Amizade Verdadeira e a Falsa
Não deixe os dias cinzentos derrubá-lo.
Não permita mais que corações cinzentos guiem teu humor.
Não se esconda atrás de opiniões cinzas.
Se mostre, e bagunce o mundo com suas cores verdadeiras.
Almeje, sorrisos coloridos
Almeje, almas coloridas.
E na anarquia de teu universo interno
Explore-o, em cada constelação.
Não há conceito mais subjetivo do que tentar
explicar o que é BELEZA...
O que é belo para uns, poderá ser repulsivo para outros...
Há quem ame uma lagarta, e há quem prefira uma borboleta...
Osculos e amplexos,
Marcial
PROCURANDO A VERDADE SOBRE A BELEZA
Marcial Salaverry
Existem tantos conceitos sobre o que pode ser a verdadeira beleza, que por mais que se procure encontrar a verdade sobre o que realmente pode ser considerada a real beleza que a conclusão a que se pode chegar é a impossibilidade de ser descoberta a verdade sobre a beleza.
Pensando nisso, de pronto veio à minha mente uma frase, famosa, de um poeta super famoso, Vinicius de Moraes que diz :
"Que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental."
O que ocorre na verdade, é que existem vários tipos de beleza. E a mais aplaudida é aquela vista pelos olhos, que é a beleza arrebatadora, avassaladora, que surge majestosa e exige logo servidão, ou seja, a beleza física que encanta e arrebata ao primeiro impacto, exercendo forte atração, e encanta logo de imediato. Encanto esse, que nem sempre perdura, pois o tempo sempre a modifica...
É o que acontece com certas mulheres e homens. Chegam, e passam a ser o centro de gravidade dos olhares. Mas não acontece apenas com as pessoas. Pode ser também um objeto, um animal, uma paisagem, onde ficamos estáticos, deslumbrados, pasmos, sentindo o fremir interno. É assim também com certas músicas que, ouvidas, nos transportam. Podemos nos sentir dançando nas nuvens, mergulhando numa lagoa serena, ou, praticando surf em ondas magnificas em pleno Hawai, ou caminhando entre picos nevados, apreciando o divino por do sol que se vê nas montanhas.
Mas esse tipo de beleza, é algo de momento, pois é uma beleza que se desgasta, que vai se se distanciando de si mesma até ficar feia. Não falo de velhice e desgaste físico, mas da beleza que se esgota e se exaure. Pessoas que perdem o brilho quando ficam sujeitas a situações adversas. Paisagens que perdem a beleza, quando a vemos bombardeada num pós guerra, ou mesmo, aquele lugar antes paradisíaco, que após um tsunami transpira tristeza e desolação.
O que ocorre é que olhamos, vemos de repente, uma pessoa e repara que ela não apenas não está mais bela, e pensamos outras vezes, perguntando-nos se é que um dia o foi. É como se inesperadamente a passassemos a ver, a enxergar, de uma forma diferente. A forma dessa pessoa andar, já não é altiva. A expressão do olhar perdeu a doçura. Mas era tão bela... O que será na verdade que mudou? Ela? Eu? Ou será que amava o belo, e como meu conceito de belo mudou, ou será que foi meu amor que acabou? Ou será que sua beleza exterior se esvaneceu, revelando que interiormente não era tão bela, e é a beleza interior que permanece para sempre...
E é essa a beleza que não descobrimos com impacto estarrecedo à primeira vista, e apenas aos poucos a vamos percebendo. Um dia observamos que seu olhar espelha sua verdade de alma. No outro dia, o sorriso que vem de dentro do peito, e não apenas aquele estampado na face. O som de sua voz fica ressoando harmonicamente em nosso pensamento, onde expressões pessoais fazem toda a diferença. Seu corpo tão igual é tão diferente quando vibra ao meu toque. E sua pele, ah, sua pele tem a textura exata que desperta o desejo de carícia. É a beleza da alma, que, quando descoberta, a vemos e sentimos em toda sua extensão.
Como quem se entrega de alma ao destino do outro, você está pronto a se dizer: é bela, em mim, por mim, para mim. E isto é mais do que suficiente. A beleza está na iris de quem ama. A verdadeira beleza está no amor que sentimos. A beleza que é transmitida de alma para alma.
Razão tinha o poeta Vinicius...beleza é fundamental.(a beleza que atrai amor)
Razão tem quem diz que mostrando a beleza da alma, mostra que é essa a real beleza...
Mas convenhamos, me desdiga quem for capaz: É linda a beleza da alma que aparece divinamente.(a beleza eterna da pessoa amada com real amor)
A verdadeira beleza que perdura por toda a vida, é aquela beleza interior, que expressa a alma de nossa alma... É essa a beleza a ser cultivada... E para quem ama, uma alma bela será sempre uma bela alma...
E com essa certeza, sem duvida é fácil ter UM LINDO DIA, e repeti-lo a cada dia de nossa vida...
A beleza de uma mulher não se classifica apenas em belos traços ou belas curvas. Assim como o Sol, a beleza de uma dama não está nem tanto no brilho que nos cega, mas sim em suas características mais serenas, onde seus verdadeiros traços são admirados, tal como o Sol que se torna esplendoroso ao desprender de seu brilho ardente, pondo-se a dormir sobre sua plana coberta de mar azul.
Não tenho tempo para o depois
Minha vida é agora
Minha palavra é verdadeira
Meu olhar vigiante
E o tempo ! Este se tornou
meu amigo.
Para não correr perigo
não me apresso,
Apenas vivo.
Quem possui verdadeira sapiência não necessita de erudição, sabe criar valores, e não os guarda para si. Sabe agir sem se apegar à sua atividade. Sabe conduzir sem impelir - e nisto reside a finalidade da vida.
(Tao Te Ching)
Dê o seu melhor, não para que os homens percebam, mas para que Deus reconheça seus atos. Faça sem esperar, pois a verdadeira recompensa vem do Senhor.
Criar expectativas nas pessoas gera frustrações, mas criar expectativas em Deus é jamais ser decepcionado.
Para Deus somos especiais, e tudo o que fazemos de coração é do agrado d'Ele.
Não existe maquiagem, produção, roupa e nem Photoshop melhor que a simpatia. Qualquer um fica bonito usando.
É o julgamento solitário que cria a verdadeira intimidade do homem consigo mesmo e é também ele que cria a distância, o espaço interior no qual as experiências vividas e os conhecimentos adquiridos são assimilados, aprofundados e personalizados.
A verdadeira alegria, está Naquele que tudo pode, que tudo fez e faz por nós. Nele, somos verdadeiramente felizes!
"Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?"
Lucas 16:11
Sou aquela menina mulher que sonha com um homem romântico que não olhe apenas para o seu corpo, mas principalmente para o seu coração. Eu sonho em casar de frente pro mar ao pôr do sol e quero ter filhos me fazendo sentir a melhor mãe do mundo.
A beleza é interior, a boniteza é exterior. A verdadeira beleza independe do aspecto físico, pois ela sobrepuja a estética. Uma pessoa "feia" fisicamente pode ser bela, exatamente pela expressão do seu interior. É a essência. Já a boniteza é condicionada pelo padrão mundial da estética. Uma pessoa "bonita" fisicamente nem sempre será bela, pois o seu exterior não determinará o seu interior.
Algumas pessoas têm muita dificuldade de dizer NÃO, mas, se não aprender, suas escolhas nunca serão verdadeiras, e sua vida poderá se tornar uma farsa!
Se eu morrer antes de você, faça-me um favor.
Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado.
Se não quiser chorar, não chore.
Se não conseguir chorar, não se preocupe.
Se tiver vontade de rir, ria.
Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão.
Se me elogiarem demais, corrija o exagero.
Se me criticarem demais, defenda-me.
Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam.
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo.
Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles.
Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei. Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver.
E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase :
'- Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus!'
Aí, então derrame uma lágrima.
Eu não estarei presente para enxuga-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar.
E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu.
Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele.
E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele.
Você acredita nessas coisas?
Sim? Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito.
Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.
Eu não vou estranhar o céu. Sabe porque? Porque ser seu amigo já é um pedaço dele!
Nota: Apesar de muitas vezes atribuído, de forma errônea, a Chico Xavier, Vinicius de Moraes ou a Fernando Pessoa, o texto é da autoria de José Fernandes de Oliveira (conhecido como Padre Zezinho) e está publicado em seu livro de 1988 "Amizade talvez seja isso..."
...MaisUm dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos...
Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido... Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre...
Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nos e-mails trocados...
Podemos nos telefonar... conversar algumas bobagens. Aí os dias vão passar... meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro. Vamos nos perder no tempo...
Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão: Quem são aquelas pessoas? Diremos que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto!!! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida!
A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto... nos reuniremos para um último adeus de um amigo. E entre lágrima nos abraçaremos...
Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado... E nos perderemos no tempo...
Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades...
Nota: Apesar de muitas vezes ser atribuído a Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa, trata-se de uma adaptação de "Eram nossos amigos", cuja autoria é de Almany Falcão.
...MaisBENDITOS
Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!
Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!
Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!
Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!
Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!
Há certas horas, em que não precisamos de um amor...
Não precisamos da paixão desmedida...
Não queremos beijo na boca...
E nem corpos a se encontrar na maciez de uma cama...
Há certas horas, que só queremos a mão no ombro, o abraço apertado ou mesmo o estar ali, quietinho, ao lado...
Sem nada dizer...
Há certas horas, quando sentimos que estamos pra chorar, que desejamos uma presença amiga, a nos ouvir paciente, a brincar com a gente, a nos fazer sorrir...
Alguém que ria de nossas piadas sem graça...
Que ache nossas tristezas as maiores do mundo...
Que nos teça elogios sem fim...
E que apesar de todas essas mentiras úteis, nos seja de uma sinceridade
inquestionável...
Que nos mande calar a boca ou nos evite um gesto impensado...
Alguém que nos possa dizer:
Acho que você está errado, mas estou do seu lado...
Ou alguém que apenas diga:
Sou seu amor! E estou aqui!