Amar o Próximo
Só vamos amar o próximo como a nós mesmos quando fizermos 3 coisas."
-Parar para refletir antes de decidirmos qualquer coisa, sobre qualquer situação.
-Ver a situação como nosso próximo esta vendo.
-Agir com ele da forma que gostaríamos que agissem conosco, se estivéssemos no lugar dele.
Amar ao próximo é contribuir; você nunca poderá amá-lo como a ti mesmo, porque você não tem o mesmo conhecimento adquirido, você não conhece o ser em sua plenitude, você tem apenas uma ideia; um julgamento. O Ego é o princípio inerente adquirido e moldado pelas interações do indivíduo com o mundo exterior, o seu ego te impede chegar ao compreendimento completo de outrem; mas te dá o julgo como alternativa. Visto que julgar é apenas uma forma de buscar o seu entendimento, mas não é o real. Um ego ferido tende a buscar alternativas para o hoje, caso as alternativas se tornem temporariamente inacessíveis, pode se ferir ainda mais, afastando-se até mesmo de seus propósitos. Visto que feridas mal cuidadas podem remeter ao conceito de infelicidade, nesse caso, com a retração da dignidade personificada, ao afastamento das ideias de vivência própria. Tanto a infelicidade, como a felicidade, podem ser compartilhadas, mas nunca em sua totalidade. A totalidade das emoções estão no ser,e o tanto o julgo externo (superficial, mas incompleto), quanto o interno (abrangente, mas condicional), são referentes aos conhecimentos adquiridos.
Passamos parte da vida fazendo tudo pra sermos pessoas de bem;
Para isso, tentamos amar o próximo e desejar o bem como a si mesmo;
Aprendemos muito cedo algumas regras sobre como seguir por esse caminho; Aprendemos na infância que xingar é muito feio; Que não devemos desrespeitar os mais velhos, porque além de feio podemos ser punidos com castigos severos; Aprendemos que matar e roubar podem nos tornar pessoas más e o pior: nos levar para arder no fogo do inferno ( isso é verdade e acho até que esse lugar deve mesmo existir).
É claro e perceptível o anacronismo que há nesses conselhos e o tempo de hoje; E uma certeza paira no ar: Nós, desde sempre aprendemos a esperar por recompensas e punições decorrentes dos nossos atos ( seja bom e faça o bem, então só terá coisas boas na vida; Seja mau e tudo de ruim cairá sobre você). Mas a verdade é que nunca saberemos sobre qual é a forma de julgamento que vivemos;
Aprendemos que uma pessoa tem que ter um caráter sólido e exemplar; E ainda, ralar pra ter dignidade nessa vida de meu Deus... Então corremos aqui e ali para conseguir um emprego e, estudamos para ter mais conhecimento sobre as coisas, sobre a vida; Embora algumas pessoas nem precisem estudar pra conhecer e saber lhe dar com os empecilhos e as glórias. Por fim, se nada nos impede de sentir o peso das coisas que recaem sobre nós, a diferença está apenas na maneira como conduzimos a vida, como encaramos os fatos e na simples aceitação da Santíssima Trindade.
"Felicidade plena é amar a si mesmo, sem ter que deixar de amar ao próximo. E, também, amar alguém sem esquecer do seu amor-próprio".
Uma pessoa que não tem capacidade de amar ao próximo e nem a si mesmo. Se torna fraco diante de tantas lutas.
Se amar ao próximo fosse considerado pecado, creio que em pouco tempo todos estariam amando uns aos outros.
Amar o próximo é espalhar o amor de deus,quem não pratica este amor não caminha com o coracao tranquilo.
Há quem diga que é difícil amar o próximo. Então, que tal pelo menos respeitá-lo? Se nos respeitássemos já seria um bom começo...
Amar o próximo, inclui aceita-lo com seus defeitos, então aceites os seus próprios defeitos, pois o amar, é como a si mesmo!
No mundo nem só imaginar basta, nossa contradição com a filosofia cristã é isso! AMAR AO PRÓXIMO, significa antes de tudo amar se tudo comigo estiver bem, ninguém cede no mundo CÃO; SE DOAR passou a ser um gesto de extrema tocada de trompeta em plena praça pública; CONVIVER não é mais do que uma convivência reacionária, como aquelas dos apóstolos que resolveram seguir a jesus e perguntaram "estamos deixando casa e trabalho, o que tem para nós se te seguirmos" nossa cultura judaico-cristã nos remete a isso, jogo de interesses, onde fazer o bem virou moeda de troca e não estilo de vida, quando eu digo sou cristão eu devo pensar e agir como cristo, raciocinar antes de fazer algo "Se fosse cristo no meu lugar, ele faria isso..." e se sim, seja sim e não, não.
A melhor ação de um ser humano não é amar a Deus sobre todas as coisas, mas "amar o próximo com a ti mesmo";esse é o maior mandamento da lei de Deus.
Antes das pessoas sabiam o que era amar o próximo sem humilhar, sem julgar, sem rascimo, sem preconceito e sem bullying. Mas hoje as pessoas se sentem superiores as ao próximo mais assim diz o mandamentos de Deus;
"Amarás o próximo como a ti mesmo." e você tem amado seu proximo ou tem feito coisas para machucar seu próximo...
- Relacionados
- Frases de Amor ao Próximo
- Frases de Caridade
- Frases de doação ao próximo que inspiram amor e compaixão
- 64 frases de fé em Deus que dão força em momentos difíceis
- Ajudando ao próximo
- Frases sobre ajudar o próximo que despertam empatia e solidariedade
- Reflexão sobre ajudar o próximo que incentiva a estender a mão