Alma Humana
A Alma Humana Terrestre está, em geral, no Nível 3 de Conteúdo ou Consciência ou Mentalidade, correspondente a faixa etária de Adolescente!
Ainda falta muitissíssimo para alcançar o Nível da Verdadeira Sabedoria, Compaixão e Humildade!
PAI, FILHO, ESPÍRITO SANTO, ALMA HUMANA E CORPO HUMANO: A liberdade da Alma Humana
PAI
O Pai é o Supremo Criador da Natureza.
FILHO
O Filho é o Representante do Supremo Criador da Natureza, é o Espírito Humano ou Cristo, é o verdadeiro Orientador da Alma Humana, é o Portador do Verdadeiro Programa da Existência da Alma Humana, por isso, a Alma Humana deve seguir apenas o Espírito Humano e deve ser em nome do Espírito Humano ou Cristo que a Alma Humana deve Pedir Algo.
ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo é o Poder ou Consciência, do Supremo Criador da Natureza, que o Espírito Humano ou Cristo possui.
ALMA HUMANA
A Alma Humana é a Serva do Supremo Criador da Natureza por meio das Orientações ou do Poder do Espírito Humano ou Cristo.
CORPO HUMANO
O Corpo Humano é o Instrumento de manifestação do Espírito Humano através da Alma Humana.
A LIBERDADE DA ALMA HUMANA
O Pai, o Filho e o Espírito Santo são uma Unidade por serem um Poder Criador hierarquicamente e coerentemente direcionado, mas com a Alma e o Corpo podem ou não constituir uma Unidade; Constituem Unidade quando a Alma se dissolve no Espírito sutilizando e vivificando o Corpo, não constituem Unidade quando a Alma se apega no Corpo densificando e mortificando o Corpo.
A Alma apegada ao Espírito ou unida ao Espírito é Consciente, segue a Vontade do Espírito e sente-se Eterna; Enquanto, a Alma apegada ao Corpo ou separada do Espírito é Inconsciente, segue o Desejo do Corpo e sente-se Perecível.
O Pai concedeu à Alma Humana a liberdade de não pertencer à Unidade e de voltar a pertencer à Unidade caso se mostre Correcta, a liberdade de se separar do Espírito ou de se unir ao Espírito, sendo que a Alma Humana tem o Livre-Arbítrio de Existir como bem quiser e que nenhuma outra Alma Humana tem o direito ou o dever de impedir, porque é a Concessão do Pai!
A MUTABILIDADE DA ALMA HUMANA
A Alma Humana é uma só!
A Alma é imutável, mas o Conteúdo ou a Consciência ou a Mentalidade da Alma é mutável!
Assim, o que muda é o Conteúdo da Alma e não a própria Alma!
A propriedade da Alma de se apegar e identificar com o seu Conteúdo é o que faz com que ela pareça ser mutável, na medida em que ela toma o aspecto do seu Conteúdo.
A mutabilidade da Alma Humana se deve ao aspecto do seu Conteúdo. Segundo o aspecto do Conteúdo, a mutabilidade pode se basear em vários critérios, tais como, o gênero do Corpo que torna a Alma Masculina ou Feminina, a maturidade da Personalidade que torna a Alma Jovem ou Velha, o local do Organismo em que a Alma sobretudo se assenta que torna a Alma Física ou Emocional ou Racional ou Intuicional.
A Alma é Física quando se assenta no Corpo e se dedica mais a expressatividade Corporal.
A Alma é Emocional quando se assenta na Personalidade ou Conteúdo da Alma e se dedica mais a expressatividade Oral.
A Alma é Racional quando se assenta no Pensamento ou Conteúdo do Cérebro e se dedica mais a expressatividade Escrita.
A Alma é Intuicional quando se assenta no Espírito e se dedica mais a expressatividade Mística.
Não fique á espreita,
Num canto da Vida...
Pois a Essência Humana,
Não se descobre
Com o Olhar Físico!
Só a com a proximidade da Alma
A consegue vislumbrar!
Só com a proximidade do Coração
A sentirá palpitar!
Que Mandamento a Alma Humana Terrestre segue?
A Alma Humana Terrestre segue, o Mandamento da Contrariedade e Artificialidade, o Oposto e Artificial:
Amar a Dinheiro sobre Todas as Coisas e Amar ao Corpo como a Si Mesmo!
O PROBLEMA DA ALMA E O MÉTODO DE AUTOCONSCIENCIALIZAÇÃO
No Planeta Terra a Alma Humana é nascida e vive no estado de Apego, isto é, a Alma existe apegada ou presa ou colada aos seus Conteúdos, tal como um metal preso a um íman e que se move no movimento do íman.
Os Conteúdos da Alma são, a Consciência ou Informações Impregnadas na própria Alma, o Corpo com os seus fenômenos de sensações e emoções e sentimentos, a Mente ou Informações gravadas e fluentes no Cérebro em forma de pensamentos e imagens e línguas faladas, o Ambiente externo social e natural.
O Conteúdo primordial e de maior importância é a Consciência, porque significa a Personalidade com que se nasce e constitui a visão básica da Alma sobre a vida, que determina a qualidade da tendência e da intenção essencial da Alma na sua existência visível, e porque é a situação da Consciência que determina o destino da Alma.
É na situação da Consciência que reside a explicação de factos sociais tais como, o hábito que alguns doutores licenciados têm de consumir álcool até se estatelarem, o hábito que alguns filhos educados por pais com excelente conduta moral e condição financeira têm de se injectar com drogas.
Precisamente, as questões são, porquê alguns licenciados costumam consumir álcool até se estatelarem apesar de terem uma Mente com Instrução Superior? Porquê alguns filhos costumam se injectar com drogas apesar de terem recebido excelente educação e condições de vida pelos seus pais?
Assim, se as suas Mentes receberam boa Educação, então, a causa fundamental está na situação das suas Consciências que faz com que tenham tendências autodestrutivas.
Os outros Conteúdos são secundários, na medida em que, constituem condições que podem favorecer a tendência da Alma causada pela situação da sua Consciência.
Como exemplo de sequência de condições que favorecem a tendência autodestrutiva da Alma temos, a existência desenfreada de álcool ou drogas no Ambiente Social, o desejo no Corpo e a Mente não reflexiva.
A situação da Consciência pode ser Maléfica ao originar as más intenções e as tendências autodestrutivas ou pode ser Benéfica ao originar as boas intenções e as tendências autoconstrutivas, um dos exemplos de má intenção predominante é fazer algo para mostrar-se superior ou para dominar outros.
O Apego da Alma aos seus Conteúdos faz com que ela se veja como sendo os próprios Conteúdos, incapaz de estabelecer uma distância entre ela e os seus Conteúdos de modo a ser ela a gerir os seus Conteúdos e não mover-se a ritmo dos seus Conteúdos.
É o Apego que faz com que a Alma se veja como sendo o seu Corpo, a sua Consciência e a sua Mente, bem como, que faz com que seja incapaz de observar e mandar embora os seus desejos, as emoções, os sentimentos e os seus pensamentos, sofrendo bastante com isso.
Portanto, o Problema fundamental da Alma Humana Terrestre é a sua Consciência Maléfica e o seu Apego aos seus Conteúdos, a solução para esse Problema parte do desenvolvimento da Autoconsciência e do Desapego.
O processo de Autoconsciencialização e Desapego é progressivo, baseia-se no Método 'AIL' que significa Autoobservação e Identificação de fenômenos e Liberação, no Organismo.
Os principais passos do Método 'AIL' são:
1. Fixar Atenção na extremidade inferior do Corpo, como no caso de todos dedos dos pés ou de apenas dedos mínimos dos pés, para descongestionar a electricidade no Cérebro.
2. Observar e identificar cada fenómeno que ocorre no Organismo.
3. Focar-se em cada fenômeno identificado até o seu desaparecimento.
4. Observar-se a si mesma como Alma desprendida e como observadora do Ambiente interno e externo do Organismo.
O resultado da naturalização no Método 'AIL' proporcionará condições necessárias para a prática da Reflexão Crítica e do 'ser Correcto em Tudo', completando deste modo os Aspectos da Solução do Problema de Consciência Maléfica e Apego.
Por conseguinte, a Consciência Maléfica e o Apego constituem o Problema da Alma Humana Terrestre, por sua vez, a Prática da Autoconsciencialização e Desapego bem como da Reflexão Crítica e do 'ser Correcto em Tudo' constituem a Solução para o Problema da Alma Humana Terrestre.
ANALOGIA ENTRE ALMA HUMANA E ÁGUA!
A analogia entre a Alma e a Água pode facilitar o entendimento sobre a Alma, na medida em que, a existência da Água assemelha-se à existência da Alma.
Sem Água não há Vida, do mesmo modo, sem Alma não há Vida ou sem Alma o Corpo não se move.
A Água tem propriedades de Adesão e Mudança de seu Estado, do mesmo modo, a Alma tem propriedades de Apego e Mudança de sua Consciência.
A analogia entre um Organismo Humano e um Recipiente contendo Água resulta nas seguintes equivalências:
1. A Alma equivale a Água.
2. A Consciência equivale a qualidade da Água.
A qualidade da Água é determinada com base em três critérios principais, que são, ausência ou presença de outra substância na Água, tipo de substância presente na Água e estado físico da Água.
Analogamente, a Consciência é determinada com base em três critérios principais, que são, ausência ou presença de outra consciência diferente da Original na Alma, tipo de consciência diferente presente na Alma e nível de concordância da consciência própria com a Consciência Original da Alma.
Quanto ao primeiro critério, a Água pode ser pura sem nenhuma outra substância nela ou impura com alguma outra substância nela como no caso de uma Tintura, analogamente, a Alma pode ser pura contendo apenas a Consciência Original ou impura contendo alguma outra consciência misturada com a Original.
Quanto ao segundo critério, a Água pode ser boa contendo alguma outra substância não prejudicial ao Corpo ou ruim contendo alguma outra substância prejudicial ao Corpo, analogamente, a Alma pode ser boa contendo alguma outra consciência não prejudicial ao Corpo ou ruim contendo alguma outra consciência prejudicial ao Corpo.
Quanto ao terceiro critério, a Água pode ser sólida ou líquida ou gasosa, analogamente, a Alma pode ser Corporal quando Apegada ao Corpo ou Mental quando Apegada a Mente ou Espiritual quando Apegada a alguma percentagem da Consciência Original.
3. O Corpo equivale ao Recipiente da Água.
4. A Mente equivale a qualidade do Recipiente da Água.
Uma boa qualidade do Recipiente significa um bom Recipiente, ou seja, uma Mente salutar possibilita um Corpo são.
Um dos principais factores da qualidade do Recipiente é a elasticidade, uma qualidade de Recipiente elástica significa um Recipiente elástico, analogamente, uma Mente elástica ou flexível possibilita um Corpo elástico ou flexível.
5. O Espírito equivale ao Originador da Água e do Recipiente.
A Água toma a configuração da outra substância integrada nela e a forma do Recipiente em que ela é integrada.
Por exemplo, se a substância integrada for uma Tintura Azul e o Recipiente for uma garrafa cilíndrica, a Água será Azul e cilíndrica.
Analogamente, a Alma toma a configuração da outra consciência impregnada nela e a forma do Corpo em que ela se encontra.
A outra consciência na Alma corresponde a outra substância ou a Tintura na Água.
Portanto, a Alma Humana é como a Água que toma a cor da Tintura integrada nela e a forma do Recipiente em que ela é integrada.
A Alma Ignorante ou obscurecida é aquela que se vê como sendo a Tintura e o Recipiente e Experiencia a sua Existência com base na Disputa e na Desarmonia com os Princípios sublimes da Natureza e da Sociedade.
A Alma Sábia ou Iluminada é aquela que se vê como sendo a Simples Água e Experiencia a sua Existência com base na Compreensão e na Harmonia com os Princípios sublimes da Natureza e da Sociedade.
A Alma Humana é uma só, mas difere uma da outra devido a Consciência que ela própria constrói e ao estado em que se encontra.
Entender isso é entender o verdadeiro significado do 'Amor ao Próximo'!
COMPARAÇÃO ENTRE A MENTE E A CONSCIÊNCIA DA ALMA HUMANA
A Mente e a Consciência da Alma são conceitos semelhantes quanto a função mas são conceitos diferentes quanto a localização no Organismo Humano!
1. SEMELHANÇA ENTRE A MENTE E A CONSCIÊNCIA
A Mente e a Consciência são conceitos semelhantes, porque, ambas são Informações que determinam as Atitudes da Alma.
2. DIFERENÇA ENTRE A MENTE E A CONSCIÊNCIA
A Mente e a Consciência são conceitos diferentes, porque, a Mente propriamente dita são Informações gravadas no Cérebro que determinam o comportamento cotidiano, enquanto, a Consciência propriamente dita são Informações impregnadas na própria Alma que determinam a personalidade com que se nasce.
Entretanto, a informação gravada no Cérebro designa-se Cerebral independentemente de ser considerada como Mente ou como Consciência, enquanto, a informação impregnada na própria Alma designa-se Álmica independentemente de ser considerada como Mente ou como Consciência!
A Alma é a Entidade Gestora do Corpo diferentemente do Espírito que é a Entidade Construtora do Corpo.
CLASSIFICAÇÃO DA MENTE E DA CONSCIÊNCIA DA ALMA HUMANA
A Mente e a Consciência da Alma podem ser classificadas segundo vários critérios, todavia, aqui são apresentados alguns critérios mais gerais para fácil compreensão.
1. CLASSIFICAÇÃO DA MENTE
A Mente pode ser classificada quanto a globalidade, cultura geral e ofício.
Quanto a globalidade a Mente pode ser Global como no caso do hábito no futebol e redes sociais ou Local como no caso do hábito nos ritos de iniciação.
Quanto a cultura geral a Mente pode ser, por exemplo, Oriental como no caso dos costumes Asiáticos ou Ocidental como no caso dos costumes Europeus.
Quanto ao ofício a Mente pode ser, por exemplo, Subordinante como no caso das atitudes de um chefe ou Subordinada como no caso das atitudes de um empregado, Militar como no caso das atitudes de um policial ou Docente como no caso das atitudes de um professor ou Médica como no caso das atitudes de um enfermeiro.
2. CLASSIFICAÇÃO DA CONSCIÊNCIA
A Consciência pode ser classificada quanto a quietude, beneficência e espiritualidade.
Quanto a quietude a Consciência pode ser Quieta nas Almas que por natureza são tranquilas ou Irrequieta nas Almas que por natureza são inquietas.
Quanto a beneficência a Consciência pode ser Benéfica nas Almas tendentes ao bem ou Maléfica nas Almas tendentes ao mal.
Quanto a espiritualidade a Consciência pode ser Espiritual nas Almas espiritualistas ou Corporal nas Almas materialistas.
Duas Almas, podem ter mesma Mente e Consciência diferente ou podem ter mesma Consciência e Mente diferente!
Por exemplo, num casal em que ambos tem Mente Médica um cônjuge pode ter Consciência Quieta enquanto o outro Irrequieta, num casal em que ambos tem Consciência Irrequieta um pode ter Mente Militar enquanto o outro Mente Docente.
ORIGEM E INCUMBÊNCIA DO ESPÍRITO HUMANO E DA ALMA HUMANA
1. ESPÍRITO HUMANO
ORIGEM
Origina-se da emanação do Supremo Espírito Criador do Cosmo e, por isso, é seu Representante no Organismo Humano.
INCUMBÊNCIA
Tem a incumbência de ser Portador do 'Projecto de Corpo Humano', de ser Portador do Programa ou Consciência Original da Alma, de ser Habitat da Alma e de ser Criador, Constructor e Administrador do Corpo Humano.
O 'Projecto de Corpo Humano' é coisa do Espírito Humano por não fazer sentido ser coisa apenas de um Espermatozóide ou apenas de um Óvulo, estas Células Reprodutoras determinam apenas as Características genotípicas e fenotípicas do Corpo Construído pelo Espírito Humano.
2. ALMA HUMANA
ORIGEM
Origina-se da emersão do Espírito Humano e, por isso, é sua Serva.
Contudo, a Alma Humana Terrestre não tem sido Serva do seu Espírito, porque, segue o seu próprio Programa ou Consciência própria resultante do seu Livre-Arbítrio para os seus próprios Desejos, não segue o Programa Original ou Consciência Divina portada pelo seu Espírito.
INCUMBÊNCIA
Tem a incumbência de ser Plataforma ou Base de Construção do Corpo Humano e de ser Gestora do Corpo.
A Alma é Base de Construção do Corpo, na medida em que, o Corpo é Construído com Base na Qualidade da Consciência da Alma além da matéria-prima de índole genético e químico no Zigoto ou Substracto da Construção.
O Espírito contendo Alma Entra e começa a Construir o Corpo logo no momento da Fecundação e Sai logo no momento da Morte Real.
O Corpo é Perfeito quando a Consciência da Alma é plenamente Divina, assim, o nível de Perfeição do Corpo Construído pelo Espírito depende do nível de Consciência da Alma, enquanto, as Características genotípicas e fenotípicas do Corpo dependem do índole genético e químico da matéria-prima no Zigoto ou usada na Construção do Corpo.
Desse modo, o genótipo e o fenótipo são coisas das Células Reprodutoras e a Personalidade com que se nasce é coisa da Consciência da Alma, por isso, um Descendente Humano pode ser fisicamente semelhante a um dos Ascendentes mas completamente diferente dos Ascendentes quanto a Personalidade.
A Alma é Gestora do Corpo, na medida em que, acorda diariamente emergindo do seu Espírito para atender as necessidades do Corpo, tais como, fisiológicas, alimentares, higiénicas e físicas.
A Inteligência Artificial já atingiu o seu apogeu!
Mas, uma Alma Humana que verdadeiramente se conhece a si mesma nunca estará abaixo de uma Inteligência Artificial!
INFLUENCIABILIDADE DA ALMA HUMANA
A Vida Humana ou o Espírito Humano é o que mantém um Corpo Humano vivo; enquanto a Alma Humana é o que fala, ouve, vê, sente, pensa, ri ou chora no Organismo Humano.
A Alma Humana é influenciável!
A Alma é influenciada por fatores do ambiente interno e externo do seu Organismo.
Exemplos da influenciabilidade da Alma por fatores do ambiente interno do seu Organismo:
1. O recolhimento da Alma no centro da sua Vida sob influência da Melatonina.
2. O afloramento da Alma no seu Corpo ou na superfície da sua Vida sob influência da Adrenalina.
A Melatonina é o fator que causa o recolhimento da Alma, enquanto a Adrenalina é o fator que causa o afloramento da Alma.
O recolhimento corresponde ao estado de sono da Alma, verificável por baixa frequência das ondas cerebrais.
O afloramento corresponde ao estado de alerta da Alma, verificável por alta frequência das ondas cerebrais.
Cabe à Alma ou Sujeito Homem gerir os fatores que a influenciam desenvolvendo a autoconsciência e o autodomínio.
A Atenção Focada da Alma é a principal estratégia para equilibrar os níveis de Melatonina e de Adrenalina no seu Organismo.
PORQUÊ O ESPÍRITO HUMANO É IMAGEM E SEMELHANÇA DO ESPÍRITO CÓSMICO?
A Alma Humana e o Espírito Humano e o Espírito Cósmico são semelhantes porque cada um é 'o Ser' que tem aspecto de 'Matriz com Consciência'!
O Homem ou o Ser vivente propriamente dito é a Alma Humana!
O Ser Humano ou o Ser vivo propriamente dito é o Espírito Humano!
O Deus ou o Ser Cósmico propriamente dito é o Espírito Cósmico!
A Alma Humana é o conhecido, o Espírito Humano é o desconhecido, e o Espírito Cósmico é o incognoscível!
Conforme Wu Hsin, a Alma Humana é sustentada pelo Espírito Humano e, por sua vez, o Espírito Humano é sustentado pelo Espírito Cósmico, ignorar isso é a loucura das Almas Humanas!
A Alma Humana é Serva do Espírito Humano porque emerge do Espírito Humano para ajudá-lo gerindo o Corpo!
Servir ao Espírito Humano é servir ao Espírito Cósmico!
O Homem serve à Deus quando escuta intuitivamente e vive as orientações do seu Espírito Humano no Organismo Humano em que se encontra!
O Espírito Humano é Filho do Espírito Cósmico porque emana diretamente do Espírito Cósmico para originar a Alma Humana e construir o Corpo Humano!
O Espírito Cósmico ordena o Espírito Humano para dele emergir a sua Serva Alma Humana! Por isso se diz: 'Façamos o Homem à nossa imagem conforme a nossa semelhança'!
A Alma Humana é influenciável e tem Consciência limitada e variável, porque pode tornar-se Filho e Humana e Feliz quando estar em união com o Espírito Humano ou pode tornar-se Escrava do Corpo e Desumana e Sofredora quando estar em desunião com o Espírito Humano!
O Espírito Humano e o Espírito Cósmico sempre constituem uma unidade! Por isso se diz: 'Eu e o Pai somos um'!
Mas,
A Alma Humana, pelo seu livre-arbítrio, pode fazer parte da unidade estando em harmonia com o Espírito Humano ou pode não fazer parte da unidade estando em desarmonia com o Espírito Humano! Por isso se diz: 'estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês'!
O Espírito Humano é imagem e semelhança do Espírito Cósmico porque, tal como o Espírito Cósmico, o Espírito Humano é Matriz ininfluenciável, tem Consciência plena e invariável, é eternamente puro e integral, tem poderes semelhantes aos do Espírito Cósmico e tem Alma de livre-arbítrio como a Alma Cósmica!
A Alma Cósmica é eternamente pura, mas a Alma Humana pode escolher existir pura e sentir-se eterna em unidade com o eterno Espírito Humano ou pode escolher existir impura e sentir-se perecível em unidade com o perecível Corpo Humano! Por isso se diz: 'o que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito'! 'Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne'!
A imagem e semelhança do Espírito Humano com o Espírito Cósmico possibilita à Alma Humana ter criação própria, gerir a Natureza e contemplar a si e ao Espírito Cósmico, porém, fará corretamente somente em plena unidade e harmonia com o Espírito Humano!
Carnes têm muitas: de ave, de porco e de boi; se a carne humana mata outra, só serve para o húmus da terra e a alma assassina para os vermes do inferno.
Quando a criatura humana toma gosto pelas coisas espirituais, a sua felicidade aumenta; as tristeza, angústias e depressões retiram de seu coração e menos lembranças mórbidas, incertezas e decepções afetam a sua alma.
Não sou robô pra agradar a todos,
Tenho alma, tenho coração,
Sou humana e sou imperfeita,
Se me criticarem ou me julgarem
Não me deixarei abater,
Pois aprendi a dar valor ao que eu penso de mim e não ao que os outros pensam de mim
#Amor-próprio
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” (Carl Jung)
A questão principal a ser respondida, ao se escolher um ramo profissional a se seguir, não deveria se relacionar tão somente às habilidades e competências das pessoas, mas, principalmente, ao fato de o indivíduo gostar ou não de gente. Quem não gosta de lidar com pessoas deve procurar uma ocupação que possa ser realizada isoladamente, com o mínimo de interação pessoal. Isso é fato.
Quando lidamos com o público, estaremos diante de seres humanos que carregam, em si, histórias diversas e que passam por momentos que nem sempre são bons.
Quase ninguém, por exemplo, procura um médico porque está se sentindo ótimo e feliz. Quem vai a uma consulta médica está doente, sofrendo, com dor e medo, ou seja, estará fraco e vulnerável, precisando de atenção, de força e de esperança. Ninguém, em sã consciência, opta por sofrer, por ficar doente e triste. Por isso é que não dá para aceitar situações em que o médico trata mal o paciente, com uma rispidez desmedida, sem ao menos olhar nos olhos de quem sofre ali na sua frente, sem nem tocar no paciente.
Da mesma forma, dá-se o relacionamento entre advogado e cliente, uma vez que a grande maioria das pessoas que procuram por serviços jurídicos está prestes a enfrentar batalhas judiciais desgastantes, que podem determinar a qualidade de suas vidas dali em diante. Quem nunca foi maltratado ao ser atendido em algum balcão de banco, em algum guichê de serviço público, entre outros? Como entender quando um vendedor parece querer expulsar da loja quem está ali exatamente para dar lucro ao estabelecimento?
Quem atravessa tempestades e enfrenta dificuldades possui menos força para se defender, para se posicionar, haja vista a sua autoestima já se encontrar alquebrada. Dificilmente, nesse caso, essa pessoa terá como fazer valer os seus direitos mínimos de cidadão. Por isso, é covardia descontar os próprios problemas em quem não tem nada a ver com eles, desaguando mau humor e cara feia frente a quem, muitas vezes, necessita exatamente do contrário, a quem somente gostaria de alguém que o enxergasse e lhe sorrisse.
Colocar-se no lugar de quem está ali na sua frente é o mínimo a ser feito quando se lida com pessoas.
Pessoas não são robôs, não são experimentos, não são de ferro, portanto, não são obrigadas a ter que enfrentar, além das próprias escuridões, o vazio desesperançoso de quem deveria lhes ajudar. Dá para ser útil sem ter que interagir com os outros, cozinhando na cozinha de um restaurante, pesquisando em laboratórios, entre várias opções.
Somente se proponha a lidar com gente quando você souber se comportar como gente. Simples assim.