Amor ao próximo
Como cantou Renato Russo: “É um não contentar-se de contente. É cuidar que se ganha em se perder. É um estar-se preso por vontade […]”
São tantos questionamentos, tantas perguntas soltas, tantas dúvidas doídas, tantas respostas vãs. Viver é uma escolha ousada e paciente. Passamos anos cruzando medos com coragem, lançando esperanças e ganhando força, travando batalhas e dissipando pesares.
Assisti recentemente ao documentário: “The story of us” com Morgan Freeman, e especialmente no episódio 3, que fala sobre o poder do amor, eu me senti envolvida pelas diferentes – e de certo modo semelhantes – histórias. Retratam casos de pessoas que movidas por uma força sem tamanho, são capazes de mudar destinos de desconhecidos, de ressignificar dores, de permitir a própria felicidade e de outras pessoas por acreditarem e optarem por um caminho, ora torto, e tão belo que é o do amor.
O amor é capaz de tudo suportar, de fazer confiar, de intensificar propósitos, de inspirar vidas, de mostrar que, com a união em busca pelo melhor, do outro e do mundo, seremos melhores para nós mesmos. Que não existem limites, barreiras e nem questões vagas quando nos permitimos responder com amor. Guerras tornam-se desprezíveis, os valores nobres, as buscas outras.
Quando percebemos que não se trata de um sentimento, e sim de um modo de vida, que transpira movimento e realização – deixamos de tantas expectativas e indagações.
O amor é capaz de remover capas, desnudar reservas, desmistificar poderes, enlaçar distâncias e converter resistência. Porque mostra um caminho incerto, mas sem possibilidade e nem desejo de regresso. Escancara sensibilidades, aprimora nossa irmandade e corrobora a compaixão. Como cantou Renato Russo: “É um não contentar-se de contente. É cuidar que se ganha em se perder. É um estar-se preso por vontade” […]
No documentário, o amor foi confiado por quem apostou sem garantias, quem insistiu por incontestabilidade, quem se dedicou sem medida e quem fez muito com o pouco que dispunha, sem esperar por nada. E talvez seja realmente isso que seria capaz de sacudir a humanidade. A caçada por paz, o rastreio da felicidade, a investigação dos porquês; passam de perseguição para desprendimento, de prisão a desapego, de indignações a entendimento. Qualquer que seja a pergunta, amor é a resposta.
Sem precisar separar afeto de caridade, sem necessidade de defender o sagrado do profano, nem contextualizar escrituras ou destrinchar versos de Camões, tenho que concordar com as estrofes de “Monte Castelo”, por perceber que tão simples e atemporal é o amor. Tão presente e silencioso, tão misericordioso e valioso. Tão grande e poderoso…
Super Homem
Deixa-me cuidar de ti
Deixa-me amar-te
Deixa-me ser teu super homem
Confia em mim,só quero teu carinho
Confia em mim,só quero a tua reciprocidade
Confia em mim,só quero ser teu super homem
Vem ser,meu amorzinho
Vem ser,minha bebé
Vem ser,minha Lois Lane
Que eu apenas serei teu Super-Homem.
“Amar, é muito mais do que apenas palavras
É saber cuidar sem permissão
Estar junto em qualquer situação
É fazer sorrir, sem pedir um sorriso
É abraçar, antes de um abraço
É estar junto, mesmo estando longe
É por os interesses da outra pessoa, antes dos seus
Amar é simplesmente amar
Sem muito o que querer e sim o que fazer.”
Caroldi
Não haverá flores ou frutos se você não cuidar primeiro e muito bem do solo.
Mas, lembre-se: o solo, é você!
Acreditemos na capacidade que temos de cuidar de nós mesmos, e o principal mantermos sempre a paz interior. Nos lembremos de que, é nos exercícios fortes que exercitamos os nossos músculos e ganhamos mais força física. Da mesma forma, é no trabalho pesado do dia-a-dia que fortalecemos a nossa disposição para o alcance dos nossos objetivos, e o aprimoramento das nossas virtudes. Perazza.'.
Devemos ter olhos e também uma vocação onde quer que estejamos para cuidar de nós mesmos sem esquecer dos males que afligem as sociedades humanas.
"Não durma com chicletes na boca, lembre-se sempre de escovar os dentes e cuidar da sua saúde, mental, física e pessoal.
Você é dono de si
Boa Sorte!"
...Perdoar é cuidar das feridas e sujeiras. É compreender que os transtornos são muitas vezes involuntários. Que os erros dos outros são semelhantes aos meus erros e que, como caminhantes de uma jornada, é preciso olhar adiante. Se nos preocupamos com o que passou, com a poeira, com o tijolo caído, o horizonte deixará de ser contemplado. E será um desperdício.
"Cuidar da alma e da mente é fundamental para se ter a tão almejada juventude, alegria e vitalidade.
Cuidar do corpo é igualmente importante, pois ele é um veículo de bem estar e como a estrutura de um templo, precisa ser limpo, perfumado, decorado com simplicidade, respeitado, para que seja digno da divindade que nele reside."
relógio que conta
que tá passando da hora
de eu cuidar
só da minha vida
dos meus canteiros
das minhas flores
dos meus inteiros
e juntar os meus pedaços
das minhas dores
da minha leitura
e aprofundar os meus conhecimentos
da minha sabedoria
da minha auto-estima
do meu amor-próprio
da minha familia
das minhas contas a prestar
das minhas lembranças
das minhas fotografias
das minhas memórias
da minha história
dos meus medos
dos meus anseios
das minhas preces
do meu nariz
de ser feliz!!!
hoje eu resolvi me amar
mais do que nunca
resolvi me cuidar
para sempre
resolvi me acariciar
o rosto
a alma
o coracao
e o ego
resolvi me importar
porque é isso que eu quero
resolvi me envolver
em muito amor
resolvi encher o coracao
de esperança
resolvi jogar fora
o que não presta pra nada
resolvi dar uma trégua
para os meus piores sentimentos
resolvi pensar na vida
e no dia do último suspiro
resolvi enterrar
meu lixo tóxico
resolvi relevar
os meus erros
resolvi me aceitar
por inteira
resolvi acabar
com a choradeira
resolvi parar para me ouvir
o eco que sai de mim
o grito bramido
sufocado no peito
agora sai por puro despeito
resolvi ser mais leve
serena e tranquila
resolvi ser delicada
sutil e minha amiga
resolvi deixar de lado
o ódio que eu tinha
resolvi me dar um conselho
pro meu próprio bem
resolvi ser melhor
mas não mais do que ninguém
resolvi me desamarrar
dos tormentos que me prendiam
resolvi bem resolvido
o auto-amor e a auto-estima
que há muito eu não me envolvia!!!
O homem que tem a função de cuidar do gado, deu as costas e eles foram roubados por estar dormindo justamente na hora em que deveria estar completamente acordado.
Permita-me ficar em sua vida…
Permita-me cuidar de você…
Permita-me estar sempre ao seu lado.
Você está marcado em meu coração.
…Imploro para que me deixe ficar,
Prometo não fazer barulho.
Só quero ter a oportunidade de te fazer
Sorrir, ser feliz e abraçar a vida, de uma
Maneira que te faça sentir único.
Eu sou apenas uma simples pessoa
Que te ama e AMA a vida…
Porque tu habitas nela.
“Cuidar de uma flor é exercitar nossa paciência: plantar, regar, cultivar e esperar... por um lindo desabrochar. Assim cultivamos flores e assim cultivamos amigos.”