Amo minha Igreja
Uma das grandes apostasias da igreja atual é tolerar dentro dela, homens que as Escrituras condenam como falsos profetas.
A Igreja deveria moldar o mundo pela cultura do Reino, mas infelizmente está aos poucos sendo moldada pela cultura do mundo.
A igreja primitiva era marcada com a simplicidade, amor, santidade e a manifestação de Deus entre eles, hoje a igreja é marcada pela vaidade, politicagens, escândalos e frieza espiritual dentro dela.
A ordem é pregar o Evangelho do Reino; a Igreja não tem permissão de passar por cima dessa ordem ou esquivar-se dela.
A Igreja de Cristo não teme passar pela porta estreita e nem caminhar no caminho apertado, mas a falsa "igreja" entra despreocupadamente pela porta larga e caminha distraída pelo caminho espaçoso.
(Mateus 7.13-14)
Uma Igreja não morre quando ela para de fazer cultos, ela morre quando ela deixa de ser o sal da terra e a luz do mundo.
O Avivamento Wesleyano do Século 18 veio Para Transicionar a Igreja Para outro Nível.
Até a primeira geração de Metodistas, o protestantismo era moroso, frio e intelectualizado. O protestantismo precisava ser purificado, avivado e revitalizado. E isto aconteceu com o Avivamento Wesleyano no século 18.
John Wesley viveu na Inglaterra do Século XVIII, quando o protestantismo, em todas as suas denominações, estava definhando, perdido em discussões filosóficas, sem nenhum impacto na sociedade. O protestantismo daqueles dias ao invés de influenciar, estava sendo influenciado, de maneira alarmante, pela apatia religiosa e pela degeneração moral. Dentre aqueles que não se conformavam com esse estado paralisante da religião cristã, sobressaiu-se John Wesley. Wesley e seus amigos do clube santo, não se deixaram influenciar pelo ceticismo cínico e nem pela libertinagem.
Foi nesse contexto, que o Avivamento Metodista de um novo e maior dinamismo no protestantismo daqueles dias, marcando gerações inteiras até os nossos dias.
Oremos para que Deus aqueça nossos corações novamente e façamos do mundo a nossa paróquia.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor e Unção do Abba Pater, Marcelo Rissma.
A Igreja Visível e a Igreja Invisível
Uma coisa que tenho dito para muitos jovens estudiosos que começam a se achar tão iluminados ao ponto de não aceitarem mais fazer parte de uma igreja e se submeterem a autoridade de um pastor (só porque têm visto erros) é que, o conhecimento não os torna supercrentes, por isso é necessário congregar com os irmãos, participar de uma igreja local e servir em comunidade (pois nisto há edificação). Ter algum conhecimento bíblico-teológico e das falhas da igreja, não faz de ninguém iluminado ou justifica o afastamento da comunidade. Congregar é necessário, fazer parte de um rebanho é necessário, ter pastor é necessário, pois ninguém é igreja sozinho!
A igreja invisível é aquela que só Deus pode ver o interior do coração das pessoas e enxergar seu estado espiritual. Essa é a razão pela qual Paulo diz: "O Senhor conhece quem lhe pertence" (2º Timóteo 2.19). Mesmo em nossa própria igreja e em nosso próprio bairro, só Deus sabe com certeza e sem errar quais são os verdadeiros cristãos. Essa igreja é o resultado da soma de todos cristãos que fizeram, fazem e farão parte da visível. E ninguém faz parte da igreja visível ao menos que esteja em plena comunhão (no partir do pão, no beber do cálice e demais sacramentos) com os irmãos. Fora do corpo, você não é igreja, és apenas um membro rebelde, arrogante, prepotente, separado e condenado ao apodrecimento por falta da vitalidade que só o corpo pode fornecer.
Já a igreja visível, é aquela que podemos ver visivelmente aqueles que frequentam o culto, mas não podemos realmente ver o interior do coração dessas pessoas e enxergar seu estado espiritual; mesmo que eles cantem, toquem, preguem, ensinem e trabalhem ajudando a comunidade. Só Deus sabe com certeza e sem errar quais são os verdadeiros cristãos.
Portanto, a igreja invisível (Hebreus 12.23) é a igreja como Deus a vê.
Não importa quais sejam as suas motivações, se não buscares congregar com os irmãos e irmãs estarás em desobediência, pois, o próprio Cristo é quem mandou que assim se faça.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Na história bíblica e da igreja, ficou demonstrado, que somente aqueles que foram fieis a Palavra de Deus, pregaram e ensinaram um viver santo.
A diferença essencial entre comunhão cristã e ecumenismo é que na primeira, a diversidade da igreja exalta o evangelho ao redor da unidade essencial ortodoxa; já o ecumenismo rebaixa o evangelho, pois é a exibição do dogma da religião secular, que transfigurada no estado, é obrigada a aceitar sob as asas de sua proteção, todo o credo religioso, enquanto exige em troca, a submissão dessas religiões ao seu poder sufocante. O ecumenismo mata o corpo de Cristo e rebaixa o evangelho ao admitir que haja outro meio para se alcançar Deus, que não seja aquele revelado nas Escrituras Sagradas e por elas autorizado.
A igreja precisa valorizar mais o caráter do que os talentos. Talento até falsos profetas (Mateus 27.22-23) tem, mas caráter, só os nascidos de novo.
Entenda isso: Jamais haverá no mundo uma igreja perfeita, nem haverá uma igreja certa. Quem procura uma igreja perfeita é quem acha que já é perfeito, que já é mais santo do que todos no mundo. Para quem não quer ser ensinado ou pastoreado, nunca vai existir uma igreja certa, pois ele já sabe tudo.
O propósito de uma igreja de entretenimento é o mesmo que o do coliseu romano; divertir os desinteressados e matar os verdadeiros cristãos. Pare com o entretenimento e você descobrirá quem são os verdadeiros adoradores.
Eu fui chamado por Deus e discipulado na Igreja Metodista do Brasil, e uma das coisas que mais me impressionaram nos Metodistas, e que eu carrego na minha essência, são a vida e obra de João Wesley. Quando você lê e estuda sobre Wesley, existem relatos inspiradores, e um deles foi sobre o dialogo de algumas pessoas dizendo: “O que vocês vão ver naquele homem?” “E eles respondiam: “A gente fica vendo ele pegar fogo”; “Ele incendeia”! Nos precisamos voltar a ser tições retirados do fogo, precisamos voltar a queimar, precisamos voltar a incendiar quem está nos ouvindo e vendo. No Abba, que disse: O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará (Levítico 6.13).
Algumas Igrejas estão se transformando em uma organização, e não em um organismo. Quando a igreja é um organismo, ela se move abençoando pessoas; mas quando a igreja é uma organização, ela só se preocupa na manutenção do templo, da máquina religiosa; então essa organização, investe tudo que arrecada para manter a máquina funcionando, e não cuida das pessoas.
Toda igreja profética e relevante para sociedade é humana! Pois, um dos fundamentos do Evangelho é cuidar do próximo.