Amigo o que você falou me magoou
Meu amigo Zé Ferreira de 74 anos de idade,agora faz o papel de um cachorro: enquanto a família passa o réveillon fora,ele olha a casa (31.12.17).
Qual o valor da amizade? Nenhum!
Pois amigo não tem preço, não tem medida, não nem tamanho. Amizade é algo valioso, pois, se acabam tudo, entretanto não se acaba a amizade. Quando todos viram as costas o primeiro a olhar te é o amigo(a). Quando não tens o que comer, o primeiro a dividir o pão é o amigo. Quando as vestes estão rasgadas o primeiro a vestir-lhe é o amigo. Amor nasce através da amizade. Todo laço se cria através da amizade. Famílias se constituem através da amizade. Aquele que abre a boca e diz que não tem amigos é porque jamais amou. Nações se criaram através da amizade.
Bom logo terá pessoas lendo e dizendo: Mais que tolo por defender a amizade assim. Amizade não durá. Se fosse assim ainda teria meu amigo que faleceu. Entre tantas outras coisa que se possa pensar, para esses eu respondo: Amigos verdadeiros não se acham fácil. Se um amigo verdadeiro morre, então, honre sua memória com as lembranças dele que tens. Se sua amiga de infância terminou com você, então, ela jamais foi sua amiga.
Amigos são pessoas especiais que Deus coloca nas nossas vidas , pois, sabe mesmo que vier a distancia, a doença, a morte, nada vai arranca-los de nossos corações. Um amigo se torna pai, mãe, filho(a), irmão(a), esposo(a), um amigo se torna um anjo, um porto seguro, onde podemos saber que independente de com o estamos, sempre poderemos contar com ele.
Bom eu sei que sempre tive amigos, pessoas que pude contar e sempre poderão contar comigo. Maior forma de amar as pessoas é dando primeiramente a minha amizade, Cada pessoa que lê essa mensagem peço que reflita e se possível compartilhe para aqueles anjos em suas vidas que são seus amigos.A cada letra que escrevo ponho um pouco do amor que tenho por todos aqueles que fazem parte do meu coração, aqueles que eu sinto orgulho e honrado de chamar de meu amigo. Gratos a todos esses anjos que Deus colocou em minha vida. Por que um homem sem amigo é um ser solitário.
O PODER E O DINHEIRO
Se queres conhecer teu amigo (?)
Mete-o cheio de trigo.
Se com todo o trigo te admirar,
Nele já podes confiar!!
- Abri meu projeto ao homem que eu imaginava ser um grande amigo, devido a minha falta de atitude ele confundiu as coisas para o lado ruim, e tive que abandona-lo pelo caminho.
"Protege-me" Para o meu grande amigo, o primeiro a acreditar em mim, nunca estive tão preparado para receber a notícia de que já fazias parte do reino que Nosso Senhor nos prometeu. Amor, assim era o nome do meu melhor amigo.
Sinto muito a sua falta neste momento tão especial da minha vida, não me conformo e nunca me conformarei, porque no que se refere ao sonho só tu eras o meu conforto, meu amigo. Quero que onde quer que estejas saibas que nunca desisti dos meus sonhos, agora tu farás parte dos meus sonhos para sempre!
Quando eu um dia partir, quero muito voltar a ver-te, espero que sejas tu antes de qualquer outro a ver-me, meu grande amigo. Deixaste um grande vazio que nem o tempo conseguirá preencher.
Quanto mais o tempo passa, mais sinto a tua presença, mesmo vivendo noutro continente, continuas comigo, meu irmão, agora, mais do que nunca, e por causa da tua ausência sou três vezes mais positivo, porque sempre estiveste ao meu lado e porque sempre quiseste o meu bem, quero que faças parte, mais uma vez, da história da minha vida, dentro da positividade que é não só o meu, mas agora o nosso livro.
Quando penso em basquetebol a tua imagem vem-me à memória. Por ti quebrei as regras e em vez de escrever para motivar quem precisa, conto um pouco da nossa história, quero que quem me conheça também saiba que sou de carne e osso, que não perdi um amigo, mas que ganhei um anjo nos céus.
Talvez um dia perceba porque te chamavas Amor.
Peço a Deus que olhes para esta pessoa que agora toma conhecimento da nossa longa e curta história. As conversas nunca terminaram, como ouvi hoje no rádio.
A nossa com certeza não terminou, tenho a certeza de que um dia iremos recomeçar. Irei realizar o nosso maior sonho e irei por nós e muitos dos nossos amigos conhecer um dia os Estados Unidos da América! Lembro-me das vezes em que me dizias: “Este trabalho todo um dia valerá a pena”, acrescentavas que não sabias o porquê desta tua fé, que acabava por me contagiar.
Só me resta agradecer! Sei que estás a olhar por mim, és um anjo acolhido pela melancolia do tempo. Nunca é tarde para te dizer: “Amo-te, grande mestre de motivação.
"Estupida Angola" Quero antes ser teu amigo, o clique do tempo dá sempre razão à palavra saudade, claramente não sei qual o sabor do feitiço que trazes no teu olhar. Para mim, o nosso país é: Amor, nobreza, alegria, ouvir, lembrança e adeus.
Partida de quem quer despedir-se e não consegue, como uma pessoa que foge do seu ritmo, e não desprende, jamais deixa o seu balançar, o mesmo balançar que apelidamos de coisas que parecem estranhas, um país distante, que nem é português e tão pouco francês, mas ao seu jeito universal se deixa embriagar pela chinesa.
A maior riqueza é sem sombra de dúvida a sua gente, esta mesma gente que o abandona quando mais precisa, maltrata-te, rouba e explora! É deste jeito silencioso e inteligente, que a nossa terra nos ama.
A invenção de ser positivo é das coisas mais lindas do mundo! Mas no nosso país é difícil, é possível distrair as pessoas com cerveja e carnaval, conversas vagas e vinho verde, em vez de apostar na educação. É neste país onde nasceram os homens mais intelectuais do mundo, e que 41 anos depois não conseguimos provar o contrário. Para dizer ao antigo colonialista!
Quantos mais 41 anos precisamos nós, Angola? 41 para saúde, 41 para termos luz, 41 para ter água em casa, 41 para educação, 41 por segurança! Somando em números pequeninos, meu lindo país, são precisos 246 anos para, mesmo assim, não deixar de te amar.
Um país que muda por opção sem as pessoas se aperceberem, confesso que somos cobardes, tão cobardes, que não temos força para a revolução! Queremos a Bernice.
Importamos bundas, médicos baratos, presos estrangeiros e analfabetos funcionais. O mesmo. Santo a quem confiamos o país, 40 + 1 = 41, mostra-nos categoricamente que precisamos de mais 500 anos para que nasça um anjo que possa salvar o país! Salvar da vergonha de ser tão rico e tão miserável.
Escrevo para ti, meu amigo, em tom de desabafo, porque te amo, não consigo ver o nosso belo país em pedaços... Penso que está perto do fim, de um novo começo sem espaço para saudosismo, nem mumonhas. Ou aprendemos a amar o país ou sepultá-la-emos viva 41 anos depois…
Continuo positivo, espero que um dia possamos ver o nosso país no regime das grandes nações.
É melhor desabafar contigo, meu amigo, do que contrair uma úlcera estomacal, doença muitas vezes provocada pelo sistema nervoso e grave desequilíbrio emocional.
O tempo um dia será nosso amigo e deixaremos de depender de santos e ficaremos mais próximos de Deus.
Sou
Como filho que um pai perdeu;
Como irmão sem irmão;
Como amigo que já viu outro partir;
Como cônjuge abandonado por seu par;
E o coração assim do peito se desprendeu,
E ficou o gosto amargo da desilusão,
De não poder ver nenhum de seus rostos mais sorrir.
E o que mais doeu,
O que mais dói,
É esse sentimento que corrói,
Chamado saudade,
Que é o misto de carinho e amizade,
Ternura e cumplicidade.
E o que é essa tal de saudade que me causa dor,
Na resposta de uma criança descobri,
E assim veio a esperança e ternamente sorri,
E deixo a dica:
Saudade é o amor que fica.
Pode parecer estranho, mas seu maior amigo são seus erros.
Portanto, escute o que eles dizem e não os repita.
Não sei se paixão, se amor ou se é.. pra sempre amigo,
Sei que mais do que tudo, te quero comigo.
Quero te ver feliz em minhas manhãs;
Sentir teu suspiro ao meu toque,
Beijar o teu corpo e ouvir o teu coração,
Assim te quero, menino..
Te quero e te chamo, e sem chances,
Simplesmente te abraço,
E deixo minha mão na tua, Você sabe...
E deste momento em que me abri pra ti, não só segredos mas minha sinceridade esteve junto a ti,
Mesmo sem saber ao certo por onde andaremos,
Mas com uma certeza.
Nosso caminho é direto e
nosso futuro é incerto.
Um amigo, uma boa conversa, um café quentinho
para aquecer o coração.
Com palavras que nos trazem paz, otimismo,
esperança, fé e gratidão.
SURPRESAS AGRADÁVEIS, E MEU PRIMEIRO AMIGO DE 2018
CRÔNICA
Ontem 03.01.18, regressando das compras do início de mês, tive a grata satisfação de conhecer o nobre cidadão nevense, Edevalter Moreira - empresário supermercadista, da minha região.
Agora nosso conhecimento não é mais somente de vista ou superficial; mas, um relacionamento com mais intensidade e qualidade.
No encontro amistoso que tivemos gastamos um pouco de tempo, um com o outro, que fora muito proveitoso para mim e creio que para ele também.
Comungando dos mesmos sentimentos, emoções e ideários... a partir de então, nos olharemos com outros olhos. Os olhos da alma.
Parlamentamos sucintamente sobre uma temática: a nossa vida e obra.
O amigo Léo Serralheiro como é conhecido, fez uma ponte entre eu e Edevalter – ao compartilhar suas produções literárias no meu WhatzApp e informar a ele sobre meu perfil e material disponibilizado na Internet.
A nossa aproximação, contato e troca de ideias gerou esta crônica e resultou em uma boa amizade que há de perdurar à vida toda. “Quem têm muitos amigos pode congratular-se...”
Com a alegria de um adolescente deslumbrado e encantado com a vida, relatou-me em poucas palavras sobre sua trajetória no mundo das letras. Revelando-me como despertou o seu talento, na arte de escrever; adormecido dentro de si, por muitos anos – que fora despertado, aos poucos.
O conselho Divino é: “desperta o dom que há em ti!...” Muitos já tiveram a oportunidade de revelarem ao mundo, seus dotes; mas outros não. Edevalter segue esta orientação Sagrada desde que deu seu pontapé inicial em 2016. Quando produziu sua primeira frase.
Ao contatar-me pessoalmente com o amigo em questão, não demorou muito e eu já estava com seu caderninho, muito bem organizado nas mãos – onde descansavam seus belos textos originais. Manuscritos e digitalizados, recortados e grudados em suas páginas. “A primeira impressão é a que fica” pensei isso quando percebi a organização que têm com os seus escritos.
Uma surpresa agradabilíssima eu tive ao saber do gosto do Edevalter, a esse seguimento cultural! Bom demais lê-lo; e, ouvi-lo lendo-os para mim com muito prazer e ênfase, foi melhor ainda. Um produto muito bem trabalhado: Produções coesas, coerentes e contundentes...Reflexivas. Posso dizer que, Ribeirão das Neves é mesmo um chão que abriga grandes talentos.
Em dados momentos da nossa conversa, senti-me como uma pessoa muito especial: quando Edevalter interrompeu por alguns instantes o trabalho de sua esposa no supermercado da família, para me apresentá-la.
E ainda ficou radiante de felicidade quando o convidei a participar das reuniões mensais na Academia Nevense de Letras Ciências e Artes (ANELCA), na sede do município; - a qual sou acadêmico ocupando a cadeira numero 03,cujo patrono é J.G. de Araújo Jorge. Entusiasmado, confirmou presença no próximo encontro acadêmico que tivermos na referida academia. Como um bom sabedor que sou de que, todas as pessoas que escrevem, gostariam de ver seus trabalhos publicados e eternizados... O convidei também a participar comigo de publicações nas antologias virtuais internacional: a revista "Eisfluências" e o livro de antologia "Logos, da Fênix",com um texto em cada edição; que logo serão editados, em Lisboa – Portugal. Onde o aceitou prontamente.
Uma coisa é certa, eu e o meu mais novo amigo de 2018, temos algumas coisas em comuns: residimos no mesmo bairro, limítrofe ao Céu Azul; trabalhamos em atividades comerciais; descobrimos nossos gostos pela escrita, com nossos cabelos brancos; e, desejamos mais e mais exteriorizar e por no papel, nossos pensamentos de aprendiz de escritor. Pois, não conseguiremos mais viver d' outro jeito .
Ribeirão das Neves - MG. (04.01.18)
um livro é um amigo, uma óptima companhia, com ele podemos sonhar, esquecendo o barulho que o mundo sustenta, atravessamos o horizonte sem males na alma....
"Sensato"
Quem eu dizia ser meu amigo deu as costas para mim,por ser cúmplice do meu crime sem perdão
A pessoa que mais amei na vida foi a que mais machucou meu coração,é assim,quando estamos desesperados achamos paixão passageira amor eterno,quando começamos a se amar,vemos que o nosso amor não foi o suficiente para completar a pessoa errada
Até minha sombra me deixou quando o sol deixou de iluminar meus passos
Eu são tão novo,e meu coração ainda não conhece os caminhos da vida,não sabe os segredos do mundo
Quando digirimos a realidade,estaremos propensos a tirar cacos cortantes que dilaceram nosso coração dos anos passados enquanto estávamos vivendo ilusão
Que um dia minha mente seja minha amiga,a consciência seja meu porto seguro,tomara que um dia meus erros seja lembrança para eu enxergar a realidade e tirar meus pés do caminho da maldade onde já andei no passado
Eu sou tão novo,meu coração ainda não conhece os caminhos da vida,não sabe os segredos do mundo,espero que um dia eu me torne sensato