Amigo Mala
Te quero com ti quero amar como ti amei nossa amizade será sincera de coração eu vou ser seu amigo de agora e sempre beijos!
Aí contrário do refrão musical que diz “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”,
Amigo não é coisa,
Amigo é irmão;
não diz respeito a guardar,
rima melhor com compartilhar,
sendo e dando um ao outro
nosso melhor!
O meu melhor amigo não e aquele que me empresta o seu melhor tênis ,a sua melhor roupa o meu melhor amigo deu a sua vida por mim nosso senhor JESUS CRISTO
Neurônios apaixonados ( PAIXÃO )
Por Nilo Deyson
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Venha saber direito com Nilo Deyson.
O que você pensaria se eu te indicasse se entregar totalmente a um estado “hipermotivacional” de demência temporária, com duração média de 12 a 18 meses e com grandes características de obsessão e de compulsão?
É provável que você me processasse, não é mesmo?
E se, ao invés disso, eu te aconselhasse: “Você precisa viver uma grande paixão!” Aposto que você acharia a ideia bem atraente.
Pois bem, você acredita que se trata da mesma recomendação? Incrível, não?
Basta pensar com a consciência.
Deixando de lado toda a aura poética do assunto, o que se passa em nosso cérebro, quando estamos apaixonados, é bem menos romântico do que nos mostram as fábulas e mitos. Tudo começa com a ativação das vias mesolímbicas dopaminérgicas (vias relacionadas ao sistema de recompensa e à memória).
Quando vivemos uma paixão, há um aumento da produção de dopamina (neurotransmissor relacionado à concentração, à motivação e ao prazer). Ao mesmo tempo, há a diminuição da produção de serotonina (neurotransmissor que regula o sono, o humor e o apetite).
Essa verdadeira anarquia química acaba inibindo nossas estruturas pré-frontais, já que são elas que nos ajudam a frear nossos impulsos e desejos.
Diante dessa rápida pincelada na neurociência, podemos entender melhor os “sintomas” de um apaixonado.
Com a superativação do sistema de recompensa e da memória, sentimos profunda felicidade quando nos lembramos do objeto de nossa paixão.
E, essa sensação reforça ainda mais o sistema que acaba entrando em looping.
Ficamos como que embriagados, querendo beber ainda mais dessa paixão.
O aumento da dopamina transforma o ser amado em nosso único foco.
Ficamos obstinados, e a nossa vida passa a concentrar-se apenas nele.
Sentimos muita motivação e, ao mesmo tempo, muita ansiedade.
Trata-se de um estado parecido com o Transtorno Obsessivo Compulsivo.
Com a queda da serotonina, não dormimos direito, só pensando no ser amado.
Não comemos direito, só pensando no ser amado.
Ficamos mal-humorados, quando estamos longe do ser amado.
Esse quadro nos leva a compreender um pouco a origem latina da palavra paixão: (passio) que significa sofrimento ou o ato de suportar alguma dor.
Como a química da paixão inibe as estruturas pré-frontais, acabamos tomando decisões desnorteadas, como, por exemplo, torrar o salário para contratar um helicóptero que jogue pétalas de rosas no quintal dele/dela; tatuar o nome dele/dela atravessando nosso abdome; fazer uma declaração de amor num programa de televisão ao vivo.
Somos capazes de incorporar o “sem noção”.
Falando desse jeito, parece que a neurociência joga um balde de água fria nas clássicas fantasias sobre a paixão, não é mesmo? Toda a beleza desse sentimento acaba sendo reduzida a reações bioquímicas que vão além de nosso próprio controle.
Eu vou comparar o estado de paixão com o estado de embriaguez.
Em ambas situações, a área pré-frontal do cérebro fica inibida e perdemos (muito ou pouco) a capacidade do bom juízo.
Talvez seja por isso que é tão comum – seja ao apaixonado ou ao embriagado – dar vexames em festas regadas a comes e bebes (gula, luxúria e paixão…).
Então quer dizer que somos vítimas de nossa própria bioquímica??
Vejam com Nilo Deyson, que em alguns estudos dão essa impressão, sim.
Existe a neurofisiologia do medo também!
Tanto a paixão como o medo são fortes emoções, que costumam desencadear todo um processo bioquímico sobre o qual temos pouco controle.
E, talvez não tenhamos tanto controle assim quando somos rebatados pela paixão.
Penso que, por trás de toda essa sofisticada orquestração química, esteja a ideia fixa que a Natureza tem pela sobrevivência e pela reprodução.
O medo estaria para a sobrevivência assim como a paixão estaria para a perpetuação da espécie.
De qualquer forma, sabemos quanto o ser humano tenta driblar as forças da Natureza, não é mesmo?
A tecnologia farmacêutica, por exemplo, está sempre lançando medicamentos capazes de reprogramar nosso cérebro quimicamente, assim como manipular alguns tipos de comportamentos.
Segundo Helen Fisher – professora de antropologia e pesquisadora do comportamento humano na Rutgers University – os antidepressivos podem levar seus usuários a terem dificuldade em se relacionar intimamente com outras pessoas e até mesmo impedi-los de se apaixonarem.
A explicação estaria no fato de que há uma relação inversamente proporcional entre a produção de serotonina e a produção de dopamina.
Como os antidepressivos atuam sobre o aumento da produção da serotonina em nosso cérebro, isso inibiria a produção da dopamina (considerada a química cerebral da paixão).
Puxa, parece que uma forma de esfriar uma paixão é estudá-la neurofisiologicamente, não é mesmo?
Usar ou não os ouvidos da cientificidade para avaliar algumas músicas como as de Maria Bethânia, ou de Roberto Carlos, ou de Chico Buarque pode ser decisivo quanto a ouvir belíssimas letras poéticas ou aturar lamentos de uma dispensável “dor de cotovelo”.
Para fechar a reflexão que eu propus neste texto, eu recomendaria: se o seu cérebro não produz dopamina, não traduza a música No Ordinary Love, pois é um “chororô” só.
Fique apenas com a voz fantástica de Ana Carolina e deixe-se levar pelo arranjo envolvente da melodia.
Ops! Talvez haja um contrassenso nessa minha recomendação, pois a admiração pela voz da cantora e o envolvimento pela melodia da música têm a mesma natureza da paixão!
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
Arielly Mirella voce pode ate ter inventado mentira minha pro meu ex melhor amigo ,ex melhor amigo pq voce inventou algo que eu nao fiz pra ele mais se voce relar mais uma vez esse seu dedo sujo nas pessoas que eu amo voce vai ganha a medalha de melhor fantasia de morta rela esse seu dedo sujo no ... pra voce ver
O meu melhor amigo na face da terra sempre esteve comigo nos momentos ruins e nos momentos alegres da minha vida por isso que eu jamais vou deixar de ser o seu amigo
Não sei onde meu amigo está, não sei como está vivendo, nem por onde começo a procurar, um probleminha nos afastou, coisa pequena, sei que devo procurar, fazer buscas, tentar localizar, mas não sei onde meu amigo está.
Houve uma época, em que eu sabia dizer somente sim para um grande amigo...
Hoje com tantas decepções aprendi a ser o reflexo de tudo que recebo...
Em um certo dia, um amigo escritor me disse uma coisa que até hoje eu guardo comigo, ele disse que "a vida não é justa para todos", é, ele tem razão!
Um amigo fala oq vc precisa ouvir, e não aquilo q vc quer ouvir. Chega das pessoas tentarem te ajudar passando a mão na sua cabeça. Não adianta vc ficar se comportando como uma vítima, um coitadinho, coitadinha, uma pessoa confuzinha, não dá mais sabe porque? Porquê isso é jogo do inimigo. Vc começa a colocar os problemas como culpados, vc diz q tudo está dando errado na sua vida, uma confusão e tudo culpa dos outros, vc sempre está com a razão!
Um amigo não vai passar a mão na sua cabeça.. Não! Isso só vai fazer vc continuar sentindo pena de si mesmo remoendo tudo q tem feito vc ficar assim, e essa sensação vai te acompanhar pro resto da vida! É assim q o inimigo quer q vc se sinta, ele domina suas emoções. Muitas pessoas chegam ao fim da vida ou testemunham o fim da vida de alguém importante em seu meio familiar para só então refletirem e chegarem a conclusão de que desperdiçaram o tempo com tanto lixo e besteira. Chega! Olha pra vc! Vc não é melhor do que ninguém, tbm não é inferior a ninguém. Vc é inteligente, capaz, competente. Pare de aceitar q o inimigo controle os seus pensamentos e as suas emoções. Chega! Não faça mais esse jogo! A verdade dói, machuca admitir, ter q se livrar de argumentos e desculpas q a já se apegou e te faz acreditar q a culpa é de qqr um a sua volta, q a culpa não é sua, e vc aponta principalmente aquele amigo q fala oq vc tem q ouvir mas não concorda. Pare de tentar seguir como um titão! De se apegar à desculpas, argumentos, pare de fazer o jogo do inimigo.
Que seja um novo ano, uma nova fase e um novo começo na sua vida. Deus te abençoe.
Um amigo de verdade, não vê o outro na pior e assiste de camarote, ele estende a mão e luta junto. Se pulou fora do barco e te assistiu afundar, nunca foi seu amigo de verdade!
Não quero jantar com ele (Marcelinho Carioca), não quero ser amigo dele. Mas dentro de campo vou passar a bola para ele.
Na maioria das vezes, um amigo é como um irmão para você, mas quando arranja outra pessoa que gosta das mesmas coisas que ele, finge que você existe.
O senhor e o meu amigo e nas horas mais difícil que já passei ele sempre esteve doeu lado e ainda vai está do meu lado
O amigo sincero não deve mentir, por muito que lhe custe, é imperativo que diga a verdade com naturalidade, essa, é a opção que quero.
Um bom amigo é alguém diante de quem podemos nos comportar de forma autêntica, é aquela pessoa que nos acolhe e que nos ajuda a vencer os obstáculos da vida. Mas, saiba que a discrição é algo necessário entre amigos. Não é porque alguém é seu amigo que tem obrigação de te contar tudo o que acontece com ele. Cada indivíduo tem que ter a liberdade de decidir quanta intimidade quer compartilhar com os demais. Ultrapassar esse limite nos transforma em invasores e pode acabar causando desentendimentos. Grandes amizades podem acabar assim, por essa insistência e invasão. Seja discreto, seja prudente!
Sobre o Dia do amigo,
Comemoramos amigos, de longas datas
De infância, escotismo, e de consideração
De trabalho, almoços, confraternização,
Primos, sobrinhos, vizinhos, cunhados,
Amizades que se prezam, quase irmãos.
São professores da vida, que nos brindam
Tem pescadores de muitas outras histórias
Da Patrulha do Chopp, de nome polêmico
Que retratam amizades de outros tempos
Fóruns de conversas, risadas e causos,
Cervejas, franguinhos, polentas e batatas.
Lembramos de todos com todo carinho
Brindamos por todos, e continuaremos
Tentando manter o maior numero deles
Quando puder se juntar, será só alegria
Todos muito bem guardados, aos amigos
Quando for a hora de calar
Quando for a hora de falar
Agir quando for necessário
Não sumir quando precisar
Aparecer mesmo invisível
Como este, quase não tem
Ser exemplo mesmo errado
Seguir no caminho perdido
E juntos acertar um destino
Entender seus desagravos
Duvidar do que é aparente
Saber o que fez ser ausente
Mesmo que não tenha um
Olhe-se no espelho e sorria
Feliz dia do amigo !!!