Agradecimento ao Mestre
Educar é eduzir, é extrair o conteúdo latente. Permita que as crianças errem. Ter tempo para as crianças nunca é tempo “gasto”!
Você não pode resolver seus problemas escapando deles. Lembre do que os Vikshepas podem fazer com você. Comece seu dia com o obstáculo mais difícil. Enfrente seus problemas (de fato!) com espírito de paz e contentamento. Então, seus problemas não serão mais problemas, mas apenas tarefas do dia-a-dia!
Para a paz da mente, renuncie ao gerenciamento do mundo. A natureza sabe seguir seu curso. Não se preocupe. Apenas se ocupe do que pode ser feito.
Pense, reflita, aja, transforme o ambiente em que você está! Pense grande, reflita muito, aja sempre de forma coerente e equilibrada!
Elogie em público, mas critique em particular. Não queira ser o dono da verdade. Porém, seja sempre coerente e ético com a sua forma de pensar, falar e agir. A consciência tranquila e a força moral são armas muito poderosas. Seja sempre o primeiro a admitir seus erros. Mude você mesmo e as circunstâncias mudarão automaticamente ao seu redor!
Todos os dias cumprimente pelo menos três pessoas. Transmita paz e compreensão. Sorria para receber um sorriso. Seja cortês e educado. Mas seja simples e prudente!
Reserve alguns momentos do dia e leia para as crianças, converse com elas e, principalmente, ouça-as. Para as crianças, amor significa tempo disponível. Deixe as crianças serem crianças. Torne-se criança de vez em quando!
Seja real. A autenticidade é valorizada por aqueles que andam com a verdade. Diga sempre o que você pensa, mas antes pense sempre no que você diz. Não fira e nem se embruteça.
Grandes problemas começam pequenos e avolumam- se quando não damos a devida atenção para resolvê-los. Pequenos problemas acumulados tornam-se grandes problemas! Não acumule!
Nunca pense que uma dificuldade impossibilita sua caminhada. É a partir da dificuldade que conseguimos aperfeiçoar nossa flexibilidade!
Todas as pessoas precisam de motivação. Dê sempre ênfase aos aspectos positivos, não aos negativos! Olhe as pessoas nos olhos e tenha sempre um firme aperto de mãos!
Ouça e medite diariamente sobre tudo. Às vezes, o silêncio é a melhor resposta para suas questões mais difíceis!
Chame sempre as pessoas pelo nome e veja sempre o lado positivo delas. O lado negativo deve ser lapidado cuidadosamente para que possamos transformar a pedra bruta num magnífico diamante!
Cada momento vivido é registrado em nossa memória. E se quisermos resgatar tais lembranças, busquemos o interior.
O que foi vivido já passou e não voltará mais da mesma forma. A Natureza – Maya – produz diversas formas de nos ensinar a mesma lição.
As sementes (Bijas) não são nem positivas, nem negativas para um Yogi. O Karma não é branco, nem negro para um Yogi. O que importa são as retas ações (Naishkarman) vividas no aqui e agora.
A paz do mundo só poderá ser conquistada quando estivermos em paz conosco. A violência será afastada quando nos estabelecermos em harmonia conosco e com os demais.
Nós merecemos tudo na vida, do bom e do melhor, do mau e do pior. Isto está diretamente relacionado com a lei do Karma (Ação e Reação). Nós somos o que pensamos, sentimos e agimos. Nós somos reflexo do nosso interior. Nosso destino é feito por nós mesmos.
- Relacionados
- Mensagens de agradecimento aos mestres pelos ensinamentos
- Parabéns, mestre: mensagens para homenagear aquele que te ensina
- Frases de capoeira para mergulhar na riqueza cultural brasileira
- Mestre e Discípulo
- Professor Mestre
- Frases do Mestre Masaharu Taniguchi
- Gratidão aos mestres: homenagens aos professores na formatura