Amigo e Conselheiro
Percebi que os amigos são para compartilhar alegrias dar e receber consolo e conselhos. Também são para fazer e ter companhia. Eles não são para compreender as nossas crises e nem nossos problemas.
Não busque as soluções dos seus problemas em conselhos de estranhos, valorize a sua família e amigos.
Hoje nós somos velhos amigos. Você me chama de linda e eu passei a te dar conselhos. A gente finge que nunca nada aconteceu, você fala de como tudo está uma droga, e eu minto dizendo que tudo está super bem. Nunca mais falamos sobre saudade, mas sabemos que ela está lá, e sempre vai estar. A gente escolheu caminhos diferentes, eram tantos problemas e um escolheu não afetar o outro. Era o mundo contra nós, era o tempo andando pra traz. E quem pode contra o mundo? Eu te dizia que ninguém pode contra nós, e você me provou o contrário. Hoje eu agradeço, por não ter precisado lutar sozinha contra o mundo. Agradeço por não ter ganhado junto com o amor, mais um punhado de problemas. Mas hoje eu lamento por não ter te feito forte, não ter te feito meu.
Sempre tem aquele amigo que nos faz falta, por seus conselhos, sua atenção, chamar a atenção quando for preciso, por simplesmente perguntar como estamos e saber quando não estamos bem... mas infelizmente na vida tomamos caminhos diferentes e tudo isso se perde, só que, o que importa é que esse amigo esteja bem e feliz, e enquanto isso a gente vai se ajeitando sozinha até se acostumar com a ausência.
“Nem sempre, você como amigo, precisa estar carregado de conselhos para dar. Existem dias que você precisa apenas ser como os amigos de Jó, que se assentaram com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum deles dizia palavra alguma.”
Só dou bons conselhos aos meus amigos. Pena que eu não sigo nenhum deles. Ainda bem que eles fazem o que eu digo e não o que eu faço...
Novos Conselhos para uma Vida Riquíssima
Espalhe gratidão enquanto houver amizade
E de ninguém deseje a piedade
Hasteie sua felicidade como uma grande bandeira
E diga a verdade de qualquer maneira
Distribua sua gargalhada entre os boçais
E tire para dançar os anormais
Tenha desprendimento pelo material
E leve sua cama para o quintal
Seja amor enquanto todos são razão
E aos sentimentos saiba dar vazão
Mostre o que vai além do espelho
E não se torne um jovem velho
Da arrogância não vista a fantasia
E não fique à sombra de uma relação vazia
Abrace seus sonhos com determinação
E enxergue com os olhos do coração
Seja como a chuva em um chão que agoniza
Faça brotar vida que você se eterniza
Precisamos um do outro
A doçura do amigo de um homem deleita-se com conselhos calorosos. - Provérbios 27: 9
Escritura de hoje : Provérbios 27: 6-17
Em 1948, quatro amigos se reuniram em Modesto, Califórnia, para orar e planejar. Eles queriam que seu ministério evangelístico fosse honrar a Deus e acima de qualquer censura; portanto, concordaram em responsabilizar-se mutuamente pelos princípios de integridade que orientariam sua organização e sua vida pessoal. Eles chamaram o acordo de "Manifesto Modesto". Você pode reconhecer seus nomes: Billy Graham, Grady Wilson, George Beverly Shea e Cliff Barrows.
Somente Deus conhece o impacto espiritual completo de seu alcance evangelístico mundial. Esses homens atribuem a eficácia de seu ministério à importância de permanecer fiéis a Deus e ao “manifesto” que fizeram anos atrás. Sua amizade e compromisso de encorajar um ao outro é o que fez a diferença em suas vidas e ministério.
A maior parte da obra de Deus é realizada por meio de pessoas que são honestas umas com as outras, comprometidas em servir uma à outra e dispostas a receber conselhos sábios uma da outra (Pv 27: 6,17). Quando construímos confiança, trabalharemos juntos sem problemas e veremos Deus trabalhando em nós e através de nós.
Sim, para sermos homens e mulheres íntegros e membros produtivos de nossas igrejas, precisamos um do outro.
Refletir e orar
Compartilhamos um vínculo comum de amor
Que vem de Deus, nosso Pai,
e somos dependentes da força
que atraímos um do outro. —Sper
Precisamos um do outro para fazer o que Deus quer que façamos. David C. Egner
Provérbios 12.26: O justo dá bons conselhos a seus amigos, mas os perversos os desencaminham. (NVT)
Churrasquinho, roda de conversas de amigos, conselhos e palpites tais, roubam o conhecimento de Deus, colocando seus apreciadores sob o controle do Malfeitor.
A falta de lealdade em um amigo que traz bons conselhos na crise e na angústia a é o mesmo que andar desprotegido rumo à selva.
Amigos inteligentes são aqueles que ouvem os seus interesses e conselhos e se tornam os seus praticantes.
Não generalize, bons conselhos existem. Só depende de você saber a quem pedir e ter o discernimento necessário para analisar sua opinião com a de outro. Pois de princípio, a tua será sempre mais a confiável.
Conselhos prescritos trazem a minha mente a imagem de uma receita de bolo segura nas mãos de uma vovó que nunca usou o forno.