Amor a Si Mesmo
Não espere que te façam o bem
Nem espere que te façam o mal
Faça se a si mesmo esse bem
Pois amor próprio não tem igual
Guardar amor é uma das piores economias que alguém pode fazer na vida, tanto para si mesmo quanto para a humanidade.
Sei que você gostava de mim, mas tive medo de receber um não mesmo sabendo que você iria dizer sim.
Depois de perder meu irmão, tive um tempo difícil. Então tomei uma decisão. Disse a mim mesmo que viveria uma vida na qual eu não teria que perder ninguém. Não viveria uma vida divertida. Viveria uma vida na qual eu não sonharia com o futuro. Desde então, nunca tive uma noite de sono confortável. Nunca fiz piada, nunca toquei piano e nunca amei ninguém. Até você pousar no meu mundo um dia. Era assim que eu vivia.
Hoje eu quis uma dose imoderada de mim mesmo e injetei nas veias de minha fuga uma overdose do amor que as faz pulsar!
Pouco me importa ser esquecido pelo mundo. O que realmente me deprime é não ser achado por mim mesmo!
Quem quiser me achar, não me procure em mim mesmo. Há tempos que abandonei-me para morar em minhas letras!
Um velho ditado de Khalil Gibran: “Ame o seu inimigo! Eu o obedeci e amei a mim mesmo”. Se pararmos para pensar e justamente assim que funciona a vida, nós somos inimigos e prisioneiros de nós mesmo a todo tempo, nos colocamos em situações desnecessárias rotineiras. Pensamos, por muitas vezes nos extremos (8 ou 80), deixando a emoção (elemento água) falar mais alto e perdemos o equilíbrio (Yin e Yang), e neste momento perdemos a razão justamente pelo “impulso”, “raiva”, “magoa”, “rancor”, “fofoca”, etc... Não tomemos atitudes impulsivas no auge destes sentimentos (sentimentos que só tendem a fazer mal a nos mesmo), afinal somos o que vibramos a todo instante e o universo conspira e dá voltas, coloquemos na balança a razão e emoção, façamos um equilíbrio e logo depois tomamos as devidas providencias, já na calmaria mental. E ainda finalizo com a seguinte frase “o peixe morre pela boca”.
E disse o Divino: ‘‘Ame seu inimigo!’’.
E eu o obedeci e amei a MIM MESMO!
Khalil Gibran
Se sua compaixão não inclui a você próprio, sua COMPAIXÃO é incompleta!
Buda
O que é o INIMIGO?
- Eu mesmo!
Minha ignorância, meu apego, meus ódios!
Aí está realmente o INIMIGO!
Dalai Lama
Passamos boa parte de nossas vidas combatendo as imperfeições ALHEIAS, temos SEMPRE um olhar crítico e uma palavra ácida para os ERROS ALHEIOS, contudo, em algum momento ALGUÉM nos disse que “VEMOS O CISCO NO OLHO DO PRÓXIMO, MAS NÃO ENXERGAMOS A TRAVE EM NOSSO OLHO” e “AQUELE QUE NÃO TIVER PECADO QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA”!
Estas máximas deixam claro que a luta é INTERNA, o verdadeiro MAL, o verdadeiro INIMIGO habita em nós, não é combatendo o EXTERNO que iremos melhorar, e nossa função prioritária neste mundo é NOS MELHORARMOS, EVOLUIRMOS, aprendermos e praticarmos o “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI”!
É fundamental conscientizarmo-nos que nos compete AJUDAR, JULGAR não faz parte dos ensinamentos Cristãos “PORQUE O MAL É O QUE SAI DA BOCA”, em nossa TRILHA EVOLUTIVA necessitamos de COMPAIXÃO, TOLERÂNCIA, PERDÃO... da mesma forma que NOSSOS SEMELHANTES!
ÍNTIMO
Demétrio Sena, Magé – RJ.
Quem quiser que me ame
mesmo assim.
Apesar de mim.
A partir do meu centro.
Mesmo tendo ciência
da carência dos brônquios
e das pedras no rim...
não sou bonito por dentro...
Quando o olhar é voltado para além de si mesmo, serram-se as correntes do egoísmo e a liberdade voa em corações sedentos por empatia, humanidade e amor.
Amar a si mesmo...depois o próximo se ele merecer.... o amor que eu tenho por mim...não vou jogar fora...por alguém que não sabe o que é amor...pois a natureza já fez a sua colaboração...me fazendo assim perfeita!