Amor Egoísta
Não que eu não me importe ou que não pense sobre. O que você chama de egoísmo eu chamo de amor próprio. É complicado, não é fácil fazer escolhas, ainda mais quando não sabemos se estamos fazendo a certa. Mas não posso estar com alguém que não tem tempo para mim, porque eu aceitaria migalhas de alguém se mereço muito mais? Eu sei bem quem sou e quando amo, amo de verdade, honestamente e sem limites. Mas quero estar com alguém que saiba retribuir a isso, que saiba corresponder aos meus excessos.
"Quando encontrarem amor entre os egoístas,
por favor me comuniquem.
Tal acontecimento não será menos importante
que a descida do homem a lua."
Mais amor, por favor!
Preste atenção nas pessoas ao seu redor, pois, nesse mundo de egoísmo, falsidade, arrogância e culto excessivo a beleza, não busque conselhos com qualquer uma dessas pessoas.
Os egoistas só sabem falar de si. Não aprenderam a ouvir;
Os falsos, só querem teu mau, roubar tua felicidade e te prejudicar;
Os arrogantes, não tem uma palavra amiga para te oferecer nos momentos difíceis, pois são isentos de sentimentos;
Os egocêntricos, só vêem a sim mesmo, e a única coisa que importa é seu bem estar no seu mundinho de espelhos, onde não cabem problemas alheios. Então querida, se você estar passando por uma situação difícil... Uma dica: Identifique cada pessoa ao seu redor, olhe bem no fundo dos olhos de quem você quer abrir sua vida, se ela desviar o olhar, não é confiável. Não gaste seu latim, muito menos suas lágrimas com pessoas desse tipo.
É triste dizer que, quem ama ao próximo de verdade são as crianças e os idosos. Quem aprender com eles, se torna mais humano, confiável e amigo.
Egoísmo é pensar em si mesmo, amor-próprio também. A diferença é que, no primeiro, percebe-se o intuito de menosprezar ou diminuir a importância do outro e, no segundo, apenas o intuito de dar asas aos sonhos. Portanto, quando fores obrigado a abrir mão de coisas importantes no seu relacionamento sob acusação de estar pensando em si mesmo, analise se é egoísmo ou amor-próprio, pois, caso seja egoísmo, sacrifique o seu orgulho. Caso seja amor-próprio, sacrifique o relacionamento.
A indecisão, por medo, egoísmo ou por falta de amor a Deus, ao próximo e a si mesmo, são os maiores ladrões de oportunidades.
Vivemos num mundo
tão devastado pelo egoísmo,
onde um simples gesto de amor
é visto com grande espanto.
A ganância leva os homens
para as frias ruas do egoísmo...
Devasta o amor, a paz, a solidariedade,
empurra a bondade para o abismo.
Caminha indiferente aos apelos,
pisa os que se interpõem em seu caminho,
esmaga a tantos em seus atropelos,
perfura a todos com seus espinhos.
A ganância caminha sem compaixão,
destrói convivência pacífica, sonhos, encarna Caim,
leva em seu cerne indiferença sem fim
e no final do caminho mergulha num lago de solidão.
A ganância é um poço sem fundo,
inimigo-mor que destrói a perfeição,
na sua voracidade esvazia e destrói o mundo,
faz da vida um palco em confusão!
Não seja egoísta ao ponto de nem você ser protagonista do seu coração, tanto quanto morrer de amor, morre de egoísmo.
"As pessoas egoístas acreditam que têm o dobro de amor, pois recebem o amor dos outros e ficam para si mesmos com o amor que não dão" (ROBERTO FALCHI MARTINS - 17/10/2016).
AMOR ALTRUÍSTA constrói, já o EGOÍSTA destrói : famílias, relacionamentos, meio ambiente e consequentemente o mundo.
A doação de quem ama é um sol que se irradia. O amor que pede retribuições é egoísmo. O amor que exige pagamento é avareza. O amor que busca reconhecimento é vaidade. O amor que recebe para dar é usura. O amor que calcula o resultado é interesse. O amor que tem medo do mundo é covardia. O amor que ordena e impõe é tirania. O amor que sente ciúme é mesquinhez. O amor que mede o que dá é cobiça. O amor que espera receber é ambição. Amor para ser amor tem que dar-se, sem nada pedir... assim como o Sol.