Amor e Adolescência
“O amor jovem é uma chama, muito bonita, muitas vezes, muito quente e feroz, mas ainda assim apenas a luz e cintilação. O amor do coração velho e disciplinada é como carvão, deep-ardente, inextinguível. “
Amor sólido
É comum ouvirmos a citação do belíssimo texto do capítulo 13 da primeira carta aos coríntios em cerimônias de casamento. Todavia, esse texto foi originalmente endereçado a uma igreja. Por isso, podemos dizer que esse escrito paulino carrega a referência sobre a necessidade de caminharmos amorosamente em qualquer tipo de relacionamento. Segundo o apóstolo, o caminho do amor é "sobremaneira excelente." (1 Co 12:31)
Contudo, esse caminho parece ter sido esquecido pelo ser humano contemporâneo. Vivemos em um mundo "capitalcêntrico" que nos julga num piscar de olhos pelo que temos e não pelo que somos. Afinal, a engrenagem de ouro que faz a sociedade funcionar é o consumo. Todos os anos somos convencidos de que o celular que possuímos já não serve, de que nossas roupas já estão fora de moda, de que nosso computador está obsoleto e de que, para fazer a engrenagem girar, devemos consumir ainda mais. Entretanto, um grande problema causado por esse "modus vivendi" é que esse tipo de lógica migra para nossas relações e gera o que o sociólogo Zygmunt Bauman chamou de amor líquido. As pessoas vivem relacionamentos sem solidez e que não perduram pelo fato de, mesmo sem saber, estarem consumindo o outro.
Se quisermos fugir dessa liquidez, devemos relembrar as orientações de Paulo sobre o amor. Para ele "o amor não busca os próprios interesses", "tudo crê, tudo espera e tudo suporta". Por isso, o outro não é consumível e descartável, mas imprescindível. Como escreveu Erich Fromm em "A arte de amar": "O amor imaturo diz: eu te amo porque preciso de ti. O amor maduro diz: preciso de ti porque eu te amo." Ou seja, nunca construiremos relações consistentes e maduras se, ao primeiro sinal de insatisfação com o outro, simplesmente o descartarmos.
Portanto, que "emanemo-nos amor", como diz uma canção popular e percebamos a importância de construir relacionamentos sólidos e profundos que perdurarão para a eternidade como nosso maior legado.
A Dor/Amor
Meu Deus
Eu não entendo
Porque não é recíproco?
Eu não mereço
A bipolaridade
Porque o amor precisa de...
... 'Beleza'?
Aparência é tudo
Ninguém pode negar
Tem como nascer denovo?
Eu ja tentei de várias formas
Eu ja falei meu amor a ela
Eu me declarei 3 vezes
E ela beija outros na minha frente
Ja sofri muito
E não sou feliz
Como é possível falar de amor com outros
Ninguém entende oque se passa
Eu gostaria muito de conversar com ela,
e saber como acontece na mente dela
A minha falta explodir
Eu nunca a esqueci
Ja fiz muitos pedidos até pra santos
O melhor a fazer é sofrer
E o coração fazer auto limpeza nos sentimentos
Dos meus momentos de Sofrência
Dor
E amor...
... que não é correspondido
O universo do seu amor - Prosa
Por que me sinto assim?
Por que toda vez sinto esse nó na garganta?
Essa dor no peito, e esse vazio na alma?
Sinto que meu espírito estica e encolhe toda vez que passo por esses momentos.
Há dias em que parece que tudo está a mil maravilhas, mas também, há dias em que sinto vontade de entrar dentro de um buraco e ficar escondido, de tanta tristeza e vergonha.
Há porém, dias que começam lindos e maravilhosos, quando do nada, aquela euforia se torna uma nuvem nebulosa de decepções. E às vezes, depois de alguns soluços de tristeza e solidão, o sol parece voltar a brilhar novamente, trazendo luz e paz para meu inquieto coração sofredor.
Não sei se esse vai e vem de emoções algum dia, pode trazer problemas para minha saúde, mas sei que não existe nada melhor do que ser correspondido, mesmo que de uma forma tímida e temerosa.
Sigo tentando cultivar este sentimento na esperança de que um dia possamos ficar juntos.
Às vezes sinto que esse relacionamento se parece muito com a história de Romeu e Julieta.
Um amor que não podia ser concretizado, realizado, e muito menos aceito pela sociedade em geral.
Duas famílias totalmente diferentes e, indiferentes a esse amor.
Pobres Romeu e Julieta.
Só queriam ficar juntos e serem felizes, mas as circunstâncias não lhes permitiam. Tem horas que dá um aperto no peito e um vazio tão grande no coração, o ar começa a ficar cada vez mais escasso, o sangue começa a querer subir para a cabeça por entre as vias respiratórias e, do nada, os olhos começam a lacrimejar.
Tento segurar, engolir o choro para ninguém perceber.
O apetite foge na hora, e tudo fica sem sal e sem sabor, mas logo tento me recompor na esperança de que terei o seu sinal de que também está comigo nessa.
Que também pensa em mim, assim como penso em você.
Tudo bem você não conseguir se declarar da mesma forma que eu consigo, mas, no seu olhar consigo perceber que também está passando pela mesma dificuldade que eu por esperar por você.
Vou continuar esperando você na esperança de que um dia terei o seu carinho.
Dos seus lábios, saborear o mais doce mel, e através dos seus olhos, viajar por toda a imensidão do universo do seu amor.
Quero me perder nessa imensidão.
Mergulhar neste oceano de águas doces que nascem do seu coração.
No universo do seu amor quero me perder, e encontrá-la no meu universo, para que juntos formemos várias galáxias de onde nosso amor jamais possa ser apagado, ou contido.
Quero viver no universo do seu amor.
As vezes esse amor que você diz sentir por tal pessoa, pode ser um sentimento falso que você fica alimentando
Amor Adolescente
Oh amor adolescente
que bate assim forte
parece até ser onipotente
Oh amor adolescente
vem sem pedir permissão
e se vai sem despedir da gente
Oh amor adolescente
parece até verdadeiro amor
mas na verdade vem pra iludir a mente.
Quando,
retiro as minhas folhas.
É para me vestir de amor.
Hoje quis ser,
uma arvore adolescente.
Formosa!
Com saia rodada,
rosa menina,
delicada.
Para encantar o meu amor.
Hoje eu o trago para mim.
Não será pardal,
nem bem-ti-vi.
Será meu beija-flor.
Hoje, quero beijos delicados.
Quero um doce amor.
E só ele sabe beijar, tão bem assim.
Por isso me visto de flor
Não sei onde foram parar aquelas minhas fantasias adolescentes sobre o amor. Acho que elas foram se despedaçando e indo embora junto com cada uma das pessoas que partiram meu coração. E o mais ridículo é que mesmo sabendo que elas não passavam de fantasias adolescentes, no fundo eu ainda espero que alguém apareça e me diga: "Ei, olha o que eu achei na rua, suas fantasias adolescentes; quer de volta?"
Na infância nos deparamos com o amor, na adolescência conhecemos o amor , adultos descobrimos que o amor causa dor, mas não vivemos sem amor , aliás morremos por amor e quando partirmos até deixamos amor.
''E quando nos álbuns de adolescente eu respondia com orgulho que não acreditava no amor, era então que eu mais amava.''
Ninguém disse que amar seria fácil. Amor sem dor, não é amor. Nem que seja a dor de pensar em perder, ou até mesmo a dor da perda. Porque querendo ou não, enquanto as coisas estão bem, achamos que o sentimento será eterno. Engraçado... pura ingenuidade a nossa. Sabemos que não somos eternos, tão pouco nossos sentimentos.. mas, parece ser difícil de acreditar.
Mas, doa a quem doer: Nada é eterno.
As coisas funcionam mais ou menos assim: Você se apaixona e tudo fica lindo, mas um dia todo esse amor vai embora, ou se desgasta e você tem que continuar. Continuar.
Ps: Leve com você só o que foi bom.. ódio e rancor não levam a nada.
Ps2: Ame, ame muito. Até que sua ''eternidade'' acabe, ao último fechar de seus olhos.
Adolescente,
Carente, sem mente, pode ser, mas é um ser, que quer amor, não quer a dor. Pode ser aos olhos do mundo um ser vagabundo, sem valor, que apenas quer o bem para si e o mal para os outros, mas não é verdade,adolescente tem sentimentos, bons, maiores até talvez que o amor, que corre por suas veias como parte do seu corpo e é o que quer... transmitir para os outros, porém ninguém o vê assim. Todos o enxergam como um louco, um ser sem gosto, um humano como qualquer outro... Mas o que ele quer na verdade é realizar seu sonhos, apeguar -se nas asas da imaginação e viver com seu coração em um mundo onde há fraternidade e amizade, onde há paz...
No entanto, a humanidade destrói, seus sentimentos e o torna um humano agora sim como qualquer outro, que destrói.
Que mata, assassina a vida, que não se importa com seu semelhante, por ser maluco, um ser duro ou simplesmente por não amar a si mesmo.
A partir daí cresce toda a maldade com um triunfo desesperador.
Mas não é tudo ainda existe uma gota de esperança que cresce como umma criança e que poderá se tranformar um dia em rio de luta, de vida e fraternidade, onde a amizade e o amor são os maiores poderes, onde as crianças que agora são adultos vivem em conjunto... e podem respirar...
Amor Adolescente,
aquele amor que muitos não acreditam, aquele amor que acima de tudo é sincero, é um amor formado por carinho, afeto e respeito. por que existe pessoas que não acreditam na força desse amor? por que existe pessoas que riem da nossa cara quando dizemos que realmente amamos alguém? será pecado amar alguém na adolescencia? eu serei um(a) fora da lei em dizer que amo? por que? por que tem que ser assim, basta duas pessoas se amarem, não importa o período da vida, basta ser amor, basta ter a certeza de que é você que eu desejo, pro resto da minha vida e que para se amar não existe idade existe sentimento !
Amar não é gostar, amar é simplesmente amar e é isso somente isso basta olhar pra pessoa amada e dizer:
"Eu te amo !"
Ela atravessou oceano para viver um grande amor que começou na adolescência, e que o tempo, e as circunstâncias os separam, mesmo sabendo que poderia ser por curto tempo, ela se arriscou a viver esse amor que guardou por tantos anos. Ela atravessou oceano para beijar novamente aqueles lábios que a vinte e três anos não há havia, foi o melhor momento de toda sua vida. Aqueles momentos, foram sagrados, foi a confirmação de um sentimento que estava guardado a anos atrás. Aqueles momentos que eles viveram, foram os melhores e os mais bonitos, ela guardou pela eternidade. Aquele toque, aquela pele, aquela boca, fez ela parar no tempo, ela nunca havia sentido algo parecido, foi mágico. Ela conversa com ele em pensamento e telepatia, todos os dias. Nem sempre conseguimos ficar, viver, com o grande amor de nossas vidas. O que nos conforta, é saber que a pessoa amada está bem, e feliz.
o amor é como uma criança aprendendo a andar
Regado e fortalecido torna-se adolescente
De poros abertos clamando por vida vivida, explorando o desconhecido no seu intimo imaturo
A chama do amor acende ardente na pele
do pequeno desejo de amar
E a brincadeira acabou,pois tornou-se
gigante para sempre diante da lembrança do ser amor.
___-Eliani Borges.