Amigas de Escola
A vida é regida por interesses mais ou menos nobres, favores mais ou menos abusivos, relações mais ou menos amorosas e convivência mais ou menos afetiva.
Cultive a raiva inteligente. Podem te roubar tudo na vida, menos a tua raiva. Ela te alimentará. Diferentemente da tristeza que abate, traz apatia e doença, a raiva é viril, te torna um grande competidor, desde que usada inteligentemente.
Não se faz mais moradores de rua como antigamente.
Vi ao longe, um morador de rua com um livro grosso sobre um caixote. Já imaginava o título daquele livro grosso. Quando me aproximei, e consegui ler o título, me surpreendi: “DIREITO PENAL GERAL”.
Segui em frente, com sentimentos confusos.
15 de outubro.
Parabéns aos profissionais que mais esperança têm no futuro de alguém.
Parabéns, professor!!! Que o seu futuro seja igualmente próspero!
A Arte nos permite ser/estar na 3a. pessoa, como se fosse a 1a. vez.
A Arte nos torna íntimos em poucas palavras, poucas cenas, poucas pinceladas, poucos acordes, poucos beijos e abraços.
A Arte nos traz na vida uma legião de amigos imaginários, por isso, tive tantos amigos íntimos e histórias fictícias para contar de Verdade.
... Estudei como se fosse um príncipe numa escola maravilhosa, professores estrangeiros, os melhores professores do mundo! [...] Quer dizer, meu estudo custou a fome e a morte de muita gente e é por isso que eu digo que devo! Eu devo e devo muito a escola pública.
Ao Estudante
Ontem fui veleiro de muitos sonhos
E brincadeiras de tanto querer:
Profissões e super-heróis de mundos.
O querer mudou. Mais, quero aprender.
Vislumbro minha capa e trovo ensejos.
Colorida pelos entes dos cursos
Que são artistas por pintarem percursos
E inspiradores para os meus despejos.
O espelho da alma veste-se de pranto
Nostálgico, o tempo que foi, passou.
E os momentos? Aqueles que deixou
Presentes memórias que não acrescento.
Fito agora o fado que desconheço
Enquanto amontoo meus livros na estante.
Desafios e metas terão começo
De um futuro apetecido e brilhante.
Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro...
(Em "Estórias de quem gosta de ensinar: o fim dos vestibulares". Campinas/SP: Papirus Editora, 2000, p. 166. – Fonte: Templo Cultural Delfos)
Caminhar juntos
Insistir na idéia de comunidade, dizendo sempre de novo e de muitas maneiras que só seremos irmãos, se nos convertermos em comunidades vivas…. O ser humano precisa da comunidade, tende para a comunidade, personaliza-se na comunidade…. Queremos rever as diversas comunidades, que devemos formar e integrar: a Família, a Escola, a Comunidade Civil e Política, a Empresa, a Paróquia, a Comunidade Eclesial de Base….
A péssima educação pública carrega o estigma de ser culpada pela desigualdade e a violência. Mas a corrupção é fruto de nossa hipocrisia, incoerência, ganância. E isso não é culpa da escola pública.