Altruísmo

Cerca de 463 frases e pensamentos: Altruísmo

⁠sobre definições do amor
Apesar de ser uma ávida leitora, eu nunca encontrei alguém que definisse uma palavra em específico por completo: Amor. Não há no dicionário o significado do amor, pelo que eu me lembre, mas as pessoas insistem em repetir a palavra como se ela possuísse uma força milagrosa. O amor resolve tudo, eles dizem. O amor é generoso, altruísta, e não pode ser medido. É algo que não se consegue descrever, só sentir. Me pergunto, então, como podem tentar defini-lo, se o sentimento é algo particular e não vem em um manual de instruções.
Quero dizer, eu amo meus pais. Quero o bem e a felicidade deles, mas não sei como fui levada a sentir isso. Não posso dizer que aprendi a amá-los, porque é quase unânime o pensamento de que você deve amar seus pais, e eles devem amá-lo. Mas de onde veio essa instrução? Será que é regra que todos os pais amem seus filhos e todos os filhos amem seus pais? Sabemos que não. Ainda assim, as pessoas repetem que o amor cura tudo e supera tudo. Mas eu não sei mais se acredito nisso.
Não consigo entender meu amor como altruísta, tampouco como generoso. Amar alguém não significa que você não sinta ciúmes dele ou dela e queira deixa-los livres demais. Amar também não assegura que você ficará feliz por todas as conquistas da pessoa, ou que você aceitará todos os seus defeitos. Acredito que, quando tentamos definir o amor, acabamos por segregá-lo, porque não há só uma espécie de amor. E, ao dizer isso, eu também caio na mediocridade de dizer que há espécies de amor. Como saberia, se não há uma definição exata do termo?
O ponto é: o amor deve ser uma coisa indefinida. Deve ser sentido, sim, mas não colocado em nenhuma categoria para que evitemos perder por não amar do jeito convencional. Acredito que seja possível amar com muita vontade, mas odiar na mesma proporção, e isso não anularia o amor, nem seria capaz de diminuí-lo. Acredito que podemos amar sem precisar aceitar os defeitos do outro, ou querer deixa-lo muito solto. Acredito que amar é pensar em perder, é querer terminar, é brigar, e não devemos nos culpar por isso. Eu acredito, mas dificilmente pratico, porque ainda estou presa à prévia definição do amor: altruísta e generoso, quando pode não ser exatamente assim.
Assim, vamos tentar definir menos e sentir mais, porque o amor é algo muito maior que conhecemos, portanto, passível de generalizações.

Inserida por mulherespensadoras

⁠TODOS IMPORTAM

Eis o fato, todos importam.
E estamos sem opção totalmente ligados, uns dependendo dos outros, os suportáveis e os insuportáveis.
E comeremos os frutos de nossa ignorância ou sabedoria, da inércia ou das ações, das verdades ou das mentiras, do egoísmo ou do altruísmo, enfim... estamos todos ligados por um fio quase que invisível para uns, totalmente invisível para outros e visivelmente assustador para maioria:
o bom senso.
O fato não é se somos ou não insuportáveis em nossas convicções, o fato é que quando se trata do coletivo nem sempre não suportar a situação é uma opção, afinal a morte não respeita vaidades, e querendo ou não, despertará a todos para a realidade de que no fim o sentimento é único
" TODOS IMPORTAM! "

Inserida por kate_salomao

⁠As vezes que o ser humano mostra sua grandeza, é sempre quando não se acha melhor que ninguém e prefere empatar do que ganhar a qualquer custo!

Inserida por juliana_persou


⁠Passe desejando o bem, filtre, sirva com boa vontade e desfrute, afinal só conhece o prazer que tem o servir, quem teve amor em fazer.

Inserida por kate_salomao

⁠Só um verdadeiro pai entende a vontade de dar a própria vida para garantir mais um sorriso de um filho seu.

Inserida por LeonardoBrelaz

⁠O sucesso das pessoas acontece em tempos diferentes, se ainda não chegou sua vez, respeite a felicidade do outro.

Inserida por LeonardoBrelaz

⁠Você só pode chamar o outro ser humano de irmão,
se você de alguma forma, serviu alguém um dia.

Inserida por OficialRobsonCorrea

⁠Olá, dor, minha antiga aliada,
Hoje, mais uma vez, você está aqui sentada.
Não veio com aviso, nem trouxe razão,
Apenas se instalou, silenciosa, no coração.

Ando por ruas que parecem desertas,
Onde as almas, invisíveis, estão descobertas.
Carrego nos ombros o amor do mundo,
Mas ele é um fardo, um grito profundo.

Eu vejo rostos que não enxergam,
Ouço vozes que em silêncio pregam.
Tento estender as mãos, mas elas não alcançam,
Minhas palavras ecoam, mas logo se cansam.

O altruísmo me corrói por dentro,
Ser empático é viver no vento.
Sinto a dor que não é minha,
Sinto o peso que nunca termina.

E mesmo por quem me fere, ainda choro,
Como se cada lágrima fosse um tesouro.
Me perco no som do silêncio,
Onde a alma grita em silêncio denso.

Mas por que o coração dói sem motivo?
Por que amar se torna tão corrosivo?
O vazio responde com seu abraço,
E o silêncio, se torna um eterno laço.

Sigo caminhando, sem destino certo,
No caos do mundo, meu peito aberto.
E o som do silêncio me envolve,
Como uma canção que não se resolve.

Inserida por JorgeLimaLoiola

⁠Herói, conforme nos revela o dicionário, é aquele ser extraordinário. Distinto do ordinário, suas ações se imortalizam, ecoando bravura e compaixão. Nos contos e na vida real, heróis são aqueles que, enfrentando temores, escolhem erguer-se; que, diante do caos, optam por estender a mão. São faróis de humanidade, guiando-nos através das sombras com atos de extraordinária coragem e altruísmo.

Inserida por italo0140

⁠As ações mais louváveis são aquelas que não esperam outra coisa em troca, além do prazer de fazê-las.

Inserida por ednafrigato

⁠É bonito dizer que perdoa, é nobre falar que quer ver feliz quem nos fez mal. É digno de aplausos esse altruísmo todo, confesso, mas no fundo, no fundo a gente quer mais é que se lasque todo, na hora da raiva a gente quer é que a pessoa tropece na nossa dor e caia de cara aos nossos pés para a gente dar o chute final. Mas a gente segue tentado evoluir, driblando uma hipocrisia aqui, outra ali e pedindo a Deus que coloque em nosso coração essa generosidade toda que muita gente só tem da boca para fora, mesmo.

Inserida por ednafrigato

⁠Tanto fez pelos outros que esqueceu de fazer por si mesma.

Inserida por ednafrigato

⁠No amor, meu caro, sabes tão bem quanto eu, que não existe eu, existe nós; não existe ímpar, existe par; no amor ninguém se anula: é próprio do amor suprimir o egoísmo em prol do que é bom para ambos.

Inserida por ednafrigato

⁠Desde o nascimento desejamos e atuamos no sentido de ser e de ver aqueles prezamos tornarem-se bem sucedidos e, consequentemente, financeiramente confortáveis. Nem sempre temos olhos para outros valores mais impactantes da vida!

Moldamos-nos ao "sistema" e reproduzimos padrões, como se o ser humano pudesse ser produzido em linha de montagem: mente focada na competição pelo pseudo-sucesso!

Nossa reflexão deveria estar no resultado que geramos com a construção de nosso caráter, a fim de não monetizarmos tudo, pois há muitas coisas que o dinheiro não compra, mas os bons valores conquistam!

Kevin Kruse (historiador americano) certa vez concluiu: "A vida é sobre criar impacto, não uma renda."

Na verdade, em maioria de vezes, quando o foco de nossas ações está no bem coletivo, os bons resultados vêem como consequência! Por isso, sim, "A vida não dá nada, mas apenas devolve!" ♥️

Inserida por lujandoso

⁠Como é criel pensar na expressão "tarde demais!" Então, o que nos custa segurar um pouco as emoções para não ferir ou depreciar? O que nos impede de deixar o orgulho de lado para reconstruir ou unir? O que nos falta para ceder em prol op amor? Deixar um pouco a preguiça ou o egoísmo de lado para sermos altruístas com alguém que não espera mais nada de bom desta vida? É saír do alto e do conforto, antes que seja tarde demais!

Inserida por lujandoso

As pessoas que praticam o bem não andam sobre flores, elas espalhem flores para que outros andem sobre elas.

Inserida por ednafrigato

Conhece-se a grandeza do amor pela sua generosidade. Se é mesquinho não é amor.

Inserida por ednafrigato

Somente quando o pagamento por uma ação humanitária for a própria ação, você estará de fato sendo altruísta.

Inserida por ednafrigato

⁠⁠Seja para os outros o que deseja para você!

Inserida por TAISARAMOS

⁠Cuidado ao zombar de alguém! Pois, poderás ser o motivo de zombaria amanhã, se tornando alvo de tripudiação que muitas vezes virão daqueles que beberam no copo com você. A lei do retorno é severa e não costuma errar o caminho.

Inserida por TAISARAMOS