Agradecimentos a Jesus
A Cultura Evangélica Brasileira e a Elite Cultural.
O tapa que a cultura pop deu na cara da conservadora elite cultural brasileira nos anos 90, dói até hoje. Expressões como “neoliberalismo”, “sustentabilidade” e (a mais queridinha de todas) “globalização”, eram como biscoito de polvilho na boca de estadistas, intelectuais, jornalistas e outros. Já para alguns da dita “classe popular”, eram como água de piscina que entrou no ouvido. Enquanto a Europa ainda se esforçava para despachar os resquícios dos entulhos do Muro Berlim, e o Brasil vivia aquela aflição de noiva em dia de esponsais às vésperas da ECO 92, simultaneamente explodiam três bombas no território guarani: o axé, o funk e a música evangélica.
Embora os dois primeiros sejam considerados fenômenos culturais de grandes proporções e, no entanto, de baixa qualidade artística e de pouca relevância, a música evangélica não mereceu nem isso. Foi relegada ao mais sutil dos silêncios: o desprezo.
Enquanto os elitistas caiam de joelhos ante a invasão de toda sorte de lixo cultural norte-americano, músicos, técnicos, cantores e instrumentistas se especializavam buscando o aperfeiçoamento e, em consequência, a profissionalização da música gospel. E isso se dava numa conjuntura cultural totalmente desfavorável: nessa época, qualquer um virava cantor no Brasil, qualquer coisa apoiada numa simples nota era chamada de “música”, tanto que a música eletrônica sem letra passou a ser o hino de muitos jovens nas festas RAVE. Enquanto que para ser um simples cantor evangélico, mesmo um dessas igrejinhas de bairros pobres, exigiam-se mais e mais habilidades e técnicas – não bastava ter voz bonita ou ser o filho ou a filha do pastor.
A década acabou. Mas o silêncio da elite cultural não. Foi necessário que o reconhecimento viesse do estrangeiro: o Grammy latino com Aline Barros. Ainda assim não foi bastante para que a elite enxergasse aquilo que está a um palmo de seu nariz: as múltiplas qualidades da música cristã. É claro que o objetivo de tal gênero não é o reconhecimento, é louvar ao Senhor e com um só propósito: honrá-lo glorificando-o. Mas a falácia do discurso que a elite cultural apregoa aos quatro ventos de “valorização da diversidade cultural brasileira” é de fazer doer! De doer em sua própria pele.
E não é só isso. A rica contribuição linguística ao idioma de Camões atingiu a todas as classes sociais. Jargões como “irmão”, “abençoado”, “varão”, “A paz de Cristo”, “vigia” entre outras, são conhecidos até por aqueles que não creem em Deus.
Dos retiros espirituais que são perfeitas expressões de festividade e harmonia entre os participantes, às encenações de peças teatrais e à dança profética, os evangélicos dão vários exemplos de verdadeira cultura. E não é preciso citar as produções cinematográficas que, embora incipientes, com pouco público e com divulgação precária, vão pouco a pouco ganhando espaço e a admiração de muitos. A saber: meu objetivo aqui não é classificar tal cultura como boa, melhor, superior a esta ou aquela, e sim provar, baseando-me em fatos verificáveis, que é cultura também e merece ser respeitada como tal.
Não obstante, o reconhecimento seja mesmo difícil por sua inerência intrinsecamente lógica. Sim, lógica: a cultura evangélica brasileira cresce como semente plantada na rocha pura. Então, estupefata, a elite cultural brasileira questiona:
“Como pode uma semente ter germinado na rocha pura?!”
Não encontram outra resposta senão o silêncio. Eis sua postura.
“” Sempre será o maior desafio de almas perdidas.
O sopro de esperança e prazer. Soberano prazer...
seja lá o que for espera-se amar, como sempre se amou.
Vontade perfeita de corpos ardentes em cenas de fogo...
Há que se ter ousadia em pleno voo, em plena razão...
Há que se ter paixão e coragem para aprecia-la, embora nem sempre seja coerente e bela essa astúcia que antecede o amor...""
"" Se você acredita que algo pode acontecer, então as condições já estão favoráveis para que aconteça...""
" Quando você vier com sua alegria, traga junto o sol,
pois é dele que iremos precisar,
Quando você sorrir, deixe a luz de teu sorriso repartir em mim, tua felicidade.
Assim quando a noite chegar, seremos corpos ardentes, nos suaves toques da flor.
Se você passar...
O tempo será meu aliado e não correrá, até que enfim eu te encontre... ""
... Bom dia e que seja realmente um bom dia
De muitas lutas mas também vitórias
De muitos sonhos e realizações
De muita paz e serenidade...
Bom dia ainda que chova
Decerto há o que semear
Bom dia a todos e todas que se sustentam na virtude da honestidade.
Bom dia aos que ensinam e aos que aprendem
Bom dia aos que recebem e passam adiante o fruto de sua sabedoria.
Bom dia. Que hoje você possa ser mais do que realmente é e se supere.
Que você tenha de fato um ótimo dia.
Infinito
Busco nas lembranças de um amor que não vivi,
Em uma saudade que não senti,
De um beijo que nunca dei
A esperança de um dia te encontrar
E nesse dia, toda espera toda agonia.
Esvairá.
Como água que desce da fonte
O sonho libertar.
Num desaguar de paixão
Onde corpo e a alma,
Infinitos,
Vão enfim se revelar.
- Viva a vida com alegria, como se fosse uma festa. Receba-a como um belo presente, como uma linda viagem.
Amanhã poderá ser tarde para novos sonhos e os velhos desejos podem ter sido deixados de lado, abraçados as lágrimas do passado.
A felicidade, antes tão próxima pode ter sido trocada por coisas complicadas, por preconceitos bobos e até ingênuos.
Abrace mais, diga eu te amo a quem realmente amar. A vida é simples e não precisamos de devaneios para ser feliz, muito embora as vezes colocamos a felicidade naquele carro novo, naquela nova namorada ou em uma viagem especial. Tudo isso é ótimo, faz parte, mas o bom mesmo é a certeza de ter feito todo o possível para ter uma vida com muito amor. Só ele é a essência de toda a felicidade.
“” O tempo passa e o que hoje é uma oportunidade, amanhã será apenas saudade... ""
Quem sou eu ?
A quem me conhece
Sou o amigo,
A quem me ama
A retribuição,
A quem me odeia
Sou seu maior erro,
A quem eu amo
Sou a paixão,
Quem sou eu?
Posso ser tudo... Posso ser nada
Depende o que você quer de mim.
"" A fama é como uma bebida que engana, embriaga mas não arruma a cama e quando deita, o leito pode ser, a lama...""
Tudo
Toda vez que eu te procuro e não te encontro é como se as horas não passassem, tic, tac, Tic...
Certamente essa saudade corrói por dentro, deixando marcas difíceis de apagar e tudo fica escuro, inerte, como um pesadelo
Por que por mais que eu tente não te procurar, meus olhos te buscam a todo instante, e a tarde sou sombra de um amor que não aconteceu.
Todos os dias são assim, fico no tempo perdido sem você...E choro, por tudo o que não pudemos ser.
Sempre acreditei na pureza e beleza do teu amor, do teu sentimento, mas ledo engano, cai num abismo fatal , sem você pra me ajudar, me colocar de pé
Preciso sangrar ainda mais até poder me libertar desse amor que até agora só me fez sofrer...
Sinto muito não ser teu sonho bom, era tudo que queria, mas sinto que sou apenas um ou nenhum pra você e isso dói demais.
Lembro seus olhos me prometendo, e por eles sou capaz de tudo, até mudar o impossível para fazer possível, a beleza desse amor. Preciso que decida por nós, por nosso futuro, por nosso amor
Eu sei que agora talvez não queira me olhar nos olhos, mas eu sei que os seus são apaixonados pelos meus...""
"" Ler é deixar a alma passear... Nessa intensa viagem, há prazer e você é o convidado especial, vire a página, faça seu embarque...""
Vem a madrugada e com ela sua lembrança, olho no nada e pergunto?
O que estas fazendo aqui em meus pensamentos, povoando meus medos, minhas ilusões, meus desejos.
Decerto sua alma, passeia em meus infinitos, onde pousa como sereno gelado em meu coração ainda deserto.
Refaço os caminhos das verdades, que foram perdidas entre tantas estradas que segui, fotografias não reveladas, copias de um destino de puras emoções que vivi. E mergulho na busca de um sentido exato que defina o que acabou nos acontecendo, sem, no entanto esclarecer a formula ideal desse desvario que se formou em mim. Ainda estou à procura, mas já consigo me achar num ponto de luz que se faz adiante, é lá que devo chegar, é lá que quero ficar. Entra em cena essa força que parece ser do bem. É real e se isto é que se tem pra hoje, quem sabe amanhã tudo possa mudar, basta que eu consciente da obrigação, faça minha parte.
Resta tentar com todas as forças que conseguir. Como disse o poeta, “” tudo vale a pena ”” e valerá muito, mais até do que o mero objetivo final. Poderá valer um sonho ou uma realidade... Não sei. O certo é que o que vier será infinitamente melhor do que o que tenho agora e isso sim será mérito nosso, uma conquista nossa.
Vou a luta com a determinação de quem sabe aonde quer chegar e começa a sentir que não está só, muito embora tenha que fazer a maior parte, o maior esforço.
Minha mudança requer mais do que um simples gesto, mais que simples ação...
Não me sentirei derrotado se ao final não conseguir conquistar tudo que desejei, mas vitorioso por ter mudado, a ponto de deixar uma ponta de orgulho em quem realmente soube me focar. Tenho noção da dificuldade, mas também sei o meu valor e se acredito é por que sei que posso.
Até breve, madrugada que me acordou para a mudança. Até logo insônia, e obrigado por me fazer pensar. Sem vocês duas talvez eu fosse alguém que não pensasse em virar esse jogo.
Tenha certeza Senhor destino, aqui vai alguém que essa madrugada acordou... pra vida...
Aloha.