguns instantes
Letras cativas de solidão
Busquei na procura das virgulas
Perdidas dos que se desejam
Nas carnais sensações que despertam
As palavras despidas de desejo
Carrasco de corpos sôfrego de letras
Pontos das páginas escritas
De despidos corpos amando-se
Entre as sedentas repetidas páginas
Nos profanos sentimentos
Que se tentam libertar nas letras
Entre o meu próprio carrasco
Carne, corpo, sentimento
Escrita num livro jamais lido.
Ao percorrer a estrada do coração, vi as placas do caminho, nelas estava escrito: caridade sem limites, amor infinito, fé inabalável e Deus estásempre contigo!
Há um romance
escrito à mão
que não mais
saiu da cabeça
nem mesmo
quando fecho
os meus olhos.
Arcturus linda
como um
rubi brilhante
que ora surge
como um
diamante
alaranjado,
Surgiu bem
na noite de luar
para me dar
o seu
erótico recado:
Há um romance
escrito à mão
que não há
como ocultar
no meu peito
e por todo
este nosso lugar.
Nunca recusei
qualquer coisa
para o teu charme,
Você ainda está
se divertindo
com a minha
louca fantasia
e fascinando
todas as garotas
da nossa cidade.
Há um romance
escrito à mão
que previa
que você viria,
e como uma
grata surpresa:
você reapareceu.
Você envolvente,
convenceu
novamente
e me levou
neste lindo carro
cor de moldavita
para ensinar
os segredos
dos vinhos
e da Lua,
lá na Vinícola.
Um poema está escrito
Nas estradas do Paraná,
Alegria doce e caminheira
Um dia para você voltará.
Um Sol que ninguém esquece,
Uma Lua que sempre enternece,
Pelas estrelas do teu firmamento,
O Paraná está no meu pensamento.
Um destino traçado pela glória,
Pelo braço forte da sua gente,
Ainda se escreve a sua história,
Para ser lembrada para sempre,
Uma poesia serena relembra,
- a sua história de valentia
Na ousadia da tropa,
- no trote do cavalo
Na cantoria e no acorde
- violado -
O paranaense será eternamente
- um verdadeiro -
Poeta apaixonado.
Eu não sabia,
Nem você,
Foi de surpresa,
Mas, estava escrito que já iria acontecer,
Em casa, toque trocado,
A cada palavra de carinho,
É quando não só são os corpos que se entrelaçam,
São as almas que dançam no compasso do que se chama amor,
Sem dor,
Te carregaria no colo,
E te livraria de todo mal,
Enquanto isso,
Meu peito é teu,
Deita aqui,
Cafuné,
Olhares,
E os carinhos de dedo,
Aprendi,
Aprendo,
Contigo.
Minha pequena,
Minha princesa.
Notei que tudo na vida é escrito de caneta e ao tentar apagar meu erros só sujei mais o papel. Aprendi que os erros sempre deixam marcas, nem que sejam de corretivo branco, hoje eu penso melhor antes de escrever, sobretudo porque não sei quanta tinta e folhas tenho, mas principalmente porque Deus está lendo a minha história.
O seu sorriso
Se tudo está escrito e a gente já se viu
Meus olhos encontraram sua boca e caiu
Despencou em seu sorriso cor de mar
E me fez mulher de corpo nu te desejar.
Me entregar mesmo que de pensamento
E desenhar seu corpo sob olhar perfeito
Nas suas curvas me enrolar sem medo
E no seu peito desvendar nosso segredo.
És louco o destino que quer me falar
Te ver todos os dias e nunca te tocar
E em apenas um olhar te pedi pra ficar.
Mesmo que em seu suor me encontrar
Por nós dois juntos me apaixonar e
Por uma noite inteira a cama nos segurar.
Coitado do poeta....
Iludido como em seu poema
Seu poema!Se a julgar o
que já tem escrito.
Coitado do poeta!
É tudo como a noite passada.
Está escrito no quadro, mas eu não tenho um lápis.
Está tudo aqui dentro, girando como uma máquina retrô.
Aqui dentro é assim, pode apagar nesse seu quadro infeliz e tente refazer com a mesma tinta, não sairá nada.
Você precisa ter uma máquina,
eu avisei!
Eles anotam, anotam.
Eu só preciso de uma olhada,
e meus olhos são máquinas fotográficas.
Eles anotam, anotam.
Eu só preciso de uma olhada.
Está escrito, mas eles perderam aquela observação final,
Estava difícil de entender, mas eu tenho uma resolução do século em que você não está.
Está tudo aqui dentro...
porra eles perceberam.
Cadê suas anotações?
Eles perguntaram, eu apenas falei: é como o remake do David Bowie.
Eles estavam dançando como na década de 70.
Pode apagar tudo nesse quadro infeliz, está tudo aqui dentro, vejam eles dançando.
Eu sou o novo Michael Jackson, estarei no super bowl.
Eu só preciso de uma olhada, enquanto eles anotam.
Mas tudo é apenas como a noite passada, e eles continuam achando que eu sou o melhor.