América
"O pouco que sobra na América Latina é Deus. O que seria do México sem a Virgem de Guadalupe? Um páis que desmoronaria."
Avanços na tecnologia dos computadores e da Internet mudaram a forma como a América trabalha, aprende e se comunica. A Internet tornou-se parte integrante da vida econômica, política e social da América.
Frio ou quente, longe ou perto, na América, na Ásia,na África, na Europa ou no Brasil, sempre terá alguém apaixonado . . .
A realeza de Pelé
Depois do jogo América x Santos seria um crime não fazer de Pelé o meu personagem da semana. Grande figura que o meu confrade Laurence chama de ‘o Domingos da Guia do ataque’. Examino a ficha de Pelé e tomo um susto: – 17 anos! Há certas idades que são aberrantes, inverossímeis. Uma delas é a de Pelé. Eu, com mais de 40, custo a crer que alguém possa ter 17 anos, jamais. Pois bem: – verdadeiro garoto, o meu personagem anda em campo com uma dessas autoridades irresistíveis e fatais. Dir-se-ia um rei, não sei se Lear, se ‘Imperador Jones’, se etíope. Racialmente perfeito, do seu peito parecem pender mantos invisíveis. Em suma: – ponham-no em qualquer rancho e sua majestade dinástica há de ofuscar toda a corte em derredor.
O que nós chamamos de realeza é, acima de tudo, um estado de alma. E Pelé leva sobre os demais jogadores uma vantagem considerável: – a de se sentir rei, da cabeça aos pés.
Quando ele apanha a bola, e dribla um adversário é como quem enxota, quem escorraça um plebeu ignaro e piolhento. E o meu personagem tem uma tal sensação de superioridade que não faz cerimônia. Já lhe perguntaram: – ‘Quem é o maior meia do mundo?’. Ele respondeu com a ênfase das certezas eternas: – ‘Eu’. Insistiram: – ‘Qual é o maior ponta do mundo?’ E Pelé: – ‘Eu’. Em outro qualquer, esse desplante faria rir ou sorrir. Mas o fabuloso craque põe no que diz uma tal carga de convicção que ninguém reage e todos passam a admitir que ele seja, realmente, o maior de todas as posições. Nas pontas, nas meias e no centro, há de ser o mesmo, isto é, o incomparável Pelé.
Vejam o que ele fez, outro dia, no já referido América x Santos. Enfiou, e quase sempre pelo esforço pessoal, quatro gols em Pompéia. Sozinho, liquidou a partida, liquidou o América, monopolizou o placar.
Ao meu lado, um americano doente estrebuchava: – ‘Vá jogar bem assim no diabo que o carregue!’
De certa feita, foi, até, desmoralizante. Ainda no primeiro tempo, ele recebe o couro no meio do campo. Outro qualquer teria despachado. Pelé, não. Olha para frente e o caminho até o gol está entupido de adversários. Mas o homem resolve fazer tudo sozinho. Dribla o primeiro e o segundo. Vem-lhe, ao encalço, ferozmente, o terceiro, que Pelé corta, sensacionalmente. Numa palavra: – sem passar a ninguém e sem ajuda de ninguém ele promoveu a destruição minuciosa e sádica da defesa rubra. Até que chegou um momento em que não havia mais ninguém para brilhar. Não existia uma defesa. Ou por outra: – a defesa estava indefesa. E, então, livre na área inimiga, Pelé achou que era demais driblar Pompéia e encaçapou de maneira genial e inapelável.
Ora, para fazer um gol assim não basta apenas o simples e puro futebol. É preciso algo mais, ou seja, essa plenitude de confiança, de certeza, de otimismo que faz de Pelé o craque imbatível.
Quero crer que a sua maior virtude seja, justamente, a imodéstia absoluta. Põe-se por cima de tudo e de todos. E acaba intimidando a própria bola, que vem aos seus pés numa lambida docilidade de cadelinha.
Hoje, até uma cambaxirra sabe que Pelé é imprescindível na formação de qualquer escrete.
Na Suécia, ele não tremerá de ninguém. Há de olhar os húngaros, os ingleses, os russos de alto a baixo. Não se inferiorizará diante de ninguém. E é dessa atitude viril e, mesmo, insolente de que precisamos. Sim, amigos: – aposto minha cabeça como Pelé vai achar todos os nossos adversários uns pernas-de-pau.
Por que perdemos, na Suíça, para a Hungria? Examinem a fotografia de um e outro times entrando em campo. Enquanto os húngaros erguem o rosto, olham duro, empinam o peito, nós baixamos a cabeça e quase babamos de humildade. Esse flagrante, por si só, antecipa e elucida a derrota. Com Pelé no time, e outros como ele, ninguém irá para a Suécia com a alma dos vira-latas. Os outros é que tremerão diante de nós.
"America, meu amor, você é a luz do sol infiltrada pelas árvores. É o riso num momento de tristeza. É a brisa em um dia de verão. É a clareza quando só há o caos."
Ouvi dizer que Paris é lindo, que Portugal é tranquilo, que Londres é escura, que a América é o mundo, e que no Afeganistão há guerra, que Angola é uma maravilha, que o Brasil é a terra do Carnaval, que na russia o frio é muito normal. Mas na verdade é que tudo é mentira, a verdade é que. África é o berço da humanidade!
VIGÉSIMO NONO HEXÁSTICO
filho da grande mamãe Gaia
d’África de Nana Buluka
n’América índio fui criado
pela Deusa Saia de Serpente
do ventre de todas gerado
tod’essa é minha teogonia
A América viu impérios nascerem e caírem.
Viu homens tomarem o poder de suas nações.
Tantas nações dessa forma viveram.
A América viu guerras, grandes guerras.
Viu homens com arco e flecha, machado e até bomba atômica.
Tantos dessa forma pereceram.
A América viu portugueses, ingleses e espanhóis.
Viu homens desembarcando em suas praias.
Tantos países dessa forma nasceram.
A América viu a mistura de civilizações.
Viu ameríndios, negros, latinos e anglo-saxões.
Tantas pessoas dessa forma cresceram.
A América viu o futuro.
A FUTURA REVOLUÇÃO DA AMÉRICA DO SUL.
A América do Sul nos próximos anos verá um movimento igual ao famoso iluminismo, período da história em que outras nações foram encorajadas por outras a iniciar as revoluções que mudaram o mundo, nesse sentido, posso dizer que uma possível vitória da direita no Brasil e o sucesso de um governo com esse pensamento encorajará os países desse continente à abandonar a esquerda e aderirem à esses ideias liberais, os quais no Brasil nunca tivemos. Sem dúvida, na base desse movimento estará os cristãos com seus ideiais conservadores, a Igreja terá uma força jamais imaginada e a a América do Sul que é considerada a favela do mundo renascerá das cinzas e o dedo de Deus estará no negócio.
18/10/18
VISÃO PANORÂMICA
Recentemente, visitei a Primeira Igreja Batista na América, fundada em 1638 em Rhode Island, EUA. O prédio atual da igreja foi construído em 1775, com estrutura colonial impressionante, torre de campanário, púlpito alto e bancos tipo caixa. Cada banco é circulado por uma parede baixa e um portão, e pertencia às famílias que se sentavam juntas durante os cultos.
Eles levavam a sério o sentar-se em seus bancos, pois se vê a seguinte nota exibida na igreja: " A quem possa interessar: saibam que nós [ ... ] concordamos com os bancos trocados colocados no novo templo, e testemunhamos de próprio punho neste nono dia de junho de 1778. "
Ri ao ver a data, pois significava que a Guerra Revoluncionária americana ( 1775-83 ) não impediu o registro cuidadoso sobre quem se sentava em qual banco. Deveras, se eles fossem como em minha igreja, a guerra sobre os bancos da igreja poderia ter sido mais intensa do que aquela que ocorria do lado de fora !
Esse acordo sobre os bancos demonstra a nossa necessidade de termos uma visão panorâmica.
Tudo importa, mas nem tudo tem a mesma importância. É bom lembrar-se disso quando o jantar está atrasado, seu filho tem uma cárie, o carro não quer pegar, seu time perder a liderança do campeonato ou as ações em queda levaram embora metade do que você poupou na vida.
São importantes, mas não se comparam ao valor do reino de Deus. Jesus disse que Seu domínio salvador em nossas vidas " ...é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grandevalor, vende tudo o que possui e a compra " ( Mateus 13:45-46 ).
O que aconteceu de errado hoje ? Entregue os seus problemas a Deus, sabendo que Ele se preocupa com você ( Mateus 6:30-33 ). Mas, tambem lhe agradeça por aquilo que não mudou. Não é isso o que mais importa ? - Mike Wittmer
Leia: Mateus 6:25-33
...O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso [...], ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas ( vv.32-33 ).
Examine: O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira ? ( Mateus 16:26 ).
Considere: Agradeça a Deus por três coisas importantes que você não perdeu hoje. De que maneira buscar " o Reino de Deus acima de tudo " lhe dá a perspectiva correta ?
A violência é uma parte da América. Eu não quero que a música rap seja culpada. Vamos ser honestos. A América é o país mais violento na história do mundo. Nós somos todos afetados por isso.
Naufrágio
Alguns se desviaram da fé. - 1 Timóteo 6:21
No início deste século, um navio americano foi destruído nas ilhas Scilly, perto da costa da Inglaterra. O mar estava calmo e o tempo estava claro, mas a embarcação estava presa em uma corrente traiçoeira que lentamente a desviou de seu curso. Antes que o capitão e a tripulação percebessem o que havia acontecido, o navio caiu nas rochas.
Na vida também, poderosas correntes de compromisso podem pegar a alma e levá-la ao naufrágio. A deriva espiritual geralmente é um processo lento e imperceptível. Sabemos que ocorreu quando perdemos a forte resistência ao mal e o desejo apaixonado pela verdade que uma vez conhecemos.
O apóstolo Paulo queria ter certeza de que isso não aconteceria com aqueles a quem Timóteo ministrou. Ele o encorajou a ser fiel em contar aos outros o que eles precisavam saber para que não se desviassem de sua devoção a Cristo e fizessem com que sua fé naufragasse.
Em nossos dias, para todo crente professo que está perdido para a causa cristã por um ataque selvagem ao mal, cem mais lentamente se afastam da verdade de Deus, adoração regular e uma vida de fé.
Devemos dar uma atenção cuidadosa ao que sabemos sobre Cristo, para que não fiquemos presos em um desvio.
Senhor, ajuda-nos da Sua bendita Palavra
Todo erro para discernir,
E pela verdade e luz do seu Espírito
Das armadilhas de Satanás para virar. HGB
A bússola da Palavra de Deus irá impedi-lo de naufrágio espiritual. Haddon W. Robinson
E eu sou o queridinho da América. Bonito delicioso, doce azedo. Bebendo minha coca diet, cantando no parque Del Rey.
AMÉRICA
(Poema canção)
Desenhei no coração da América...
As cores do meu amor!
Meu coração está na América
Feliz anda meu amor
Braços que não se rendem
Por ti lutarei, te amarei, América
O meu coração está na América
Minha casa, minha alma
Minha vida, meu amor por ti, América!
O solo que piso, a boca que beijo
A luz que brilha em meus olhos
Mesmo quando estou dormindo
Por ti, pra ti, América!
Menina amor do meu desejo
O teu destino eu desconheço!
Meu coração bate por América
O seio que beijo, que me alimenta
Te abraço e respiro teu amor
Minha estrada, meu sonho
Vou seguindo te amando...
Por que és minha grande paixão
Por ti, América, América!
A ti entreguei meu coração
Quando te descubro em mim
Teu rosto, teu contorno
O azul esverdeado do mar
Batalha que não para de sangrar
É só por ti América... América meu amor, América do Sul!
- Relacionados
- Estados Unidos
- Frases do Capitão América