Amigas Maternidade
É bom poder viver a maternidade...
É bom estar ao lado de quem amamos...
É bom olhar para os olhos dos outros sem medo....
É bom ser feliz e trazer a felicidade...
É bom amar a Deus e saber que ele nos ama....
FELIPE
É difícil descrever com precisão a emoção da maternidade. É único, é maravilhoso, é um presente divino, enviado por Deus diretamente para nós.
Eu sempre quis ser mãe, desejei o Lipe antes dele ser concebido, amei cada segundo da gestação, enquanto ele crescia, tomava forma e mudava minhas formas, e mesmo assim, me olhava encantada no espelho pela vida que se moldava dentro de mim.
Enjôo, sono, idas diversas ao banheiro (grávidas urinam o tempo todo), falta de posição para dormir, nada foi pesado demais ou difícil diante da vitalidade que nasceu na minha alma com a vinda do Lipe. Ele é a melhor coisa que já aconteceu em minha vida e o melhor de todos os capítulos da minha história.
Eu jamais vou esquecer quando o vi, pela primeira vez, ainda envolvido pelas mãos do médico... lá estava aquele ser tão pequenino, tão belo e puro, que de mim dependeria para tudo, e eu já sabia, que a qualquer momento, se fosse preciso, daria a vida por ele. Ainda dou.
Os olhinhos amendoados, rosto de anjo, o sorriso desenhado pelas mãos divinas. Peguei no colo, acolhi em meus braços, não queria mais soltar, receio de como o mundo iria receber sua doçura.
Mas ele veio forte, corajoso, impetuoso, enfrentando tudo.
Dei meu colo, meu seio, meu amor; acompanhei as primeiras tentativas de passos, de palavras, de escolhas. Guardei no coração cada sorriso.
Dei a mão quando foi preciso, entrelacei os dedos diante dos medos, procurei bicho papão embaixo da cama, dormimos abraçados ao som dos trovões. Esquentei papinha, esfriei o leite, contei história, inventei canções de ninar. Sai correndo nos tombos, dei beijinho para sarar. Voei no aviãozinho para convencer a se alimentar. Dei banho, vesti, mostrei que tomada dá choque e choque machuca, que no escuro as coisas sozinhas não mudam de lugar, e o que a gente mexe, depois tem que arrumar.
Hoje ele caminha sozinho, toma banho sozinho, escolhe o que quer vestir, tem seu canal preferido, navega pela internet, sabe que bicho papão não existe, trovões não amedrontam mais, já prepara o próprio leitinho e quer saber de tudo. Cada coisa tem que ter um por que, é curioso e inteligente, mas ainda não aprendeu a colocar as coisas de volta no lugar , só a mexer. Ainda corre para meu abraço quando quer abrigo.
Hoje me ensina muito mais do que eu a ele.
Cada vez que ele me diz "eu te amo mamãe" minha fé se fortalece, só Deus pode ter criado algo tão sublime. É com o sorriso dele que ganho nova energia para continuar na estrada.
Se o dia foi ruim, é só encontrá lo, para expulsar o que é ruim do meu mundo e ter a certeza que tudo vale a pena.
É minha luz, minha razão de viver, minha centelha divina.
Meu pequeno GRANDE AMIGO
Felipe te amo!!!
Ser mãe...
O que posso dizer sobre minha vida pós maternidade?!
Não tenho mais tempo pra mim? Fato!
Banhos demorados, fazer unhas sem pressa e com aquele toque de capricho, ficar enrolando pra se arrumar e ficar horas frente ao espelho, poder almoçar e assistir meu programa de TV favorito, dormir e acordar a hora que eu quiser sem compromisso com nada?
Nenhuma dessas coisas fazem parte de minha vida, não como antes, mas querem saber?! Amo sair no meio do banho por ter ouvido um choro e, ao entrar no quarto ouvir uma voz tão dengosa dizer "Mamãe, mamá?!" Amo quando ela quer pegar o esmalte que estou usando ou tenta colocar o dedinho no potinho com água onde estou com as unhas de molho. Amo perder todo tempo que antes perdia comigo, só pra escolher o roupinha mais bonitinha e pentear seus cabelinhos e depois de arrumadinha, ela querer se olhar no espelho e ficar toda feliz. Amo almoçar assistindo "Os Piratas e as suas aventuras coloridas" ou então "Meu amigãozão" Amor estar cansada e não poder dormir só porque ela quer pular na cama e fazer aquela farra gostosa. Amo acordar com um beijo e um "Upa!!!" bem apertado.
A maternidade mudou minha vida sim! Para melhor, não posso imaginar minha vida sem essa pequenina chamada Betina, esse amor desmedido e incondicional é meu combustível.
Amo ser mãe!!!
A maternidade vai muito além do parto, da gravidez e dos laços sanguíneos. Meus filhos nasceram no meu coração e não há nada que eu não seja capaz de fazer eles. Amo vocês, meus amores!
Olhando a maternidade nas circunstâncias do dia a dia, observo a tamanha complexidade, na criação do ser humano, frente a sua humanidade. O poder se configura, a relação se perpetua, as peculiaridades definem personalidade, bem sabe aquela mãe, que desde sempre nas suas incertezas, vivência com sua cria, as destrezas, as indelicadezas da monotonia da criação que se desenrola para as certezas de outrora afugentarem a alienação, o nepotismo, o autoritarismo, a completa destruição das relações de gratidão.
Amor, paixão, educação ou a falta dela, a irresponsabilidade e o resultado desastroso da maternidade precoce.
O título daria um ou mais livros, mas minha opinião particular é de que a maioria da maternidade precoce tem como grande maioria uniões desfeitas e prole com grandes deficiências.
Fico por aqui.
Lembranças da infância
Ainda lembro do cheiro da chuva,
Das brincadeiras com as amigas
Do cheiro da comida,
Nas panelas que minha mãe preparava enquanto eu estudava.
Dos sonhos de voar de mãos dadas com Peter Pan.
Da tentação da lama em me sujar.
De fingir que estava dormindo pra ver se via Papai Noel,
Entrando em casa pra me deixar presente de Natal.
De abraçar uma amiga que caiu e se machucou.
Das brigas com a irmã pelo pedaço maior do doce!
Do vento da balança em meu rosto!
De correr pra cama da mãe após um pesadelo e achar que
Somente ali nunca mais teria pesadelo!
De pensar que minha vida seria sempre uma eterna infância e
Que eu nunca perderia meu mundo de sonhos e refúgio!
De falar pra minha amiga que nada nos separaria e acreditar
Que isso seria verdade!
De achar que todos falavam a verdade por que isso seria o certo
Porque foi isso que meus pais me ensinaram!
Ficar triste quando uma amiga vai embora para outra cidade, sem saber
Que essa sensação ira se repetir milhares e milhares de vezes em minha vida!
De pedir para que sua mãe beije um machucado seu por que acha que beijos
De mãe cura qualquer dor e acreditar que a dor passou!
Brigar com sua irmã, falar que ela é a pessoa mais insuportável do mundo
Mas ficar furiosa quando alguém a magoa e defendê-la com unhas e dentes!
Sonhar que quando crescer encontrara um mundo La fora que nem a casinha
De doce do João e Maria.
Achar que o seu príncipe encantado será seu maior defensor e herói.
De chorar em público sem vergonha de demonstrar sua decepção!
De expressar suas ideias sem medo de crítica, e achar que elas seriam assim
Para o resto da vida, sem saber que mudaria de ideia várias vezes em minha
Vida!
Mas o que mais recordo e não consigo ter de volta, é a sensação de viver sem
Medo de ser feliz!
"MELHORES AMIGAS"
Fico feliz por ter amigos como você
E por poder dizer-te o que eu sinto, penso.
Por poder confiar em alguém..
Obrigada por me dar esse privilégio
Amigos são como anjos
Sempre nos protegem
Ai amiga você não sabe como sou feliz por
Ter sua amizade, por poder apenas olhá-la
Ou até só ler um recado seu
Dizendo q esta com saudades
Fico muito feliz
Quando estamos na escola, na Julio.
Quando posso apreciar seu lindo sorriso
Obrigado (a),
Obrigada...
Obrigada..
Por me fazer feliz
Por me deixa sorrir com você
Por fazer-me perceber
Que a vida é linda, bela.
Você é muito especial
amigas para sempre, mesmo q sempre não exista.
O que dá mais raiva
A garota comia sardinha e arrotava caviar, adorava gabar-se entre amigas do Audi A3 Sportback vermelho que você comprou e não pagava uma caixa de fósforos. Essa vai ser fácil esquecer!
A gatinha tinha ciúme até da dona Silvina, sua vizinha que só se alimenta através de sonda, dá pra contar nos dedos do Lula quantas baladas na companhia dela não terminaram em auê e você vivia na iminência de ser o próximo ator principal do teste de fidelidade da Márcia Goldschmidt. Um beijo e adeus!
Sua ex-namorada dava pelota até para o Adamastor, o porteiro do seu prédio, contava mais homens que o Romário gols e a arquibancada geral do time da cidade já tinha cânticos personalizados com o nome da ninfa. Essa raiva vai passar!
Quando a gente ama, mas os defeitos são condenáveis, fica mais acessível esquecer. Perverso é omitir de nós mesmos, uma mulher que amamos por inteira, alguém cuja mistura de qualidades e defeitos resultava numa parceira irreparável. Assim, tentar esquecer é lembrar. E lembrar dá raiva.
O que dá raiva não é a capacidade que ela tinha de bisbilhotar a vida alheia. O que dá raiva é lembrar do instinto maternal que acordava nela toda vez que você contraía um resfriado. Não dá raiva lembrar da atração irremediável dela por utensílios da Dolce & Gabbana. O que dá raiva é lembrar dos beijos prolongados antes do sol raiar.
Não dá tanta raiva lembrar dela assassinando a voz da Adriana Calcanhoto debaixo do chuveiro, quanto dá raiva recordar dela trajada de vestido florido, calcinha de algodão, chinelo havaianas e cabelos soltos desafiando o vento. A raiva que você sente da insensatez da garota para tratar das doenças sociais mundanas nem se compara com a raiva daquele jeito sapeca que te fazia desejar uma garotinha com o xerox daquele sorriso correndo pela casa.
Não é que ela fez de errado, nem os muitos defeitos, nem o que você viveu colado naquela têia. A pior raiva é das lacunas vazias que adeus nenhum é capaz de apagar.
No momento em que duas pessoas se tornam amigas, elas de uma certa forma se isolam das demais. [....] A comunidade pode até repeli-las e suspeitar delas. Os líderes no geral fazem isso. Os diretores de escolas, os administradores de comunidades religiosas, os capitães de navios, podem sentir-se preocupados quando surgem amizades fortes entre pequenos grupos de seus agregados.
[....] O conceito que valoriza a coletividade acima do indivíduo necessariamente também desacredita a Amizade; ela é uma relação entre homens em seu mais alto nível de individualidade. Isola os homens do “conjunto” como a própria solidão poderia fazê-lo; e mais perigosamente ainda, pois os isola em grupos de dois ou três [....] Dizer, “Estes são meus amigos” é o mesmo que dizer, “Estes não são”.
Todo nome que dão a um círculo de amizade é quase sempre depreciativo. Na melhor das hipóteses chamam-no de “grupo”, “roda”, “gang” [....] Os que só conhecem pessoalmente a Afeição, o Companheirismo e Eros consideram os Amigos como “pedantes convencidos que se julgam bons demais para nós”. Esta é naturalmente a voz da inveja, mas ela sempre faz a acusação mais verdadeira...
[....] Sozinho, entre companheiros que não me compreendem, eu mantenho certos padrões e pontos de vista timidamente, um tanto envergonhado por admiti-los e um tanto duvidoso de que possam ser certos. Mas basta estar de volta aos meus Amigos e em meia hora, ou mesmo dez minutos, esses mesmos padrões e conceitos se tornam de novo indiscutíveis. A opinião desse pequeno circulo, enquanto estou nele, supera a de mil outras pessoas: à medida que a amizade se robustece, me sentirei assim, mesmo quando meus amigos estão distantes, pois todos queremos ser julgados por nossos iguais, por aqueles que são “segundo o nosso coração”.
Apenas estes conhecem na verdade nossos pensamentos e só eles julgam segundo padrões que reconhecemos. É deles o louvor que cobiçamos e a censura que tememos.
[....] É fácil ver, portanto, por que as autoridades não vêem com bons olhos a Amizade. Cada amizade verdadeira é uma espécie de secessão, e mesmo rebelião. Pode ser uma rebelião de pensadores sinceros contra erros aceitos ou de maníacos contra o bom senso aceito; de verdadeiros artistas contra a arte popular inferior, ou de charlatões contra o gosto civilizado; de homens bons contra a maldade social ou de homens maus contra a bondade. Qualquer que seja ela, não irá agradar os que estão Em Cima.
Os homens que possuem amigos fiéis são menos fáceis de manejar ou “alcançar”; mais difíceis de corrigir por parte das boas autoridades e de corromper por parte das más. Assim sendo, se nossos senhores [....] de maneira sutil [....] vierem a ter êxito em produzir um mundo em que todos são Companheiros e ninguém é Amigo, terão removido alguns perigos, e terão também tirado de nós aquilo que é quase nossa mais forte proteção contra a servidão absoluta.
Os perigos porém são perfeitamente reais. A Amizade (como os antigos descobriram) pode ser uma escola de virtude; mas também (como não perceberam) uma escola de vício. Ela é ambivalente. Torna melhores os homens bons e piores os maus.
Fica evidente que o elemento de divisão, de indiferença ou surdez (pelo menos em alguns assuntos) às vozes do mundo exterior, é comum a todas as amizades, sejam elas boas, más, ou simplesmente inócuas. Mesmo que a base comum da amizade não seja nada mais momentoso do que colecionar selos, o círculo correta e inevitavelmente ignora a opinião de milhões que a consideram como uma ocupação tola, e dos milhares que são apenas diletantes [....] Da mesma forma que sei que eu seria um intruso num círculo de golfistas, matemáticos ou motoristas, reivindico o mesmo direito de considerá-los intrusos no meu.
As pessoas que aborrecem umas às outras devem encontrar-se poucas vezes, as que interessam uma à outra, muitas vezes. O perigo está em que esta indiferença ou surdez à opinião externa, embora justificada e necessária, pode levar a uma indiferença ou surdez totais [....] A surdez parcial, nobre e necessária, encoraja a surdez total que é arrogante e desumana [....] A surdez parcial e justificável é baseada em certo tipo de superioridade - mesmo que se tratasse de um conhecimento superior a respeito de selos. O senso de superioridade vai então ligar-se à surdez total. O grupo irá desdenhar e ignorar os que se acham fora dele; tornando-se, com efeito, algo muito semelhante a uma classe. Um círculo social é uma aristocracia autonomeada.
[....] Numa boa Amizade cada membro se sente humilde em relação aos demais. Vê que eles são esplêndidos e se julga com sorte por estar entre os mesmos [....] Mas, infelizmente, esses eles, de um outro ponto de vista, são também nós. Assim, a transição da humildade individual para o orgulho corporativo é muito fácil [....] Já vimos isto sendo feito pelos “ veteranos” na escola falando na presença de um aluno novo, ou dois “permanentes” no Exército diante de um “temporário ”; tais pessoas se expressam com grande intimidade a fim de serem ouvidas. Todos os que não fazem parte do círculo precisam saber que não estão nele. A Amizade pode em análise final não ter base alguma, exceto o fato de ser exclusivista. Ao falar a um Estranho, cada membro tem prazer em mencionar os outros pelo primeiro nome ou por um apelido; não apesar de que, mas porque, o Estranho não saberá a quem se refere.
[....] Podemos detectar assim o orgulho da Amizade em muitos círculos de amigos. Seria precipitado supor que o nosso possa estar livre desse perigo, pois, como é natural, exatamente nele é que seríamos mais lentos em reconhecer essa falha.
A amizade é até mesmo angelical, mas o homem precisa ser triplamente protegido pela humildade se quiser comer o pão dos anjos sem risco.
Preciso desabafar e cansei de ouvir as mesmas opiniões clichês das minhas amigas de que tudo acontece na hora certa e que eu preciso esperar. Eu sou ansiosa demais pra esperar, caramba! Quero doses intensas de vida, quero acordar e precisar resolver coisas, ajudar pessoas, amar e ser amada e no final do dia ter um "Boa noite" especial, daquele que quando você lê te acalma, te faz mais forte.
Eu sei, eu sei que esse poder não deveria estar nas mãos de uma outra pessoa e não está. Faço tudo todos os dias para ser a melhor versão de mim, tento ajudar quem precisa, e me dedico 200% em tudo que faço, mas sabe quando tudo se torna uma rotina, onde você sabe que vai acordar, trabalhar, ouvir seus pais como os mesmos assuntos, estudar incansavelmente, ouvir algumas amigas reclamando das mesmas coisas de sempre e outras levando suas vidas perfeitas de sempre.
Mas, e eu? Eu cansei de ser a amiga que todas dizem admirar por ser independente e que sempre está disposta a dar os melhores conselhos aos quais não sei aplicar na minha própria vida. Eu preciso sim de alguém, mas parece que com passar dos anos seu coração de despedaça tanto que a cada vez que isso acontece ele demora mais para se recompor. Acho que o problema é idealizar demais as coisas. Mas infelizmente é inevitável, eu sou do tipo de pessoa que acredita que as coisas vão melhorar e não me envergonho por isso não, acredito que é disso que o mundo precisa de pessoas que acreditem em um mundo melhor.
Mas quanto mais eu conheço pessoas mais parece que eu vou ficar sozinha pra sempre, porque eu não admito menos do que acredito merecer. As vezes até penso que sou chata demais e por isso não consigo "encontrar alguém", e uso as aspas porque acho que esse alguém não surge de uma busca incansável e desesperada mas de um encontro de vontades, uma sintonia. Quero alguém que me coloque de cabeça pra baixo, porque com a cabeça no lugar eu sinto que sempre estou. Que faça os meus olhos brilhar, meu coração disparar, meu tempo parar mas a cada dia acho que isso se torna menos provável. Sou racional ao ponto de que se o cara não me procurar, por mais afim que eu esteja, ele não me merece e se não me merece eu preciso me afastar e é isso que eu faço, não sou uma pessoa de segundas chances e talvez esse seja o meu erro?
Uma vez tive que ouvir de um cara que eu era a típica mulher do século XXI que não precisa de ninguém. Pelos Deuses!!! Todo mundo precisa de alguém e não é porque não fico te ligando e te enchendo o saco porque você quer sair com os teus amigos que no domingo a noite eu não queira assistir um filme e ter alguém pra dar carinho.
É deprimente pensar que se vem para esse mundo para estudar, trabalhar...e morrer. Não!!! Eu quero SENTIR a vida mesmo que ela esteja difícil, mesmo que ela seja repleta de decepções, a vida também é feita disso não é mesmo? Quero deitar na minha cama e falar QUE DIA e não mais um dia...
Já me acostumei com a solidão,aliás ela já está se tornando uma das minha melhores amigas.Já acostumei estar sozinho quando mais preciso,já me acostumei com o silêncio,com o fato de que confiar nas pessoas,pode não ser uma boa ideia.
Amigas verdadeiras, amigas irmãs.
Daquelas que cuidam da beleza uma da outra,
que choram uma no colo da outra,
do tipo que come do mesmo prato e no mesmo prato se necessário.
Somos francas.
Estamos em sintonia.
Uma amizade real!
Mesmo quando bate a saudade,
Aquela distância que incomoda.
Mesmo nos momentos de desapontamento.
Real, sincera e inabalável
Nossa força vem acompanhada de uma mão que nos alivia o jugo.
Mesmo nos momentos de rivalidade, estamos juntas na alma.
"Ainda estou aqui.
Tua força me sustenta.
Entendas meu afeto e aceite meu carinho.
Não guardes mágoas minhas,
seja sempre minha parceira.
Amigas de maio.
Companheira, a vida nos aguarda.
Sempre espreita nossas almas.
Tua amizade me ilumina a vida.
Como margaridas na janela.
Quero ver-te feliz, sorridente, cantarolando sua música favorita.
Quero sempre te encontrar, te revelar meus segredos íntimos e profundos.
Quero te servir de apoio quando precisares de uma amiga!"
Digníssimas amigas/irmãs... docemente chegou a semana do meu aniversário... que maravilha. O inferno astral está finalizando e mais um ano de vida, que lindo, né? Mais uma daquelas datas super legais que faz a gente lembrar de todas as nossas burrices, do quanto perdemos tempo com coisas e pessoas inúteis, das coisas que deixamos de fazer, do $ que jogamos pelo ralo, de todos que nos fizeram de idiota e do quanto gostaríamos de voltar no tempo e consertar toda "caca" que fizemos. Mas, tem a parte boa, ufa, os amigos leais que ficaram (assim como você), os sorrisos, a caridade (isso sim tem valor na minha vida e vocês sabem porque vocês me conhecem de verdade), os exemplos que deixamos, as sementes que plantamos, a família, o bem que fizemos gratuitamente aos outros, os passeios, viagens e coisas que alegraram nossa alma e assim brindamos o nosso dia e como diz a outra: "O momento que chegamos nesse cenário de dementes".
Pois é, mais um ano de vida e mais um ano da sua amizade, quer coisa melhor? Amo vocês, obrigada por existirem na minha vida!
Tim-tim à maturidade! Isso sim é presente, passar a enxergar na vida o que realmente importa, decidir o que e quem ficará conosco definitivamente na memória e no coração, selecionar as lembranças que ficam e as que vamos simplesmente deletar, ter a certeza do que fizemos de bom, reconhecer nossos erros, optar por evolui mesmo que este processo doa e dói muitas vezes. Escolher perdoar mesmo que este seja o caminho mais árduo. Se propor crescer como ser humano e deixar a marca de quem não passou por aqui em vão!
Eu sou apaixonada por um garoto lindo!!!!!
Minhas amigas acham que fiz mal escolha, mas quem tem que gostar da pessoa não é a gente?
Então...Eu não ligo para o que elas falam, não tenho certeza sobre o que ele sente por mim mas sobre o que sinto por ele disso eu tenho certeza.
Não paro de pensar nele...É 24 hs ao dia pensando nele.
O íncrivel é que venho sonhando com ele a um tempão e direto!!!!!!
Se fico acordada sonho acordada com ele e se durmo sonho com ele.
Estou completamente apaixonada por ele e nada faz ele sair dos meus pensamentos!!!!!!