Alma Humana
O CONCEITO DE ALMA E DE ESPÍRITO
A Alma Humana é a parte subtil do Organismo Humano, com aspecto de Matriz Influenciável e essência de Consciência Variável, que emerge do Espírito Humano para construção e gestão do Corpo segundo Informações do Espírito e de fontes diferentes do Espírito.
O Espírito Humano é a parte subtil do Organismo Humano, com aspecto de Matriz Ininfluenciável e essência de Consciência Invariável, que emana do Supremo Espírito Cósmico para originar e orientar a Alma bem como criar, construir e administrar o Corpo.
O QUE É A CONSCIÊNCIA?
A Consciência não é Espírito Humano, nem Alma Humana nem Corpo Humano.
O Espírito é a Matriz com Consciência Invariável que emana do Supremo Espírito para originar a Alma e criar o Corpo.
A Alma é a Matriz com Consciência Variável que emerge do Espírito para Gestão do Corpo.
A Consciência do Espírito é Invariável por ser basicamente o Projeto do Corpo Humano que não varia de pessoa para pessoa; Independentemente de ser homem ou mulher, negro ou branco, criança ou idoso, um Corpo humano sempre é um Corpo humano.
Por outro lado, a Consciência da Alma é Variável por ser basicamente a qualidade geral da Alma que varia de pessoa para pessoa, podendo existir pessoa homem, mulher, negra, branca, criança ou idosa.
O Corpo é a entidade visível do Organismo que serve de instrumento de manifestação do Espírito através da Alma.
ENTRETANTO
A Consciência é o Conteúdo ou Informação da Alma que possibilita o seu movimento objetivo ou a sua acção contextualizada.
O Conteúdo ou Informação não é o Conhecimento em si, mas contém Conhecimento que pode ser obtido pela Alma caso ela imerja nele analiticamente, por isso, a palavra 'Consciência' significa literalmente 'Com Conhecimento', e a expressão 'Consciência Variável' significa 'Com Conhecimento Disponibilizado'. Neste caso, o Conhecimento é o Entendimento do Conteúdo pela Alma e obter conhecimento sobre um conteúdo é entender o conteúdo.
A Alma Humana pode obter conhecimento sobre um conteúdo apenas Estudando-o. Assim, a Alma deve analisar a sua Consciência para poder compreende-la e, consequentemente, criar condições para reconstrui-la e amplia-la no sentido de Existir com verdadeira tranquilidade e felicidade.
Pelo facto da Alma se apegar e se identificar com a sua Consciência, ela se vê como sendo a própria Consciência o que faz com que muitos autores considerem a Alma como sendo Consciência, e essa análise torna-se um processo de auto-análise ou auto-investigação que culmina com a percepção nítida da separação entre a Alma e a sua Consciência, o que favorece o desapego e a desidentificação, e depois de todo esse processo, a Alma torna-se uma simples contempladora de si mesma e de toda a sua Consciência existindo com plena tranquilidade e felicidade.
A Consciência da Alma, quanto a localização, pode ser Central ou Periférica.
A Consciência Central é a Personalidade, isto é, o conjunto de todas as informações Impregnadas na Alma e a sua padronização.
A Consciência Periférica é o Corpo e as Informações gravadas no Cérebro. Consciência Externa é o que se localiza fora do Organismo em que a Alma se encontra.
A Consciência da Alma propriamente dita é a Personalidade, porque é também com a qual o Indivíduo ou a Pessoa já nasce, faltando-lhe a concretização do Conteúdo físico e cerebral.
É através da Consciência que a Alma pode se contextualizar, se manifestar, se mostrar, se movimentar ou agir de um determinado modo.
A Consciência é o que torna diferente as várias Almas Humanas; Se há diferença entre macho e fêmea, oriental e ocidental, negra e branca, militar e civil, médico e docente, criança e idoso, é por causa da Consciência que cada um tem.
A Consciência muda ao longo das várias Experiências de Existência da Alma, por exemplo, se numa Existência manifesta a Alma é nascida como macho ou negra ou oriental, noutra pode ser nascida como fêmea ou branca ou ocidental, para estes casos, seria injusto se uma Alma Experienciasse apenas um destes casos. E ao longo de um mesmo nascimento a Consciência, sobretudo Periférica, pode variar de infantil para jovem, deste para idosa e por fim para velha. Por toda essa razão se diz que a Alma Humana tem Consciência Variável.
A mudança notável da Consciência Central é morosa e pode atravessar mais de dois nascimentos. Porém, a mudança da Consciência Periférica ocorre de nascimento para nascimento e dentro de cada nascimento incrementando lentamente a Consciência Central através da impregnação dos aspectos marcantes da Consciência Periférica na Alma.
Os Conteúdos, de carácter genético e químico que constitui a Matéria-prima para construção do Corpo e de carácter cultural que se grava no Cérebro, provenientes dos progenitores, alimentos e da educação são os que estabelecem a Consciência Periférica da Alma a vigorar numa determinada Existência manifesta da Alma.
A Mente também é Consciência, contudo, é mais vista em Psicologia como sendo as informações gravadas e fluentes no Cérebro, e em Espiritualidade como sendo a Alma. Toda essa confusão deve-se ao desconhecimento da existência do desconhecido, que é o Espírito Humano, no Organismo e a propriedade da Alma de se Apegar e Identificar com o seu Conteúdo.
PORTANTO
A Alma é diferente da Consciência, na medida em que a Alma é imutável, apesar de ser Influenciável. Enquanto, por ser passível de alguma reforma, a Consciência ou Mente é mutável. Em outras palavras, Pessoa não deixa de ser considerada Pessoa independentemente de ser criança, idosa, negra, branca, homem ou mulher.
A Alma Humana não está no Planeta Terra para Aproveitar Viver, mas sim, para Compreender e Praticar o Verdadeiro Viver, após o domínio do qual, passará para um Planeta com Sociedade de Alta Consciência. Tal como a educação da sociedade humana terrestre, com a passagem de um nível de educação para outro nível de educação.
PREDOMINÂNCIA DO FOCO DA ALMA HUMANA
A Alma Humana pode se encontrar assentada, principalmente, no Físico (Corpo), no Racional (Mente Cerebral), no Emocional (Mente Álmica ou Personalidade) ou no Intuicional (Mente Original ou Espiritual).
O Corpo, a Mente Cerebral, a Mente Álmica ou a Personalidade e a Mente Original constituem a Consciência ou o Conteúdo da Alma, que a Possibilita uma Manifestação contextualizada.
A Alma assentada essencialmente no Físico tem foco no Corpo, é o caso por exemplo dos que mais se dedicam ao adorno do Corpo e a fisicultura.
A Alma assentada essencialmente no Racional tem foco na Mente Cerebral, é o caso dos que mais se dedicam a pensamentos e a reflexão.
A Alma assentada essencialmente no Emocional tem foco na Personalidade, é o caso dos que mais se dedicam a sentimentalidade.
A Alma assentada essencialmente no Intuicional, tem foco no Transcendental, é o caso dos que mais se dedicam a compreensão e a correctividade da vida.
Assim, a Alma Humana pode se estabelecer sobretudo no Corpo, na Mente, na Personalidade ou no Transcendental.
A CONSCIÊNCIA DA ALMA HUMANA TERRESTRE
As Palavras-chave que caracterizam o Conteúdo ou a Consciência ou a Mente da Alma Humana Terrestre são: Ignorância; Desarmonia; Ódio; Conflito; Sofrimento.
Transcender essas características é quase deixar de ser uma Alma Humana Terrestre!
Questões da Alma somente a própria Alma pode resolver com o Favor do seu Espírito através do Autoconhecimento, da Autoconsciência e da Autocorreção!
A educação, os conselhos e as torturas vindas dos outros dificilmente podem resolver as questões da Alma, podendo apenas estimular a Alma cujo tempo de Despertar se aproxima.
O Favor do seu Espírito fará Desperta-la e Perceber as características deploráveis do seu Conteúdo. Por serem características provenientes do seu próprio Livre-Arbítrio, o Livre-Arbítrio deve tornar a Alma determinada a Construir o seu Novo Conteúdo ou a sua Nova Consciência.
Por causa do Livre-Arbítrio, cada Alma Humana Terrestre tem o seu tempo para Amadurecer, Despertar e empreender a corajosa e árduo tarefa de se limpar ou de se purificar ou de Construir a sua Nova Consciência, cujas Palavras-chave que a caracterizam são: Sabedoria; Harmonia; Amor; Paz; Felicidade.
Entender isso é entender a necessidade da 'Compreensão ao Próximo'!
PODERES VITAIS DA ALMA HUMANA
Os poderes vitais da Alma são aqueles que determinam se a Alma está ou não presente no Corpo. São quatro, nomeadamente, o Sentir, a Atenção, a Percepção e o Movimento.
Além dos poderes vitais, a Alma Humana tem outros poderes tais como a Imaginação, o Apego, a Identificação, a Reflexão e a Criatividade.
Estar Ciente destes poderes e exercita-los de forma regular e equitativa, sobretudo na Natureza interna e externa do Organismo, é das nobres formas de estar Ciente!
A Alma Humana Terrestre está, em geral, no Nível 3 de Conteúdo ou Consciência ou Mentalidade, correspondente a faixa etária de Adolescente!
Ainda falta muitissíssimo para alcançar o Nível da Verdadeira Sabedoria, Compaixão e Humildade!
PAI, FILHO, ESPÍRITO SANTO, ALMA HUMANA E CORPO HUMANO: A liberdade da Alma Humana
PAI
O Pai é o Supremo Criador da Natureza.
FILHO
O Filho é o Representante do Supremo Criador da Natureza, é o Espírito Humano ou Cristo, é o verdadeiro Orientador da Alma Humana, é o Portador do Verdadeiro Programa da Existência da Alma Humana, por isso, a Alma Humana deve seguir apenas o Espírito Humano e deve ser em nome do Espírito Humano ou Cristo que a Alma Humana deve Pedir Algo.
ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo é o Poder ou Consciência, do Supremo Criador da Natureza, que o Espírito Humano ou Cristo possui.
ALMA HUMANA
A Alma Humana é a Serva do Supremo Criador da Natureza por meio das Orientações ou do Poder do Espírito Humano ou Cristo.
CORPO HUMANO
O Corpo Humano é o Instrumento de manifestação do Espírito Humano através da Alma Humana.
A LIBERDADE DA ALMA HUMANA
O Pai, o Filho e o Espírito Santo são uma Unidade por serem um Poder Criador hierarquicamente e coerentemente direcionado, mas com a Alma e o Corpo podem ou não constituir uma Unidade; Constituem Unidade quando a Alma se dissolve no Espírito sutilizando e vivificando o Corpo, não constituem Unidade quando a Alma se apega no Corpo densificando e mortificando o Corpo.
A Alma apegada ao Espírito ou unida ao Espírito é Consciente, segue a Vontade do Espírito e sente-se Eterna; Enquanto, a Alma apegada ao Corpo ou separada do Espírito é Inconsciente, segue o Desejo do Corpo e sente-se Perecível.
O Pai concedeu à Alma Humana a liberdade de não pertencer à Unidade e de voltar a pertencer à Unidade caso se mostre Correcta, a liberdade de se separar do Espírito ou de se unir ao Espírito, sendo que a Alma Humana tem o Livre-Arbítrio de Existir como bem quiser e que nenhuma outra Alma Humana tem o direito ou o dever de impedir, porque é a Concessão do Pai!
Quando a criatura humana toma gosto pelas coisas espirituais, a sua felicidade aumenta; as tristeza, angústias e depressões retiram de seu coração e menos lembranças mórbidas, incertezas e decepções afetam a sua alma.
De Van Gogh, ao emaranhado do caderno infantil, está o retrato da sensibilidade humana. Porém, poucos conseguem perceber e senti-lo na alma.
INFLUENCIABILIDADE DA ALMA HUMANA
A Vida Humana ou o Espírito Humano é o que mantém um Corpo Humano vivo; enquanto a Alma Humana é o que fala, ouve, vê, sente, pensa, ri ou chora no Organismo Humano.
A Alma Humana é influenciável!
A Alma é influenciada por fatores do ambiente interno e externo do seu Organismo.
Exemplos da influenciabilidade da Alma por fatores do ambiente interno do seu Organismo:
1. O recolhimento da Alma no centro da sua Vida sob influência da Melatonina.
2. O afloramento da Alma no seu Corpo ou na superfície da sua Vida sob influência da Adrenalina.
A Melatonina é o fator que causa o recolhimento da Alma, enquanto a Adrenalina é o fator que causa o afloramento da Alma.
O recolhimento corresponde ao estado de sono da Alma, verificável por baixa frequência das ondas cerebrais.
O afloramento corresponde ao estado de alerta da Alma, verificável por alta frequência das ondas cerebrais.
Cabe à Alma ou Sujeito Homem gerir os fatores que a influenciam desenvolvendo a autoconsciência e o autodomínio.
A Atenção Focada da Alma é a principal estratégia para equilibrar os níveis de Melatonina e de Adrenalina no seu Organismo.
Transgressão.
Questiono-me se é realmente
transgressora a alma humana, o ser.
É a natureza transgressora
uma qualidade criativa
que se procura na narrativa,
em uma vida, um ser.
A criação é transgressora
como receita de sucesso.
Quando o sucesso é mais simples.
Estão todos os dias nas nossas mesas.
Quando se procura um prazer.
Você procura-o esperando ter.
A nascente da genialidade
transita no prazer simples.
Oferece o esperado e mais.
Onde o esperado é
encontrado e ultrapassado.
O que muda sem deformar
ou deforma-se sem deixar de agradar.
Tem um momento correto de cisão,
que não é todo momento.
Só o é, na hora da sua execução.
É um momento social
ou é seu e dependente,
mas é um momento histórico.
Em que ocorre e é corrente.
O gênio cria e é criado.
Não só escreve de certa forma
ou da forma certa,
mas é antena a captar
a necessidade e a possibilidade.
O gênio é um ser social.
Entende a sociedade
esta inserido nela.
Sabe aceitar e abraçar,
a mudança com arte e graça.
É aceito e pode realizar.
Seduzido é sedutor em desgraça.
Não existe nada mais improvável que a alma humana... E mais inútil ainda é tentar explicá-la. Que nunca se duvide do poder de influência de uma pessoa sobre outra, mesmo quando sua inteligência prognostica o contrário. Daí porque escolher não ter ídolos, nem líderes ou paixões pode ser o caminho do meio que aparece para nos redimir de nossos medos, e talvez a alternativa para a ovelha do aprisco moldada para reproduzir o pensamento de seu pastor.
Quando se ora, a Alma respira, fertilizando a existência humana. Fazer prece é essencial para desanuviar o horizonte do coração.
Gnosis é a experiência mística que confere à alma humana o poder de dissolver a dualidade e realizar a razão de sua própria existência.
"A Ética é mais pura expressão da consciência humana, é a exteriorização da alma, do desejo e do caráter, é a que nos torna plenos ou miseráveis " (Douglas Ferrari)
A fraqueza mais condenável existente na alma humana é aquela que revela a falta de atitude para enfrentar os problemas que impedem de dar o próximo passo!