Amizades Recentes
Alguns instantes, alguns momentos por mais recentes que sejam, temos a sensação que ocorrerá há muito tempo, ó talvez seja porque fostes intenso de tal modo a deixar uma saudade tao profunda porque já se que já se foi. Mas seu coração o guardará no mais secreto e intocável lugar que nem mesmo o tempo possa apagar.
AMOR PRÓPRIO
Muitas vezes, as pessoas dão de cara com suas fraquezas ou crises mais recentes não conseguindo encarar ou defender seus interesses para satisfazer suas necessidades... Escondem a real situação do 'ego' e saem por aí, no que eu chamo de entrar no modo negação; acham que vão viver melhor assim mas, acredito que só piora as coisas... Esconder a verdade nunca foi uma grande opção, uma perfeita escolha! O resultado cria uma situação desagradável para o outro, que é a dúvida ou o não acreditar mais no que se está ouvindo... Gera um baita desconforto!
Pois é... Difícil, né? Tudo se resume nos verbos: querer, buscar e tentar pra melhorar o que se carrega dentro da gente.... Se deixar e não tomar atitude o fardo, sim pois é um fardo e dos bem pesados, nos esmagará sem a menor compaixão! Não esqueça que não somos perfeitos e sempre certinhos... Apenas, a vida exige que batalhemos para aparar as arestas daquilo que não está certo e tem grandes possibilidades de nos ferir. Viver nunca foi contra nós! O livre arbítrio é nosso... Só nosso!
E, por favor, não dê ouvidos e nem dê a mínima importância às demonstrações de ignorância estúpida de outras pessoas... Pode acreditar que elas, com toda a certeza, precisam muito mais da sua ternura, fé na vida e força de vontade pra sentir um pouco a delícia que é ter amor próprio... A maioria das pessoas, vive daquilo que a sociedade determina e exige com suas tradições que, muitas vezes, não nos dizem nada mas que tem de ser feito porque todos fazem... Fuja disso! Faça o que o seu coração manda, reaja como sua mente deseja sendo o melhor pro seu viver... Não entre na armadilha dos estereótipos... As pessoas andam se escondendo muito atrás de cliques para registrar um sorriso falso e enganoso... Entenda: a vida pode chegar e, repentinamente, cobrar um certo preço (que você pode achar alto demais) que teremos de pagar sem ao menos saber do quê, como e quando foi feita essa dívida e pra quê! Apenas, cobra e a gente, com certeza absoluta, paga! A cobrança sempre é justa quando se carrega fé dentro e bem lacrada, no peito!
Acredito que o primeiro passo é a determinação de lutar pra conseguir o que se quer...A famosa força de vontade... Essa é chave do viver bem e como tornar válida a tentativa de ser feliz, começando com você mesmo!
E por falar em pensamentos mais recentes, há muitas pessoas escrevendo coisas diferentes como se fossem a mesma pessoa. - seria isso coisa de aliados ou de alienados?
Banhando esse corpo tosco
Elevei meus pensamentos ao longe,
A momentos recentes desse dia de hoje.
Agora entendi, eu te conhecia
antes mesmo de te conhecer.
Num sonho me apareceu.
E agora se revelando tudo de bom
Que há em você.
Posso entender o sonho que um dia morreu
Eu te sabia antes de te ver.
Eu te conhecia antes de te conhecer.
E eu te descobri agora, desse sonho que eu sonhei.
Então entro em detalhes
Deixo poucas linhas para eternizar esse momento.
Então tremendo por dentro
Posso verbalizar esse inútil sentimento
Que é sonhar sem ter como acordar
E sonhar sem poder dormir.
Vistes a mim,vieste até nós
Num dia inesperado e evasivo.
Tua mão forte,deixou marcada minha alma,
Na hora,a tua força de espírito.
Um misto de homem e menino...
Que não quero e nem ouso sentir.
Pois tenho meus medos tatuados na alma,
Cansada de tanto fugir.
Dessa minha alma surrada e vazia.
Tampouco te diria palavras pra te convencer
Do que não existe mais em mim!
Então entro em detalhes;
Me sentindo normal...
Tentei encarar teu olhar peculiar
E fiquei dividido,sem saber pra onde olhava,
Se teus olhos ou teu sorriso.
Que é só teu.
Tão infinitamente lindo.
Calei-me um pouco acanhado por ser eu.
Por não te conhecer em nada.
Nada além daquele minuto ali.
Mas devagar fui descobrindo
Teu encanto particular.
Na seqüência dessa vida torpe,
Cheia de problemas,não quero romance,
Mas te desejei só de te olhar.
Um bálsamo benigno,suave e efusivo,
Diante de tudo isso em que me encontro.
Sem querer estar.
E quase fui convencido a seguir teus caminhos.
E perder algumas horas pra passear.
Um convite perfeito,um dia azul e lindo,
Onde minha alma precisava flutuar.
Fui mais forte,ouvi meu corpo falar mais alto
e saindo da tua presença,
Fui pro meu mundo descansar.
Só que nesse caminho,sôfrego e vazio
Entre tantos pensamentos martelava na mente,
Teu sorriso e teu olhar,infinitamente lindos!
Se fosse antes me culparia pelo sim e pelo não.
Teria perdido os sentidos ou resguardado a razão,
Porque sempre fui assim.
Hoje esse velho homem,que a dor consome
Não se preocupa,se isenta de culpa
E inventa desculpas pra ficar num mundo particular.
Mas a verdade é que o coração que bate
Não resiste a detalhes que os olhos podem contemplar.
Nada é por acaso.
Pelo sim e pelo não
O cheio e o vazio...
Não me dou antigas esperanças,não sou mais o mesmo.
Sigo o meu caminho.
Mas enfim,posso dizer
Que jamais vou esquecer o que interessa
Só pra mim.
Jamais vou esquecer teu olhar encantador,
Teu rendengue sedutor,teu jeito que é só teu.
Teu sorriso infinitamente lindo
Por fim posso dizer;
Minhas mãos não tocarão o céu.
Nunca fui paladino.
Amor eterno
Acredita em amor eterno?
Não consigo acreditar em amores recentes, que surgem rapidamente.
Acredito em amor eterno, aquele amor que mesmo se passando anos reascendem, mesmo passando anos quando se vêem i coração dispara.
Acredito naquele amor que com os anos parece mais forte e mais intenso.
Acredito naquele amor de adolescente, frio na barriga, pensamento constante na pessoa, sorriso bobo quando lembra. ISTO sim é amor eterno.
#SóAcho
Andando por um lugar, vi suntuosas construções, algumas recentes e outras castigadas pelo tempo. Mas muitas delas me fizeram refletir sobre uma coisa: nada levaremos desse mundo a não ser lembranças, boas ou ruins de acordo com as obras de cada um.
O lugar em questão era um cemitério e ali nem feio, pobre, rico ou pequeno escapará da sentença eterna, pois de que adianta tanta soberba se no fim de tudo irão para um buraco e apodrecerão?
Com as recentes experiências aprendi, que as pessoas desprezam o que é gratuito, de acordo com o que pensam, o que é dado por nada, nada vale. Penso que os que assim pensam, só pensam em apreços materiais donde visam seus anseios lucrativos. Vambor
Importa afirmar que as raças e o racismo são invenções recentes na história da humanidade, pois qualquer historiador pode observar que a escravidão – associada hodiernamente ao fator preponderante que levou o afrodescendente a ser discriminado – por exemplo, era consequência de guerras perdidas. Ou seja, o perdedor tornava-se escravo do vencedor, independentemente de sua cor ou religião.
"Halls frios em corpos quentes me traz lembranças recentes de noites em pleno presente destruindo as mentes de quem achou que ela era carente "
Diário de um prisioneiro
Sempre que podia, Luiz escrevia em seu diário os acontecimentos recentes no cárcere, porém numa determinada ocasião, resolveu dirigir-se a Deus e disse-lhe: Oi, Deus, tudo bem, acordei cedo hoje, mas também, não tinha mais como dormir, eu tive que dar o meu lugar para um colega de cela. O Senhor sabe como as coisas funcionam por aqui, não é? São apenas doze metros quadrados para trinta presos, enquanto a metade dorme a outra metade se mantém de pé aguardando a sua vez de dormir, vida de preso não é fácil. Às vezes me admira o fascínio que o crime provoca em alguns jovens, exercendo sobre eles uma influência tão grande, que mesmo passando por aqui, não se consertam, pelo contrário, saem em fugas afirmando que irão piorar cada dia mais e que eu irei ouvir falar deles. Até tentei aconselhar alguns, mais me disseram que os meus conselhos não estão com nada, o que eles querem mesmo é muita droga, poder, dinheiro, fama e mulheres, disseram que eu sou um pobre coitado preso e condenado injustamente, que me recusava a sair em fuga, numa falsa esperança de reconhecimento do estado e da sociedade para refazer a minha vida.
Ao ouvir essas duras palavras, confesso que senti uma tristeza profunda e cheguei, por alguns momentos, achar que eles estavam certos, contudo não podia me dar por vencido, pois sempre fui um homem de princípios morais e religiosos e minha família, nunca me abandonou. Meus pais sempre me apoiaram e me deram excelentes conselhos ao longo de minha vida, o fato de eu estar encarcerado, nunca teve relação com a educação recebida, foi obra da vida que resolveu me pregar uma peça. É, meu Pai Celestial, eu já tive a oportunidade de conhecer o céu nesta terra, andei na roda dos poderosos e granfinos, comi do bom e do melhor e todas as oportunidades que a vida me ofereceu, não desperdicei uma, agarrei todas com unhas e dentes. Agora estou conhecendo o inferno nesta terra, por conta da ingenuidade de acreditar em todas as pessoas.
A vida é assim mesmo, no início de todas as relações, seja de amor ou de amizade, são flores, e por causa de sua beleza e do seu perfume, não percebemos os espinhos que as acompanham logo abaixo. Fui enganado e envolvido em coisas sórdidas que não tive qualquer tipo de envolvimento e nem sabia como me defender delas, mas sempre fui um homem honesto. Não vou lutar contra o diabo, mas vou buscar em ti, que tem mais poder do que ele. Um dia ele tentou destruir a vida de Jó. Porém, Jó o ignorou não lhe dirigiu uma palavra sequer, mas dizia o tempo todo, “O Meu Redentor Vive”, e assim venceu todas as suas adversidades.
Existe na terra um exército celestial, são os seus profetas, homens e mulheres que pertencem a ti e oram pelos injustiçados e as suas orações têm o poder de produzir uma reviravolta em todo mal intento e comigo não será diferente, creio fielmente no Senhor e creio na sua justiça. Acredito também que o maior legado, que qualquer homem de bem pode deixar como exemplo é o de nunca se curvar para o mal. Felizmente, a grande maioria dos jovens não pensa como alguns que conheci no cárcere, eles ouvem bastante os conselhos dos antigos, a ponto de adquirirem uma paz tão grande que o diabo nem sequer chega perto. Quanto a mim, a cada dia que passa eu tenho a certeza que a vitória virá, pois creio que a justiça do meu Senhor irá de encontro com a justiça dos homens e quando isso acontece à vitória é certa.
Deixe os teus horizontes te levarem.
As conquistas recentes não devem
Fazer o teu coração ficar orgulhoso
Há um grande caminho pela frente.
A escada é muito alta,mas por ela
Temos de subir,subir e subir!
Subir por ela para encontrar
Subir por ela para desenvolver
Subir por ela para realizar
Subir por ela para o destino eterno
Que é o lugar de todos nós
Com Deus na Eternidade!
Gostaria de declarar minha gigante indignação com comentários recentes da mídia e também de algumas pessoas que tenho conversado referente aos ataques de tubarões em humanos nos últimos tempos. Segundo elas os “monstros marinhos” como são chamados não tem piedade e fazem turistas terem pesadelos com seus horríveis e aterrorizantes ataques. Primeiro; as pessoas atacadas estavam em locais com identificação sobre o risco.
Segundo; no Recife ocorrem ataques constantemente, agora por que você vai querer entrar na água?
Terceiro; o mar não nos pertence, essa é a casa deles e devemos no mínimo respeitar.
Quarto e mais importante; os tubarões não atacam pessoas porque são monstros maldosos ou assassinos, eles estão com fome, e se estão com fome é porque não tem comida e se não tem comida tem alguma coisa errada. Vale lembrar também que foi construído um enorme porto no Sul do Recife, as embarcações jogam restos de peixes e animais marinhos no mar formando um grande rastro de sangue, com isso eles acabam seguindo as embarcações e se aproximando da costa.
Ah! vale lembrar também da destruição dos mangues nas proximidades do porto, onde as fêmeas iam parir os filhotes, agora elas não tem onde fazer isso então seguem para costa.
Engraçado, parece que o grande monstro da história não são eles.
Respeite a vida marinha.
Respeite para ser respeitado!
Eu vivo de memórias
Mas mal consigo guardar lembranças recentes
Num me esqueço das alegrias
Sofrimentos futuros embrulhados como presentes
Tudo na vida tem um segredo
Além de muitos segredos que são esotéricos
Eu tenho meu medo
De cair em desejos periféricos
Pois eles são os mais sedutores
Porém falsos, e ilusórios
Destruidores de amores
Lindos, magníficos e contraditórios
Sempre de olho aonde piso
Me orgulho de meu passado
Todos humanos possuem um belo sorriso
Mas raros podem ser eternamente lembrado
E quem possui um sorriso belo
Se quer o eternizar
Seja para alguém o extremo elo
Do amor, da paz, amizade, para que possam de você se lembrar
Eu até gosto de aconselhar
Mais aconselhar seria palpitar na vida de alguém
Ao menos muitas pessoas desta forma estão a enxergar
E quem acha isto, eu só digo; vá com Deus, amém!
Há quem fale que a vida é complicada
E que não vem com manual de instruções
Acho mentira, pois achei o manual da vida
Está guardado em todos os corações
Se não ler com o coração
Não vai entender do por que desta repetição...
Tudo na vida tem um segredo
Além de muitos segredos que são esotéricos
Eu tenho meu medo
De cair em desejos periféricos
Brisa suave , o tempo passa e na memoria os pensamentos são recentes... Entre uma conversa e outra no telefone , sentimentos são revelados. Esperar mais o que ? essa urgência em viver o revelado é egoísta de mais a ponto de não compreender essa espera sem sentido . Eu só aqui , e você em companhia aí ... O que é justo? Em que devo me apoiar? Na esperança das suas palavras? Promessas feitas , quebradas , parecem querer se juntar novamente ... e o que as fixam tem por obrigação de ser forte.
Procuro encontrar coisas (diversas) boas, pessoas boas, notícias recentes e, de preferência, positivas; encontrar novidades no monótono, ambientes bons, cores no escuro, ânimo na fraqueza e momentos encantadores em meio a tanta imperfeição. Essa imperfeição, no plural, de todos.
Tarefa difícil! Quase que um DESAFIO.
Você está
Em cada verso
Em cada olhar
Nas lembranças mais recentes
Na dor que se faz presente
Na ausência do sorriso
Só porque você não está mais comigo.
Você está
Na noite mal dormida
Na falta de comida
Na vontade de chorar
Na companhia do travesseiro
Na chuva do chuveiro
Na flor que me faz brilhar.
Você está
De dia na lua
E de noite no mar.
B.
UM SALTO NO ESCURO
(Sobre as recentes descobertas de mortos não descobertos.
Publicado no Recanto das Letras, em 05/12/2013)
Mãos para trás,
pulsos apertados em algemas de gesso.
Frio estomacal,
qual paraquedista neófito.
. . .
Impelido sem oferecer resistência,
flutuei no ar.
Torturante giro no escurejar das trevas.
. . .
Enfim, sós !
Eu, em descenso na vertical,
e o meu algoz,
que seguiu planeando na horizontal.
Formaram uma cruz nossas coordenadas.
. . .
Ninguém escutou meu derradeiro grito,
disperso no silêncio do infinito:
. . .“Independência ou Morte ! . . .”
. . .
Morte?
Indolência. . . Languidez. . . Talvez ! . . .
Corpo e alma na última descida da vida.
. . .
Foi o meu pensar
no ligeiro instante
antes
do mergulhar profundo
num ondeado e gélido mar bravio.
. . .
A escuridão das águas,
a mesma do noturno céu nublado,
a mesma dos pensares militares,
subordinados.
. . .
Imaginei-me sobrenadando
em lágrimas derramadas
de tantas mães e irmãos
em esperas vãs.
. . .
Por certo,
meu corpo leve, a uma peso atado,
não ousou vaguear
nas vagas do revoltoso mar.
. . .
Fato consumado
? ! . . .
Virei marisco,
que ainda agoniza
entre ideológicas forças antagônicas.