Amizade
"Nossa amizade é uma das coisas mais importantes. Não sei como as outras bandas funcionam, mas tem que haver amor"
Uma amizade colorida;
E na amizade encontrava alguém...
E minha mente se entregou aos poucos
a ilusão.
Um encontro de Paulo Freire e Ariano Suassuna e a aula-espetáculo dada por Ariano sobre a amizade:
Outra boa história, desta vez protagonizada por brasileiros, também traduz muito bem o significado da amizade. Ela é narrada pelo mestre paraibano Ariano Suassuna em suas famosas aulas-espetáculo, em que o escritor conta “causos” deliciosos a respeito de suas amizades. Um deles tem como personagem o educador Paulo Freire, um amigo queridíssimo de Suassuna. O escritor revela que, certa vez, encontrou Freire num evento e, muito saudoso – fazia muito tempo que não se viam -, correu em desabalada carreira para abraçá-lo, e o fez de forma efusiva, festiva e carinhosa. Como era um evento de grande porte, vários fotógrafos e cinegrafista da imprensa presenciaram o encontro, mas não tiveram tempo suficiente de escolher os melhores ângulos registrar as imagens espontâneas e comoventes dos dois mestres. Pediram então a Suassuna que repetisse a cena do abraço fraternal. Perplexo com a solicitação, o criador de "O Auto da Compadecida" – famoso pelo senso de humor e pela sinceridade – rebateu em seu sotaque inconfundível: “Ó ómi, onde já se viu? Então será possível representar amizade e afeto? Só se eu fosse ator! Como não sou, não posso fazer a cena de novo, não. Vocês me desculpem.” Nessa oportunidade, Suassuna deu uma aula-espetáculo sobre a amizade, sentimento desprovido de qualquer representação, fingimentos e farsas.
Um sorriso tranquilo nasceu no meu rosto e no dele. Nossa amizade – se é que podíamos chamar assim – era estranha e cheia de furos, mas pelo menos era honesta.
Amava-te como ninguém,
achava que a amizade era verdadeira.
Mas por ventura do destino, nos afastamos.
E foi a partir daí que começou a minha descrença.
Quem antes me chamava de meu bem,
hoje me vira a cara sem fazer brincadeira.
Não era amizade. Antes, somente nos aguentamos.
E a prova disso tudo é sua imensa indiferença.
Porventura tem a amizade um coração tão fraco, que numa noite ou pouco mais se muda?
("Timão de Atenas")
Mandei construir um castelo enfeitado de ouro, para guardar nossa amizade como um tesouro...
Se para ter tua amizade é preciso lutar, então, adeus, estou indo para a guerra...
A flor da amizade não precisa ser cultivada, pois a sinceridade lhe dá vida!
Amizade
A amizade é um dos amores mais sinceros, é uma promissória assinada em branco, uma folha de cheque idem. Para escolher um amigo só precisa ter a alma irmã, ter tantas afinidades que deixam a pessoa boba.
Ser amigo é acreditar na culpa do outro só em ultima instância, com provas robustas e inequívocas, daquelas contra as quais não há argumentos.
Ser amigo é querer o bem do outro tanto quanto quer o seu próprio bem, é comprazer-se com o sucesso do outro como se fosse seu.
Para construir uma amizade sólida basta mostrar-se como é, sem máscaras ou subterfúgios. Ser amigo é estar ao lado em qualquer momento, em qualquer tormento. É ser sincero sem magoar, pois os amigos têm uma linguagem como a dos anjos, criticam sem magoar. Ser amigo é achar no outro somente virtudes pois até os defeitos fazem parte do charme daquela pessoa. Meu amigo não tem defeitos, sua presença torna qualquer lugar no melhor ambiente.
Ser amigo é mais fácil do que se imagina, pois para o amigo temos coragem de contar nossos segredos, nossas imperfeições, tudo com a maior naturalidade.
Eu sou uma amiga daquelas que defendem os amigos com unhas e dentes, que não admite nem ao menos ver o seu amigo chamado de feio. Gosto de exaltar as qualidades e ficar cega diante dos defeitos. Eu só sei ser assim: intensa, rasgada, apaixonada, despudorada.
Mas há também um porém: a amizade deve ser regada como uma planta delicada, como os cristais mais finos, porque podem até resistir a algum pequeno descuido, que o amigo corre a consertar...mas não podemos nos descuidar de algo tão precioso com todos os ingredientes que levam à culpa, como a negligência, a imprudência ou a imperícia.
De todas as pessoas que passam por nossas vidas, guardamos lições preciosas e, uma das quais levo sempre comigo, foi a que me deixou o meu primeiro namorado. À época, eu muito criança, não costumava avaliar muito bem o mal que lhe causava com certas atitudes que tomava, até que num certo dia, ele com a voz mansa e pausada me disse para que sempre que eu fosse fazer alguma coisa com alguém, me colocasse antes no lugar desse alguém, porque assim fazendo, diminuiria muito a possibilidade de magoar essa pessoa. Santo conselho!
Eu amo um amigo ao ponto de entregar a minha vida se for para salvá-lo, mas herdei uma característica da minha mãe, que outrora não entendia e agora exerço com a maior naturalidade, que é a de matar dentro do meu coração os amigos que me ferem de morte. Não é uma atitude belicosa, muito pelo contrário, pois não desejo mal a quem um dia foi depositário de todo o meu apreço, simplesmente apago da minha lembrança essa pessoa que não soube receber o meu amor.
O maior tesouro que possuo não é dinheiro e nem ouro, meu maior tesouro são as amizades que venho coletando ao longo da vida e, a julgar pelos anos vividos são eternas.
Poema da Amizade
É meu este poema e seu será também, fiz eu para ti porque te quero bem, aceite como presente feito de nossa amizade, nele quero te desejar simplesmente felicidade, pequeno é este poema, mas diz toda a verdade, por isso tem o nome de:
Poema da Amizade...
Davi foi um homem segundo o coração de Deus porque tinha pânico de perder a amizade do Pai. Quando Davi pecava, logo seu coração se enchia de angústia só de pensar que Deus ficaria chateado com ele por toda a eternidade.
Outra coisa que fez de Davi um homem segundo o coração de Deus foi o fato de Davi demonstrar o amor que sentia por Ele. Davi compunha músicas e poemas para Deus (os Salmos), dava presentes a Deus (ofertas e sacrifícios), dava imensa importância a tudo que Deus dizia e pensava (Na Tua lei eu medito dia e noite) e, talvez o mais importante, abria seu coração para Deus.
Davi não maqueava o que estava sentindo para Deus, pelo contrário, falava tudo que estava sentindo para Deus. Fosse alegria, felicidade, angústia, tristeza, preocupação, medo, amor...
Essas são algumas das atitudes que de Davi, um homem que errou muito, muito mesmo, um homem segundo o coração de Deus.
Bicho maldito é o INTERESSE, esse faz surgir ou desaparecer em instantes uma "amizade". É incrível como as pessoas se tornam tão agradáveis e atenciosas quando precisam de você.
O olhar
Através de um simples olhar,
Formou uma grande amizade.
Depois de um abraço,
Virou um amor de verdade.
Através de coração,
Vem uma forte emoção.
Aquelo imenso desejo
De te amar,de beijar e de abraçar.
Vem com uma flor vermelha,
Que representa a paixão
Que significa o amor
Que vai explodindo,
No fundo do coração.
Regra de ouro da amizade: se quer que as pessoas gostem de você, faça com que elas se sintam bem consigo mesmas.
Não devemos implorar por amizade. Amizade é o que tem de mais verdadeiro e puro no mundo; amizade não se cobra. Amizade verdadeira é dada de coração e alma, sem esperar por nada em troca. Ser amiga é atender uma ligação no meio da madrugada e escutar as lamentações da outra; ser amiga é pegar antipatia de alguém só porque sua amiga não gosta; ser amiga é passar a noite acordada falando sobre nada e ao mesmo tempo sobre tudo; ser amiga é relevar uma mentira inocente; ser amiga é relevar os erros pois os acertos foram inúmeros; ser amiga é um amor incondicional que não se pede, não se cobra. Portanto se você precisar pedir para que alguém fique, é porque está na hora de ir.
Já perdi as contas de quantas amigas "verdadeiras" abandonei pelo caminho da vida. Triste? Não. Fico feliz de ter me livrado de pessoas vazias que na primeira oportunidade pulam fora. Não quero ninguém ao meu lado que não possa aguentar um problema, que não consiga lidar com uma discussão e que não saiba passar por cima de problemas por aqueles que ama. Quero pessoas verdadeiras, intensas, que choram comigo, sorriem comigo, me xingam e logo após vem me dar um abraço. Isso é ser amiga, isso é gostar de verdade.
Com todas essas idas e vindas eu aprendi uma coisa muito boa: o tempo não quer dizer nada. Uma amiga de anos não é verdadeira só porque está há mais tempo na sua vida. Aquela garota que você conheceu semana passada e que contou sua vida inteira pra ela no primeiro dia sem entender o motivo pode muito bem ser aquela pessoa que vai estar ao seu lado quando tudo desabar.