Amai vossos Inimigos
Não podemos competir de boa-fé se considerarmos nossos amigos como inimigos e nossa escola como um campo de batalha.
MEUS INIMIGOS AMIGOS DE MEUS AMIGOS ("Vive de tal maneira que não faças nada que não possas dizer aos teus inimigos". — Sêneca)
Tenho a melhor forma de viver: pensar no pior que me pode acontecer. Em qualquer situação, preparo-me para aceitar as consequências do erro mais grosseiro possível. Porque quando acontecer aquele desastre inevitável, pelo menos, não sofrerei a ânsia da surpresa. "Viver às vezes é morrer de tédio e de vício. Também de ataque de míssil. Viver é virar de ponta cabeça, o avesso" (Itamar Assunção). Por isso, digo exatamente o que você quer ouvir a meu respeito, que quase uso suas próprias palavras. Talvez não tenha a chance de me xingar, por que já o fiz por você. Como ainda poderá ser original, escravos das paixões baixas? Se alguém entrar em minha propriedade sem minha permissão, faço dele o que quero. Quem invade uma casa alheia está vulnerável demais, mesmo que seja de surpresa, encontrará a lógica do erro a seu desfavor. As armadilhas são prerrogativas secretas do morador; o ladrão só escapará, se for ajudado por alguém que seja seu amigo em comum! Portanto, precisamos nos proteger dos nossos amigos que são amigos dos nossos inimigos. Ainda nos adverte Muslah-Al-Din Saadi: "Rompe com o amigo que frequenta os teus inimigos".
Os seus maiores inimigos estão dentro de você, da sua mente. Eles te fazem ficar estagnado, sem progresso. Mudar exige coragem, determinação e plantio. A escolha é sua, mas se for feita você verá que a colheita será abundante. Mude!
Quem quer fazer o Certo cria inimigos. Porque atrapalha quem quer fazer ou já está fazendo o Errado.
Se eu não conseguir vencer meus inimigos que estão me massacrando dentro de mim: medo, timidez, remorsos, culpas, controlar minha ansiedade e ter domínio próprio. Não serei capaz de vencer meus adversários que terei que enfrentá-los no meu dia-a-dia.
“Quem lida com interesses de uma nação, ganha inimigos silenciosos nas trevas do poder.”
Trecho do livro O Iminente Colapso de Boston
Estive procurando a coragem
Para enfrentar meus inimigos
Quando eles abaixam as luzes
Eu ouço minha sinfonia de batalha
Todo o mundo na minha frente
Se minha armadura quebrar
Eu irei reconstituí-la
Fica a Dica
Nossos piores inimigos são aqueles que estão constantemente ao nosso lado e não percebemos.
Ale Villela✍️