Amor ágape
Entende-se que o amor Ágape – ratificando, sentimento sem interesses egocêntricos – seja a capacidade dada por Deus, em seu Filho Jesus Cristo, para um propósito divino em se fazer o bem independentemente das circunstâncias e de quem esta sendo beneficiado. O amor Ágape ou esta capacidade de amar dá condições, por exemplo, de uma pessoa amar seu próprio inimigo. Não somente de tolerar ou perdoar, mas de amar! De fazer o bem mesmo tendo algum prejuízo próprio do agente. Por essa razão, mesmo tendo atitudes que caracterizam uma boa ação (não possuindo o indivíduo essa capacidade) se torna algo fútil no âmbito espiritual, pois o objetivo que visa beneficio-próprio não poderia associar-se ao amor Ágape. Creia-se que o que diferencia o amor Ágape dos demais (amores) é a origem e o objetivo do mesmo. Enquanto o Ágape tem origem diretamente divina os outros têm origem na natureza humana, na sua condição natural.
Nem mesmo a ciência tem condições de alcançar a plenitude do conhecimento do amor Ágape. Quiçá a filosofia possa discorrer proximamente sobre esse amor: Usando de analogia, a entrega incondicional da mãe para com o filho visando seu bem estar mesmo em detrimento do seu, poderia aproximar-se do amor Ágape? Nesse mesmo sentido, seria um sentimento benigno seguido de obras que promove o bem estar de um ente querido com a perda da vida ou parte dela (renúncia) de quem cultiva esse sentimento?
O verdadeiro amor é muito mais agir que sentir. O ágape, é uma das palavras gregas para o amor que nos remonta um amor divino, incondicional inspirado por nossa vontade e pensamento.
Entre os irmãos de uma verdadeira fraternidade o ágape, não é menos afetivo e ágil pois é assim denominado para uma refeição comum na celebração ritualística do amor fraternal de cada irmão amar ao seu frater-próximo como a si mesmo. Logo comendo o pão natural e espiritual o amor é a parcela vital do fruto substancial para nossa harmônica caminhada por aqui.
"Quando passamos a viver o Amor Ágape em Verdade, princípios são produzidos em nós...São frutos da verdade!"
Quando o amor que se fez ágape, Vimos Deus em sua presença Mas ousou matar em seu nome, Cometeu a maior imprudência.
Gabriel amor Agape !
Obrigada meu filho! Obrigada por você existir!
Anos se passaram, mas parece que foi ontem que o recebi dos braços do Pai.
Sim… Naquele instante mágico! Sua concepção marcara o início da nossa história.
Uma história cheia de luz, pois foi gerada com muito amor ;
Uma história cheia de alegria pois era início de muitas possibilidades: sonhos, fé e, principalmente, da certeza de que além de um filho, eu recebia de presente um amigo fiel, um eterno companheiro, um cúmplice para uma longa caminhada cheia de buscas e descobertas.
Que Deus sempre o proteja, é o meu maior desejo!
Que Deus o encha de amor, verdade e paz é meu eterno pedido!
Que nossos esforços sejam úteis, não apenas para nós dois, mas para toda humanidade;
Que você seja grande! Mas nunca se esqueça de abraçar o pequeno;
Que você seja forte! Mas nunca se envergonhe de pedir perdão, todas as vezes que for necessário;
Que você seja sempre terno e carinhoso! Mas nunca deixe de ser rígido para a construção da justiça;
Que você seja justo! Mas nunca venha a julgar alguém com os olhos dos humanos, se algum dia isso for preciso, julgue como lhe julga meu coração materno;
Que você seja esperto! Mas nunca queira usar sua sabedoria para enganar nem envergonhar aos menos dotados;
Que você cresça! Mas nunca se esqueça de que um dia foi pequeno e mesmo se chegar a ser gigante, lembre-se que terá sempre meu colo cheio de amor para o amparar e lhe acariciar;
Que você seja adulto! Mas que saiba sempre acatar aos conselhos dos mais velhos ;
Que você seja sério! Mas nunca permita que roubem a criança que existe dentro de si;
Que você caminhe rumo ao sucesso! Mas nunca esqueça que a humildade e o discernimento são irmãos e sempre deverão andar de mãos dadas;
Que você viva intensamente! Mas nunca esqueça de que existe os que caminham lentos pelo próprio cansaço do dia-a-dia, pelas batalhas, pelos sonhos desfeitos, sucessivas ilusões e desilusões;
Quando chegar o dia dos nossos rumos tornarem-se opostos, nunca se esqueça meu filho, que mesmo assim, sempre estarei juntinho a você. Estaremos eternamente ligados por laços de amor que juntos construímos a cada despertar e anoitecer dos nossos dias.
Cresça..., corra..., tente..., invente..., crie..., transforme..., ame..., se apaixone..., viva... corrija..., perdoe…
Mas nunca se esqueça de colocar amor em tudo o que você fizer na vida, seja qual for a tarefa, seja qual for a missão, seja qual for o papel a ser desempenhado, só o aceite se o fizer com muito respeito e amor. Foi com essa mesma fórmula que o concebi em meu ventre.
Obrigada meu filho! Obrigada por você existir!
Todas as vezes que em silêncio eu chorava pelo cansaço e queria desistir, foi com a doçura dos seus olhos e suas mãos pequenas a me buscar… que fui descobri que eu era forte e devia continuar. Hoje quando lhe olho, me sinto grande por ter conseguido lhe gerar.
Filho Querido! Amo muitíssimo você! De sua mãe que te ama muuuiiiiiiiiiiiitoooooooooo!!!!!!!
GABRIELL DE PAIVA, A RAZÃO DA MINHA VIDA MEU TUDO
DEUS PROTEGE MEU FILHO NÃO DEIXA MAL NEM UM ACONTECER COM ELE ILUMINA O CAMINHO DELE E MIM DAR MUITOS ANOS DE VIDA PRA CRIAR MEU FILHO
"E chega um momento da tua vida que a única coisa que faz sentido é o AMOR ÁGAPE. O resto vem e vão como ondas do mar. Uma pra lavar, outras pra se ajuntar e outras pra derrubar algo que exatamente não era pra estar ali. E recontruir noutro lugar. "
—By Coelhinha
Quando aprendemos a perdoar aqueles que nos ofende, retribuímos a ofensa a eles com o amor Ágape, que é o amor misericordioso e puro que o próprio Deus nos amou, e assim Jesus nos ensinou, por isso eu peço sempre ao Senhor fé, pois sem fé é impossível perdoar. Se não houver perdão nos tornamos prisioneiro dos nossos inimigos, de tal modo, que acabamos vivendo com eles 24 horas por dia, seja pensando em vingança, ou guardando algum ódio, por isso não deixe para amanhã perdoe hoje. "Deus nos perdoou porque ágora pertencemos a Cristo".
Amor?!! Simplificação??Eros?Philleo??Ou Ágape??....Se for pelos meus esforços,"Nenhum!!!é por isso que nada deve ser por tolerância mas por doação,praticar o amor sem olhar a quem,deve ser o centro Cristão,posso guardar todos os mandamentos ter todos os dons ou cultivar o fruto do espirito mas sem a doação será apenas um ato por impulso e não pelo Próximo como a mim mesmo."
A minha filosofia é de que o sentido da vida está no abraço, no amor, no ágape, nas coisas mais pequenas. Não há pessoas que não amem nesse mundo, mas há pessoas que não são amadas, o amor não é o equilíbrio universal mas é o certo, o que sinto é que não pararei até encontrar o que procuro: o grande Deus cósmico.
O exercício do amor ÁGAPE nos possibilita entender o significado da palavra COMPREENSÃO. Ele nos liberta enquanto o outro, o EROS, nos aprisiona.
AMOR ÁGAPE = Obediência: se obedeço a Deus, eu o amo!
Quando alguém me faz mal e eu sinto ódio da pessoa, eu cometo pecado, por mais que o erro tenha partido dela. A partir do momento que eu sinto ódio, preciso lhe pedir perdão pelo ódio que senti a fim de que eu seja purificado.
Nesse caso, pedir perdão a Deus em particular é diferente de pedir perdão ao ofensor que o ofendeu. O resultado dessa ação de reparação é surpreendentemente inexplicável!
Jesus não precisou pedir perdão aos seus ofensores porque ele não odiou ninguém, por pior dano que lhe causassem.
O amor que Jesus deu não foi equivalente aos maus-tratos que recebeu. E mesmo assim ele continuou amando!
Daí, alguém diz em sua superautovalorização: “Eu mereço todo o amor que tento dar aos outros”.
Disse Jesus em seu amor ágape, o amor de Deus, amor de abnegação, amor de obediência, para amarmos os nossos inimigos e perdoarmos quem nos maltratou” (Mt 5:44; 18:21,22).
As coisas sem relação com o amor têm medida e condições: se recebe pouco, dá pouco; se recebe muito, dá muito. Mas com o amor não é assim, pois o amor é incondicional.
AMOR ÁGAPE = Obediência: se obedeço a Deus, eu o amo!
Quando alguém me faz mal e eu sinto ódio da pessoa, eu cometo pecado, por mais que o erro tenha partido dela. A partir do momento que eu sinto ódio, preciso lhe pedir perdão pelo ódio que senti a fim de que eu seja purificado.
Nesse caso, pedir perdão a Deus em particular é diferente de pedir perdão ao ofensor que o ofendeu. O resultado dessa ação de reparação é surpreendentemente inexplicável!
Quando Deus falou à minha mente, por meio da pregação, que eu devia pedir perdão a uma pessoa que me ofendera, no momento eu achei aquilo um absurdo, e cheguei mesmo a questionar a Deus no altar: “Como, Senhor, vou pedir perdão a uma pessoa que me traiu da pior forma?! Ela é quem deve me pedir perdão e não eu a ela. Foi ela quem errou e não eu!!!”
Então, entendi que Deus me respondeu assim: “Simplesmente, vá e peça perdão”. Decidi obedecer sem questionar, e aprendi que o entendimento segue à obediência.
O resultado foi maravilhoso para mim, pois recebi a libertação daquilo que me fazia mal e ao mesmo tempo desagradava a Deus. Imediatamente me lembrei de uma frase que tinha ouvido muito tempo atrás em uma rádio: “O ódio é a arma voltada para o peito de quem odeia” (autor desconhecido).
Minha alma estava sob ameaça e eu não sabia, mas Deus sabia. Eu odiava e não sabia, mas Deus sabia, e queria me libertar de tão grande mal para que minha alma não se deteriorasse e viesse a se perder.
Portanto, falo por experiência. Deus me concedeu a bênção da libertação pela minha própria iniciativa de lhe obedecer à instrução.
Fiz o que decidi fazer e a primeira coisa que recebi foi a liberação da carga do ódio: “Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve” (Mt 11:30). Não sabia mais o que era aquilo; não reconhecia mais aquele péssimo sentimento.
Após consumar o ato do pedido de perdão ao meu ofensor, sem maiores explicações (pelo que ele não entendeu nada), recebi de Deus uma libertação sem igual e quase inexplicável; uma experiência de libertação tremenda comprovada após o feito.
Jesus não precisou pedir perdão aos seus ofensores porque ele não odiou ninguém, por pior dano que lhe causassem. O amor que Jesus deu não foi equivalente aos maus-tratos que recebeu. E mesmo assim ele continuou amando!
Daí, alguém diz em sua superautovalorização: “Eu mereço todo o amor que tento dar aos outros”. Porém, quando der amor, simplesmente não espere receber amor de volta. Não espere nada em troca. Apenas ame.
Uma pessoa “até mereceria” receber amor de volta quando dá amor, mas não é assim que o amor funciona. O amor não visa seus próprios interesses e benefícios (1 Co 13:1-8).
Disse Jesus em seu amor ágape, o amor de Deus, amor de abnegação, amor de obediência, para amarmos os nossos inimigos e perdoarmos quem nos maltratou” (Mt 5:44; 18:21,22).
As coisas sem relação com o amor têm medida e condições: se recebe pouco, dá pouco; se recebe muito, dá muito. Mas com o amor não é assim, pois o amor é incondicional.
A premissa do amor narcísico é o interesse do benefício próprio. Antagônico a este; o amor ágape se satisfaz pela entrega, mesmo que aparentemente não haja benefícios
"Ágape"
Se não aprendermos a fazer o amor fluir dentro de nós, boa parte do nosso caminho está findado nos passos da mesquinhez, da vaidade, do orgulho, do egoísmo e da revolta;
Se não houver o amor em nossos corações, até um fruto doce e saboroso pode se transformar no mais amargor dos fels;
Somos o que carregamos em nossos corações;
O que vibra fora, é o mesmo que transborda de dentro.
Namastê
Gratidão ao TODO
Ser Pai....
É coexistir no amor de Deus pelo homem....
É viver a experiência única do ágape pelo homem...
"A bíblia reflete o amor ágape não apenas como um atributo do caráter de Deus, mas sobre a sua pessoa inescrutável, sendo a essência do próprio amor."