Amizade e o Perdão
Acredito em Deus acima de todos, mas nunca perdi a fé nas pessoas, pois entendi que todos nós erramos e necessitamos do perdão de Deus e uns dos outros.
Não se apresse em errar, querendo ou não, sua vez vai chegar. Hoje você foi ferido e sem perceber também ferirá. Perdoe!
O tempo: Revela rugas e verdades, quebra vínculos e fortalece alianças. Traz arrependimento e amadurecimento. Causa dores no corpo mas cura feridas da alma. Nos aproxima do grande dia. Seja de irmos, ou de Ele vir.
Quando aprendemos que atitudes valem muito mais que palavras, quando tapamos os ouvidos e aprendemos a enxergar com os olhos de Deus, quando aprendemos a perdoar de fato e de verdade, quando aprendemos a ver o próximo pela essência e não pelo que ele possui, então finalmente descobrimos o que é o amor.
Quando eu falo te amo, abro por completo meu coração e alma. Expresso em gestos, pensamentos, atitudes e principalmente, quando perdoo.
Um dia a vida nos alerta, noutros nos desperta. Um dia nos acolhe, outros nos joga pra fora do tabuleiro.
Um dia, nos afasta; noutros deita-nos em seu ombro e nos sussurra palavras de amor.
Tem dias que a vida grita com a gente. Avante! Em frente! Noutros passa indiferente...
Tem dias que a vida enxuga nossas lágrimas e nos ensina o valor da resiliência. Noutros perde nossa paciência em um de seus inúmeros becos-sem-saída. Um dia a vida nos espera e levanta junto com a gente. Noutros, nos empurra da cama numa segunda-feira de incertezas.
Tem dia que a vida, amigavelmente, nos convida. Noutros nos deixa fora da festa pra nos dar uma lição.
Há dias em que a vida nos encanta, noutros nos espanta, e noutros, ainda, nos sacode, nos acode na aflição, nos absolve do pecado da desistência, nos concede o perdão.
Para que a gente se lembre de quem somos, nos endireita os pés e nos põe de novo a caminho. Caminha junto e dança no nosso ritmo. Tem dias que a vida traz um sorriso na cara. Noutros nos prepara para chorar. Não há rotina em se tratando de vida. Mestra, nos concede o conhecimento, põe à mostra nossas fragilidades, nos ensina lições de acolhimento, solidariedade, e dentro da nossa guerra, nos fala de paz. Nos revela segredos, nos conduz pela mão. Nos mostra os nós, expõe nossas feridas, para que possamos ser maiores, melhores e mais simples a cada dia. Não apenas nos diz do que são feitas as estações, mas nos leva a passar por elas, para que, com elas, possamos entender que somos feitos da mesma matéria-árvore; precisamos germinar, crescer, florir, perder folhas, abrir galhos, ser morada de passarinho, vicejar e fenecer e, ao fenecer, continuar existindo de outras formas, em outras histórias, nas lembranças mais honestas de quem amamos e nos amou.
Diante da vida não há recuo. Ela segue seu curso. Corre solta – água de rio que vai dar no mar. Lá nos encontraremos todos muito mais profundos e largos.
A vida é isso mesmo Seu Guimarães: “Embrulha tudo. Esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa,sossega e depois desinquieta.O que ela quer da gente é coragem.”
Por isso, se nos leva ao inferno, também nos joga flores na cara, bem no meio de uma tarde de sol de primavera, pra gente perder o fôlego e aprender, na lida, a capinar a vida e merecer o céu.
Ouça bem o que vou lhe dizer, seu idiota patético. (...) Chegará o dia em que você descobrirá a verdade sobre mim. Então me pedirá perdão de joelhos, mas presumo que não serei capaz de perdoá-lo porque já estarei ferida demais para isso.
No coaching efetivo para a abundancia sabe se que o primeiro passo do aprendiz para direcionar se para a nova vida é o auto-perdão diante do amontoado de ações, imagens, atitudes, omissões, valores e energias sofridas e doloridas, que estão no passado e que hoje, não temos mais nenhuma possibilidade e oportunidade de mudar.
Então vamos fingir que somos grandes... Grandes suficiente para não se perder
Vamos fingir que somos fortes... Fortes suficientes para nos proteger
Então vamos fingir; fingir que sentimos quando não existe nada
Nada não seria a palavra
Ideal
Então vamos falar o que não conseguimos dizer. Dizer o que não sabemos falar
Então vamos... Vamos sorrir quando nos faltar as palavras
Antes de nos perder... Mesmo sem fé
Vamos sorrir; mas não seja forte de mais
Então vamos para nosso lugar
Lugarzinho
Então diga!
Então diga-me tudo que não sabe dizer. Grita-me o adues
Clama-me o perdão que eu não tenho
Clama-me o amor que eu não te dei o suficiente
Então vamos falar que nada existe mais
Então vamos gritar. Pós não nos resta palavras. Só destruição
Despreparados aqui estamos nós
[Só eu...
Mas uma vez estou-me aqui
Onde nada pode existir
Nem o preto e o branco
Só sonhos
Falsos
TUA MÁGOA, MINHA MÁGOA, NOSSA DOR...
Nossas palavras desarranjadas,
Defesas munidas de egoismo,
Irriga tua alma já ultrajada,
Suprimindo o amor e regando a extrema dor...
Gritaste, o meu coração magoara,
Dissimulaste, o meu coração enganara ,
Caluniaste, o meu coração revoltara,
Impregnaste a nódoa de mágoa em minha alma...
Gritei, do teu coração o choro arranquei,
Dissimulei, teu coração trincou,
Caluniei, teu coração decepcionou,
Imprimi a nódoa de mágoa em tua alma...
Na mágoa só resta a aflição,
A busca de si em labirintos,
A perda, o afogamento em lágrimas,
O apagar da chama, da paixão, do amor...
A mágoa grita: não volta, não volta,
Vem dor, vem tormento,
Rouba a paz, roupa o encanto,
Traz o ser humano, traz os amantes para a cova, a solidão...
Com a mágoa se perde a crença,
Se abre a chaga, a podridão,
Faz o corpo inerme, sem satisfação,
Os amantes voltam a serem vermes, serem criaturas...
A mágoa macula a existência,
Traz dicotomia e desgosto,
Pesar e ressentimento, plena degradação,
Semblante de defeito, cheiro de ferida...
Com a mágoa meu amor pra ti é canção velha,
Nossos lençóis não exalam mais nosso cheiro,
Sem fascinação e encanto tu me olhas,
Perdão por te amar...
Não tome o veneno da mágoa,
Raiz do ressentimento,
Deixe em paz meu coração, me encontre em seu perdão,
Tua mágoa, minha mágoa, nossa dor, intolerâncias...
IMPLOSÃO
Estranha sensação
Me julgava Sansão
Baquiei e sofri
Logo ali já vi
Tão pouco era Davi
Luta inglória
Fértil memória
Alegrias e incertezas
A embalar o coração
Amor, paixão, perfeição?
Trajetória em vão
Sobremesa tristeza
Ergui a cabeça
Assumi os riscos
Fiz uns rabiscos
Libertei a aflição
Confessei a emoção
Implosão do projeto
Desabou desde o teto
Na lona e no chão
Não olvidei o afeto
Pedi perdão
E invoquei gratidão.
Poderemos entender, e até perdoar, mas isto não quer dizer que estejamos concordando.
Para aqueles, “perdoados” desta forma, restará saber apenas, se neste episódio, quem perdoou, passará a os ver com outros olhos, ou continuará a vê-lo com os olhos dos outros, agravado ainda com o incidente pessoal anterior.
(teorilang)
A capacidade de perdoar é uma das maiores dádivas e poder existente. Perdoa o que puder ser perdoado, o que não puder, simplesmente esqueça.
Quando você estiver sem magoas, recentimentos ou mesmo rixas, sua liberdade e felicidade tornar-se-á indescritível.
Saiba que jamais foi minha intenção cruzar a tua vida pra te trazer decepções ou me tornar alguém insignificante pra você, pelo contrário, eu queria o melhor pra nós. Confesso, te dei muitos motivos pra te fazer se afastar de mim e mesmo assim você tem feito de tudo pra que ficássemos bem : tem me perdoado, tem me aceitado de volta, tem acreditado em mim enquanto muitos diziam o contrário. Não quero que diga que essas pessoas tinham razão, que eu não presto ou que iria te fazer sofrer, não mesmo . Acontece que eu mesmo me dei pouco e esperei muito de você, quer dizer, achei que eu tava fazendo muito pelo nosso relacionamento, mas na verdade eu não tava fazendo nada, enquanto você fazia tudo. Sim, aprendi né, mais uma aprendizagem pra eu colecionar! Quem nunca errou né? Talvez eu não ia ser o melhor dos namorados, mas tenha certeza que eu ia dar o melhor de mim, apenas pra te ver bem e feliz, só faltou eu ter corrigido uns erros que cometi. E aqui tô eu pow, não querendo te fazer acreditar em mim, apenas me desabafando com você. Você me prometeu uma vez que jamais deixaria de ser minha amiga independentemente da relação, e eu acreditei em tua palavra, pois, no fundo, apesar de algumas incertezas que eu tinha, sabia muito bem a mulher que você é. Hoje sinto a tua falta, a falta de uma característica única que não se pode encontrar em outra, até tentei, mas não encontrei. Apesar de nova, você tem me surpreendido muito e isso é notório. Isso é uma forma de tentar te trazer de volta? Jamais, é te fazer entender que constantemente penso em você e que, se puder, me deixe ser teu amigo. Não significa que será necessário termos que conversar pessoalmente, apenas ser teu amigo e ter aquela sensação maravilhosa que eu tinha quando nós conversávamos. Meu bem, apesar de tudo, você sabe que há algo em mim que te fazia lutar, que te fazia gostar de mim. O que será? Não sei, apenas gostaria que você observasse isso novamente. Eu tenho certeza que não é qualquer qualidade onde você pode encontrar em qualquer pessoa, se fosse isso, você não tinha me perdoado tantas vezes. Eu digo isso, porque há algo em ti que me faz gostar de você sempre e só você tem, repetindo : só você tem! Estou muito triste pelo o que aconteceu, digo, o término. Um ano se passou, mais de um ano, mas ainda recordo de você como se fosse a primeira vez. É, talvez pareça perca de tempo dizer tudo isso, talvez você nem chegue a ler completamente. Mas se chegou até aqui, continue, pois tenho muitas coisas a falar. Mas primeiro, preciso do teu perdão, preciso que esqueça, por um momento, a parte que te magoei, pois antes de eu magoar você, magoei a mim também e até hoje continuo machucado. Curtição eu queria? Você sabe que não. Falei em futuro? sim, disso você não tem dúvidas. Na verdade, era a tua presença que me fazia bem, desde que a perdi, não consegui viver em paz novamente. Dizem que devemos dar asas a quem amamos né? Pois, deixarei você em paz sim. Vou torcer muito pelo teu sucesso. Continue naquele foco que tínhamos, que você dizia ser psicóloga e tals, continue. Mas guarde, pelo menos, alguns conselhos que te dei porque foram de coração e quero o melhor pra quem amo...... Se puder, me perdoe!
Te amo!
Que me seja permitido um combate em que meu escudo seja o silêncio, minha espada seja o sorriso e minha armadura seja um abraço.
Que me seja permitido um combate em campos de perdão, em arenas de compaixão e em ringues de empatia.
Que me seja permitido um combate em que os derrotados sejam a culpa, o medo, o rancor, o egoísmo e o vitimismo.
Que me seja permitido um combate em que - sem luta, sem guerra, sem confronto, sem defesa e sem ataque- os únicos vitoriosos sejam o Amor e a paz.
Se for de MÃE, é muito mais...
Amor de mãe, alegria de mãe, saudade de mãe, beijo de mãe...
Muito mais que uma locução adjetiva, uma dádiva de Deus pra toda vida.
Conselho de mãe, abraço de mãe, fé de mãe, oração de mãe, carinho de mãe...
Muito mais que um sentimento, uma singular pessoa em nossos corações.
Abraço de mãe, sorriso de mãe, afeto de mãe, olhar de mãe...
Muito mais que um gesto, uma marca de personalidade.
Compreensão de mãe, afeto de mãe, comida de mãe, colo de mãe...
Muito mais que uma boa vontade, uma entrega de corpo, alma e espírito.
Lealdade de mãe, responsabilidade de mãe, caráter de mãe, compromisso de mãe...
Muito mais que um atributo, um tesouro em vasos de barro.
Aniversário de mãe, emoção de mãe, agradecimento de mãe, bondade de mãe...
Muito mais que uma boa pessoa, o modelo pra nossa vida.
Prudência de mãe, exemplo de mãe, perdão de mãe, correção de mãe...
Muito mais que atitudes, um sacerdócio na nossa vida.
Perseverança de mãe, fidelidade de mãe, presença de mãe, virtudes de mãe...
Muito mais que natural: algo sublime e revelador da graça de Deus.
FOGO AMIGO
Da escuridão à quase luz
ao flagelo que não se encerra
da amarga palavra que reluz
tornando os teus corpos à terra.
Dos ataques kamicazes nas madrugadas
à velha guerra psicoemocional em voga
ao arsenal de agressões já retrógradas
às decepções desnecessárias que sempre evoca.
No ventre no vão mais profundo do útero
o último laço que os une e os reemenda
das mágoas trazidas à tona de modo abrupto
ao silêncio profundo que agora os desorienta.
Chega! Vai chegar mais dia menos dia
e o fim será logo ali na esquina dos lábios
se insistir por este caminho mãe e filho
o destino será cada um para o seu lado.
O perdão é um caminho extenso e sem volta
há que ser sincero e caloroso no abraço
pois a palavra que acolhe, ameniza e renova
também magoa, encerra e promove embaraço.
chega de autossabotagem e de agir como ilha
vida nova, casa nova e o passado sempre obscuro
não haverá no presente convívio em família
se daqui para frente não enxergarmos somente o futuro.
Vamos curtir o momento sem ataques ou fogo amigo
e colocar um sofá enorme no banheiro
vai ser deslumbrante dar a volta por cima e eu digo
independente se na cor rosa, branco, cinza ou vermelho.
Sempre me pego lendo e relendo as cartas que a ti escrevo, em busca de te fazer voltar,em busca de te fazer lembrar, do nosso amor, concordo que eu te magoei, más eu não sei se algum dia eu mesmo me perdoarei, só lhe peço que não deixe nossa chama apagar, por um momento de dor, por um momento incolor.
É difícil não se magoar quando somos feridos por aqueles que amamos, porque a ferida dói mais na medida em que o laço é mais forte, o nosso coração se aperta de uma maneira que nos deixa em um aperto profundo... Mas a maior profundidade é poder escolher esquecer a mágoa porque quem ama perdoa, por mais que seja ferido, é capaz de ser amor para aqueles que ama... Deus recompensa cada gesto de amor nosso, porque, independente da circunstância, Ele sempre nos ensina a plantar o amor, isso é semear a fé que habita em nós...