Amigos
Rever amigos e relembrar velhos tempos é ter a certeza de que, ainda que a distância se faça presente, o sentimento, por sumido que esteja, nunca morre!
Não é porque demoramos a rever os amigos, que anos atrás a vida deu destinos diferentes, que a amizade acabou.
Temos que tentar contato de alguma forma, seja ela qual for.
Na infância fomos amigos e, na distância, esquecidos?
Amigos são valiosos.
Eles são o nosso arquivo de sensações intactas, que se transformam em sonhos e dão sentido à vida.
Uma boa conversa entre amigos
A Língua Portuguesa é muito complexa pra quem a estuda. São tantos meandros que uma palavra tem, induz, ou quer parecer, que pira qualquer aprendiz. As exceções às regras, as indefectíveis cedilhas, zês, xis - são um emaranhado ilógico para qualquer criança. Labirintos léxicos, e sintáticos que embotam o raciocínio. Palavras da moda infernizam por uma temporada inteira. Por isso, as entrevistas em geral confundem mais que explicam pois são plataformas para a vaidade do entrevistador genial (mas, quando esclarecem, que bom!). Quando o entrevistador tem a perguntar e o entrevistado tem a responder, saímos todos ganhando, como numa boa conversa entre amigos. O domínio da ferramenta do bate-papo é milenar. A internet já pode mostrar seus frutos mais preciosos amadurecendo. Boas conversas já não acontecem apenas e tão somente no entorno dos chopes gelados com cheiro de fumaça, como no meu tempo de jovem. Embora nada anule nada.
Precisamos tomar muito cuidado com os amigos e os inimigos, igualmente. Num determinado aspecto, por motivos diferentes, ambos tentam nos induzir ao erro.
Nem sempre quando falamos "somos amigos", o pronome é usado de forma correta. Às vezes é só "sou amigo"!
'Reciprocidade'
Autorizo meus amigos chegarem para as pessoas falsas no meu velório e falarem: nenhum de vocês gostava dele.