Agradecimento aos Mestres de Direito
Um advogado era para mim a luz do direito, o escudo da inocência, o campeão da lei; era a sabedoria a pleitear pela justiça; como pois um advogado se anima a mentir diante de Deus e dos homens, a malfazer a sociedade, esforçando-se com todo o poder das suas faculdades para que se julgue inocente e puro um assassino conhecido e provado, um malvado que ele sabe que é assassino?... e, mil vezes ainda pior, como é que outro advogado, profundamente convencido de que o réu não cometeu o crime que lhe imputam, ousa ir acusa-lo, ousa ir pedir que o encarcerem, que o condenem a trabalhos forçados?...
E além da mentira o dolo!... o dolo; porque tais advogados se empenham em enganar os juízes de fato, tecem ardis, desfiguram os atos praticados, enredam e perturbam as testemunhas, tornam o processo caos com o fim de arrastar o júri a decisões contrárias à verdade e à justiça e só em proveito dos clientes que os têm contratado para acusar ou defender?
(...)
Ah! visão do mal que me estás levando a descrer da humanidade!
(Trecho da obra: A Luneta Mágica)
SOU UM PERFEITO IMPERFEITO
De dever e de direito como todo
E qualquer sujeito, portanto não
Venhas pedir ou exigir o que nem
Tu e ninguém vi conseguir cumprir!
Guria da Poesia Gaúcha
Eu vou sem saber direito como, mas vou porque cada passo dado dá sentido ao que chamo de minha missão.
O direito de manifestar-se em protesto, com passeatas, nas multidões ensandecidas, vai dar para todo mundo os direitos que pleiteiam e resolver os problemas sociais, pensam alguns.
#sóquenão!
Pare de ler agora mesmo! Tá bom!
Daqui para baixo vai ser o mesmo chôrôrô de sempre...
Será que esse povão pensa que vai ter um mundo melhor para eles com as manifestações?
Pensam que o mundo vai cair nos seus colos? Acho que vão ter mesmo é ter as cabeças quebradas, assim como as de quem estiver como eles, por baixo e por perto.
Não sou politicamente correto, também não sou racista nem tolerante com a ignorância dos vagueiam pelas ruas sem cumprir as suas obrigações de cidadãos.
Não tenho nada contra, dos analfabetos de qualquer cor, venham da região do mundo que vierem, professem qualquer seita, até mesmo aquelas que tem mais horário na TV do que Deus no coração. Em muitas, o dízimo pode ser pago por boleto ou parcelado no cartão.
Não dou esmolas nas ruas e ajudo muitas pessoas realmente necessitadas da maneira correta, por meio de instituições.
No Facebook e em qualquer plataforma da internet, cada um fala o que quer e é o que eu faço. Lê quem quiser.
Eu acho que a maioria lê porque não tem nada melhor para fazer.
Alguns amigos me incentivam e eu os agradeço porque gosto de escrever e fazer laboratório com a opinião alheia.
Por aqui muita gente posa de bonzinho, tem fé em Deus, acha a Democracia a melhor forma de governo. Alguns, dão ao povo, por conta própria, o direito de fazer da Democracia a casa da mãe Joana, das manifestações palco para um imenso circo e às vezes alguns incitam que se faça um arremedo de justiça, fazendo-a com as próprias mãos.
A polêmica é a tônica de estudantes universitários sem nível médio e homens e mulheres revoltados, que se tivessem a força de vontade que propalam, contestando qualquer coisa que se publica, possivelmente não estariam relaxados com a própria imagem, com a diabetes, com a pressão alta e depressão aguda.
Nessas manifestações o que ser vê são muitas vezes minorias insignificantes, como cem baderneiros interrompendo ruas, avenidas e estradas, para protestar pelo direito de ter no barraco conseguido numa invasão, energia furtada, água encanada e esgoto que não se importam muito, pode até ser a céu aberto mas TV a cabo por gato não pode faltar.
Serão reivindicações justas ou a maneira errada de fazer com que o errado pareça certo? Certo é que isso penaliza quem cumpre as leis.
Teoricamente Democracia é o governo do povo para o povo. Por qui, só na parte em que é o governo do povo, porque a parte do povo fica no bolso dos que estão por cima, fazendo leis ruins e aplicação pior.
E parece que vai continuar tudo do mesmo jeito, baderneiros nas ruas, a gente preso dentro de casa e os jornais e televisões faturando muito ao mostrar o mundo cão em que vivemos.
Esse governo fraco tem medo de proibir e coibir as manifestações de massa porque com elas que assumiram o poder e com elas pretendem ficar.
Mais quatro anos de Dilma e podemos vir a ser um desses países destruídos pelas “manifestações em prol da liberdade”.
Não vote na Dilma, não sei se vai resolver mas pode existir uma pequena chance de nos livrarmos desse mal.
Amém!
DIREITO
Sempre acreditei demasiado na força das palavras. Sempre acreditei que os nossos pensamentos nos levam aonde quer que queiramos, e que basta ter perseverança para alcançarmos os nossos sonhos, pois o único direito que não nos foi dado é a desistência.
Foi com esses ideais que comecei a escrever esse texto, vez que tenho visto por aí inúmeras chacotas envolvendo estudantes e profissionais do Direito, algo como "por que se chama Direito se está dando tudo errado?" ou "Aí você se forma, não é mais estagiário e ainda não passou na OAB, o que você é?", "Por que eu fui estudar Direito!?", entre outras tantas que me fariam ficar nesse parágrafo até o fim da Faculdade.
Amigo leitor, não quero ser falso moralista, tampouco tenho pretensão de convencê-lo acerca dos meus erros ou acertos, de modo que às vezes também rio dessas frases, às vezes até as compartilho em tom de gozação, mas eis que descubro a trama ardilosa do desânimo que isso pode causar lá dentro dos ideais, pois se é certo que as palavras têm poder, não ganhamos nada em desmerecer a nossa escolha, ainda que por mera brincadeira.
Lembro-me dos primeiros passos que dei na jornada do Direito, a primeira vez que li o art. 5º da Constituição, que, com a ajuda do professor, fez surgir interpretações que não estavam estampadas no texto, mas guardadas para aqueles que se debruçavam sobre elas. E tantos sonhos que nutria, e ainda nutro, de ser um grande jurista para poder ajudar quem precisa e fazer a diferença.
Sim, pode soar piegas a última frase do parágrafo acima, mas é esse o meu mapa do maroto: "poder ajudar quem precisa". E é justamente essa meta que a gente vai perdendo no decorrer dos anos, é justamente essa utopia que vai se desfazendo no horizonte enquanto ficamos presos a encarar somente o lado negativo dos desafios. Vamos nos tornando individualistas demais, pessimistas demais.
Sempre comento com meus amigos, pelos corredores da Faculdade de Direito, que a nossa escolha não é para qualquer um. É preciso ter gana por vitória para vencer o curso e não apenas cumprir a hora, é preciso ter sonhos para superar a longa caminhada que se apresenta e, sobretudo, acreditar que é possível ser melhor, não melhor que os outros, mas melhor que nós mesmos.
Não podemos deixar essa chama apagar dentro da gente, de verdade, se é Juiz que queremos ser, corramos atrás desse sonho, essa é a hora! Se é Promotor, Desembargador, Ministro, Advogado, Professor, seja lá qual for o sonho que você, leitor, nutre, não o deixe se perder em frases desanimadoras sobre a carreira, porque ao final quem se perde somos nós mesmos, e então seremos apenas mais um...
E quanto às respostas para as perguntas do começo do texto ("por que se chama Direito se está dando tudo errado?" ou "Aí você se forma, não é mais estagiário e ainda não passou na OAB, o que você é?", "Por que eu fui estudar Direito!?"), ninguém melhor que você para encontrá-las.
E na mesma toada de Tércio Sampaio, despeço-me desse texto para ir às aulas de sexta-feira à noite na Faculdade de Direito: “o encontro com o direito é diversificado, às vezes conflitivo e incoerente, às vezes linear e consequente. Estudar direito é, assim, uma atividade difícil, que exige não só acuidade, inteligência, preparo, mas também encantamento, intuição, espontaneidade. Para compreendê-lo, é preciso, pois, saber e amar. Só o homem que sabe pode ter-lhe domínio. Mas só quem ama é capaz de dominá-lo, rendendo-se a ele.”
Se não tem a intenção de ficar
não tem o direito de me fazer eu me
sentir assim, caída por você.
Meu coração me traiu ...
E eu que pensei que poderia te rever
e permanecer da mesma forma.
Mas não ... Ja cai na sua teia novamente
Sou fraca demais...
Você e o meu ponto de fraqueza
Tira o meu chão.
Destrói meus planos.
E como uma chuva de verão
nem se despede
Simplesmente se vai.
Nada pode ofuscar nossa LUZ INTERNA!
Ela provém de DEUS e somente NÓS podemos abdicar do direito de IRRADIÁ-LA!
Quando nos lançamos em um duelo, se concedido o direito de escolher as armas, ao invés de uma espada é melhor optar por um canhão.
Disseram-me que a felicidade não me pertence, sorri...ser feliz é direito meu.
Busco o que me é de direito, a felicidade tá bem ali, vou buscá-la.
Á quem é dado o direito de criticar?
Á quem é dado o direito de a provar?
Á quem é dado o direito de aceitar?
Não há quem tenha o direito de fazer tais coisa por nós, a alto avaliação é quem eleva o caráter, esperar reconhecimento é uma arma carregada e apontada contra sucesso.
Existem pessoas que acham que a liberdade é algo individual..
Ser livre é um direito social e humano.. nao importa a cor da pele..genero,ou classe social..individual mesmo..são nossas vidas..cada um tem que viver a sua..e respeitar as diferenças..escolhas e definir liberdade..como um Direito de igualdade social!
Liberdade é um direito igual..sem classe,sem definaçao..ser livre.. é um direito de todos..sem excessao de pessoas..
sem definiçao de raça,genero ou cor..a verdadeira liberdade..é deixar que todos em nosso mundo possam ser livrer!
Eu, com o gato aos pés, nem consigo escrever direito - por mais uma vez estar bêbado e com os pulmões doloridos - lembrei dela.
Estou longe de casa e sentindo falta de um simples abraço, de quem quer que seja. Precisando de uma palavra amiga - mais uma vez - acendo mais um cigarro, dos tantos que fumei hoje.
Aquela moça, com os cabelos claros, de cor indecifrável, deve estar transando e roçando o rosto - lindo - na barba do seu amado.
Eu, que ouço Belchior às 5 da manhã, percebo que sou só mais um nesse mundo. E que mesmo tendo pouca idade, penso na finitude. Não, não é coisa de adolescente, nunca tive oportunidade de ser isso. A vida me calejou e esses calos doem.
Em breve a vida vai mudar, e mudar e mudar... Eu estou te esperando, vida, com um lágrima no abismo do olho, uma cerveja numa mão e um cigarro no canto da boca.
Cansei de dizer que estou cansado.
Ainda tenho muitas mulheres na vida. Mas dói em não ter nenhuma.
Jamais deixarei que tirem de mim, o direito de ser quem eu sou. E quer saber? Tenho maior orgulho da pessoa que sou. 22/05/2015
O DIREITO.
"É um conjunto de normas, de preceitos. Preceitos que o Estado impõe a sua população, à sociedade. Preceitos que o Estado impõe soberanamente, por considerá-los necessários. Portanto, preceitos de conduta, preceitos éticos sancionados pelo Estado. Afora estes preceitos, os jurídicos, existem outros preceitos não sancionados pelo Estado: preceitos morais e preceitos religiosos.
Não busque apenas viver um amor de fato, ou um amor de direito... O amor é para ser vivido de fato e de direito.
- Relacionados
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- Mensagens de agradecimento aos mestres pelos ensinamentos
- Frases de filósofos e pensadores sobre professores
- Frases sobre direito e justiça para inspirar e motivar ideias
- 54 frases de bom dia especial para acordar com o pé direito ☀️
- Reflexões de Ano Novo: mensagens para começar 2025 com o pé direito
- Frases relacionadas ao Direito