Agradecimento ao Mestre
Diz que o mestre mais desalmado é a vida,porque se você não aprende pra viver, vai apanhar na vida toda e morrerá liso e leso e sem moral nenhuma, para que se lembrem pelo menos do teu nome.
Mineiro Mestre Conga é um dos principais representantes da cultura popular brasileira
É impossível contar a história do samba de Belo Horizonte sem associá-la a José Luiz Lourenço, o lendário “Mestre Conga”. Nascido às vésperas do carnaval de 1927, em Ponte Nova, Zona da Mata mineira, carrega na bagagem uma incansável luta pelas tradições afro-brasileiras. Filho do lavrador e sanfoneiro Luiz Balduíno Gonzaga e de Dona Cacilda Lourenço, Mestre Conga assina vários feitos ao longo de 60 anos dedicados ao mundo da música. Foi um dos fundadores, em 1950, do Grêmio Recreativo Escola de Samba Inconfidência Mineira, a mais antiga agremiação carnavalesca em atividade na capital mineira. Também ajudou a introduzir nos desfiles o samba enredo, em uma época em que as escolas da cidade ainda se utilizavam dos temas de improviso para atravessar a passarela e animar os foliões.
Mesmo com essas facetas, só aos 79 anos conseguiu gravar, ano passado, seu primeiro disco, Decantando em sambas, graças ao patrocínio da Petrobras. Com direção e arranjos de Geraldinho Alvarenga, o CD conta com a participação de um time de músicos do calibre de Celso Moreira (violão), Geraldo Magela (violão de 7 cordas), Hélio Pereira (trombone e bandolim), Dudu Braga (cavaquinho), Rogério Sam (percussão), engrossado ainda pelas “pastoras” Donelisa de Souza, Lúcia Santos e Rita Silva.
Nas 12 faixas, todas assinadas por ele, Conga faz da poesia a ponte para percorrer um caminho sem volta, mas bastante nostálgico. Lembra dos “maiorais” (como eram chamados os líderes do samba) Javert Tomé de Sena, Mestre Dórico e Célio Bangalô, de Dona Lourdes Maria de Souza (Lourdes Bocão), “a dama da escola de samba Monte Castelo”, além dos bairros e pontos de encontro de uma Belo Horizonte ainda em formação. Por fim, homenageia sua escola do coração em “Mais esta saudade”: “a ela faço reverência/querida Inconfidência/é lindo seu vermelho alvianil…” .
APELIDO - A trajetória de Mestre Conga pela cultura popular, porém, remonta à década de 1930, quando passa a beber da fonte de matrizes afro-brasileiras, como o calango, a batucada, o samba rural e a congada, do qual vem o apelido que o marca pelo resto da vida. “Meus colegas zombavam de mim na escola, me apelidaram de Conga. Ficava bravo, mas depois fui acostumando com esse nome”, diz. Na adolescência, ao mesmo tempo em que passa a freqüentar aulas de dança de salão, começa a trabalhar em uma fábrica de sapatos para ajudar no sustento de uma família de 10 filhos. Com a suspensão das festas de rua, no período em que durou a II Guerra Mundial (1939-1945), os bailes de salão tomam conta da cidade e Conga se destaca como passista. “Naquela época, nos chamavam de batuqueiros”, explica.
Passado o período bélico, as escolas e blocos carnavalescos retomam os desfiles na Avenida Afonso Pena e Mestre Conga ingressa em sua primeira escola de samba, a Surpresa, braço da pioneira do gênero, a Pedreira Unida, criada em 1938, na Pedreira Prado Lopes. Aos 19 anos, passa a dirigir a Remodelação da Floresta, uma dissidente da Unidos da Floresta. “Aí que comecei a tomar gosto pelo samba, porque antes era uma coisa despretensiosa”, admite. Em 1948, ganha o título de “Cidadão do Samba”, concurso promovido pelos Diários Associados, que movimentava toda a cidade no período de carnaval.
Mestre recebe título de cidadão do samba
Dois anos depois, Mestre Conga realiza o sonho de fundar sua própria escola, a Inconfidência Mineira, a partir das reuniões na Rua Itapeva, esquina com Rua Urandi, na então Vila Concórdia, com a ajuda do irmão Oscar Balduíno, o Kalu, Alírio de Paula, José Alvino, José Ferreira (Zé Preto), José Felipe dos Reis, Sílvio e Luiz Porciano, Dona Olga, Eunice Felipe, Amintas Natalino, Madalena e Dona Lourdes Maria de Souza. “Infelizmente, a maioria desses meus amigos, o pessoal das escolas, como Unidos da Floresta, Monte Castelo, Nova Esperança, Unidos do Prado, já foram todos embora”, lamenta Conga, que se tornou a memória viva do carnaval de BH. “O comércio colaborava com a gente, porque o dinheiro da prefeitura não era suficiente. Não existia a divisão por alas, alegorias, enredo. O samba era só o primeiro refrão, o resto era no improviso”, lembra.
Ao voltar do Rio de Janeiro, onde morou de 1952 a 1954, Conga passa a introduzir na Inconfidência Mineira elementos inspirados nos desfiles cariocas. “Aqui, o nosso batido era mais seco, lembrava o maracatu, as congadas”, disse. Hoje, o sambista faz um mea-culpa, ao constatar que, ao trazer as influências externas, as escolas ficaram sem uma identidade própria. Para o carnaval de 1955, a agremiação da Vila Concórdia apresentava um enredo sobre Tiradentes, uma inovação para a época. “Para não deixar que saísse sozinho, a Unidas da Brasilina criou um enredo sobre a Princesa Isabel, que acabou vencendo o carnaval daquele ano”, diz. “Pouca gente sabe que, até 1955, não costumava ter desfile de rua no carnaval”, emenda.
Ele conta ainda que o carnaval da cidade encerrava-se na quinta-feira, antes da data oficial, com a Batalha Real, na qual era escolhido o “Cidadão do Samba”. Dois dias antes, acontecia a Batalha do Galo, promovida pela extinta Folha de Minas e a Rádio Inconfidência, quando era eleita a “Rainha do Samba”. “Durante a Batalha Real, da Praça Sete até a Rua Goiás, ficava entupido de gente. As pessoas chegavam a apostar. Nos últimos tempos, a melhor época do carnaval de Belo Horizonte foi na década de 1980, quando éramos a segunda festa de rua do país”
... ao honestamente
meditarmos sobre o caráter
e a obra do 'Mestre Nazareno',
concluímos que, a injustiça
não é fardo impiedoso de quem
a sofre - mas elementar evidência,
sombria e dolorosamente,
prescrevendo o destino
daqueles que a
fomentam!
... como já afirmado
pelo 'Mestre Nazareno': não vim pelos
que - mesmo que pouco - já sabem;
pelos que espontâneos se solidarizam,
pelos já capazes de reconhecer
as limitações do outro...
Vim por aqueles que inda pouco sabem,
pouco vivem, por nada sacrificam-se - e,
portanto,necessitando dos gestos e afirmações
daquelesque já muito viveram; muito
compreenderam; e, muito ainda fazem
no intuito de, auxiliando, honrarem
o próprio destino!
O velho mestre chinês disse: ``Não faça nada que o efeito seja destrutivo´´ pois a vida em suas voltas te põe frente ao delito onde ou tu resolve ou ele incorpora a ti. Pense sempre que oque vai volta.
Dois sábios um mais velho que o outro dialogavam.
Mestre!
Ora não refira-se a mim nestes termos, sois mais velho e ponderas muito mais que este velho guru.
Isso não vem ao acaso.
Você acertou mais sobre os aprendizes que eu, e nem por isso soube entender os sinais.
Meu caro amigo, todo aquele que se põe à frente de um algo ao qual lhes taxam ou dão-lhes enfase; corre serio risco de cair sobre si oque chamamos de Ahnogrev.
Mas mestre títulos não são comprados, são conquistados.
Meu amigo os meus ainda estão em desalinho, ando trilhando oque conheço, o resto é tão somente o inimaginável.
Moral da história!
Se queres ser grande, é bem melhor usar de perspicácia.
Fiz uma pergunta ao sábio,
Mestre onde mora a tal Felicidade?
E ele respondeu,
Em quem não procura por ela,
Ressurreição
Todos os seres falam sobre a ressurreição, do mestre Jesus,
Mas e a própria ressurreição?
Aquela que nos livra da maldade, cobiça, fofoca, cólera, ódio ou desamor, preconceito e intolerância, vaidade e perversão, pra sair desse sofrer.
O purgar de esperar um dia ele retornar.
Não seria mais eloquente praticar o Amor consciente que ele já voltou?!,
Posso citar grandes feitos do grandioso mestre Jesus, e...
você até olha e faz observações de seus feitos.
Porém diante da dificuldade se acovarda e o renega,
pois não suporta o insistente ego gritar por voláteis vaidades,
É Páscoa; e côngruo que:
Ou evoluímos com a mensagem do mestre, ou ficaremos eternamente clamando pra que ele nos salve do “Inferno” em que por vontade nos colocamos...
Só sabemos que podemos, quando passamos pelo turbilhão que a mestre VIDA nos agraceia. E... embora a palavra esteja nos contrários.
Sairemos vitoriosos pelo simples fato da dor da experiência...
Todos, os quais são chamado de “Mestre”, são perspicazes aprendizes.
Alguns surgem diferenciado pra acordar de vez e sempre está humanidade repleta de tolos e egocêntricos.
Inclusive este estupido que vos escreve.
O místico conversava com um daqueles homens imparciais.
"ele dizia ao místico, mestre andei por vales e cumes, montanhas, cidades, vilarejos, e nestas andanças fiz de mim inúmeras fotos, mas previlegiei apenas a mim e aos lugares" .
E, o solitário místico que ouvia e via tudo em Silêncio fúnebre disse, "em meio à todas estas fotografias, quem é você?" Chegastes a alguma conclusão ainda que remota, ou mera, suposição?".
E o homenzinho disse é verdade, quem sou mesmo?
E os dois sorriram...
O catedrático me chamava de mestre.
...e isto me envaidecia!
...e caí em mim.
Como pode? eu! que diplomas não possuo, nem encejos, tão pouco méritos, ser chamado de Mestre.
E botei pra dormir de novo minha vaidade, o meu eGo.
Ação, Devoção e Sabedoria!
Apreça-te a entender estes três caminhos e Serás semelhante ao mestre que se busca pra entender aos que os buscam!
Perguntaram...
Mestre oque é Natal?
E ele esgotando a paciência do perguntador, responde.
Você entende oque é a morte?
Porque ao entendermos tal passagem, aprendemos de fato oque é esse Renascimento.
E foram perguntar ao Mestre.
Mestre oque é a estupidez?
E observando o indagador disse...
É dizer e fazer as mesmas coisas, crendo que terá resultados diferentes dos já obtidos.
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