Albert Einstein reflexões
Não creio, no sentido filosófico do termo, na liberdade do homem. Todos agem não apenas sob um constrangimento exterior mas também de acordo com uma necessidade interior.
Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.
Sei que este câncer de há muito deveria ter sido extirpado. Mas o bom senso dos homens é sistematicamente corrompido. E os culpados são: escola, imprensa, mundo dos negócios, mundo político.
Ninguém pode negar o fato de que Jesus existiu, nem que seus ensinamentos sejam belos. Ainda que alguns deles tenham sido proferidos antes, ninguém os expressou tão divinamente.
Eu aceito o mesmo Deus que o nosso grande Spinoza chama a alma do Universo, não creio num Deus que se preocupe com as nossas necessidades pessoais.
No entanto, creio profundamente na humanidade. Sei que este câncer de há muito deveria ter sido extirpado. Mas o bom senso dos homens é sistematicamente corrompido. E os culpados são: escola, imprensa, mundo dos negócios, mundo político.
Em teoria, creio dever testemunhar o mais vivo interesse por alguns seres por terem melhorado o homem e a vida humana. Mas interrogo-me sobre a natureza exata de tais seres e vacilo. Quando analiso mais atentamente os mestres da política e da religião, começo a duvidar intensamente do sentido profundo de sua atividade. Será o bem? Será o mal? Em compensação, não sinto a menor hesitação diante de alguns espíritos que só procuram atos nobres e sublimes. Por isto apaixonam os homens e os exaltam, sem mesmo o perceberem. Descubro esta lei prática nos grandes artistas e depois nos grandes sábios. Os resultados da pesquisa não exaltam nem apaixonam. Mas o esforço tenaz para compreender e o trabalho intelectual para receber e para traduzir transformam o homem.
"Nós não podemos nos desesperar dos homens, pois nós
somos homens. A solução, acredito,está com o povo."
A distinção entre passado, presente e futuro é só uma ilusão, ainda que persistente.
A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar.
Não sou ateísta, e não sei se posso me chamar de panteísta.
Todas as riquezas do mundo, ainda mesmo nas mãos de um homem inteiramente devotado à ideia do progresso, jamais trarão o menor desenvolvimento moral para a humanidade. Somente seres humanos excepcionais e irrepreensíveis suscitam ideias generosas e ações elevadas. Mas o dinheiro polui tudo e degrada sem piedade a pessoa humana. Não posso comparar a generosidade de um Moisés, de um Jesus ou de um Gandhi com a generosidade de uma Fundação Carnegie Qualquer.
Albert Einstein, in Como vejo o mundo
Ainda não comi frutos suficientes da Árvore do Conhecimento, embora na minha profissão eu seja obrigado a comê-los regularmente.
Nosso mundo enfrenta uma crise ainda despercebida por aqueles que possuem o poder de tomar grandes decisões para o bem ou para o mal. O poder desencadeado do átomo mudou tudo, menos a nossa forma de pensar, por isso, caminhamos para uma catástrofe sem paralelo.
Há duas formas para viver a sua vida. Uma é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.
- Relacionados
- Frases de Albert Einstein
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Textos Reflexivos
- Mensagens de Reflexão
- Falsas Amizades: reflexões para evitar decepções
- Reflexões sobre o amor para tentar entender o coração
- Epígrafes de Albert Einstein
- 17 frases de Albert Einstein que vão abrir a sua mente!
- 23 frases que realmente são de Einstein (e 6 que nunca foram ditas por ele)
- 5 frases de Shakespeare com reflexões úteis para a vida
- As 25 melhores frases e reflexões de Carl Sagan: o astrônomo mais poético do cosmos