Agradecimento de Professora para Aluno
Um professor não dá aula, mas oferecer-a incansavelmente, e, cabe ao aluno recebê-la participando, jamais só ouvindo. É como um vendedor que não doa um produto, antes, convence o outro a comprar, que longe está de uma mera publicidade.
Durante uma aula um aluno me pergunta: Professor, por que eu tenho que estudar?
Você deve estudar para poder responder essa pergunta.
Um aluno indagou-me: Professor, mas o que é a filosofia?
É um objeto copo, preenchido até a metade de água e a outra metade de ar. Em qualquer circunstância, ele nunca estará vazio.
Durante a aula de filosofia, eis a questão de um aluno:
Professor, se a dialética não é só conversar, o que é?
A dialética para filosofia, é o encontro de duas ou mais pessoas, cada um chega com uma ideia, ao se encontrarem cada um troca ideia, ao saírem seguem seu caminho com duas ideias ou mais.
O mestre que no jogo da Capoeira levou uma rasteira do seu aluno, não sentiu vergonha, nem raiva, apenas ORGULHO.
Certo dia durante a aula de filosofia, um aluno interrompe exclamando: Professor o senhor fala e eu não entendo nada!
Respondi: agora você começou a pensar como filósofo.
Em mais uma aula de filosofia, outro aluno indaga: Mas professor o filósofo faz o que mesmo? Imagine um copo de vidro e transparente, dentro dele tem água até a sua metade. Muitos dirão que ele está meio cheio; o filósofo dirá que ele está sempre cheio em qualquer circunstância. Pois quando houver ausência de líquido ou sólidos, haverá ar dentro dele. O copo nunca poderá estar vazio.
REPESCANDO ALUNOS DISPERSOS PELA PANDEMIA ("Não existe mau aluno, só mau professor. Professor diz, aluno faz." — Senhor Miyagi)
Observo que quase tudo na Educação é simulacro! Simula-se prova, austeridade, letividade, legalidade e até amistosidade! A Escola prepara a sociedade com ficção sobre si mesma: o entretenimento idiotizador da sociedade como estratégia de dominação. Toda reunião de professor é elaboração de estratégia, porque o peixe não morde o anzol sem isca. Quem dera os anzóis fossem de carne e não ferissem. O que não descobriram ainda é que para viabilizar uma estratégia, precisa-se de outra, e mais outra novamente, e tudo se resume em elaborar estratégias, em uma reunião estratégica que também vai precisar de estratégia para segurar os ouvintes. Finalmente, eis um veredicto final, vamos tirar do papel, e colocar o plano em ação: correr atrás de aluno discente no sistema educacional pública que a pandemia dispersou; ou melhor, buscá-los em casa.
A visita de um professor à casa de um aluno é no mínimo mal vista, ainda mais se os pais não estiverem; incluo nessa circunstância as anuências de um professor adulto ligar para o de menor... Visita agradável é a que se convida. Porém, é certo que o filho pródigo voltará à "casa do pai", depois das pressões sociais, para colher sua semeadura maligna e fazer outros também beberem respingos da lavagem do seu "trapo de imundícia".
O distanciamento pandêmico que atingiu o mundo causou devastidão em vários segmentos da sociedade. Parece-me que destruiu até o bom senso! "Ora, todos nós estamos na mesma condição do impuro! Todos os nossos atos de justiça se tornaram como trapos de imundícia. Perdemos o viço e murchamos como folhas que morrem, e como o vento as nossas próprias iniquidades nos empurram para longe." — Isaías 64:6. Quem trabalha com estratégia tem muita competência, mas não é honesto.(Cifa
A humildade intelectual é a parte mais linda daqueles que, mesmo sabendo muito, se faz aluno novamente afim de não te diminuir.
"Aquele que auxilia o aluno na conquista do diploma é ajudador, mas aquele que auxilia na formação do caráter e honra, sim este é professor."
Giovane Silva Santos
"Atentai vos pedagógicos da vida, a que não sejam somente ajudadores, antes contemplam ser professores, onde alunos tornam se honra."
Giovane Silva Santos
"Atentai vos, que ajudadores se escandalizam pelo diploma do aluno que o leva ao status social, antes guardai a face de professores, onde brota a honra."
Giovane Silva Santos
"Tantos são os diplomas que se fartam da luxúria, antes a humildade, que o semblante, brota mestres da vida."
Giovane Silva Santos
"Antes não se corromper pelas luxurias sociais, melhor o selo indelével em cada diploma, daquele que não é manchado, Jesus."
Giovane Silva Santos
"Esforçai para que vossos filhos encontre a porta da vida como herança, pois muitos são os palácios de ruínas."
Giovane Silva Santos
"Sabedoria melhor, buscai pois o coração de Jesus Cristo, onde o castelo da vida não se corrói. "
Giovane Silva Santos
"Alimente se de buscar a Jesus, onde o reino se edifica, o coração sacia, a casa tem paz."
Giovane Silva Santos
"Zele pelo coração, onde os olhos da justiça não fecha, e o temor ao Senhor fortalece o teu castelo."
Giovane Silva Santos
"A identidade do caráter de uma pessoa tende a ser corrompido, contudo o registro indelével da vida não é manchado, antes identificar se a Jesus Cristo."
Giovane Silva Santos
"Moisés elaborou, Davi fortaleceu, Salomão colaborou, Adão sepultou, Jesus vivificou e Paulo testemunhou."
Giovane Silva Santos
A docência no ensino superior é o constante acreditar, acreditar no melhor de cada aluno, acreditar que todo conhecimento é importante e que deve ser sempre debatido, acreditar que com o conhecimento é possível melhorar a comunidade ao seu redor e que mesmos as mais pequenas mudanças quando feitas por muitos geram grandes transformações.
Não adianta ser um bom aluno, é necessário inovar, e posteriormente, receber o mérito de ser um verdadeiro aluno.
Ser um verdadeiro aluno é não escutar o que o mestre diz e fazer o que se deve fazer. Encontrar o seu ser.
Como as lições não se completam, o aluno não alcança o todo. Nem o amante, humano e inábil, assimila o amor.