Águas

Cerca de 2659 frases e pensamentos: Águas

⁠ENCONTRO DAS ÁGUAS
Com pensamentos meio alerdes
Vai despertando a madrugada
Mais vigilância há de terdes
Sobre tua própria empreitada
Seguindo o Sol ninguém se perde
Invade o mar cuia cevada
Purificado mate verde
Nesse Santo encontro das águas.

Inserida por alfredo_bochi_brum


VIAGEM TEMPORAL
São seis e quarenta da manhã, olho para o céu ainda indeciso, não sabe se chove ou faz sol, se vai embrumar de nuvens ou resplandecer. A mata parece escura, maior, imponente, como se fosse o seu todo de muitos anos atrás, hoje é apenas um pedaço que restou.
A neblina cinzenta sombreando a pequena mata me lembra de quando andei de barco a primeira vez, não faz muito tempo, peguei o motor e fui, apenas assisti um vídeo e meio na internet até perceber que o manual de instruções era mais prático.
"Quando se está de barco, o tempo é outro" diziam, "Não é como andar na estrada, demora-se muito mais para chegar onde quer".
Eu não fazia ideia de quanto tempo leva um barco para subir o rio até o sítio do meu amigo, preparei tudo e fui sem pressa. O motor praticamente novo funcionou logo de cara, no momento parecia bom, pois nunca tinha ligado um motor de barco antes.
Comecei a subir o Arinos com paciência e calma, lamentando por ver a barranca lotada de chacrinhas uma do lado da outra, pesqueiros e caminhos para descer o barco, casas e terreiros, cada um havia derrubado o tanto de mata que achava o suficiente para si.
O tempo passou tanto quanto quando se anda pela estrada, passei pelo sítio e nem percebi, até porque eu nunca tinha visto-o do rio, apenas do tablado. Quanto mais subia, menos chacrinhas com pesqueiros se via, a mata agora dos dois lados ficava cada vez mais densa.
Cerca de duas horas de subida depois eu já não via mais pesqueiro nenhum, era como se eu voltasse no tempo cada vez mais que subia o rio, que outrora reto como um aeroporto, agora cheio de curvas como uma serpente em agonia. Em alguns momentos eu tinha a sensação de estar navegando em círculos, mas é claro, o rio só corre para um lado.
A mata agora se impõe, tento me abrigar no centro do rio, que apesar de ter mais de quarenta metros de largura, ainda fica espremido pela floresta. Floresta densa, escura, antiga, aqui parece que nem o fogo lhe alcançou.
Quando olho para uma mata eu penso no passado, em tudo o que pode ter acontecido por ali durante séculos de isolamento e todo o caos das poucas décadas perante o poder dos homens. Estando ali no meio daquelas curvas, o silêncio predador, o cheiro das folhas e da água, o sol que parece quente e fresco ao mesmo tempo, tudo isso parece primitivo.
Enquanto acelerava pelas curvas, o sol tentava me seguir lá no céu. Nunca tinha o visto se mover daquele jeito, girava de um lado para outro sobre as árvores, tentando me alcançar. Como não havia sinais de vida civilizada naquela altura da viagem temporal, decidi retornar e seguir o fluxo das águas do tempo, rumo ao futuro, rumo ao lugar de onde vim, onde conheço, onde nada é tão novo assim.
Constantemente me recordo daquele dia, geralmente quando amanhece escuro e enevoado sobre a pequena mata aos fundos de casa, lá na baixada, onde a neblina demora a ir embora nestas manhãs. A mata perde seu negror noturno, mas prevalece sua escura-essência primitiva, de quando era inteira e não resto, de quando era viva e pulsante, de quando era silenciosa e imponente.
Me entristeço ao ver algo que outrora fora tão grandioso e imoldável desaparecendo, ver apenas o seu fim, sua triste memória. Me alegro de ainda poder me embrenhar e sentir o cheiro do mato, o ar abafado às sombras murmurantes, de ver o que foi, com meus olhos vivos nesta viagem temporal.
Crislambrecht 18/01/2024

Inserida por crislambrecht

Um ponto, uma luz, um recorte, uma lembrança. Sobre as águas o inesperado.

Inserida por Rita1602

Pensamentos são borboletas. Voam, voam, voam, até encontrar pouso. Imaginam, imaginam, até ir além da própria imaginação. Navegam, navegam, em águas revoltas e atracam no melhor porto que encontrar.

Inserida por Rita1602

⁠Pendências

Às vezes tenho pendências exalando como se fossem me afogar em águas desconhecidas. São águas profundas de um oceano infinito e misterioso. Noutras, tenho urgências gritando de dentro pra fora. Em meio a essas loucuras, há um fio invisível que me corta ao meio. É a saudade desgovernada que me atropela e deixa marcas. Essa saudade não tem freio. Ela assola o que está na frente. Por isto preciso me recompor diante de uma falta que não consigo repor. Reinvento momentos que me deixam quase sã das minhas loucuras, mas que nada consegue preencher esse vazio. Componho-me de urgências que deveriam ser calmarias, mas que me empurram para um abismo que desconheço e sei que não vou cair. Há uma falta de conhecimento sobre abismos e tal, que preciso atingir. Mas, meu instinto fala mais alto dizendo que o medo é consequência da insegurança. Recomponho-me diante dos fatos e sinto que o amor que exala de dentro, eleva o que me deixou sem chão.

Inserida por Rita1602

⁠Navegue nas águas profundas da poesia e renove-se.

Inserida por Rita1602

⁠Justificar o injustificável é se perder em águas profundas e não conseguir emergir.

Inserida por Rita1602

⁠Maravilhoso instante, o mar bem detalhado, grandioso, agitado, mesmo na serenidade noturna, debaixo de um luar glorioso, brilhando lindamente, cercado de nuvens, reluzindo sobre as águas que aparentam estarem ligadas ao céu por um azul profundo, escurecido pelo refulgir discreto da noite, dando um aspecto romântico e profusamente intenso, uma agitação deleitosa, poética, as palavras abraçadas com os sentimentos, composição harmoniosa, formada por cores e traços, alinhamento entre o complexo e a simplicidade, alcançando assim, um rico resultado, a expressão de uma obra de arte, a vida de um lindo quadro.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠O alfabeto do mar é as águas.


.

Inserida por ednafrigato

⁠O teu coração grandioso parece ter uma forte conexão com o mar, calmo, emotivo, agitado, constantemente, expressivo, transparente, assim, cada pulsar é indispensável como a viveza de um amor incrível, um íntimo singular, cuja profundidade é imensurável, além de uma beleza abundante a começar da tua superfície delicada, portanto, acredito que quem souber conjugar o verbo amar intensamente contigo, poderá nadar nas tuas águas e até mesmo mergulhar profundamente no teu abençoado paraíso.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Um encontro perfeito!
Rio que encanta e seduz, passeias por onde andei: São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e lugares fantásticos, com um arquipélago no seu leito e uma floresta maravilhosa, próximo de montanhas e cachoeiras, até chegar ao encontro perfeito com outra grande força da natureza, tendo Manaus como sua cúmplice.

Inserida por isaiasribeiro

Vividade empolgante de um ⁠corpo sublime, pertencente a uma venustidade renascentista, que representa uma grandiosidade atraente, viveza impactante que começa pela profundidade da sua essência e chega até a sua bela superfície, natureza de um mar de águas transparentes, ondas inquietas, graciosidade farta, profunda, curvas bem desenhadas, emoção intensa, postura calma, tranquilidade e tormenta, cada ocasião, uma singularidade, uma fase que se apresenta, desejo e paixão, assim, a realidade desperta para um sonho deleitante numa forma sincera de interação que se assemelha a que está presente entre uma poesia e o seu poeta, assim, satisfação genuína, gratificante, uma comparação poética.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Num lugar incrível de águas abundantes e cristalinas, quero ver o teu lindo corpo iluminado pelo sol, um contraste com o resplendor do teu sorriso, é evidente que meus olhos ficarão vidrados, observando atenciosamente cada parte da tua bela natureza, sentindo o calor do teu espírito, ficando cada vez mais extasiado, um deleite contínuo.

Lá, os nossos ânimos serão intensamente nutridos,
a nossa liberdade será bem presente,
a reciprocidade existente tornará cada momento inesquecível,
gerando um regalo distinto para as nossas mentes.

Então, espero que não demore muito para chegar este dia,
o qual será preenchido com a troca
de nossos olhares, risos espontâneos,
sensações de euforia, vários instantes de felicidade, demonstrações sinceras de afetos e ignorando o fator da brevidade, por um curto espaço
de tempo, seremos eternos.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠As pegadas na areia da praia
são rastros de momentos breves
e agradáveis,
alguns são compartilhados
com pessoas amadas
enquanto outros são restritos
pra se alcançar algum afago
para o próprio espírito.

Em todo caso,todas em pouco tempo são apagadas pelas águasdo mar,
mas deixam marcas permanentes
na alma, nas histórias de vida
que é temporária, regalos ricos
para se guardar na mente
e quando forem acessados,
deixarão o coração aquecido
muito provavelmente.

Nestas ocasiões singulares,
expressamos nossos sorrisos
mais autênticos, tomamos doses
de felicidades, damos abraços
mais acolhedores
até os beijos têm mais sabor,
assim, esquecemos por alguns instantesdas adversidades,
por isso que a efemeridade
tem tanto valor.

Graças a Deus, as lindas memórias são constituídas pela soma
das brevidades que forem vividas
no agora com bastante intensidade
para caso venha a vontade de voltar,
possa haver mais do que saudades,
portanto, é preciso saber somar.

Inserida por jefferson_freitas_1


"Não mexa em águas calmas,
pois vais ver redemoinhos."
Haredita Angel
29.10.17

Inserida por HareditaAngel

⁠Ninguém adora por causa do conhecimento que tem, mas pelo nível de revelação que tem do Eterno. Se o nosso nível de revelação é rasa, a nossa adoração também será rasa. Somos nós que decidimos o nível de revelação que teremos de Deus; pois, se não imergimos nas águas do Rio de Deus e ficarmos somente na beirada, seremos rasos a vida toda. Ezequiel 47.1-5. No Abba, que nos chama para as águas profundas.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Idiotiza se quem pensa que a arte e a cultura, devem estar sempre na esquerda. Elas são livres e se esparramam como águas límpidas e turvas por todas as direções.

Inserida por ricardovbarradas

Ainda somos diante da Amazônia brasileira, um bando de curumins abestalhados sorrindo a largo por sua inimaginável exuberante beleza.

Inserida por ricardovbarradas

Todo brasileiro deveria se sentir um ser amazônico pois lá que se encontra nosso verdadeiro futuro, nossa verdadeira original identidade diante da nossa mãe, a Grande Floresta e nossa nova oportunidade de re-iniciarmos a vida corretos, acertadamente novamente. A amazônia é bem mais que do Brasil, a amazônia é o Brasil mesmo que muitos estrangeiristas equivocados ainda não a conhecem.

Inserida por ricardovbarradas

Sabe se que é impossível conhecer mesmo que superficialmente a realidade amazônica por livros, artigos, documentários ou videos. A Amazônia em sua majestosa diversidade tem por peculiaridade alguns acontecimentos, fatos e formas que nos surpreende do que achávamos que sabíamos doutrinariamente a todo momento. Sendo assim, só pouco se conhece quem vive ou viveu por lá por um largo período de alguns anos.

Inserida por ricardovbarradas