Amigos Antigos
Falar e fazer
A sabedoria que vem de cima é. . . sem hipocrisia. - Tiago 3:17
Nos antigos dramas gregos, uma pessoa atrás de uma cortina falava as linhas enquanto o artista no palco representava o papel. Podemos nos referir ao orador nos bastidores como alguém que não “praticou o que ele pregou”.
Essa pessoa atrás da cortina me lembra de um problema que nós, como cristãos, experimentamos hoje. Muitos de nós são hábeis em soar religiosos, mas não colocamos nossas palavras em prática. Isso é hipocrisia.
Quando há uma discrepância entre o que dizemos e o que fazemos, criamos confusão na mente de nossa “audiência”. É por isso que muitos descrentes não levam a mensagem do evangelho a sério.
Um cristão que faz o maior impacto em um mundo assistindo, e que promove a causa de Cristo, é aquele cujas ações se harmonizam com seu discurso. Quando Tiago falou da “sabedoria que vem do alto”, ele a descreveu como “pura, depois pacífica, gentil, disposta a ceder, cheia de misericórdia e bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia” (3:17).
Nosso papel como cristãos é muito diferente dos antigos atores gregos. Eles tinham oradores que não faziam e que não falavam. Nós devemos ser pessoas que falam e fazem a verdade!
Você está escrevendo um “evangelho”, um capítulo a cada dia,
pelas ações que você faz, pelas palavras que você diz;
Os homens lêem o que você escreve, seja infiel ou verdadeiro -
Diga: o que é o “evangelho” de acordo com você? - Gilbert
Quando ações e palavras concordam, a mensagem é alta e clara. Richard DeHaan
Onde o bom caminho é
Peça os caminhos antigos, onde está o caminho bom e entre nele; então você encontrará descanso para suas almas. - Jeremias 6:16
Nós que acreditamos que Deus tem padrões morais absolutos são vistos por alguns segmentos da sociedade como simplórios intolerantes. Somos advertidos a não expressar nossa desaprovação sobre certos comportamentos imorais.
O comentarista de televisão Andy Rooney uma vez anunciou sua repulsa à conduta sexual perversa, cada vez mais evidente em nossa cultura. Mas a pressão de grupos de interesses especiais que promovem estilos de vida imorais o coagiram a pedir desculpas.
Nossas circunstâncias são incrivelmente similares àquelas que Jeremias enfrentou há 2.600 anos. As pessoas não tinham vergonha. Nenhuma perversão os fez corar. Até mesmo os líderes religiosos fizeram parte dessa situação deplorável!
Jeremias, no entanto, proclamou a ira de Deus e advertiu sobre o julgamento divino iminente. O profeta implorou por um retorno aos “velhos caminhos, onde o caminho é bom” (v.16), os caminhos da renúncia ao pecado e a obediência a Deus.
Jesus nos mostrou o bom caminho quando convidou todos os que “trabalham e estão sobrecarregados” para vir a Ele (Mt 11:28). E Ele nos deu a certeza de que Seu “jugo é suave” e “Seu fardo é leve” (v.30).
Senhor, obrigado por nos mostrar o caminho que traz felicidade real. Ajude-nos a andar no bom caminho.
Para frente e para cima seu plano de curso hoje,
Buscando novas alturas enquanto você segue o caminho de Jesus;
Não dê atenção às falhas do passado, mas busque o prêmio,
Apontando para os objetivos adequados aos Seus santos olhos. —Brandt
Você não pode ficar torto enquanto permanecer no caminho reto e estreito.
Herbert Vander Lugt
Os caminhos antigos
Peça os caminhos antigos, onde está o caminho bom, e entre nele. - Jeremias 6:16
Eu raramente anseio por “os bons e velhos tempos”. A qualidade dos carros de hoje, por exemplo, excede em muito a do meu primeiro, um modelo de 1935 com apenas um aquecedor de coletor e uma curta vida útil. Quando alguém diz: "Eles não os fazem como costumavam fazer", respondo: "Estou feliz que não".
Eu faço muito tempo, no entanto, para um retorno aos "velhos caminhos, onde o caminho é bom" (Jr 6:16). Houve um tempo em que as crianças da escola aprenderam gentileza, pureza, lealdade, obediência à autoridade e reverência a Deus. Naquela época, os artigos de jornais e revistas refletiam a crença de que somos seres morais que devem exercer autocontrole e buscar o bem dos outros.
Hoje, essa idéia foi largamente descartada e substituída pelo conceito de que só podemos ser felizes quando temos liberdade para cumprir todos os nossos desejos egoístas. Rejeitar os caminhos antigos não é novo. Nos dias de Jeremias, as pessoas não se envergonhavam de seus pecados (v.15). E quando o profeta implorou para que retornassem ao “bom caminho”, eles responderam: “Não andaremos nele” (v.16).
Não precisamos nos desanimar, no entanto. Deus ainda está no controle. Podemos mostrar o caminho amando as pessoas e orando por elas. A história registra muitos reavivamentos quando multidões retornavam aos antigos caminhos. Isso pode acontecer de novo!
Envie um reavivamento, ó Cristo, meu Senhor,
deixe que sobrevoe a terra e o mar;
Envie-o de acordo com a Tua querida Palavra,
E comece em mim. - McKinney
Nosso propósito na terra não é se acostumar ao escuro, mas andar na luz. Herbert Vander Lugt
Eu tive que desenterrar problemas antigos para entender o que esta acontecendo comigo agora e que tudo que estava a minha volta nada era real muitos que conheci a vida toda me traíram de forma vil... A vida continua, mas num ponto que começa agora...
Os antigos, contavam histórias de uma gruta há muito esquecida. Onde, um pastor e as suas ovelhas se abrigavam das chuvas, nas estações frias e húmidas.
Nessa mesma gruta, onde o pastor junto ao fogo se aquecia, o rebanho a sua volta se juntava para o ouvir sussurrar cânticos e lembranças de velhos profetas.
Essas pobres criaturas, das lamúrias do seu protetor nada compreendiam, mas ali se sentiam acalentadas, e ficavam....até que as nuvens escuras dessem lugar às estrelas ou quem sabe ao sol. Pois ali, só ao longe se ouvia o uivo do vento e o grito sinistro do mar contra a falésia.
Novos relacionamentos baseados em padrões antigos perdem metade e mais um pouco, de tudo. Cabe a nós mudar isso.
Talvez a inovação esteja num livro, nas conversas, nos autores antigos, numa enciclopédia na casa dos avós. Não é preciso máquina para falar, mas Ser Humano para mudar.
Antiga alquimia
Criada Pelos antigos
Filósofos e escritores
Em um ritual conceitual
Formado pelo seu
Amor, sangue e magoas
Junto a uma concentração espantosa
Um coração Flamejante
Uma mente enevoada
E Uma escrita detalhista
Forma-se a mais Realista
E genuína Poesia
As vezes é preciso vasculharmos as gavetas dos nossos antigos guardados interiores, procurarmos os velhos arcabouços e rascunhos perdidos e amarelados pelo tempo, para assim percebermos o quanto já evoluímos durante a nossa jornada.
Em tempos antigos, mais primitivos (como estes?, perguntou outra parte de minha mente), era um ato de confiança dormir na presença de outra pessoa. Se a confiança fosse mútua, o simples sono era capaz de uni-los mais do que a junção de corpos.
A viajante do tempo, Outlander
Faz um tempo
Que me tornei quem sou
Perdi alguns princípios
E desfiz conceitos antigos
Coloquei um sorriso no rosto
Mesmo sabendo que ele se vai
Junto com toda a boa vibe
E então me descubro
Na minha pior versão
Onde está quebrado
O meu coração
E aonde já disse não
Para todas as mudanças que pensei
Pois sei que falharei
Não conseguirei melhorar
Porque a minha tendência
É essa, sempre piorar
Nunca leio um livro novo, pois os antigos são bem mais interessantes, deixo que o novo envelheça...
(Patife)
Às vezes fico imaginando como seria a preocupação das pessoas de tempos antigos quando justamente o papel de escrever estava para acabar, não havendo reposição imediata, como seria para aquelas pessoas a sensação mediante a esse fato?
- Acredito ser desesperadora, no mínimo. Mas hoje, em 2019, temos folhas infinitas e digitais.
Os dias antigos não voltam mais, como uma areia na ampulheta, pois cada dias vivemos sem voltar atrás, até que a nossa areia da ampulheta chegue ao fim.
❀༺LINHAS TORTAS♥
Linhas tortas
Misterioso cemitério
Antigos fantasmas
Candeeiro luminoso
Gritos surdos
Triunfante sacrifício
Amor humilde
Pessoa virtuosa
Futuro esperançoso
Casa especial
Lembranças vividas
Formas escuras
Olhar perdido
Solidão sentida
Trevas revoltas
Tumulto sombrio
Inferno alucinado
Mar adormecido
Mudo adeus
Vergonha escondida
Vento forte
Verdadeira saudade
Tempo esquecido
Despedida cruel.
Não procure em minhas vãs memorias nossos antigos versos de amor,tudo isso talvez tenha se perdido no meio tempo em que a insegurança nos afastou