Amnésia
As memórias são como sonhos. Elas desaparecem com o tempo e a linha que as une se transforma numa frágil linha que pode facilmente se romper.
Eu choro por eles, que desejam poder irrestrito, enquanto busco apenas um julgamento justo e retorno seguro.
Por que eu me apego tão fácil? Por que essa memória tão boa? Eu não podia ter um pouco de amnésia? Um pouco de amnésia não me faria mal, não mesmo.
Na amnésia dos últimos acontecimentos,
sigo tateando a realidade que me leva a nada.
Vagando pelos caminhos da mente,
sigo me perdendo nas encruzilhadas.
Um labirinto aqui, outro ali,
sigo sem me importar se me perdi.
Devaneio, Controle? Nem parcial...
não importa, não luto contra a corrente,
não tenho nada em mente,
sou amnésia total.
A memória, deixei-a lá trás.
Minha história de um único instante se faz.
Perdoar não é esquecer (amnésia é doença); perdoar é despotencializar o passado e não deixar que os males do próximo nos destruam.
Desce uma dose dupla de vodka com bastante amnésia, por favor e diga ao primeiro que passa; Que eu sou da cachaça; Mais do que do amor.
Fui acometido por uma amnésia devastadora que me fez esquecer tudo que eu fiz e que ficou aprisionado ao tempo. Não me lembro de absolutamente nada que eu tenha feito antes de hoje. Me esqueci de cada instante vivido até agora. Hoje eu acordei desprovido de qualquer lembrança do meu passado. Restou-me apenas uma sensação de vazio à minha retaguarda e a estranha ausência das experiências que eu sei que vivi, mas que foram relegadas ao esquecimento. O meu passado agora se apresenta a mim como um ilustre desconhecido.
Não me restaram resquícios e nem notícias dos meus dias de ontem. Ainda que eu consiga ver as minhas pegadas impressas no chão, não faço a mínima idéia de quais foram os caminhos que me trouxeram até aqui. Conjugo-me apenas no presente e no futuro, porque tudo que ficou para trás já não faz mais parte do que sou. Ficou apenas um vácuo no lugar das lembranças, uma lacuna escura que não diz nada, um ermo silencioso onde ficava a memória que fora totalmente extirpada de mim. Não há começo, não há meio, mas restou-me a escolha do fim. Do que passou eu nada sei, mas o amanhã a mim pertence.
E nesta inconclusiva busca por respostas, vejo o meu passado como se fosse o leito seco de um rio que virou deserto. Nele não há mais vida, só pedras e areia. O futuro, não... O futuro é o oposto de tudo aquilo que deixamos de ser conforme o tempo vai passando. Eu vejo o futuro como um oásis, onde as esperanças se mantém sempre vivas. De verdade? Talvez a vida se resuma apenas ao que somos hoje e ao que poderemos ser amanhã, porque o passado é um fato consumado que faz parte daquele rol de coisas que não se pode mudar.
Mas, ainda que pareça loucura olhar para trás e não se lembrar de nada, sinto que esta providencial amnésia que devorou a minha memória, é a minha única e mais bem vinda cura. É ela que me possibilita olhar para frente e enxergar que o que passou, passou. O bom de estar vivo reside em poder sonhar livremente com dias melhores. Por mais que fazer viagens ao passado nos seduza e nos encante, a verdade é que existem certas coisas na vida que devem ficar exatamente onde estão: esquecidas no tempo e bem longe do coração.
É certo que nunca mais seremos os mesmos de ontem ou, talvez, sejamos os mesmos de sempre tentando construir um futuro mais bonito. Evoluir não é fácil, e consiste na árdua empreitada de ir trocando de pele conforme vamos crescendo e abandonando partes que não nos cabem mais pelo caminho. Sempre em frente! Os bons olhos não enxergam o passado. Sendo assim, ser futuro é o que nos resta, ainda que o nosso passado nos condene.
Amnésia
Lembre-se destes, ó Jacó, e Israel, pois você é meu servo. - Isaías 44:21
Escritura de hoje : Isaías 44: 21-28
Um operário de fábrica se aproximou de seu supervisor no final do dia parecendo confuso. “Como desligo minha máquina?” Ele perguntou. "Você não se lembra?", Perguntou o chefe. "Não", disse o funcionário. “Na verdade, não tenho certeza de onde estou e do que estou fazendo aqui.” O supervisor em questão o enviou a um médico. O diagnóstico? Amnésia.
Essa situação tem um paralelo espiritual em Isaías 44. O povo de Deus Israel aparentemente tinha esquecido quem eles eram, para quem trabalhavam (v.21), de onde vieram (v.24) e quanto o Senhor havia feito por eles (v.22). Eles precisavam ser lembrados de que é tolice depender de qualquer coisa feita por mãos humanas (vv.9-20), e que somente o Senhor é capaz de controlar o curso dos eventos humanos (vv.24-25).
O que poderia ser pior para nós hoje do que esquecer que pertencemos a Cristo, que Ele nos comprou com Seu próprio sangue, que Ele sabe como devemos viver e que Ele é Aquele que está no controle de todas as circunstâncias de nossas vidas ? Vamos verificar a nós mesmos. Talvez nós, como o antigo Israel, tenhamos tido um lapso de memória. Nesse caso, vamos abandonar nosso pecado, retornar ao Senhor e lembrar quem somos e por que estamos aqui.
A amnésia espiritual é uma condição perigosa, mas pode ser revertida.
Refletir e orar
Os cristãos que agem como órfãos esqueceram que Deus é seu Pai. Mart DeHaan
AMNÉSIA
Demétrio Sena - Magé
Tenho medos guardados onde não me lembro;
trago dores que rangem nos dentes da alma;
tem um membro esquecido no corpo abstrato
escondido na calma da minha tristeza...
O que arrasto comigo não sei definir,
talvez sejam correntes, porque sou fantasma;
é um ir e voltar sem saber de que ponto
e perder o meu tempo num vazio insano...
Minha idade carrega sensação de mais;
tenho pesos imensos no desvão da mente,
frente fria que abate meu campo minado...
Eu me caço no escuro de minhas verdades
ou saudades de quando não me lembro mais,
que ou quem nunca esteve nas minhas vivências...
... ... ...
#respeiteautorias É lei.
Tem pessoas que sofrem de amnésia seletiva. Só lembram daquilo que é conveniente para trazer alguma vantagem. Algumas, pelo menos, usam isso para coisas boas e esquecem as más.
Dependendo do momento, há pessoas que sofrem de amnésia seletiva. Só lembram daquilo que é conveniente que se lhes traga alguma vantagem.
- Relacionados
- Regra
- Frases sobre esquecer
- Frases de Esquecimento