Ama a Ti Mesmo
Os marginais estão mais perto de Deus. Toda ovelha desgarrada ama mais, odeia mais, sente tudo mais intensamente, embora eu mesmo não me sinta assim. Talvez eu seja mais burguês do que transmito em minhas músicas. Eu convivo com essas pessoas e o que faço é uma espécie de defesa dele.
É fácil saber quando a outra pessoa te ama:
não é apenas você que à procura, ela te procura também.
O amor é um encontro.
Você ama tanto que quer ficar morando dentro dele, dela. Quer ver toda hora. Absorve o jeito do outro, e esse jeito absorvido da coisa pela qual você está apaixonado, você fica aplicando no cotidiano, feito você fosse aquela própria coisa apaixonante. Que nos tira de nós, alarga.
A gente ama quando aceita o lado ruim do outro. Aceitar as qualidades é tão fácil. Na hora de conviver com cada defeito o bicho pega. E pega de jeito.
À Lucia Helena
Lembrada por quem a ama
Ungida mulher verdadeira
Com a coragem que Deus deu
Irá viver por muitos anos
Amando esposo, filhos e netos.
Homenageada será todos os dias
Esposa que luta há trinta anos
Levando a uma família sempre unida
Esperança de melhores dias de vida
No trabalho sempre reconhecida
Amiga conselheira de suas amigas.
Bondade, amor e fidelidade lhe seguirão
Enquanto seguir ao seu Deus e senhor
Zelando pela paz e harmonia de todos
Estará vivendo não apenas o momento
Relembrando o passado com saudade
Rindo no presente o que lhe traz felicidade
Amando a Cristo e a família em verdade.
Você diz que ama o vento, mas você fecha as janelas quando o vento sopra. É por isso que eu tenho medo. Você também diz que me ama…
Mas não te amo sempre, só às vezes. Quando você me abraça, quando você sorri. E quando você me beija. Isso é amar, não é? Se não for é algo bem parecido.
A busca é infinita, o conhecimento não difere as pessoas umas das outras nem torna uma melhor que a outra. Pois todas estão aprendendo, e vão continuar assim. Quem para, morre espiritualmente.
Ressalto que nesta busca, o certo e o errado não existem e se torna extremamente relativo única e exclusivamente ao coração, olhos e mente de quem busca o conhecimento e o coloca em prática no decorrer de seu caminho. É uma particularidade muito peculiar. E sendo assim não se cabe neste caminho, tronos ou coroas, em fim, reis e rainhas não estão caminhando. Estão parados!
Eu amanheço pensando em ti
Eu anoiteço pensando em ti
Eu não te esqueço
É dia e noite pensando em ti
Eu vejo a vida pela luz dos olhos teus
Me deixa ao menos, por favor, pensar em Deus
Minha fé é limpa.... se veste com panos brancos e simples, meu pé fica ao chao de terra para meu orixa, aos meus filhos vou até a morte. Ao Orixá me entrego de coração e corpo.... não quero luxo nem dinheiro... quero fazer a coisa certa.
Iniciar orixas na humildade e na fé....
Sou filho de Sòngó.... sou filho de Osum e filho querido de Ogyian...
Não temo a vida, apenas os homens.
Minha casa é humilde mas nela reside tudo que sofri e tudo que amei.... com minhas lagrimas se construiu meu asé.... A unica coisa que busquei denro da religiao foi amor e paz.... e só encontrei isso quando decidi trazer meu orixa para minha casa e a partir daqui fincar as raizes de meu pai Sòngó.
Tristesa sempre existe e felicidade também, agradeço aos Orixas pela virtude de sentir estas duas coisas. Uma não vive sem a outro, da mesma forma que o negativo e o positivo.
Que Xango nos abençoe e nos traga muita sorte
A dor de um filho, como também sua felicidade, sempre vai ser infinitamente maior e mais importante que a nossa.
O processo de transição de abian para um yawò possui um ponto de partida muito evidente. Este ponto de partida não é nenhum fundamento e nem tão pouco um awò (segredo) recheado com mistério. Para mim ele é simplesmente a tarefa do Babàlórìsà em observar o amor que o abian demonstra ao Orisà e à religião, o quanto ele está disposto a se sacrificar e se dedicar ao posto de Yawò, chamo isso de iyàsímímo, que significa nada mais nada menos que absoluta entrega e dedicação.
O respeito ao seu futuro Babàlórìsà e às regras do seu Ilè deve ser demonstrado antes mesmo de sua entrada. Estes pontos são observados em pequenos detalhes do cotidiano de cada um, e obviamente varia de um abian para outro, pois cada um possui o seu arà (modo de ser). Contudo o abian deve estar ciente de não estar momentaneamente empolgado com a iniciação e sim sentir dentro de si mesmo o seu okan sórò (a fala do seu coração) pois é através de seu okan que seu orisà lhe fala. E nesta íntima ligação entre abian e Orisà é que vai ser revelada a hora certa da entrega total.
Orixá não quer luxo, não quer adé de ouro e muito menos tafetá de show. Orixá não quer apenas receber o seu asé, ele quer principalmente dar o asé que seu filho necessita para ser feliz. Orixá não é iniciado para trazer riquezas e sim trazer a felicidade, saúde, amor e trabalho, se assim seu omò (filho) souber receber este asé que lhe é ofertado com tanto amor.
Orixá é simplicidade, pé no chão e acima de tudo Humildade.
Não se inicie ao Orixá por vaidade e sim por amor.
Não quero ouro, não quero luxo... desempenho o o principal,
o fundamental, nascer o asé Orisà no Ori de um filho
Não quero um paramento de 800,00,
não quero um tecido de 200,00 por metro.
Não quero festa de carnaval para Orixá. Nem tenho
sala para isso, aqui é roncó, folhas e aprendizado em
seu tempo certo! Kelè de 3 meses aos yawós e 21 dias
aos ogans e ekedjis.
Eu quero yawo de tecido algodão branco para
a saida osaàlá e para dar o Morunkò o bom e velho
CHITÃO, eu quero simplicidade. No alomoço ou
jantar aois familiares e amigos, arroz, macarrão,
maionese e os frangos dos oros.
Foi assim comigo e será sempre com meus filhos.
Quem se foca apenas no fundamento das folhas,
adurás, orikis e oròs internos, será sempre bem
vindo, quem quer escola de samba para se
mostrar ao outros, procure outra casa.
No meu Ilé eu dou valor e pratico apenas o
maravilhoso Ojo Ibi de um Orisá, o nascimento,
nas folhas e na humildade.
Preceito levado a sério e com respeito ao igbá,
à sua egbé e ao orisá.
Folclore só em ocasiões que eu considere necessárias!
Estandartes e desfile de moda deixo ao candomblé
elite, ao candomblé de grife cara.
Mas é que eu te odeio. Odeio. Uma parte de mim não consegue aceitar seus defeitos. É idiota, mas é o que eu sinto. Suas atitudes às vezes me decepcionam, e muito. As coisas não são perfeitas quanto pareciam ser.
O que define Maturidade em adulto é sua capacidade de dominar seus instintos mais primitivos e tomar a melhor decisão