Amai vossos Inimigos
Os boatos, tomo de alerta, fugindo dos grandes abismos! Por isso, gosto de meus inimigos, suas demências justificam as minhas.
AMAR OS INIMIGOS
Leia: 2 Reis 5:1-5
...amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês. Desejem o bem para aqueles quue os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês ( Lucas 6:27-28 ).
Examine: - Provérbios 24:17, 20, 29
- Mateus 5:46-48
- Romanos 12:19-21
Considere: Por que é dificil amar aqueles que lhe prejudicaram ? Como o exemplo de Jesus o inspira a se importar com seus inimigos ?
Naamã, o poderoso general de Arã, de repente ficou impotente. Sob sua armadura fascinante e impernetrável, uma doença o matava lentamente. Ele havia contraído lepra ( 2 Reis 5:1 ), e agora seu poder político e habilidades militares não poderiam ajudá-lo. Em breve perderia todo o poder e os bens na terra, inclusive a própria vida. Ele estava desamparado e sem esperança.
Nessa altura, uma escrava hebreira entra em cena. Não se sabe muita coisa a respeito dela. É bem provável que a sua casa tenha sido destruída e os pais mortos pelos invasores de Arã. Ela fora levada à força como escrava para uma terra estrangeira ( v.2 ). Nem mesmo sabemos o nome dela. Mas, sem ela, Naamã teria sido história.
Certamente, ela poderia estar amargurada e zangada com Deus: Como posso continuar a crer num Deus que é incapaz de proteger a mim e aos meus queridos ? Também poderia ter odiado o povo de Arã. Devia estar feliz por Naamã estar no enfermo e morrendo.
No entanto, ela disse à patroa: "...Eu gostaria que meu patrão fosse falar com o profeta que mora em Samaria, pois ele o curaria da sua doença" ( v.3 ). Ela os direcionou ao Deus de Israel, embora naquele tempo ninguém jamais tivesse sido curado de lepra ( Lucas 4:27 ).
Em vez de permanecer em silêncio e deixar que Naamã morresse, ela na verdade quis que Naamã se recuperasse. Em lugar de um espírito de amargura ou desejo de vingança, ela demonstrou um coração cheio de amor e perdão por seu inimigo.
É natural odiarmos quem nos prejudicou. Seria considerado normal não perdoá-los ou desejar que não se recuperassem. Porém Deus nos chama a fazer o sobrenatural e o que não é natural. Interceder, amar e fazer o bem aos nossos inimigos ( Mateus 5:43-44; Lucas 6:27-28 ). - K. T. Sim
Quem aumenta o número
de amigos é sábio, com isso,
não aumentar o número de
inimigos também é sábio.
Dizem que os inimigos são todos iguais. Não concordo. É melhor um inimigo verdadeiro do que um inimigo falso ou omisso. ( Maio 2018)
Meus inimigos podem até me conhecer, distinguir algumas de minhas deficiências, mas o importante eles não sabem, é o tamanho da minha fé em Deus.
Perdoar a si mesmo exige reconhecer que há inimigos do seu passado no seu presente. Coisas que precisam ser plenamente entendidas, resolvidas e superadas. Até que você faça as pazes com a sua história, ela continuará fazendo guerra contra você no presente e no futuro.
"Não deixe teus inimigos zombarem da tua fé. Elias em autoridade fez descer fogo do CÉU e consumiu todos os falsos profetas pra mostrar quem é nosso único e verdadeiro Deus."
—By Coelhinha
Eles nunca esquecem, nunca perdoam, não importa quem sejam os inimigos, filho. É melhor começar uma nova vida. Ser outra pessoa.
Oração de proteção
Eu sou invisível para todos os meus inimigos. Os olhos do mal não me veem. Ouço a voz de Deus, quando diz sim e quando diz não. As chagas de cristo são para minha proteção.
Kaw Lima
O cristão que apenas se compadecer do próximo, perdoar todos e amar até os inimigos, já será perseguido e ridicularizado pela sociedade caída em que estamos. O problema é que temos milhões de cristãos professos, mas muito poucos que apresentam tais frutos em suas vidas.
Não tê-los como inimigos; mas, manter-se distante de pessoas que nos tratam mal,é uma atitude sábia (04.12.17).
Cinco inimigos da paz: avareza, ganância, inveja, raiva e orgulho... Mantenha-se vigilante e lute todos os dias para eliminar de ti essas doenças que destroem a alma.