Amigo Companheiro
Não costumo deixar um amigo na mão, nem a pé. Porém, por nascermos e morrermos sozinhos, é preciso que se aprenda a tomar-se nas mãos e a caminhar com as próprias pernas.
Em um conflito, aquele que não é amigo te solicitará a neutralidade, enquanto aquele que é te solicitará que tomes posição abertamente de armas nas mãos.
Quando abertamente se coloca a favor de alguém contra outra pessoa, é reconhecido como verdadeiro amigo e inimigo, opção que se revela sempre mais vantajosa que a neutralidade. Pois o vencedor não deseja amigos dúbios que deixam de apoiá-los nas adversidades, e o perdedor não te socorre porque não quiseste de armas em punho partilhar da sorte dele.
Se aquele a quem te uniste vencer, mesmo que seja poderoso e que fiques à sua mercê, ele se sentirá ligado a ti por uma obrigação e afeto; e os homens não são jamais tão desonestos a ponto de, com tal exemplo de ingratidão, te oprimirem. Mas se aquele a quem te uniste perde, serás amparado por ele, te ajudará enquanto puder e se tornará parceiro de uma sorte que pode ressurgir.
Vale a pena viver, não tão somente porque a vida é bela, mas porque já tenho um amigo, você.Para não apenas viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas, mas para recordar junto de você as melhores lembranças... ahhhh doces lembranças, essas ninguém as leva de nós.
Lembranças de afetos, amores e dissabores... ter conhecido você vale a pena viver!!! Um amor amigo pra toda vida!
Prometeste que serias sempre meu amigo, e, na primeira oportunidade, foste embora. Tu não estavas quando realmente precisei.
Magoaste-me mais do que eu poderia suportar, mesmo depois de teres dito que nunca o farias. Tu não sabes, mas nunca esqueci as tuas palavras.
Nunca poderias ter visto os meus olhos magoados, porque os recolhi para mim, e de magoados, a transformarem-se em leve carícia na minha face.
Seria mínimo afirmar que fiquei confusa, tentando, perdida na minha confusão, perceber a compreensão súbita que não entendi esclarecedora, mas lembro-me perfeitamente da fúria que senti, com as lágrimas a escorrerem-me pelo rosto, limpando-as com a mão.
Levaste-me para além dos meus limites. Absorvi o que tinhas dentro de ti. E serei sempre o teu anjo. Eu amo-te. Mas estou a tentar proteger-me. Talvez seja melhor assim.
Quando a gente cai, um amigo sempre vem para ajudar a gente a se levantar assim que ele consegue parar de rir.
* Amigo verdadeiro é aquele que fica ao seu lado nas horas difíceis, aquele que sempre te ajuda quando você precisa. Ser amigo quando tudo vai bem é muito fácil, encontra-se esse tipo de gente com a maior facilidade, são muito solícitos quando precisam de você, depois costumam ter crises de amnésias e te dão uma bela rasteira. Melhor ter poucos amigos leais que uma legião de hipócritas que só pensam em si mesmos e em suas conveniências.
*Seja alguém simples, que valoriza um sorriso, um abraço, uma mão estendida, um ombro amigo. As pessoas arrogantes podem ter muito dinheiro mas não têm sinceridade, afeto, ternura a sua volta porque ela mesmas colocam barreiras, orgulhosas, prepotentes não permitem que pessoas portadoras de sentimentos simples porém autênticos se aproximem. Quando se tem simplicidade tudo flui mais fácil, os sentimentos são verdadeiros e não movidos a interesses. É bom lembrar que estamos aqui de passagem, nada é nosso, tudo é emprestado, então não menospreze ninguém, trate bem os outros e não priorize suas amizades pela condição social, status, conta bancária, tudo isso é transitório, tudo passa...... o que fica é a grandeza que você tem no coração. Pense nisso!!*
não existe amigo ,existe apenas pessoas fofoqueiras, que figue ser seus amigos para fica de leva e trás
Procure sempre cuidar muito bem dos seus AMIGOS. A palavra amigo significa: consideração, afeto, respeito, lealdade, companhia, proteção e amor.
Se uma amizade lhe der as costas, agradeça, pois aqueles que se afastam provam que nunca foram amigos de ninguém nem deles próprios!
Meu amigo perdido, desejo-te toda a paz do mundo.
Eu sei. Eu sei, bem lá no fundo, que o teu abandono e o teu silêncio são a forma mais bonita para me protegeres de ti e para te protegeres de mim, mesmo que não tenhas nunca entendido que jamais foste e jamais serás uma ameaça para a minha alma. Sendo água de rio, nunca os teus dedos de mar me causariam mal. E, como água de rio, nunca deixaria de ser tua amiga no cuidado, no respeito, na confiança e na compreensão, diluindo em cada gota dos meus abraços as tuas mágoas, as tuas revoltas e os teus medos. Só a água de rio pode amar o mar e entrar nas suas águas sem medo, pois o seu amor é forte e profundo. Fica bem. Desejo sinceramente que assim seja. Assim como desejo intensamente que a vida te dê o que precisas. Que as tuas lágrimas sejam beijadas por Deus quando chorares. Mas, quando rires, que o teu riso seja por Ele transformado em muitos outros. Caminharás comigo em cada oração que os meus lábios murmurarem a Deus para que todo o bem te encontre, te alivie e te refaça. Mesmo que nunca o saibas, serei o sempre que proferi e que guardo em mim, da mesma forma que nunca te passará pela memória que eu olhei a estrada, vezes sem conta, na esperança de te ver chegar. Talvez um dia, em outro tempo, Deus permita que as nossas almas se conheçam outra vez e que tu não sintas mais medo de mim como eu nunca senti de ti. Deus te abençoe.
UMA VERDADE DIVULGADA
(Para a amizade falsificada)
"Quem avisa amigo é"
(Sabedoria Popular)
"O falso amigo e a sombra só nos acompanham quando o sol brilha."
(Benjamin Franklin)
"Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes, e então saberás que eu me feri e também me curei"
(Rabindranath Tagore)
Quem já se decepcionou com alguém que o enganou, ofertou correta consideração a um amigo que o pagou com desonesta traição, entenderá o que digo nesta publicação.
Estou repleto de cicatriz de punhalada de falsa boazinha amizade. Todavia, por certo, sou feliz. E por que eu não haveria de ser se alguém me "apunhalou"? Sigo, em liberdade, a meta de vencer qualquer dialeto infeliz de pirraça, de picuinha e nem dou abrigo à falsidade... Nada abala a graça da minha vontade correta de aprender com a verdade descoberta.
Eu consigo entender a lição da Sabedoria Popular, nem dou abrigo a intenção da patifaria e a quem quer me enganar eu digo: "Amigo é meu umbigo".
Isso não significa que não tenho um bando bom de amigo. E tal bando não é omisso e nem fica idolatrando o próprio umbigo, é legal e não egoísta, nem interesseiro, repreende vigarista e não se vende por nenhum dinheiro.
Tenho apreços pelos amigos que têm valores e não preços, como muitos que circulam sorrateiros pelos bastidores corruptos, bajulam e dão abrigos aos politiqueiros das atuais raças dos fariseus ... Meus amigos são legais, leais e verdadeiros... Graças a Deus...
Eu já fui traído e lamentei tal aprendizado. No entanto, nem por isto fiquei decepcionado, por ter sido ferido pela traição da considerada amizade ruim e fingida. E por que eu ficaria, se até o Santo Cristo, bem sei, foi crucificado, depois de ser traído? Uma ação considerada covarde, por mim sofrida, se me deixa bem entristecido, sempre me deixa também fortalecido, pois faz com que eu aprenda a ser precavido contra quem pretenda me ver vencido numa contenda...
É lógico, devo dizer, que (para não ser paranóico a ponto de nem crer em nenhuma amizade) indefiro com prazer o som proferido por quem pensa que me ilude a ter expectativa. E para eu vencer, enfim, o perigo de nem vir a ser iludido e/ou traído, prefiro viver bem com uma imensa atitude preventiva. Assim cada amigo de fé e solidário que está comigo confia bem no que digo e neles confio também... Até prova em contrário.
Uma frase inspirada que aprecio é essa bela,
de Guimarães Rosa, considerada de utilidade para uma catarse praticada, resumindo tão bem uma verdade simplificada: "Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa." Ela tem base adequada para quem nem se interessa pela balela dos fãs da prosa fiada, que vem fluindo da amizade falsificada...
Desconfiar do engodo é o caminho a ser seguido para quem quiser vencer uma peleja contra a falsidade, passar o roldo na má fé de qualquer sonhinho conhecido, ou seja: buscar, na verdade, desmascarar todo "amiguinho" fingido...
Amigo de verdade é aquele capaz de sorrir com a sua felicidade, e não de chorar com sua tristeza, disto até seus inimigos são capazes
Negar favor a um amigo ingrato pode ser uma forma de preservar uma amizade. Porque a ingratidão é um golpe que esgota qualquer boa vontade.