Amigo Leal
Ler frases de autoajuda diariamente ajuda a lembrar que é preciso ler frases de autoajuda diariamente para que o ser humano consiga suportar o fato dele ser eternamente o mesmo.
Na visão espírita o ser humano precisa reencarnar várias vezes para evoluir. Ou será que o objetivo oculto da reencarnação é fazê-lo aprender que não se progride através da hipocrisia, um aprendizado que aparentemente não é mesmo muito fácil de ser absorvido, daí a necessidade de tantas vidas.
Evoluir é ser a razão das próprias transformações.
É tomar posse delas.
É manter-se no controle da liberdade que elas proporcionam.
Tempo - O Grande Senhor
Na compreensão humana, conforme cada situação que está sendo experimentada, Ele tanto pode estar passando, quanto mantendo-se estagnado, mas a verdade é que Ele sempre passa sem parar, é o ser humano que por vezes, retido num sonho ou num pesadelo real, perde a sua percepção de que o acompanha em tempo integral.
Se ter uma casa "extremamente limpa" é fundamental para o seu bem estar emocional, é possível que a sua alma esteja precisando de uma boa faxina.
Amor, um sentimento tão puro, tão natural, tão livre, tão nobre, tão desapegado e tão respeitoso que de tão bom e valioso o ser humano, muitas vezes, passa a vida tentando encontrá-lo sem se dar conta que para tê-lo precisa primeiro descobrir a maneira de manter-se, interiormente, num contexto mínimo de igualdade com ele.
Há momentos em que ser prático e objetivo é ter uma excepcional atitude em prol da transparência e da integridade da relação. Muito rodeio ativa a mentira.
Um singelo pensamento de agradecimento pelo despertar, uma boa xícara de café e uma pequena dose de bom humor é tudo que a disposição precisa quando amanhecemos para as tarefas de cada dia.
Às vezes vejo muita omissão na sabedoria, penso que o bom mesmo é ter conhecimento, que além de estimular a busca por novos conhecimentos, torna-se suficiente para não permitir que nos sintamos perfeitos e diferencialmente melhores.
Todos os brasileiros são atletas olímpicos. Estamos nos preparando, especialmente, há 13 anos. Diariamente nadamos contra a maré dos impostos e juros, arremessamos o cansaço para conseguirmos encarar os transportes públicos para irmos ao trabalho, damos saltos ornamentais para desviarmos dos buracos nas ruas e calçadas, atiramos esperança na tentativa de atingir o alvo da dignidade como cidadãos que cumprem as suas obrigações fiscais, somos humilhados pelo desrespeito de um salário mínimo vergonhoso, mas não deixamos a peteca cair. Cada dia é um set point para a violência, nossa adversária em tempo integral, que alguns de nós conseguem, com sorte, reverter e, consequentemente, vamos fazendo uma ginástica, nada artística, para evitarmos que chegue a hora do Match Point em favor do adversário, para que o ponto que fecha um ciclo não culmine com o fim do jogo da vida, deixando sob lágrimas os nossos familiares e amigos. Corremos feito loucos da desigualdade social, mas essa pista é impiedosa demais para que a justa igualdade consiga cruzar a linha de chegada. Sofremos as consequências da consiciência que não pesa nos políticos que levantam a bandeira da honestidade, enquanto se corrompem até pescoço. Pedalamos sob o risco de sermos abraçados por uma forte onda e morrermos afogados, e para as canoas o que restou foi remar num mar de lamas. Lutas e lutas, de pé, com trabalho e honradez, durante toda uma vida para sermos nocauteados pela saúde pública que, por baixo, sequer nos premia, por mérito, com um leito decente e, pior, consegue, ainda, fazer com que nos sintamos agradecidos se tivermos um tatame para deitar no corredor de um hospital.
Mas somos bons de jogada, driblamos as tristezas com sorriso e bom humor, apesar da marcação cerrada da miséria, da falta de saneamento, da falta de segurança, falta de trabalho, falta de educação eficiente etc, porém conseguimos sobreviver, porque acima de tudo somos brasileiros capazes de fazer a rede da desesperança balançar com belos gols para a seleção da fé em melhores dias.
Não são os nossos defeitos que provocam a inveja alheia, são as nossas qualidades, portanto, por uma questão de lógica, não é quem nos critica que nos inveja, mas sim quem não nos elogia.
Significância...
Não escolhi ser pouco
Nessa grama de frases reflexivas
De frases incompletas
De pensamentos livres
Preciso dominar as palavras
Dar-lhes vestimenta nobre
E desfazer o tosco.
Não pode pintar a boca da noite
Não pode marulhar às estrelas
Como acolher as expressões que me acenam?
Não quero ser pouco
No entanto não controlo a inércia
- Árdua insistência
- Insensata permanência
Mera sorte descobrir significados
Para a insuportável falta de lampejos.
E se hoje fosse o último dia?
E se hoje você acordasse e sentisse: Hoje é meu último dia?!
Se hoje fosse o ultimo, você falaria tudo que passou boa parte da sua vida dizendo, blasfemando? Você perderia metade das suas 24 horas falando da vida dos outros, julgando as pessoas, falando o quanto elas tão errada e não percebendo que o maior erro está em você?
Se hoje fosse meu último dia, eu queria abraçar o mundo como se nunca tivesse o conhecido, eu queria poder esperar das pessoas coisas boas, e que elas só pudessem me dar isso, queria ajudar o meu próximo como se fosse eu me autoajudando no universo do meu subconsciente. Eu queria que fosse um dia de sol e um dia chuvoso, ao mesmo tempo, para que eu pudesse relembrar das várias brincadeiras na chuva que eu tive quando criança, na verdade, sempre será uma criança, quem pode sentir-se uma, há que não possa; que pena. Queria Sol para rejuvenescer, para ir à praia, para ver as nuvens azuis neste céu que quase ninguém tem mais tempo ou não quer ter mais tempo para perceber sua infinita beleza. Eu queria amar como se fosse para sempre; minhas 24 horas podem sim ser pra sempre. Poder dizer a todos o quando eu amo cada um deles, mesmo que nos longos momentos da minha vida eu tenha dito e demonstrado o contrário. Queria falar com Deus “pessoalmente” e perguntar como estava me saindo, ou como me sai. Eu faria tanta coisa, tanta coisa mesmo. Mas o principal, eu NUNCA, JAMAIS, me esqueceria daqueles que de verdade me amaram, ou me amam, o tempo já não importa mais. Tenho tanta sorte de ter uma vida maravilhosa, mesmo com seus altos e baixos, ela é muito boa, mas há um problema. EU NÃO SEI QUANDO ELE TERÁ UM FIM. Tento, todos os dias fazer como se ele fosse UM ÚLTIMO dia, muitas vezes não consigo (na maioria das vezes eu não consigo), mas isso pouco me importa, o que interessa é que eu tentei, tentei ser uma boa pessoa, amar até quem não me ama, sentir piedade, ser generosa, perdoar que me magoa, dizer verdades quando elas são necessárias, ser tudo que alguém perfeito deveria ser.
Chegou um momento que percebi que minhas tentativas me fizeram sim, alguém melhor, mas não o suficiente para ser perfeita. Descobri também, que não é necessário ser perfeito para ser feliz. Eu tenho alguém que tem muitos defeitos, assim como eu, mas percebo nos olhos dele alegria; de estar vivo, de estar comigo, e isso não tem preço, não há 24 horas que alcançariam. Não é difícil ser feliz. O importante é lembrar-se de um grande detalhe que quase ninguém lembra: A VIDA ACABA, UM DIA...
O pouco para alguns é muito e para outros ainda não é o suficiente. Quem está errado, o que se contenta sempre com o pouco ou quem sempre quer mais? Tem alguém errado? Nem sempre tem que existir o certo e o errado, são apenas diferentes formas de ver, por que tudo é relativo.
Se você é formado em Letras, o hábito de algumas pessoas lhe atribuírem o papel de "gramática ambulante" certamente nunca mudará.
Riacho Doce...
Água doce do rio
molejo dos olhos
traz pétalas navegantes
que se acomodam tranquilas
na inúmeras orlas dos cílios
olhar de cachoeira,
brilhante no sol a pino,
embala pétalas soltas,
que dormitam sossegadas
nas curvas, formando fios.
E criam desenhos de sonhos
evocam amores distantes
nas águas doces dos rios.
Mensageiras da esperança
as pétalas liberam aromas
tão doces quanto os amores
acolhidos à beira do rio
e a poesia rola solta
na pele umedecida
pela doce água do rio.