Amigo de Fé
A cada manhã, celebre a vida, os amigos, renove a fé, contemple a natureza. Seja justo, escolha o caminho do bem.
° ೋ ✿ ° Fé e perseverança ... há sempre anjos iluminado de paz e trazendo a serenidade divina para a nossa alma quando nossas preces carregam a mais profunda sinceridade do coração ! ° ೋ ✿ °
° ೋ✿ ° Cultive em seu caminho sementes de amor , respeito , humildade , fé e esperanças ! A cada dia florescem as mais lindas emoções para o seu coração ser mais alegre e mais feliz ! ° ೋ✿ °
Achamos que temos o controle de tudo, não é mesmo?
Vou acordar às sete;
Vou almoçar arroz com feijão;
Vou concluir aquele trabalho antes das três.
E assim seguimos débeis em nossas rotinas. Mas a verdade é que não temos controle sobre nada. Um dia podemos acordar e já ter 80 anos ou simplesmente ver que tudo que vivíamos era uma doce ilusão. Ah! Matrix.
O fato que mais me chama atenção nessa falta de controle toda é saber que vale muito mais a pena se perder e se encontrar nas esquinas da vida do que nunca ter tido a chance de se descontrolar.
Eu acordei em um dia chateada. Trabalho, curso, provas… E pra completar meu dia ‘maravilhoso’ uma greve de ônibus fez muita gente ir andando pra casa. Foi a gota d’água para mim. Eu estava realmente brava com minha vida.
A última coisa que eu imaginava encontrar naquele dia era uma pedra preciosa pelo chão. E andando sozinha pelas ruas, confusões, badernas… Naquele cenário de fim mundo eu acabei encontrando algo realmente valioso.
Quando dei por mim estava caminhando junto a um grupo de garotos que seguiam na mesma direção que eu. Nós não nos conhecíamos, mas a desgraça nos uniu de certa forma.
De repente surge uma carona, alguém para e chama aqueles garotos para entrar, exceto eu. Claro! Não havia lugar para uma desconhecida deles. Eu seguiria sozinha naquela estrada longa, brava e irritada até com meus cadarços.
Porém, uma garota que estava naquele grupo não entrou no carro. A menina continuou a pé comigo.
Pausei por um instante meu exercício de “Ódio ao dia” e perguntei o porquê dela deixar a canora com os amigos para seguir comigo. Ela respondeu que não iria deixar uma garota continuar a pé sozinha naquela estrada e, afinal de contas, nós estávamos indo para o mesmo lugar.
Aquela jovem não me conhecia, ainda assim, ela tomou o controle daquele fato inesperado rompendo a hegemonia do caos.
Ela tomou o controle do fato, porém perdeu para o destino.
Ela não seguiu a programação do acaso e continuou com seus colegas aproveitando a carona que viria muito a calhar naquele dia.
Ela se permitiu perder o controle. Apostou na companhia de uma estranha que caminhava emburrada pela estrada de asfalto e da vida.
Ela não se importou com os quilômetros que andaríamos a pé.
Ela não se importou em me falar da sua vida e dos seus problemas.
Ela não se importou em dar umas risadas comigo daquela situação toda.
Conversamos quase todo caminho, incessantes. Era uma busca desesperada por saber sempre mais. Eu tinha medo que o assunto acabasse e ainda faltasse mais estrada para caminharmos. E este não foi apenas o motivo, aquela garota era alguém realmente interessante de se conhecer.
E depois de tantas coincidências, amigos em comum, lugares frequentados… Percebemos que deveríamos ter nos conhecido desde crianças. Mas de alguma maneira nunca havíamos nos esbarrado por ai. E talvez até tivéssemos, porém sem ter controle algum para nos perceber.
Naquele dia eu decidi que eu nunca mais iria querer ter o controle da minha vida nas mãos, mesmo que fosse possível. Pois até então eu não sabia, mas eu havia conhecido uma das pessoas com quem eu mais iria me importar dali em diante.
Hoje celebro muitas amizades que tenho. Sou sempre grata a Deus e a falta de controle em nossas vidas que nos permitem conhecer pessoas magníficas, até mesmo quando o caos domina o dia e nada concorre para o bem.
E posso dizer com toda certeza àquela garota que conheci na estrada. Que não importam os caminhos que a vida a leve, se houver uma estrada difícil para caminhar eu deixarei qualquer atalho ou qualquer “carona” pra seguir com ela.
E mesmo que os caminhos que possamos percorrer sejam árduos, as pedras preciosas que encontraremos pela estrada valerão a pena cada passo dado, cada espinho pisado e cada tropeço que daremos.
Estas pedras de valor inestimável são nossos amigos, a família que podemos colher com as mãos. Sãos os amores que vem para sarar as feridas dos nossos pés, mas que acabamos guardando no coração. São aquelas pessoas que ainda não estão em nossas vidas, mas que de alguma forma, já estão pela estrada à frente esperando nossos passos cruzarem seus destinos.
Que percamos o controle de nossas vidas mais vezes. A gente nunca sabe que valioso bem podemos encontrar em meio ao caos.
Texto em homenagem ao aniversário de uma grande amiga.
17 de fevereiro de 2017
Que feridas sejam abrandadas dentro e fora de nós. Que o amor resgate a fé que nos faz seguir, mesmo quando tudo falha, quando tudo parece ruir. Que não nos falte coragem para sorrir, mesmo quando nos tiram o caminho, pois que inda nos restam os passos.
"nem tudo que sonhamos ter
é igual o que temos,
más com fé alegria e amor você
mesmo poderá tornar
um lindo sonho em realidade#fica dica"
Bom dia pra você. Bom dia vida. Bom dia trabalho. Bom dia fé. Bom dia coragem. Bom dia alegria. Bom dia família. Bom dia Deus, bom dia amigos!
O Homem teve paz até o dia em que inventou terceirizar a sua crença e a sua fé. Depois disso, todo mundo, ou pelo menos quase todo mundo, sabe. Ou pelo menos, pensa que sabe.
Aumente sua tristeza, angústia ou depressão perto de pessoas negativas ou sem fé! Cure tudo isso com sua família, seus amigos ou com Deus!
Se está sempre ocupado para você, se não aplaude as suas conquistas, se não fica feliz com a sua felicidade, não respeita as suas escolhas e se não puxa as sua orelhas quando você faz cagada, sinto muito te dizer: essa pessoa não é tua amiga.
CORAÇÃO CAMARADA
Tu sentes meu coração? Está sensação
Num emaranhado de emoção corada
Em meio a felicidade alva e iluminada
Nesta tarde no cerrado cheio de paixão
Festeja-se a vida por estar enamorada
O ardor que aninha, o amor em alusão
Arfa o peito e os lábios em tentação
Delicias tu, meu amigo, e mais nada
Estou feliz, estou acolhido, e achado
Com um perdurável agrado ao lado...
Que vontade de gritar e de compartir
Ó bando sentimento, caro camarada
Contigo quero uma concórdia velada
Protele está ventura no nosso existir!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
20 novembro 2021, 14'07" – Araguari, MG
Portão sem tranca...
Qualquer um entra...
No fundo do copo...
A verdade ausenta...
O que é feio...
Torna-se bonito...
Vistas embaçadas...
Nada faz sentido...
Meus Deus o que faço agora?
O tempo urge...
As horas dançam...
A noite é fria...
Pesa a balança...
Jogo de olhar não é suficiente...
Tudo bem...
Está mau vestido...
Meu coração arde...
Ao sonhar já despido...
Tem a cor de meu pecado...
Será o cheiro bom?
O gosto imaginado?
Madrugada começa...
Não imagina...
O que tenho arquitetado...
Ah esses amigos...
Por que não anda sozinho?
Tudo seria mais fácil...
Pedindo a benção do destino...
Paschoal Nogueira
Paschoal Nogueira
Podemos nos enganar com as pessoas
O que as vezes nos esquecemos
É que elas também se enganam
Conosco
E também
Com elas mesmas
Carta de um índio
(Fernandha Franklin)
Nós vivíamos em um lugar incrível.
Éramos amigos íntimos da natureza e as únicas riquezas que nos interessavam eram as essenciais para se viver: comida, água e um bom convívio.
Não sabíamos que existiam riquezas além disso, e se existiam...essas não nos interessavam.
Nosso único investimento era no fortalecimento do elo que tínhamos com a mãe Terra. A energia com o planeta é que nos elevava.
Tínhamos nossos costumes, rituais e nossa nudez nunca forá um tabu, ou motivo para vergonha.
Foi então, que chegou um povo diferente, que colocou roupa na gente, e nos ensinou a entender sua língua. Pois para que acreditássemos em suas mentiras precisariamos entender suas palavras.
Prometeram nos mostrar o que havia de melhor fora da aldeia (fora de nós) e que também poderíamos ser "homens civilizados". Nos falaram que seus mundos eram muito melhores, e que de onde vinham, a vida era encantada.
Eu acreditei!Até porque, foram eles que me ensinaram no que acreditar.
Eles mentiram!
E foi então que fez sentido as vestes que usavam: era uma forma de esconderem um pouco da mentira que eram.
Troquei tudo o que eu tinha e toda paz da mata...por um quarto velho numa cidade poluída, que agredia meus olhos e ouvidos, e que o homem civilizado, insistia em dizer que fazia parte do meu futuro.
Eu, índio "selvagem". Ele, homem "civilizado". Muitos de meu povo, ainda tentam se manter na pureza e nos valores daqueles dias... mas até lá, o homem levou tecnologia, e esse entretenimento impede meu povo de pensar, como pensavam nos antigos dias.
Eu, índio, triste estou!
Não somente pelo meu povo, mas por todo povo que o homem enganou.
O conhecimento que diziam, era pura hipocrisia...
E toda lembrança da vida do índio, foi substituída por este único dia. Hoje! 19deabrildiadoíndio